Etiqueta – Almoços no trabalho

Devemos entender por almoço no trabalho aqueles em que estamos com nossos colegas do dia a dia e também os que estamos com clientes e fornecedores. Conheça algumas regrinhas básicas e faça bonito!

Se você não está seguindo nossa Semana da Etiqueta, mas quer iniciar o quanto antes, dê uma olhadinha no post de ontem sobre Etiqueta no Ambiente de Trabalho e acompanhe também os próximos temas. Certamente serão muito úteis para a sua carreira profissional.

almoçoDevemos considerar que em todo tipo de almoço o principal é almoçar! Mas existem diferenças quando estamos com nossos colegas de trabalho e quando acompanhamos fornecedores e clientes.

 

colegas

Almoçando com colegas de trabalho

É durante o horário de almoço que você deve fazer ligações particulares, marcar suas consultas médicas, resolver questões de banco e outros assuntos que não estejam ligados ao trabalho. Porém, fazer isso na mesa do almoço com seus colegas ao redor não é legal. O melhor é que você diga a seus amigos que os alcançará em alguns instantes, pois vai resolver alguns assuntos antes. Ou, ainda, que almoce com eles e, depois, faça o que tiver de fazer.

Respeitar as pessoas que estão com você à mesa é super importante, até porque trata-se de uma pausa, de um horário não só de alimentação, mas também de descanso. Portanto, deve ser um momento agradável.

Evite assuntos que irão chatear seus colegas, que trarão sentimentos ruins ou que deixarão a cabeça deles mais cheia do que já deve estar. Prefira falar sobre amenidades, coisas do dia a dia e assuntos mais amigáveis. Se seu colega é do tipo junk, não fique criticando sua dieta ruim. Se couber conselho, OK! Mas se você usar esse tempo para criticá-lo, amanhã vai almoçar sozinha! E o contrário também é válido. Se você gosta de fast food, não critique seu colega natureba.

clientesAlmoçando com fornecedores e/ou clientes

Aproveitar a hora do almoço para discutir alguns assuntos com clientes e fornecedores está cada vez mais comum, visto que o tempo tem se tornado item raro para quase todo mundo. Porém, como mencionamos, o principal na hora do almoço é almoçar.

Falar de trabalho o tempo todo ou deixar para dar aquele puxão de orelha em um fornecedor pode tirar a fome de qualquer um! Antes que os pratos cheguem até podemos adiantar alguns assuntos, mas depois de serem servidos, prefira tratar de temas leves e faça aquele momento o mais agradável possível. Se for necessário, retome os assuntos de trabalho logo após a sobremesa, na hora do cafezinho. Ah! E se você não toma café por achar que faz mal, não precisa discorrer sobre os malefícios da bebida enquanto os outros tomam… Peça um chá, uma água ou apenas os acompanhe. Seja agradável!

E nunca é demais citar as regrinhas super básicas, pois ainda vejo muita gente derrapando nelas!

456-agricola_lrTalheres – saber como utilizar os talheres não é frescura (e nem é difícil). Pesquise quais são as regrinhas básicas e, se possível, treine em casa, assim você agirá com mais naturalidade quando estiver em um restaurante.

 

pedidoNão enrole – evite levar mais do que 2 minutos para decidir o que vai comer. Ficar revirando o cardápio enquanto todo mundo espera é muito chato. Seja decidida.

Nada de embrulhar – sem essa de pedir para embrulhar as sobras. Prefira perguntar ao garçon se os pratos são individuais e, em caso das porções serem muito grandes, peça para fazerem menor. Sempre faço isso porque como pouco e detesto desperdício, mas levar para casa, nessa situação, não é legal…

 

chinnese-foodAlmoço sim, boca livre não! – não é porque a empresa vai pagar que você vai enfiar o pé na jaca!

Se o restaurante for self service, coloque sempre pouca comida no prato. Prefira repetir (ainda que mais de uma vez) do que fazer um prato gigante. Servir-se primeiro de salada e, depois das opções quentes é uma boa.

 

Desserts_Brownie_BiteSobremesa – se você estiver com um cliente que demonstra estar com pressa, pule a sobremesa e vá direto para o café. Se a pressa foi imensa, pule até o café!

É preferível fazer esse sacrifício do que tomar o tempo do outro. Na dúvida, pergunte se há tempo para um docinho ou café! 😀

 

3393520dcccc688a9c15550a54eede73Aja naturalmente – seja você mesma. Pedir algo que você não sabe comer direito não é legal. Eu, por exemplo, nunca peço espaguete porque não tenho muita facilidade em comer esse prato com classe… hahahaha! Prefiro pedir uma massa curta do que ficar lutando com as longas… rs…rs…

 

UnknownCelular… pelo amor! – essa eu nem ia colocar, mas… Nada de ficar no celular enquanto os outros ficam “boiando”. Usar o telefone à mesa não é legal, a não ser que os demais tenham pedido. E se for um assunto particular inevitável, levante e atenda em outro local. Ao retornar, se desculpe e evite ficar contando as tragédias da vida que possam ter acontecido. Lembre-se de que vocês estão ali para almoçar. E lugar de celular é na sua bolsa e não sobre a mesa, OK?

Amanhã falaremos sobre etiqueta nas comunicações: mensagens e WhatsApp. Não perca!

E para não perder…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Gostei, um resumo e tanto do que não fazer à mesa!
    Obrigada!

  • Barbara Oliveira diz:

    Dicas preciosas!!! É sempre bom relembrar:)

  • Cidalia-Tunisia diz:

    Querida você tem um jeitinho tão bacana de ensinar estas regras que são a base do ” savoir vivre”.
    … Eu me recordo de um jantar que foi tão feliz que não parei de falar rssss , mas são excepçóes que a vida nos oferece de vez em quando …
    Bisous Patty

    • Patrícia Lages diz:

      hahahahaha… Me recordo disso e que quem falou mais fui eu!!!

  • Mãe Consumista diz:

    Show! Tão simples e tão certeiro!

  • Janaina Moura diz:

    Muito bacana!

  • Paulliane Santos diz:

    Ligadinha nas dicas!!!!
    Bastante uteis….Bjos Paty!!!!

  • Sula Laiane diz:

    Estou amando tudo isso!

  • Gisele Alves diz:

    Muito bom! Também acho muito chato a pessoa atender o celular durante almoço de negócios, mas acontece bastante….

  • rhaiane diz:

    Amei as dicas.
    Esses dias minha chefe me chamou para almoçar,e sinceramente eu pensei como agir?E pensei logo e procurar depois como agir e agora vejo dicas aqui,muito obrigada.

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom! De muita valia!

  • Germinda - Maputo diz:

    Aprendi bastante. Muito legal isso. Bjo patty

  • Mariana diz:

    Adorei Patrícia, beijos sucesso.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: