Estou sobrecarregada, chega!

Hoje vamos falar sobre algo que pode fazer você perder o emprego, um cliente, um colega de trabalho e até mesmo afastar amigos e familiares. Blinde a sua carreira e não deixe isso acontecer com você!

 

Sabe quando parece que o mundo inteiro conspirou para que tudo desse errado na sua vida? E pior: que tudo de errado acontecesse ao mesmo tempo? Para ajudar, parece que ninguém nota que você está sobrecarregada, ninguém ajuda, ninguém se preocupa, ninguém nem liga!

Se você está se sentindo sobrecarrega no seu trabalho e tem aquela vontade de gritar “CHEGAAAAAA!!!” com todas as suas forças, vai em frente e grita que tudo vai se resolver. Opa… não vai não!

Eu estive assim nem sei quantas vezes e minha forma de “resolver” era reclamar. Reclamava que as pessoas não ajudavam, que o cliente não sabia o que queria e mudava de ideia toda hora, que os funcionários eram folgados, que a internet estava lenta, que o telefone tocava toda hora etc. etc. etc.

Quando fui analisar porque estava tão sobrecarregada, notei que nem tinha tanta coisa assim pra me deixar sobrecarregada… Então, o que estava acontecendo? Refleti e percebi que o problema era eu… Eu estava vendo tudo como um problema!

  • Tinha que fazer calor logo hoje? Tenho reunião e nem sei se tem ar condicionado naquele lugar!
  • Que droga de trânsito! Só falta eu chegar atrasada… Que bagunça essa cidade!
  • Por que esses caras colocam o rádio do carro no último volume com esses “tchu-tchu-tchu, tcha-tcha-tcha?

Ora, o que eu queria que fizessem? Que alguém apertasse um botão e a temperatura baixasse 10 graus? Ou que alguém estalasse os dedos e todo mundo passasse a ter o mesmo gosto musical?

Na verdade, a maioria dos “problemas” no nosso trabalho são criados por nós mesmas, pois muitas vezes reclamamos de coisas que não fazem nenhum sentido. E essa mania de reclamar é que acaba nos sobrecarregando, afinal, quem aguenta viver assim?

É claro que há coisas irritantes no trabalho e que as pessoas parecem estar cada vez menos comprometidas com tudo, mas o que a gente não pode consertar, não adianta reclamar.

Então, antes que esse “vício” da reclamação tome conta de você e todo mundo fuja quando te vê chegando, fuja primeiro! Fuja da reclamação. Todas as vezes que ela vier à sua cabeça, acabe com ela antes que chegue à sua boca. Tenho certeza de que essa “carga” que está te oprimindo vai ficar muito mais leve.

E não esqueça de curtir nossa fanpage no Facebook, se você não curtiu ainda. Confira também as ofertas do livro Bolsa Blindada para ler ou dar de presente 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Luana diz:

    Organizar para não reclamar!

  • Nayana diz:

    Vira e mexe eu tenho esse problemainha ainda, hoje em dia é bem menos frequente, pois costumo a ser uma pessoa que evita falar palavras negativas (aprendi com a fé). O problema é quando você vive ao lado de pessoas reclamonas e negativas, parece que esse vírus pega… a pessa reclama e lá vai você concordar… aff Mas irei me policiar mais ainda! Mesmo eu sendo taxada de chata por ser tão positiva. Parece que as pessoas gostam de reclamar e quem não reclama vira E.T. kkkk

    • Patrícia Lages diz:

      O melhor é sair de perto, Nayana. A reclamação é um vírus que contagia rápido!

  • Karin Gimenez diz:

    Nooossa!!! Passou um filme na minha cabeça agora…
    Patrícia, eu reclamo demais…lembrei dos inúmeros cadernos e livros que corrigi em apenas 3 dias, o pior que era feriado prolongado!!! Essa situação marcou pelo fato da minha mãe virar e falar :” Karin…você tá muito chata!…você vai acabar perdendo o seu emprego por reclamar tanto.”
    O problema não está nas pessoas, no barulho, nos cadernos e livros, ele está dentro de mim.
    A mudança começa hoje 🙂 Vou blindar minha carreira…
    Sucesso Patrícia !!!
    Obrigada pelas inspirações.

    • Patrícia Lages diz:

      Pois é, amiga. Ou a gente faz de coração ou é trabalho perdido. Mas já mudou!!

  • Mãe Consumista diz:

    Nunca reclamar, só agradecer. Fácil de falar, difícil fazer… (supercombo)

  • franciele santos silva diz:

    E NA MAIORIA DAS VEZES EXPLODIMOS NAS PESSOAS QUE MAIS AMAMOS E NOS DEMOS CONTA SO QUANDO SE AFASTAM DE NOS!TENHO CUIDADO MUITO PARA NAO ACONTECER,POIS E MUITO RUIM SER RECLAMONA ,TEMOS QUE SE POR NO LUGAR DAS OUTRAS PESSOAS.

  • ROSILENE diz:

    INCRIVEL!!! EU ERA INSUPORTAVEL DE RECLAMONA!! MELHOREI QDO ADQUIRI O HABITO DE LER PROVERBIOS TODO DIA A MULHRER RIXOSA, RECLAMONA… ERA EU…
    AINDA TENHO UNS LAPSOS, MAS QDO PERCEBO, RESPIRO, ME COLOCO NO LUGAR DAS PESSOAS E VIVO BEM NELHOR ..
    ELES TBM…RS ..BJS

  • Simone diz:

    Meu Deus dn Patrícia, estou assim, exatamente assim, tudo me incomoda, se duvidar reclamo até da minha respiração rs… e de fato é algo que contagia mesmo, mas não quero isso para mim, nem mesmo para quem tenho contaminado, pra senhora ter uma ideia, meu próprio esposo já me chamou de chata várias vezes, várias, mas vou mudar, vou fazer o que a senhora disse, matar a reclamação antes que ela chegue à boca.

    Deus a abençoe ainda mais.

    • Patrícia Lages diz:

      Senhora nãããããããããoooo! kkkkkkkk…..

  • cristiana diz:

    é assim que tenho vivido nos ultimos tempos nao tenho tempo para nada, vivo estressada, nao tenho paciencia com meus filhos, muito menos com meu marido, reclamo de tudo
    parei com isso agora, chega de reclamar , vou ser mais organizada com minha vida

    obrigado pela mensagem
    estou amando este blog tem me ajudado muito

    • Patrícia Lages diz:

      Parou e arrasou!

  • jussi diz:

    Nossa, Eu nunca fui assim, e passo mal perto de pessoas assim.
    Isso só atrapalha a vida, o dia em fim… beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns, Jussi, vc é uma privilegiada!!

  • Daiana Schemes Rio Grande do Sul diz:

    Boa tarde Pati;

    kkkkkkkkkk deixa quieto, abafa o caso kkkkkkkkk
    Eu estava bem assim, reclamando mais que vereador da oposição kkkkkkkk
    Bjsss 😉

    Dai.

    • Patrícia Lages diz:

      kkkkkkk… abafa!

  • sandra diz:

    Nossa!! me ajudou muito!beijos

  • kelcya moreira diz:

    É verdade quando reclamamos as coisas ficam ainda pior, sem falar que quando reclamamos demais , ficamos super chatas, Obrigada por me ajudar, você ARRASA!

  • Rosangela diz:

    Nossa!!!! Eu estou vivendo exatamente isso. Trabalho com uma pessoa que reclama de tudo e eu não to aguentando mais, e não só isso ela fala mal de todo mundo pelas costas inclusive de mim, já peguei varias vezes ou alguem vem me conta. Confesso que não estou aguentando e hoje decidi que vou sair desse emprego porque estou trabalhando muito mal. não aguento ver pessoas rirem pra vc e depois falar de vc pelas costas. Mas ao ler este post percebi que estou reclamando muito desta pessoa e que tudo que ela faz me incomoda. Sera que o problema esta em mim?

  • fatima diz:

    muito bom ,e to precisando para de reclamar mesmo.um abraço.

  • Sueli diz:

    Eu já fui assim. Reclamava do ônibus lotado, do trânsito, o tempo de espera, das brigas entre passageiros e motorista/cobrador e etc. Vivia estressada. Mas como você disse, tem coisas que não conseguimos mudar então, passei a entrar no “busão” lotado e “esqueçer” quem estava ao meu lado. Pegava um libro p/ ler, ouvia uma música e na mente começava a falar c/ Deus. Isto me tranquilizava. De vez e quando me vejo reclamando de outras coisas, mas é um processo. Pois quando começo a ser reclamona nem eu mesma me aguento, kkkk. Já paguei um preço muito alto por causas das minhas reclamações. Saí de um emprego muito bom, só depois vi que o problema era eu e não eles.

  • Aniele Hidaka diz:

    Já fui assim, me estressava muito porque as pessoas não tinham o mesmo comprometimento que eu, resultado desenvolvi estafa emocional. Desde então percebi que não é querendo que o mundo gire ao meu redor que as coisas vão pra frente. Agora estou mais relex com tudo, não adianta agir pelo impulso que perde somos nós

  • Luiz diz:

    Oieee Patricia
    Poxa… isso acontece muito comigo!
    Só que eu não conseguia enxergar isto!
    Agora lendo o seu post e refletindo vi que o problema sou eu!
    Muitas das vezes vejo as coisas do dia a dia do trabalho como um problema!
    E é como vc disse… tem coisas irritantes no trabalho e pessoas menos comprometidas que a gente percebe que não é reclamando que iremos consertar!
    E essa mania de reclamar é que acaba nos sobrecarregando!
    Ahh…agora percebo porque as pessoas fogem da gente!… O vício da reclamação!!
    Mas agora, sabendo disso antes que esse “vício” da reclamação me domine vou fujir dele!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Foge mesmo!

      • Luiz diz:

        ops…. acho que falei errado …. vou “fugir” …. acho que eu fugi da escola não mesmo minha Teacher???? …. kkkk….
        bom…. o importante é que somos Blindetes e estamos divando !!!!
        abs.

        • Patrícia Lages diz:

          Siiiim!

  • Laís diz:

    kkkkk está falando de mim, só pode! rs

    Adorei! Chega de reclamar e ficar sobrecarregada!!

  • Gis-SP diz:

    Fugindo..assim consigo ler ! rs Bjnhos

  • Bruna Kellen diz:

    Amei a dica, já pratico ela algum tempo. O verdadeiro líder ajuda a fazer, claro que temos que nos impor em alguns momentos, mas sem gritaria, sem discordar da pessoa mas sempre mostrar a maneira correta ou a sua opinião sobre o assunto. É sempre valido relembrar e repraticar!

  • Maria Cristina Viegas Moreira diz:

    As vezes o que nos leva a reclamar da vida e a rotina entao em tudo temos que buscar ser diferentes para nao cair num circulo vicioso…

  • CARLA SANTOS diz:

    Ola a todas!
    Ha uns anos a esta parte que tenho varias funçoes na mesma empresa!
    É complicado trabalhar com pessoas que so estao interessadas no dinheiro, eu tenho de arranjar as soluçoes. Eu tento sempre fazer o meu melhor, sempre dando mais de mim. Ma ha dias que fico imensamente desmotivada. No final do mes tenho de fazer ordenados, atender telefones, responder a emails, faturar ….o que me irrita é que as pessoas vem me ocupada e nao respeita.! estou ao telefone , dao me recados e vao se embora ( como posso prestar atençao no que falaram?!! )
    Estou a tratar de assuntos de responsabilidade, ninguem é capaz de atender o telefone. Na realidade acho que acabo por ser chata e acabo por reclamar imenso, Mas fico saturada! Porque realmente ninguem ajuda e todos sao aumentados, todos tem regalias menos eu. Nao é fazer me de vitima mas sinto me realmente desmotivada…..

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Carla. Vc deve colocar regras. Avise claramente às pessoas que, quando estiver ao telefone, devem anotar o recado e deixar sobre a sua mesa, caso contrário, você não vai atendê-los. E sobre o telefone, quando estiver ocupada, não atenda. Garanto que alguém vai atender… Não pegue tudo para si mesma, deixe os outros se virarem também! Bjs

      • CARLA SANTOS diz:

        Acredite Patricia, ninguem atende! Ja fiz essa experiencia, varias vezes. Esta tudo acomodado.Esta tudo na minha responsabilidade, Para ter uma ideia, se eu nao estiver no trabalho quando uma carrinha tem de sair, a carrinha sai sem guias de transporte pois ninguem sabe nem se interessa em saber, Ja tentei que aprendessem mas nao consigo! Nao se interessam! Iste é bom mas é muito mau ao mesmo tempo. Eu nao posso faltar, nao posso tirar ferias, nao posso ficar doente! Ja expus este assunto. Ja faltei propositadamente….ninguem faz nada! é uma situaçao lamentavel mesmo para a entidade patronal. Por um lado é bom para mim porque tenho trabalho garantido mas por outro lado é mau porque por mais positivo que se pense , pode acontecer alguma coisa comigo e ninguem sabe nada. Eu esforço me para ter sempre tudo organizado e bem explicito. Mas de que adianta se as pessoas nao sabem fazer?! Na area que estou , no escitorio apenas sou eu e um dos socios. Obrigatoriamente deveria haver interesse em saber tudo… mas nenhum dos socios sabe….E isto aborrece me bastante! tento contrariar a fustraçao, tento contrariar a desmotivaçao mas é dificil.Analisando a situaçao é bom porque ha confiança em mim, no meu trabalho e seou muito grata por isso, Mas nao ha bela sem senao!!! Peço todos dias para que DEUS me dê força e sabedoria para viver os meus dias!

        • Patrícia Lages diz:

          Carla. Então deixe tocar… Se eles não atendem e vc está ocupada, deixe tocar. Fale com o sócio, com calma, que vc está preocupada com a empresa dele, pois as demais pessoas não estão nem aí. Sugira substituírem esses empregados que não fazem nada, se ofereça para ajudar nesse problema. Se eles te ouvirem, ótimo. E se não, faça a sua parte e não se estresse. Se os sócios não ligam, não deixe que isso tire a sua paz! Bjs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: