Etiqueta – Ambiente de Trabalho
28/04/2015

Muitas pessoas não sabem muito bem como se portar no ambiente de trabalho, por isso, abrimos a Semana da Etiqueta…
Muitas pessoas não sabem muito bem como se portar no ambiente de trabalho, por isso, abrimos a Semana da Etiqueta com esse tema. Confira!
Durante esta semana trataremos de temas ligados à etiqueta profissional em vários aspectos, mas antes de mais nada, temos que analisar o que significa etiqueta.
Resumidamente, etiqueta é um conjunto de regras de conduta. Se você quer agir adequadamente, deve conhecer a etiqueta que cada ocasião pede. É importante destacar que etiqueta não é frescura, como bem diz a Claudia Matarazzo, especialista no assunto. Por isso, vamos direto ao ponto!
Hoje abordaremos o tema Etiqueta no Ambiente de Trabalho, mas durante a semana destacaremos também outros temas:
- Quarta, 29 – Etiqueta em almoços de negócios
- Quinta, 30 – Etiqueta nas comunicações (telefone, e-mail, WhatsApp)
- Sexta, 01 – Dicas da Sandrinha – Etiqueta na igreja (uma vez que ela sempre traz dicas espirituais)
- Sábado, 02 – Etiqueta ao se vestir para o trabalho
Gravei um áudio com o tema de hoje, comentando o caso de um leitor aqui do blog que me pediu orientação sobre algumas atitudes tomadas por ele no trabalho. Este é um exemplo do que NÃO fazer, por isso, faça um esforço para ouvir. Sei que para algumas leitoras os áudios são mais trabalhosos, mas valerá a pena.
Para ouvir, clique aqui. Se você estiver em um celular ou tablet pode ser que tenha que baixar o aplicativo gratuito Mixcloud. Se for o seu caso, é fácil e rápido, basta clicar aqui e seguir as orientações.
E para não perder nada desta série super importante…
[newsletter]
Nos vemos!
Essa semana comentei com uma amiga que falta princípios básicos em algumas pessoa. Muito se fala na famíli, casamento e filhos mas não mencionam o trabalho. É comum ver a preocupação com o proprio umbigo. Se esquecem que o gestor é humano e pode errar, mas pensam eu sou humano e posso errar eles tem que me perdoar. Acredito que devemos nos colocar na posição dos gestores também e não ter raiva ao ir trabalhar.
Maravilha! Como eu aguardava um post assim.
Valeu pena investir esses 12 minutinhos para ouvir o áudio. Eu estava com muitas dúvidas em relação a isso. Me esclareceu e muito.
O seu leitor tomou a atitude certa após tantas decisões erradas.
Não o condeno porque inúmeras vezes – quando mais jovem – eu também fazia minhas trapalhadas, exigindo “justiça” em meu trabalho.
O seu texto é excelente e dá uma “mãozinha” para quem percebe estar agindo assim e consegue ter tempo de rever os próprios conceitos.
Obrigada!
Muito bom!!!!
Dicas valiosas!!!!
Adorei, bem que precisava ouvir.. estava cometendo alguns erros de etiqueta sem perceber! Um bjo.
Muito bom o áudio. Mas surgiu-me uma dúvida: seria correto, dentro das normas de etiqueta, que o leitor tivesse se retratado junto ao sub-gerente e ao presidente da empresa, por todo o transtorno que causou?
Sim, essa deveria ter sido a preocupação dele, mas como vimos, não foi…