Já estamos chegando na última semana do mês e vamos seguir em frente com nossas metas, afinal, nós não temos “lista de desejos”, mas sim “lista de objetivos”. Vem conosco em mais uma semana?

E então, blindetes, como estão sendo as primeiras semanas de 2014? As coisas estão dando certo? Nem tudo? Nada saiu como você previu? Bem, qualquer que seja a resposta, você precisa aprender a lidar com os resultados e é sobre isso que falaremos no Desafio desta semana.

Em qualquer coisa que você se propuser a fazer, você terá que saber lidar com os resultados. É claro que os bons sempre são um gás para continuarmos em frente, mas às vezes, eles podem ser um tiro no pé. Leia o capítulo 5 do livro Bolsa Blindada, em especial a parte “O ‘santo padroeiro’ e o Capitão América” (pág. 109, imagem abaixo). E se não tem o livro, pesquise a melhor compra aqui.

Screen Shot 2014-01-01 at 7.48.46 PM

Aqui vão minhas dicas:

Está dando tudo certo?

  • Sem corpo mole – continue com o seu programa de atitudes e não pense que pode se dar ao luxo de deixá-los de lado. Não baixe a guarda só porque tudo está indo bem.
  • Parabenize-se – as coisas estão dando certo porque você foi hábil em definir o que fazer para que dessem certo. Então, receba os meus parabéns, mas saiba também se parabenizar e comemore cada resultado, ainda que pequeno.

Está indo mais ou menos?

  • Seja positiva – em vez de focar no menos, foque no mais. Veja o que deu certo e comemore. Veja o que deu errado e refaça suas expectativas.
  • Sem mimimi – nada de ficar justificando o que deu errado e choramingando pelos cantos. Aja pela razão e não deixe as emoções tomarem conta.

Está dando tudo errado?

  • Analise – em vez de desanimar, veja se você realmente escolheu as melhores atitudes para chegar onde quer. Será que você escolheu realmente o caminho certo? Refaça seus prazos, se necessário.
  • Não busque culpados – será que você não está exigindo demais de si mesma e fica se culpando por não ter conseguido fazer em 3 semanas o que nunca fez a vida inteira? Não culpe aos outros e nem a si mesma. Reveja o seu plano e bola pra frente!

Não posso deixar de mencionar que as lindas ilustrações do livro Bolsa Blindada, a exemplo dessa da página 109, são da Carla Pilla. O livro está repleto delas e eu não me canso de admirar esse trabalho tão lindo. Coruja eu, né? 🙂

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Patrícia estou me esforçando para fazer o desafio,e parei de comprar tudo que eu via pela frente;sei que foi uma vitória e me orgulho disso;porém estou gravida e não consigo ser tão objetiva com as coisinhas pra ele(será um menino). A minha meta era compra apenas o necessário,para assim fazer uma pequena reforma na casa antes dele nascer,ele nasce em abril,mas essa meta tem ido por agua a baixo,uma vez que sempre que saio pra compra algo necessário para o enxoval,volto com 3 coisas que não eram tão necessário. Agora estou preocupada pois tenho pouco mais de 2 meses para a reforma,acha que poderia me da algum conselho.
    Obs: eu tinha até feito uma pequena poupança pra essa reforma,mais acabei retirando um pouco do dinheiro e agora o dinheiro de pagar a mao de obra da reforma ta faltando. Será que sou um caso perdido.

    • Oi, Clecia. Vc está comprando com o coração e não com a cabeça. Isso é muito comum nas grávidas, mas pode acabar com sue orçamento! De qualquer forma, creio que você não deve olhar para o que passou. De agora em diante, fique focada no que deve ser feito e pense com a cabeça, deixando as emoções de lado. Pense no que é melhor para sua família como um todo. Se houver tempo para fazer a reforma que vc deseja, empenhe seus esforços financeiros para isso. Mas se vir que o dinheiro não vai dar, melhor nem começar… Espere ter o valor para que comece e termine rápido. Vai dar tudo certo! Bjs e parabéns pelo boy!

  • Patricia, bom dia.

    O mes de JANEIRO ja começou bem pra min estou vendendo de tudo em todo vapor, e o melhor agora vou a domicilio, se voce puder me dar uma forcinha e comentar sobre minha pagina no FACE É KARYNE BIJU!

    Beijos.

  • Bom dia Pati;

    Bom os objetivos que eu coloquei em Janeiro, eu consegui alcançar, mas os pedreiras mesmos estão de Fevereiro pra frente rsrsrs.
    Mas não tem nada não, tenho a mais absoluta certeza que eu vou alcança-los 🙂 🙂
    Uma ótima semana tchê, e até amanhã.
    Bjsss.

    Dai.

    • O bom é que tu já começaste bem e cumprindo seus objetivos. Vai arrebentar, tchê!!

  • Bom dia Paty,
    Olha gostaria muito de uma orientação sua, pois atualmente tenho vivido uma situação complicada que tem me deixado inquieta.
    Sou casada, tenho duas filhas(5 e 10a) que não são deste casamento. Há mais velha está desrespeitando muito meu esposo, ela o desafia, responde, faz muitas gracinhas e tem hora que eles se dão super bem.
    A caçula e mais tranquila com ele, mesmo que alguns defeitos ela tem seguido a irmã, meu esposo conversa muito comigo, diz que cabe mais atitude minha do que dele de correção.
    Ele tá fazendo mais meu papel do que eu, pois ele ficou o tempo parado dentro de casa e ele chegou ao ponto de dizer que estava quase pirando com elas rsrs.
    No trabalho mudei de setor tem 5 meses, porem me sinto isolada, não fui bem recebida pelas duas mulheres do grupo e com isto os outros acabam se afastando, afinal elas são velhas de casa. Meu chefe fica na famosa sinuca de bico. Quando preciso de ajuda ou orientação me ensinam errado ou com mal vontade isto quando não ficam debochando ou rindo pelos cantos, está situação tem me chateado muito, confesso que não tenho tido vontade de vim trabalhar tanto por isto quanto por sentir que minha família neste momento precisa de mim, exemplo minha caçula ainda fala errado, ela com cinco anos fala como o cebolinha, faz xixi na cama, ela sofreu muito com a perda do pai aos 3anos e até então não parei pra ficar dedicando a ela ou a elas. Minha mais velha me ajuda muito, ela já sabe fazer de tudo em casa desde arrumar a cozinhar e acho que por isto acabei relaxando muito. trabalho a semana toda, praticamente mais de 13 horas fora de casa e quando chego não quero fazer nada, somente tomar banho e ficar quietinha, ando sem paciência, stressada, não consigo dormir, tenho algumas dividas mais nada que deixaria desesperada como vejo muitas no qual parece impagável. Desculpe pelo desabafo, preciso de ajuda tenho muita vontade de sair do emprego, dedicar um tempo a mim e minha família e me preparar para lidar com outras pessoas em ambiente de trabalho, pois sei que todo lugar terá um, mais neste momento e com os problemas familiares estão acabando com minha estrutura, Já li seu livro que é ótimo, algumas coisas eu mudei outras ainda falta muito mais muitoooo.
    Estou afastada da presença sentindo e precisando voltar, mias a preguiça, comodismo e si lá que nomes posso dar não criei vergonha na cara.
    No mais muito obrigado e aguardo um retorno.

    • Oi, Viviane. Vc precisa decidir: ou se motiva e continua no trabalho ou parte para outra. Vc mesma disse que problemas com pessoas aparecerão em qualquer lugar, então pese se a situação atual pode ser resolvida ou se é melhor desistir. Com duas filhas, vc vai precisar dar um gás em si mesma. Não dá para chegar em casa e não fazer nada. Vc é mãe, tem que educar, ensinar, dar carinho, estar junto e compartilhar a vida delas. ficar fora mais de 12 horas por dia não vai ser bom pra sua família, afinal, quem vai educar essas crianças? Pense bem, pondere os prós e contras e decida-se. Mas o principal: volte-se para onde vc sabe que deve voltar. Sem Deus vc não vai chegar a lugar nenhum. Bjs

  • Hola Patricia,
    ¿Cómo estás? Te quería comentar que yo voy muy bien con el desafío y que mis objetivos económicos están marchando bien. Una vez que logré vencer el primero, me enfocaré en otro y así. Este desafío al igual que al anterior son una bendición. Es increíble pero ya no gasto lo que no puedo. Si miro con los ojos humanos, la situación en mi país está muy complicada a nivel económico porque todas las cosas suben menos los sueldos…rsrsrs. Hay una inflación grande pero aún así yo estoy venciendo!!
    Un beso grande desde Argentina!! Anabella

    • Hola, Anabella. Sabemos de la situación económica del país, pero creo que si Ud. se fija en tu economía, las cosas quedarán mejores para Ud.Es cómo digo en el libro: tenemos que cuidar de la micro economía para, después, pensar en la macro. Saludos!

  • Paty,aos poucos estou conseguindo colocar tudo seu devido lugar, estou ate tiramdo min
    ha carteira de habilitação
    Tudo tem seu esforço, não devemos desistir!

  • Muito legal as dicas…

    Paty li seu livro , terminei esta semana e voçê não vai acreditar , o que não aprendi em 6 meses do básico da economia na faculdade aprendi no seu livro, pois é, não consegui aprender nada nesta matéria que por sinal fiquei em DP. e olha que foram coisas básicas como o micro e o macro que voçe sita no livro. Mais não vou me entristecer agora que aprendi muito sobre o assunto vou correr atrás para compensar o tempo perdido .. rsrs

    Obrigada e que Deus continue lhe usando mais e mais !!! 😉

    • Um dia as universidades vão aprender a deixar a teoria e aplicar os ensinamentos na prática. Aí tudo fará muito mais sentido! Bjs

  • “Sou Um Pouco Emotiva…Só Um Pouquinho”!!! …Rsrsrs… Me Emociono Ao Ler Esse Post De Hoje.
    Por que? ” Porque Olhei Pra Trás E Vi Que Consegui Cumprir Meus Desejos…Opa! Meus OBJETIVOS.
    Com a Listinha Do Desafio 2. Poxa….Isso é Muito Bom…Que Listinha Abençoada…To feliz e Agradeço a Todos Vcs,
    Que Guiadas
    Por Deus Começaram Esse Trabalho. Quando Completar Num Tempo Que Mencionei Minhas Tarefas
    Falarei o Que Busquei e Consegui.

    Deus Abençoe

  • Oi Paty, muito bom o post de hoje.Sou um pouco emotiva, quando as coisas vão mal, fico procurando culpados. Sou também retraída, não comemoro muito minhas conquistas, guardo tudo dentro de mim. Isso é falta de valorização, eu sei. Mas mudando um pouco de assunto, quero fazer uma sugestão: estou grávida há pouco tempo e alguns planos que eu tinha pra esse ano, vão ser deixados de lado.Gostaria que você desse dicas de economia nesse sentido porque sou marinheira de primeira viagem, e não sei por onde começar. Não quero sair do meu orçamento sabe. Sei que muitas mulheres estão na mesma situação que eu, então vai ser importante falar desse assunto. Desde já agradeço. Bjss

  • oi paty
    to feliz da vida esse mes tb, me comprometi a não gastar nada que não seja alimentação, transporte, farmacia e tÕ firme e forte, aquele teu post da semana passada foi maravilhoso me deu uma super motivação, graças a Deus em 2013 emagreci 12 kilos então nesse verão só sobrou uma bermuda que me serve e vou ficar só com ela mesmo, toda vez que fico com vontade de gastar lembro de você e me controlo e fico super feliz ! muito obrigada !!!!!! viu, quando vc fala em comemorar, confesso que não sei como, vc poderia dar algumas dicas ? bjussss

    • Pra comemorar vale tudo, até pular sozinha na frente do espelho!! Bjs

  • Graças a Deus está dando tudo certo. Esse mês consegui guardar dinheiro sem precisar tirar.Estou conseguindo economizar,pois a minha meta é zerar com todos os cartões até 15 de março e Deus tem aberto as portas. Estou seguindo as dicas do seu livro.Um grande abraço!

  • Olá Paty!
    Tenho uma dúvida com relação alguns itens da planilha de orçamentos do # Desafio da Prosperidade. Tenho uma meta de depositar R$ X do meu salário na poupança, um título de capitalização pago mensalmente e um valor progressivo que guardo semanalmente em casa p/ no final do ano ter um 14º salário (sei que o ideal seria colocar no banco, renderia um pouco mais, mas achei melhor e mais divertido dessa forma guardar esse dinheiro). Estabeleci prazos para o resgate dos três e não terei acesso até a data do resgate. A pergunta; Como classificar esses três “investimentos”? Seriam “despesas fixas”?

    Obrigada!

    • Pode lançar nas Despesas como “Investimento”. Mas o melhor é que vc coloque esse valor do 14o. salário tb na poupança, assim ele será corrigido mensalmente. Vá depositando toda semana e, uma vez por mês, vc deposita a cota do salário para a poupança. O título de capitalização tb é uma ótima para guardar dinheiro, eu sempre tenho pelo menos um. Beijos!

  • Oi Patricia! Esse mês quase gastei dinheiro com coisas que não eram tão necessárias assim, não sei porquê mas esse mês foi o mais difícil de resistir! Mas vou manter o foco porque farei minha primeira viagem depois de aprender a ser uma mulher controlada nos gastos. Na minha cabeça passam milhões de coisas que eu devo comprar antes da viagem e durante a viagem, rsrsrsrs, mas vou resisitir! rs

    • Parabéns por ter resistido bravamente! rs…rs… O legal é vc comprar o que é básico e necessário para a viagem, mas DEPOIS que tiver com ela acertada. Digo para comprar o básico porque, dependendo do lugar pra onde vc for, vai encontrar coisas mais apropriadas para comprar lá e tb ter recordações o local! Bjs

      • Então, de básico e necessário para a viagem mesmo não tem nada pra comprar! rs Eu vou para Foz do Iguaçu e sem dúvida vou ao Paraguai, olha o perigo (brincadeira rsrs)! Não vai ter perigo pq eu vou com um valor certo para gastar, vou sem cartões nem nada! Então tenho que ficar lembrando a mim mesma, “qnt menos você gastar agora, mais você vai ter pra gastar lá”.

  • Muito bom Patrícia ! O seu livro é ótimo e tem me ajudado muito a lidar com as finanças de maneira certa ! Vi que estava comprando muitas coisas que não precisava e me endividando sem necessidade por isso que as coisas não foram tão bem quanto desejava , mas já sei como mudar isso 😉 Obrigada !
    beijinhos

  • olá Patricia,ess mes ainda estou um pouco enrolada mas ja to tomando atitudes que só cabe a mim tomar.
    eu vendo salgadinho de festas sabe e no periodo da tarde eu vendo churrasquinho de gato, minha divida e de crtão de credito devo 480 em um e 380 em outro fora as dividas pequenas sabe,30 ali 20 aqui 40 acola, mas descobri que isso estava me deixando mal sem condiçães de resolver então eu não fiz mais nenhuma divida esse ano ainda nem na quitanda sabe, estou comprando tudo a dinheiro e estou me sentindo muito bem agora,Consegui até fazer um caixa 2 tipo uma poupança só que toda semana eu guardo uma quantia até o final do ano.se .SE VOCÊ TIVER MAIS TICAS PARA MIM EU ACEITO DE CORAÇÃO VIU,HA DETALHE ATÉ O MEU DIZIMO EU CONSEGUI DAR DE BOÁ SABE ISSO PRA MIM E UMA VITORIA. BJCAS FICA COM jESUS E ME RESPONDE TÁ

    • Uma dica, Cristiana: vc vende o melhor churrasco da região e não churrasquinho de gato!! Vai arrebentar 😀

      • Com certeza ,viu essa semana eu vou ver um outro ponto para,vender meus churrasco,se tudo der certo estarei comprando outro carrinho de churrasco com o ponto e tudo,Ha já indiquei seu livro pra todas as minhas amigas,Foi o meu melhor presente que ganhei no natal

  • Oi Patrícia!!!!!
    Achei muito engraçada a comparação das botas vermelhas com a calça azul royal… pois é, às vezes nos achamos o Capitão América (impressionante a sua história, por falar nisso).
    Bom, as coisas não estão saindo NADA como planejei… tinha um contrato certo para fechar e no final das contas, deu tudo errado. O pior é que eu estava contando com o ovo antes da galinha e já tinha lançado o valor da entrada (que nem tinha entrado) no meu planejamento orçamentário.
    Realmente, já parei com o mimimi e estou revendo meus gastos e aumentando as oportunidades de retorno.
    Espero poder contar um final feliz em breve rsrsr….
    PS: não sei se vc aposentou a calça azul com as botas vermelhas, mas bem que você poderia criar a Super Blindete como nossa nova heroína das contas no vermelho… nas mãos dessa ilustradora ficaria o máximo!!!! Tbm amei o trabalho, um super talento com certeza. =D

    • HAHAHAHAHAHAHA…. Sabia que eu nunca tinha pensado na Super Blindete???? Arrasou!!
      Olha, muitas vezes as coisas não saem como o esperado e eu já fiz o mesmo que vc: lancei na planilha uma entreda que o cliente nem tinha fechado ainda. Haja otimismo!! Mas a gente aprende e quando uma porta se fecha, outras maiores se abrem! Beijos 😀

      • HAJA!!!! Aiaiaia… quando deu errado, logo pensei “onde será que eu guardei minhas botas vermelhas e aquela estrela linda no A”? kkkkkkk…
        Verdade, se tem uma coisa que aprendi, é usar os erros para dar a volta por cima… com essa experiência, pensei em novos “produtos” para os meus serviços e dei andamento à um projeto que estava na gaveta.
        É bom ter uma decepção para nos balançar e nos fazer pensar em novas alternativas…
        Aguardo o lançamento da Super Blindete, você pode até lançar a boneca em forma de cofrinho! Eu QUEROOOOOOO!

        • Ai, caramba! vou ter que te contratar para a área de Licenciamento de Produtos!! hahahahaha… Mas é isso mesmo, Ana, quando a gente tem um baque desses, tem que sair da zona de conforto e se virar. Vc sabe que o livro nasceu numa época muito estranha para mim, mas ta aí o resultado. Let’s move!! 😀

      • PS: vc tbm pode fazer histórias animadas em quadrinhos e em desenho com a Super Blindete, ensinando educação financeira para as crianças… jogos……..
        Dá pra fazer muita coisa com a sua Mascote (além de bastante Merchandising, logico)!!!!
        Ela vai ser linda, já estou até vendo!!! 😉

  • Oieeee Patricia
    sim…sim vou com vc em mais uma semana e quantas semanas vierem!!!
    bom…as primeiras semanas de 2014 não estão sendo muito fácil, mas depois que me tornei blindete e depois que decidi a não gastar em nada que não seja necessário as coisas melhoraram muito!
    suas dicas são sempre de um valor incalculável! não tem preço que pague!
    Estou conseguindo sair do vermelho e tenho certeza que nos próximos meses de 2014 as coisas vão melhorar mais ainda!

    PS : ameeeei a ideia da Ana de criar a Super Blindete!!!

      • Vai ser muito bacana ter essa heroína para a gente sempre estar lembrando que não devemos entrar no vermelho nas contas bancárias!
        E nos cartões de crédito também! Somos Blindetes de primeira!!!
        Mas… Patricia… estou amandoooooo o nosso Bolsa Blindada!
        Você é sensacional em economia!!!!
        Esse ano de 2014 vamos divar muitooo!!!
        Deus a abençoe mais e mais.

  • Estou cheia de dividas!!! Ohhh e agora quem poderá me ajudar???
    EU A SUPER BLINDETE!! KKK
    Amei!!

  • Olá Patricia!

    Vou começar a colocar em prática de fato os Desafios Bolsa Blindada.
    Confesso que deveria ter começado no inicio de Janeiro, mas acabei retrocedendo 🙁
    comprei o livro e vou começar a acompanha-lo de acordo com os desafios 🙂
    Afinal .. Como li nesse post parei para analisar .. ” ■ Analise – em vez de desanimar, veja se você realmente escolheu as melhores atitudes para chegar onde quer. Será que você escolheu realmente o caminho certo? Refaça seus prazos, se necessário.” – E é isso que estou fazendo !

    Preciso urgentemente me organizar!!!
    Logo estarei por aqui contando minha experiencia positiva! 😀

    E muito obrigada pelas excelentes dicas!!
    Bjss

  • Oie Pati 😀
    Estou muito feliz pois as coisas estão dando certo! A minha vida é um pouquinho corrida, faço faculdade em período integral, trabalho em um laboratório de pesquisas na faculdade, tenho um trabalho aos finais de semana e sou noiva (rsrs). No fim do ano passado comecei a bordar chinelas para vender e ajudar a juntar uns dinheirinhos, como ainda estou de férias tenho conseguido fazer em maior quantidade e graças a Deus as vendas estão bem 🙂 Só tem me preocupado um pouco que nem todas estão sendo á vista e me dá um medinho de levar prejuízo, já que não consigo cobrar ninguém. Ah, nessas férias também passei roupas e dei faxina para uma vizinha e o dinheirinho também foi para minha poupança rsrs.
    Então, eu costumo ouvir que quero abraçar o mundo rsrs, fazer várias coisas ao mesmo tempo e assim as vezes acabo me sobrecarregando, porque me cobro muito para que tudo esteja bem feito. Tenho pedido que Deus me dê sabedoria para melhorar isso.
    Gostaria de agradecer mais uma vez e vamos em frente aprendendo a cada desafio!
    Bjinhos!! (vixe, falei demais rs)

  • Amei seu livro Patrícia, e graças as suas dicas criei coragem, e estou estudando formas para iniciar um projeto de aluguel de decoração de festa infantil…ore por mim….

  • Ola, Patricia!
    Estou amando essa coisa de ser uma blindete rsrsrsrsrs
    Mas, agora falando serio estou mt mt no vermelho e já coloquei tudo no papel mas… não sei por onde começar 🙁
    Vou ter um dinheiro extra esse mês e quero aproveita-lo da melhor maneira possível (ainda não é o suficiente) só que ai tem IPVA, um tratamento dentário que preciso fazer urgente (que ficou em quase 3000,00). 🙁
    Me ajude por onde começo?
    Pago uma unica conta totalmente ou divido e pago o maior numero possível?
    E o o tratamento dentário….?
    Obrigada pela ajuda e saiba que vc é um anjo que Deus colocou em minha vida.
    Amo o teu livro!!! 😉
    Vc veio a BH fazer o lançamento dele?
    Um enorme beijo e mais uma vez o meu mt obrigada 🙂

  • REALMENTE PATRICIA AS COISAS NÂO ESTÂO CAMINHANDO COMO EU QUERIA,MAS CREIO DIAS MELHORES VIRÂO.BJUUUSSS!!!! OBRIGADA

  • Vou em frente me desafiando…até aqui quase tudo certo…meu marido parece andar na contra mão da nossa vida financeira …e terei que abrir mão de todo meu lucro que recebo depois de amanhã …ele vai pagar algumas coisas e investir no que ele achou melhor… Meu plano era nada de investir …primeiro pagar tudo…mais vou refazer meus planos e perseverar…bjs

    • De repente, o que ele está propondo pode ser algo bom. É sempre bacana tentar enxergar o lado do outro, faz bem ao casamento trocar de lugar de vez em quando… rs… rs…

  • Oi, Patrícia! Acabei de reler o capítulo! Obrigada mais uma vez, minha amiga!
    Está dando tudo certo?
    Sem corpo mole – Desde que comecei o Desafio da Prosperidade estou um pouco mais atenta as atividades diária (cuidado com a casa, em especial) – mesmo não gostando, me esforço para realizar. E fico feliz!

    Parabenize-se – Estou feliz porque os momentos de desespero tem sido bem menores – eu acredito do “anjo da guarda” cada vez que passo pelo espelho do banheiro ou do quarto!

    Está indo mais ou menos?
    Seja positiva – Vou ao banco agora mesmo ver como está a situação da minha conta e repensar as reservas. Lembrando sempre que posso viver com o estritamente necessário!

    Sem mimimi – Sim! O tempo não pára…. como diz a canção do Cazuza!

    Está dando tudo errado?
    Analise – Vou pesquisar as embalagens novamente!

    Não busque culpados – Continuarei com as manualidades e quitutes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *