Desafio Detox 10 – Conformismo

Sem percebermos, algumas vezes nos conformamos com situações que não deveriam fazer parte da nossa vida. Veja alguns exemplos de conformismo que chegam a ser vergonhosos… Detox já!

 

11156345_683763518416824_6268696011522817628_n

Não se preocupe se, como eu, você tiver que ler várias vezes o texto da foto para perceber do que se trata… (clique na imagem para ver maior).

É nada mais, nada menos que uma “cola”. Supostamente um comissário de bordo brasileiro fez uma “cola” em um idioma inexistente para conseguir pronunciar três frases curtas em inglês para os pobres passageiros.

Isso é o conformismo elevado à mais alta potência! Fiquei “chokita” quando me dei conta do que era… A pessoa já se conformou que não vai conseguir pronunciar corretamente se o texto estiver em inglês, então em vez de se esforçar e aprender, ela faz a cola mais medonha do céu e da terra!

Ainda que esse ocorrido possa ser falso ou apenas uma brincadeira, serve para ilustrar o detox de hoje. O ditado “quem cola não sai da escola” é uma grande mentira porque, ao colar, a pessoa faz uma boa prova e passa de ano (se bem que agora passar de ano virou qualquer coisa…). Só que, na vida real, a cola não cola.

Veja esse Provérbio de Salomão (22–29) escrito há milhares de anos:

“Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.”

 

171254608Será que o “flait atendant” (flight attendant) ou comissário de bordo da “cola” acima é um funcionário habilidoso? Só se for no quesito “enroleixan”…

Ninguém é obrigado a saber tudo, estamos – e estaremos – constantemente aprendendo, sempre haverá algo novo mais adiante. Porém, é nossa obrigação sermos habilidosas em nosso trabalho.

Quer outros exemplos de conformismo? O que dizer de situações em que não sabemos (ou não queremos) fazer algo e justificamos com um “não ganho pra isso” ou “já sabiam que eu não fazia isso antes de me contratar”?

Ao agir dessa forma estamos deixando a oportunidade de sermos promovidas ao serviço real, como diz o provérbio. Quer dizer, quando fazemos o nosso melhor, cedo ou tarde seremos reconhecidas e não trabalharemos em qualquer lugar ou para qualquer tipo de pessoa.

Faça um verdadeiro detox nesta semana e vasculhe se você tem sido conformada com algum erro ou falha que deveria ser corrigida. Ou ainda em finalmente se propor a aprender o que vem adiando há tempos. Eu vou fazer o mesmo e… viva o detox!

Na semana que vem tem mais, então para não perder nada…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Bom dia, Paty!
    Eu também! Hj mesmo vou a um sebo comprar uma gramática de inglês (estudei e usei tanto tempo, mas fiquei sem utilizar pq estou há um tempo fora do mercado).
    E como já terminei de ler os seus dois livros (u-húú), sairei em busca de uma boa oferta do “Sobrevivi para contar”.
    Ah, fica a dica também de estudar matemática pela Khan Academy (é “di grátis”!).
    Praticando Deuteronômio 30!
    Deus a abençoe, já estou indo prá rua!
    Beijos

  • Simone Tateishi diz:

    Bom dia! Nem me fale em “enroleixan”! Sou funcionária pública, mas decidi fazer a diferença em tudo o que faço, mas a grande maioria sempre deixa para depois de amanhã o que deveria ter sido feito antes de ontem, e depois reclamam do governo!

    Um grande beijo, flor, e uma ótima semana!!

  • Cidalia/Tunisia diz:

    Bom dia Paty ,

    Estamos em tratamento intensivo rsss Querida este détox é super importante . Vou reflétir sobre o que tenho adiado…
    Uma Linda semana !!!
    Cidalia

    • Patrícia Lages diz:

      Linda semana para vocês também e todas as bilhetes e blindados da Tunísia! 😀

  • Jaqueline diz:

    Queria muito aprender a dirigir,mas sempre tem outros projetos que aparecem e ficam na frente desse,assim o dinheiro sempre se desvia e não cumpro esse plano que já venho adiando um tempinho.

    • Patrícia Lages diz:

      O que vc coloca na frente é o mais importante, então se vc realmente precisa tirar a habilitação, foque nisso e coloque no topo da lista!

  • Isabel diz:

    Muito Legal, estou no mesmo espírito, no início desse mês iniciei um curso de inglês, detalhe,contra a minha vontade. Minha carne não quer nada, não quer aprender nada e é preguiçosa, mas graças a Deus estou indo pelo que o meu espírito dita e não a carne.
    Sem sacrifício não se sai do lugar!

    • Patrícia Lages diz:

      Arrebentou!

  • Adiusa diz:

    Patiii
    tudo verdade!
    Quantas vezes nos conformamos com algo sobre nós mesmas ! Eu estou amando a serie detox e o de hoje esta mtoo forte e me ajudou mtoo bjooo ;*

    • Patrícia Lages diz:

      Dudinha, que saudade de vc!! 😀

  • Jaqueline diz:

    Pois é,esse ano estou de casa nova,então estamos morando e terminado a obra da casa.É o primeiro ano do meu filho na escola também,então como já aprendi que não dar para ter grandes projetos em pouco espaço de tempo,creio que esse ano ainda não vai dar,pq o término da nossa casinha já está em primeiro lugar.

    • Patrícia Lages diz:

      É isso que muitas pessoas não entendem: temos que dar tempo ao tempo. Não dá para querer tudo de uma vez. Este ano é o da sua reforma e de focar no primeiro ano escolar do seu filho. Deixe os projetos futuros para um momento em que sejam possíveis, pois querer tudo de uma vez não dá! Parabéns 😀

  • Elisangela diz:

    Estou passada…. Gente nunca vi isso, é claro que quando fazemos aula de inglês por aqui, no começo a professora pedia para escrever a palavra de forma que venha nos ajudar a pronuncia-la corretamente, mas era só provisório. Eu demorei mais de 5 minutos só pra entender o que era isso no bilhete kkkkkk. Agora para um comissário de bordo usar isso e terrível. Apesar de que quando eu estou no avião eu não consigo entender nada do que eles falam kkkkkkk agora ja sei porque!!!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Eu tb não entendia nada e agora sei o motivo!!

    • Nayana Eduarda diz:

      Ahhhhh tá explicaaaado! kkkkkkk Gente eu também tenho essa “dificuldade” em entender o que falam em inglês no avião. Eu fico pensando nos gringos ouvindo isso, devem pensar algo do tipo: “oi?” KKKKKKKKKKKKK ri alto aqui!

  • Camila Ogassavara diz:

    Uma dica para quem assim como eu tem estudado inglês e tem dificuldade (diria bloqueio). Baixem o app Duolingo e English Central pra facilitar os estudos.

  • Janaina Moura diz:

    Boa tarde! Verdade, temos que estar dispostas a aprender sempre! Conhecimento nunca é demais.

  • Tatiana Rocha diz:

    Oi, Patrícia! olha eu aqui de novo, rs!
    Esse foi o detox que iniciei no mês passado.
    A minha empresa está passando por alguns contra tempos e a parte administrativa ficou sempre na mão de outras pessoas. Apesar de ter uma mãe administradora, sempre fui meio desatenta nessa área, até que descobri algumas coisas desagradáveis por parte da funcionária que era responsável sobre esses assuntos.
    Resolvi tomar as rédeas da situação e comecei a fazer um curso de administração para eu cuidar da empresa. Aprender nunca é demais e quando nós precisamos é ainda mais valioso! Bjão!

  • Paulliane Santos diz:

    Pois é Paty!!!!
    Já fui escrava desse conformismo e tive que abandonar ele passando por uma situação muito vergonhosa.
    Por pouco não estou desempregada, mas creio que o propio Deus me concedeu mais uma chance e hoje procuro fazer diferença no meu tarabalho.
    Você não tem ideia do quanto tem me ajudado, sou a moça que trocou os ovos de pascoa pelo livro, lembra???
    Pois é…Hoje estava lendo sobre seus momentos dificeis quando resolveu assumir seu propio negocio (loja). Paty você não tem ideia do quanto Deus falou comigo através desse capitulo. Estou devendo hoje muito menos do que você devia, porém ficava tão deseperada que parecia que o mundo tinha acabado. Fugia não das dividas como você orienta ano livro, mas fugia dos credores. Mas para gloria de Deus hoje mesmo tomei uma atitude inspirada no que li no livro, negociei uma divida que achava que não seria possivel e sem insultos nenhum. Tenho certeza que esse ano ainda organizo minha situação financeira para glória de Deus!!!!
    Obrigada Paty!!!!
    Deus abençoe você cada dia mais….

    • Patrícia Lages diz:

      Arrebentou!! 😀

  • Dani diz:

    Gostei muito do detox dessa semana. Realmente não podemos nos acomodar com o que achamos que não podemos aprender. Temos que enfrentar o medo e a preguiça e principalmente colocar na cabeça que somos capazes de fazer tudo, basta termos força de vontade.

  • Vilma diz:

    Isso é o cúmulo do absurdo!
    Ela já esta contratada pra ser uma comissária de vôo…
    Se ela tivesse estudando pra encarar a carreira eu não iria
    Me assustar,até pq qdo estudava fazia o mesmo escrever como falamos acima
    Da palavra(pedido da própria professora).
    Mas isso ai é em muitas áreas infelizmente…é triste.
    Mas precisamos ser diferentes…
    E Deus tem me ajudado até aqui…enviando pessoas como vc Patrícia para
    Nos reerguer!
    Um grande abraço!

  • Marta diz:

    Detox fazendo a diferença #AtitudeJá.

  • Camille Lago diz:

    Meu Deus! Cheguei a pensar que isso era latim! Eu olhando para palavras aleatórias do texto pensando: “Sério que a Patrícia quer que a gente leia isso? E dá?” hahahaha

    • Patrícia Lages diz:

      hahahahahahaha…

      • Camille Lago diz:

        Isso non ecziste. Já dizia padre Quevedo! hahahaha

        • Patrícia Lages diz:

          hahahahaha… Verdade!

  • Vanessa (China) diz:

    Paty, fiquei “chokita” que nem você Kkkkk… Pensei: Seria esse um novo idioma rs…? Brincadeiras a parte, vamos em frente, porque o conformismo merece sem dúvida um detox! Pude por exemplo começar minhas aulas de mandarim e estou amando!!! Se não nos desafiarmos ficamos sempre no mesmo lugar. Atitude, determinação e fé são grandes aliados.
    Bjs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*