Empreendedores da Bíblia – A mulher de Provérbios (Parte 1)

A mulher exemplar descrita no livro de Provérbios capítulo 31 era uma excelente empreendedora, por isso, nesta semana vamos estudar esta vertente de seu caráter e aprender ainda mais com ela!

ArquivoExibir.aspxPara este estudo, vou usar a versão bíblica NVI – Nova Versão Internacional – que é mais atual e nos faz entender melhor esta passagem. Usei esta aí da foto.

Para começar, a maioria das versões bíblicas traduz a mulher de Provérbios 31 como “A mulher virtuosa” e a versão NVI a chama de “A mulher exemplar”.

Assim como a maioria das mulheres, a mulher exemplar era casada e também tinha que trabalhar. Quem não se identifica com essa dupla jornada, não é mesmo? Vamos acompanhar cada versículo do capítulo 31 em duas partes: hoje do verso 11 ao 20 e, na semana que vem, do 21 ao 31. Vamos lá?

“Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.” (31:11)

Isso significa que ela era uma ótima gestora financeira, pois se a esposa é do tipo descontrolada e torra o salário de ambos, seu marido não confiará nela e, certamente, toda família passará por apertos e necessidades. Veja a importância de gerirmos bem nosso dinheiro! A boa gestão está estreitamente ligada à confiança e a mulher exemplar tinha conhecimento disso. Que mulher sábia!

“Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” (31:12)

Além de cuidar da casa e trabalhar fora, ela cuidava de seu marido de forma a só lhe fazer bem e nunca o mal. E isso não só quando tudo estava bem, mas sim “todos os dias da sua vida”. Que mulher valiosa!

“Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.” (31:13)

A mulher exemplar escolhia bem o que comprava, neste caso, lã e linho que eram suas matérias-primas. E, com seu material em mãos trabalhava com prazer. Ela não levava qualquer coisa para casa (muito menos coisas inúteis), mas sim o que lhe permitiria multiplicar sua renda, trabalhando com as próprias mãos (desenvolvendo seus talentos) e com satisfação. Que mulher habilidosa!

“Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões” (31: 14)

Ela não media esforços para ter o melhor que pudesse comprar, ainda que tivesse que buscar longe de casa. O mais importante para ela era fazer a melhor compra e oferecer o melhor para aqueles a quem amava, sem preguiça e sem “mimimi”. Que mulher diligente!

“Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas.” (31:15)

Ela fazia seu dia render, pois pulava cedo da cama e adiantava todo o serviço de casa, assim, tinha mais tempo para fazer todas as demais tarefas necessárias para o bom andamento de tudo o que estava sob sua gestão. Ela também sabia delegar tarefas, pedir ajuda e supervisionar quem estava subordinado a ela. Que mulher bem disposta!

“Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.” (31:16)

À ela também cabia negociar e participar das grandes conquistas da família, sempre com um olhar de ótima empreendedora. O campo que ela avaliou e comprou logo foi transformado em outra fonte de renda, pois ela separou parte de suas economias para “plantar uma vinha” que, futuramente, lhe traria lucros. Ela não comprava com a emoção, mas sim, com a razão e pensando no bem de toda sua família. Que mulher visionária!

“Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.”(31:17)

Ela amava seu trabalho e se entregava a ele, mesmo precisando empregar força física. Ela era forte e saudável, por isso, podemos afirmar que ela se cuidava. Cuidar-se não é apenas estar bem vestida e maquiada, mas ter uma boa alimentação e não negligenciar seu corpo. Que mulher disciplinada!

“Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite.” (31:18)

Note que ela administrava sua casa, era uma excelente esposa e ainda tinha um comércio lucrativo. Uma tremenda carga de trabalho e de responsabilidades. Interpreto a frase “sua lâmpada fica acesa durante a noite” de duas formas:

1) Se fosse preciso trabalhar também à noite, ela estava disposta;

2) Naquela época os candeeiros eram iluminados com azeite, um artigo bem caro. Ter luz durante toda a noite era sinal de prosperidade, pois não era nada barato manter azeite nas luminárias durante tanto tempo.

Que mulher invejável!

6068705111_e12d712ef5_o“Nas mãos segura o fuso e com dedos pega a roca.” (31:19)

O fuso e a roca são instrumentos de fiação muito antigos, mas ainda em uso em alguns lugares do Oriente. Na maioria das casas, esse trabalho era mais para fazer os tecidos para as roupas da família e não como fonte de renda. Veja que, além de todo seu trabalho, a mulher exemplar se ocupava pessoalmente das roupas da família. Que mulher cuidadosa!

Vejamos um resumo das 10 qualidades dessa mulher:

  1. Exemplar
  2. Sábia
  3. Valiosa
  4. Habilidosa
  5. Diligente
  6. Bem disposta
  7. Visionária
  8. Disciplinada
  9. Invejável
  10. Cuidadosa

Analise quais qualidades você já possui e quais ainda precisa desenvolver. Reserve tempo durante todos os dias desta semana para meditar nisso, pois essa passagem nos ensina muito.

Recadinhos:

Lançamento do livro Virada Financeira, de Patricia Lages, Livraria Cultura do Conjunto Nacional, São Paulo.

Meninas, o evento de lançamento do livro Virada Financeira no sábado foi um sucesso!

Amanhã vou colocar fotos, contar como foi e publicar o resultado do sorteio dos 3 kits (quem foi sabe do que se trata!).

Por enquanto fica essa aí para dar água na boca… hahahahahaha!

 

Screen Shot 2015-08-03 at 21.21.13

 

E atenção Rio de Janeiro! Euzinha estarei na Bienal autografado o Virada Financeira. Anote aí!

05 de setembro, às 16h

XVII Bienal do Livro – Rio de Janeiro
Stand: Mundo Gospel Livraria Cristã
Pavilhão: Laranja

Se você é do Rio e poderá estar conosco neste evento, deixe um recadinho abaixo para que possamos ter uma ideia do número de pessoas e não faltar livro para ninguém. Lembrando que quem for vai ganhar o marca-página da Diva, além de outras surpresinhas que teremos por lá. Uhuuuuuuuu!

Todas as informações sobre a Bienal estão neste link. Leia com atenção, pois há maneiras de obter desconto no valor da entrada e até mesmo ter reembolso total. Confira, pois você é blindete e tem que fazer o melhor investimento. 😀

Nos vemos na Bienal!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • DAIANE Mota diz:

    Patricia, adoro estas reflexões à luz da palavra de Deus.
    Qualquer dia, por favor, nos conte como adquiriu sua fé e conheceu Jesus.
    Bjs

  • Larissa diz:

    Parabéns Patrícia pelo sucesso de sábado no lançamento!! <3 Comprei meu livro Virada Financeira com bastante antecedência pela Amazon e estou anciosa pela entrega =D Amei seu texto e gostaria que me autorizasse (atribuindo os créditos, claro) a tirar algumas cópias e distríbuí-lo. Trabalho com noivas e seria um presente para que eles meditassem na nova fase como "esposa". Sou sua seguidora fiel. beijooo e gratidão por transmitir seus conhecimentos.

    • Patrícia Lages diz:

      Claro, vá em frente!

  • Sula Laiane diz:

    Maravilha! Amei o post e quero ver as fotos da estréia da Diva.

  • Luana Maciel diz:

    Oi Patrícia! Que post maravilhoso!! Essa nova versão internacional é bem interessante, faz a gente olhar por mais um ângulo diferente e deliberar sobre isso. A Palavra, realmente, é uma fonte inesgotável de fortalecimento e bênçãos em nossas vidas. Obrigada por compartilhar essa sabedoria e se permitir fazer parte da multiforme sabedoria de Deus (Efésios 3:10). Deus a abençoe!! Estou sempre acompanhando seu trabalho. Estou louca pra comprar seu novo livro (Já li os outros dois, maravilhoso). Beijos e ótima semana!

  • DELÂNDIA SILVA diz:

    Olá Patricia, que texto maravilhoso e expressivo, feliz por aprender mais uma.
    Quanto a Sábado ameeeeeeeeeeeei, já li meu primeiro desafio, e fui boazinha só vou ler o próximo assim que cumprir este.
    Você estava linda e radiante, obrigada mais uma vez pelo carinho…a Bárbara gosta demais de ti, nos gostamos.
    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      A Bárbara é nossa “sorteadora” oficial!! hehehehe….

  • DELÂNDIA SILVA diz:

    Viu…mudei minha foto…kkkkkk

    • Patrícia Lages diz:

      Agora siiiiim!!! 😀

  • Maria Isabel diz:

    Estarei na Bienal com certeza Pati!!!!

  • Ingrid diz:

    Patricia, amei o texto..
    Quando o seu livro estará disponível nas livrarias de Sorocaba?
    Bjos

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Ingrid. Obrigada! Eu não tenho nenhum acesso ao sistema de distribuição, mas espero que chegue logo em todo país!

  • Janaina diz:

    Bom dia!
    Que exemplo de mulher!
    Precisamos buscar sermos melhores a cada dia.
    Que interessante, no momento estou lendo o livro “Casamento Blindado” e justamente hoje estava na parte em que fala como as mulheres eram antigamente e como são nos dias de hoje.
    Obrigada por mais esse ensinamento, sempre é bom aprender.

    Um beijão…

  • Luciane diz:

    Adorei o post de hoje.
    Estou pensando em comprar esta bíblia da mulher de fé, pois ela possui uma abordagem mais fácil pra eu entender.
    Quanto ao seu livro como boa blindete usei meus pontos no saraiva plus para compra do mesmo, mas o prazo de entrega que era para o dia 28/08/15 agora se estendeu para 21/09/15, fique triste devido a demora…estou ansiosa por este livro e pra realizar mudanças em minha vida.

    Bjs Paty

    • Patrícia Lages diz:

      É verdade, Luciane. Houve um problema de logística e está havendo atrasos nas entregas 🙁

  • Ricardo Candido diz:

    Olá Dna Patrícia! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, estou empolgado com o lançamento de seu novo livro, não vejo a hora de por minhas mãos kkkkkk. Gostaria de saber se você virá em Porto Alegre para autografar, pois eu e minha esposa adoraríamos lhe conhecer. Você é a segunda pessoa no mundo que eu gostaria de agradecer pessoalmente, ficando atrás do Bp Macedo, que é nosso pai espiritual, depois você que me ensinou a “tirar o pé do barro”, aliás não só o pé por que tava até o alto da cabeça kkkkkkkk. Adoro sua forma de escrever, continue sempre assim, e que Deus continue lhe usando muito. Abraço!
    Obr Ricardo

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Obr. Ricardo. Obrigada por sua mensagem! Provavelmente irei a Porto Alegre sim, estamos trabalhando esta semana para fecharmos local e data. Assim que souber vou publicar aqui no blog. Abs!

  • Jessica loretti lopes diz:

    Ola Patricia! Sou de Rio Marinho/ ESPIRITO SANTO- VV. Conheci seu site recentemente e como nao acompanhei os posts publicados fiz questao de voltar e ler desde o primeiro post e pegar dicas valiosas.
    Espero te ver um dia aqui no meu estado.
    Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Eu tb!!!

  • TATIANE diz:

    Eu estarei na Bienal especialmente por você! 🙂

    Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Poliana diz:

    Amei esta reflexão Paty, este ano determinei ser como esta mulher, tão admirada por todas nós, que sabe gerir a casa, os negócios, sabe se cuidar e valorizar a família. Ansiosa pela segunda parte.Beijos.

  • Carine da Silva diz:

    Oi Paty

    quando você vêm no Sul (RS) ????

    • Patrícia Lages diz:

      Cremos que estarei em Porto Alegre em novembro!

  • Fabi Moura diz:

    Patrícia, foi um prazer imenso te conhecer pessoalmente. Vc é simplesmente encantadora. ;). Parabéns pelo sucesso de sábado. Sou aquela única moça que tirou foto com o livro bolsa blindada, que vc achou a capa meio “diferente”, rsrsr. Um grande abraço :-*.

    • Patrícia Lages diz:

      hahahahaha… Foi um dos livros mais “usados”que já vi!! Altas anotações, sublinhados e tudo mais. Adorei!! O último que havia visto cheio assim e de post its foi o da Flor do Silvio Santos 😀

  • Paula Nunes diz:

    Olá Patricia,
    Preciso realmente falar euuuuuuuuuu!!!!!!!
    Vou estar lá na Bienal.
    Ansiosa para começar logo a ler.

  • niege diz:

    Vou me preparar para sua visita aqui em Porto Alegre quero conhece-la pessoalmente.Ganhei de presente seu livro Bolsa Blindada autografado e amei sou sua fã .Niège Poa. Rs.

  • Fabi Moura diz:

    kkkk. Como eu disse, não sai da minha bolsa e as marcações me ajudam a lembrar que não posso gastar, rsrs. Grande beijo Paty :-*

  • Alexandra diz:

    Com certeza eu estarei na Bienal!!!

  • Flávia Priscila diz:

    Que linda, linda. Vem pra Bahia 😉

  • sirleide diz:

    Não vou perde !

  • Elaine Cristina Gonçalves diz:

    Eu estarei na Bienal e quero meu livro. Não perco por nada! Até lá!
    Beijinhos.

  • Regina Miranda diz:

    Olá Patricia,
    Foi muito bom te conhecer no sábado. Como madruguei lá na livraria (pois tinha ido num cliente ali perto), comecei a ler o livro lá mesmo, até na fila aguardando o autógrafo não me contive e fiquei lendo. Confesso que fui afobada, e já li vários desafios, acho que agora vou até o final e depois volto fazendo um por semana, kkkk.
    Achei uma graça sua mãe indo pegar fila e esperando a vez dela para tirar foto com você, que exemplo…..já podemos ver de onde veio o seu caráter.
    Bjos e até uma próxima vez.

    • Patrícia Lages diz:

      Li para a minha mãe o seu comentário e ela agradeceu!! rs…rs…

  • Cinthia Garcia diz:

    Olá Patrícia, estou adorando seu blog não conhecia. Comecei a frequentar a igreja aqui no Rio de janeiro na catedral a 4 meses e pesquisando sobre a palavra De Deus te encontrei e a cada dia estou aprendendo.
    Gostaria da sua autorização para que eu possa multiplicar seu conhecimento.
    Que Deus te Abençoe e sempre lhe dando sabedoria para nos ensinar e ser mulheres melhores a cada dia.

    • Patrícia Lages diz:

      Autorizadíssima!!!! Bem-vinda ao blog 😀

  • Dulce diz:

    Amei esta vertente da mulher sábia, vc é espetacular, espero que seu livro chegue logo, pq estou ansiosa para ler.

  • Michelle de Carvalho Pereira diz:

    Obaaaaa! Rio de Janeiro!!!
    Esperei muito por este dia!
    Estarei lá com certeza!
    BJs!

  • Joice Leal -PA diz:

    Bom dia! Que maravilha essa leitura! Amo todas as reflexões a cerca das virtudes da mulher de provérbios. Realmente ela tem me inspirado a ser melhor a cada dia.
    Antes vivia essa correria de trabalhar fora e em casa , estudar, ser mãe e esposa, ufa! sem nenhuma organização, disciplina e cuidado. Achava essa mulher tão distante de mim…Mas percebi que um detalhe a tornava forte para ser essa mulher empreendedora: sua total confiança em Deus. Segui a dica e hoje tenho me superado.

  • Mariana diz:

    Patty,

    Sai do meu serviço ontem e fui direto pra livraria cultura adquirir o Virada Financeira. Estou AMANDO. você se superou !

    • Patrícia Lages diz:

      Ahhhhh, que legal!!! 😀 Obrigada

  • marilene diz:

    Se uma mulher exemplar tem todas essas qualidades, fiquei pensando o seguinte: “Por que ela precisaria de um marido?”. “Quais são as qualidades de um homem exemplar?. Não encontrei resposta para essas perguntas na Bíblia. Você poderia me ajudar a esclarecer? Obrigada.

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Marilene. A mulher exemplar é descrita pela Bíblia e, como uma pessoa que crê nessa Palavra, creio também que é perfeitamente possível sermos semelhantes a essa mulher, desde que esse objetivo seja uma prioridade em nossa vasta lista de desejos. A mulher exemplar não é autossuficiente, por isso, para ser feliz verdadeiramente, ela busca formar uma família. Não sei o que a fez pensar que essa mulher não precisa de um marido, por isso não tenho como opinar sobre isso, mas posso dizer que a Bíblia está repleta de passagens com mandamentos e aconselhamentos de como ser um homem segundo a vontade de Deus e em relação a como deve agir com sua mulher. Ele não deve ser infiel (Malaquias 2:15); não deve ser violento (Malaquias 2:16); deve amar sua mulher a ponto de entregar sua vida por ela (Efésios 5:25); deve cuidar dela acima de seus pais (Efésios 5:29-31); deve tratar bem sua esposa, pois se não o fizer, a comunhão com Deus é interrompida até que ele se reconcilie com ela (1 Pedro 3:7). Enfim, são muuuuuuuitas passagens sobre o comportamento que o homem deve ter, considerando sua esposa como a pessoa mais importante para ele abaixo de Deus. Se você buscar, vai encontrar na Bíblia resposta para tudo! Bjs.

  • marilene diz:

    Que maravilha!! Muito obrigada por ter me respondido. Você me ajudou muito!! Obrigada!!

  • Fernanda diz:

    Paty, este post muito bacana, li na segunda e estou fazendo a lição de casa, parabéns! bjos

  • Caroline Segovia diz:

    Nossa, adorei o artigo! Abriu muito a minha visão!
    Quero a parte 2!! <3

  • Gisele Cristina C Felix Ferreira diz:

    olá Patrícia!
    Sou do Rio de Janeiro e vou estar presente na Bienal! Guarda um livro para mim! rsrsrs

    • Patrícia Lages diz:

      Guardadíssimo! 😀

  • Conceição silva dos santos diz:

    E um dos livros da Biblia que é mais exemplar na vida de mulher que deve ler yodos os dias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: