Empreendedores da Bíblia – A mulher de Provérbios (Parte 2)

Hoje terminaremos nosso estudo analisando mais características empreendedoras da mulher exemplar de Provérbios 31. Está imperdível!

ArquivoExibir.aspxSe você não acompanhou a parte 1 deste estudo, clique aqui para ler.

Lembrando mais uma vez que estamos usando a tradução bíblica NVI – Nova Versão Internacional – que traz uma linguagem mais atual, apenas para facilitar nosso entendimento.

A Bíblia que usei foi essa aí da foto, lançada pela editora Thomas Nelson Brasil.

 

multimulherApesar de que a mulher exemplar de Provérbios parecia ser a Mulher Maravilha, qualquer uma de nós pode ser essa mulher nos dias de hoje. Ela não tinha poderes sobrenaturais, não nasceu em berço de ouro (caso contrário não precisaria trabalhar) e não usava sua beleza como um facilitador. Aliás, a Bíblia nem cita se ela era bonita ou não, qual era sua raça, sua cultura etc. Ou seja, nada disso é capaz de nos prejudicar quando queremos ser essa mulher. É isso mesmo: é uma questão de querer! Vamos à análise dos versículos de hoje:

“Acolhe os necessitados e estende a mão aos pobres.” (31: 20)

Mesmo com toda a correria de sua agenda cheia de responsabilidades, a mulher exemplar não deixa de ajudar seu próximo. Isso não significa apenas fazer caridade, mas sim, detectar quem é esse necessitado. Às vezes fazemos uma doação material a uma instituição, mas não percebemos um familiar ou amigo necessitando de nós. A mulher de Provérbios acolhia o necessitado, quer dizer, ela o recebia e cuidava dele, e não apenas supria uma necessidade material. Que mulher atenciosa!

“Não teme por seus familiares quando chega a neve, pois todos eles vestem agasalhos.” (31:21)

Por estar sempre cuidando de sua casa e provendo o melhor para sua família todos os dias, ela está preparada para as épocas difíceis. Sua família está protegida contra os imprevistos, pois ela se programa para que nada os afete. Que mulher prevenida!

“Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.” (31: 22)

Aqui vemos o cuidado que ela tinha com seu quarto, um local exclusivo para ela e seu marido. Ela preparava sua cama e suas roupas para estarem sempre bem apresentáveis para que ele tivesse um local de descanso confortável ao lado dela. Que mulher agradável!

“Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.” (31:23)

Quando ela está em público com seu marido, se porta de maneira que todos o respeitem, isso porque ela mesma o respeita antes de qualquer outra pessoa. Ele não está preocupado com a casa ou com as responsabilidades da esposa, pois sabe que ela dá conta. Com isso, concentra-se em fazer o melhor em seu trabalho. Que mulher responsável!

“Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.” (31:24)

Veja como ela tinha tarefas das mais variadas: fiava sua lã e seu linho, produzia roupas e também as vendia. Além disso, variava seu leque de produtos fornecendo também cintos. Que mulher talentosa!

“Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.” (31:25)

Quantas de nós pensa no futuro e sente até um frio na barriga por não saber o que vem pela frente? A mulher exemplar não era assim. Quando pensava no futuro, ela sorria, pois já tinha preparado um bom terreno no passado e continuava preparando-o no presente. Ela não fazia corpo mole: buscava forças em si mesma e ia à luta. Que mulher digna!

“Fala com sabedoria e ensina com amor.” (31:26)

Ela tem paciência para ensinar e não fica guardando para si seus conhecimentos. Ela divide o que tem com aqueles que querem aprender e ama instruir quem está ao seu redor. Que mulher generosa!

“Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.” (31:27)

Quantas de nós, só porque trabalhamos o dia todo nos vemos no direito de nos jogarmos no sofá e negligenciarmos nossas tarefas de casa? A mulher exemplar não era assim, pois quando a preguiça vinha, ela simplesmente a mandava embora. Que mulher determinada!

“Seus filhos se levantam  a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: ‘Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera’.” (31:28-29)

Quantos filhos e maridos morrem de vergonha da conduta de suas mães e esposas? Quantos não querem nem apresentá-la a seus amigos? A mulher exemplar era elogiada por seu caráter e por suas atitudes, coisa rara nos dias de hoje, não é verdade? Que mulher admirável!

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida , e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.” (31:30-31)

Muitas mulheres colocam toda sua força em melhorar seu exterior. Gastam o que não podem para esticar aqui, diminuir ali ou aumentar acolá. Mas nada disso é o que as fará realmente serem pessoas admiráveis, pois tudo o que é material e externo passa. O que fica são os valores que levamos dentro de nós, pois são eles quem determinarão quem somos. A mulher de Provérbios sabia disso e, por esta razão, viveu cercada de elogios. Que mulher verdadeiramente feliz!

Resumo de mais 10 características empreendedoras da mulher de Provérbios 31:

  1. Atenciosa
  2. Prevenida
  3. Agradável
  4. Responsável
  5. Talentosa
  6. Digna
  7. Generosa
  8. Determinada
  9. Admirável
  10.  Verdadeiramente feliz

Todas nós, por mais diferentes que sejamos, buscamos a mesma coisa nesta vida: sermos felizes. E a mulher de Provérbios foi verdadeiramente feliz, então por que não seguirmos seu exemplo?

Deixe seu comentário sobre o que aprendeu na semana passada com as 10 primeiras características. Quem sabe você não estará ajudando outras blindetes-divas neste espaço?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • MARIA IONE LINHARES diz:

    Nossa1 Que exemplo de MULHER!

    Amei o post, parabéns!
    Quisera eu aprender e desenvolver tais qualidades!

    Ótima semana.

  • Edilaine Rocatelli diz:

    Nos dias de hoje as mulheres estão se esquecendo de quem realmente são, e o exemplo da mulher de provérbios 31 nos mostra que é possível nos dias de hoje! Já Li o livro da Cris Cardoso Mulher V índico para as blindetes divas!!!!

  • Charlene diz:

    Bom dia Paty,
    Vou me esforçar pra ser pelo menos parecida com essa mulher de provérbios!!! muito obrigada por mais esta visão.

  • Jarlenys Dias diz:

    Uau. A Paty é tudo o que citou as todas qualidades da Mulher Virtuosa.

    Vou me desenvolver essas qualidades da mulher virtuosa de forma natural embora tenha qualidades que tanto aprecio em mim: Sou muito atenciosa e agradável com pessoas.

    Que mulher maravilhosa és, Paty! 🙂

    Tenha óptima semana abençoada.
    Beijinhos virtuosos.

  • vanessa diz:

    Nos dias de hoje a maioria das mulheres tem vergonha de fazer tudo que essa mulher faz, deixam os filhos para os avôs criar as vezes trabalham só um período e ainda se individa com funcionários, fora os excessos da moda sem poder, eu mesma já fui assim, mais esse texto me ensinou muito, Deus sempre nos ensinando a melhorar e o que realmente torna uma mulher feliz e digna 🙂

  • Paula Nunes diz:

    De todas as características a que mais chamou minha atenção na mulher de Provérbios foi a de ser Digna. Uma qualidade que hj em dia tem sido muito rara nas “mulheres modernas”, vemos muitas ao nosso redor perdendo sua dignidade por tão pouco, se desvalorizando ao ponto de parecerem não ter valor algum, mas este post nos mostra que podemos sim ser diferentes e mudarmos até mesmo aquelas que estão ao nosso redor.
    Parabéns por nos ajudar a entendermos mais e mais da palavra de Deus!

  • giselle diz:

    me disseram que a mulher de provérbios não existe

    • Patrícia Lages diz:

      Cabe a cada um escolher em que acreditar: na Bíblia ou em algo que alguém disse.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: