Como reconhecer um bom conselho

Você fala sobre uma situação e logo recebe os mais diversos e variados conselhos. Como saber a quem dar ouvidos? É possível separar os maus conselhos dos bons?

conselhoSim, é possível separar um mau conselho de um bom. A técnica que vou dividir com vocês não é infalível, mas funciona na maioria das vezes.

Primeiramente temos que lembrar que conselhos vêm de pessoas e, onde há pessoas há a possibilidade de erro. Talvez você mesma tenha dado algum conselho do qual se arrependeu…  #quemnunca?

A técnica que uso é tão simples que virou título de um filme engraçadinho: “Olha quem está falando”. Para analisar se o que aquela pessoa diz faz sentido, você deve saber quem ela é (não quem ela diz que é). Faça uma pequena pesquisa e considere estes pontos:

1) Essa pessoa faz o que fala? Muita gente dá conselhos sobre a melhor dieta do mundo, mas está acima do peso, com problemas estomacais e corre para um fast-food quase sempre alegando falta de tempo. E aquelas que querem dar palpite no seu casamento quando o delas está indo por água abaixo? Será que dá para confiar no “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Ditado mais besta, tô fora!

2) O sucesso dessa pessoa é real? Hoje em dia o número de “consultores” está crescendo vertiginosamente. É gente que dá conselho sobre carreira, beleza, moda, negócios e mais um caminhão de coisas. Mas quando você olha a vida delas não vê nada daquilo que dizem, além de sempre terem uma desculpa para o seu fracasso. Fique esperta!

Mnão aceite conselho de qualquer um. Não vou nem dizer “não peça conselho a qualquer um”, pois hoje em dia nem precisa pedir, pois muitas pessoas se acham no direito de dar palpites na vida dos outros sem nem mesmo serem chamadas! Jamais deixe de usar sua inteligência e bom senso antes de seguir tudo o que dizem por aí!

 

Recadinhosssss….

Screen Shot 2015-08-05 at 23.38.02ScanNossa lojinha virtual está premiadíssima! No mês de setembro, todos os pedidos de livros (Bolsa Blindada ou Bolsa Blindada 2) irão com 2 presentes:

  • 1 marca-páginas da Diva
  • 1 caneta exclusiva Bolsa Blindada

image1E para os pedidos de cofrinhos também tem presente:

  • Pedindo 1 cofrinho, ganhe 1 caneta exclusiva Bolsa Blindada
  • Pedindo 2 cofrinhos, ganhe 2 canetas exclusivas Bolsa Blindada

Para fazer seus pedidos, clique aqui!

Atenção: a promoção vale até o término do nosso estoque de brindes, então corra! 😀

 

Amigas cariocas, é neste sábado que temos um encontro marcado 🙂

patricia - bienal2

Se você quer mais informações sobre a Bienal, clique aqui.  Este ano a Bienal será no Riocentro, anote aí!

Riocentro
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca 

Nos vemos por aqui ou na Bienal!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Sula Laiane diz:

    É verdade Paty, a todo instante surgem os “conselheiros” que nem foram convocados e que se encontram em uma situação pior do que os que estão sendo aconselhados. Rsrsrs, chega a ser engraçado.

  • Jarlenys Dias diz:

    “Será que dá para confiar no “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Ditado mais besta, tô fora!’
    Chamou-me atenção essa frase. Eu também já cometi esse tipo de erro. Dava conselho daquilo que não fazia. Que hipócrita que fui. Hoje já não faço porque Deus me mostrou esse erro. Eu, por exemplo, tenho cabelo para tratar mas não faço para cuidar e ainda por cima dou dicas as pessoas que precisam como cuidar e tratar o cabelo. Isso fez sentir-me mentirosa mesmo que as dicas que deixei eram dadas pelas experientes do cabelo. Aí, parei de dar aquilo que não vivo porque não quero prejudicar os outros. Só dou conselho daquilo que faço e aprendi com experientes.

    Obrigada por partilhar connosco, querida Paty. 😉
    Que Deus a abençoe cada vez mais.
    Beijinhos

  • Pamela diz:

    Oi Paty, eu sei que não adianta os meus conselhos por falta de experiencia de vida mesmo, eu empresto ou indico um livro sobre o tema, finanças, organização ou casamento e como estou trabalhando com os jovens, para eles (e outros também), meu conselho é quase sempre o mesmo: oração e leitura da bíblia!

  • Fabi Moura diz:

    Ótimo Paty. Uma vez disse Eddie Murphy: “O melhor conselho que já ouvi foi ‘não siga os conselhos de ninguém'”. Acredito que não precisa ser tão radical. Mas uma coisa é fato, é sempre bom PENSAR com a própria cabeça. O problema é que ninguém quer pensar e sai engolindo tudo o que vem pela frente. Pra mim os melhores conselhos, sem sombra de dúvidas, vêm de Deus. A Bíblia diz que Ele é nosso conselheiro. Acredito que ninguém melhor que Ele para nos direcionar com relação a TUDO e QUALQUER área da nossa vida. Grande Beijo :-*

  • Alessandra diz:

    É por esse e outros motivos que aprendi a não abrir a minha vida, como se fosse um livro para as pessoas, pois quem tá de fora dificilmente saberá o que você está passando, e em consequência disso os conselhos quase sempre não serão bons. Devemos abrir a nossa vida somente para Aquele que realmente tem o poder para nos ajudar “Deus”, e seus conselhos estão todos na Bíblia Sagrada.

  • Bruna diz:

    Patricia Lages.
    Muito bom esse post parabens.
    Nao consigo acessar a loja virtual seraque esta com algum problema?
    Grata.

    • Patrícia Lages diz:

      Vc usou o link do post? Pode tentar indo pelo home page também! Bjs

  • Dani diz:

    Adorei os brindes!!! Só que não estou conseguindo acessar a lojinha pelo iphone… Como faço?! Beijos.

    • Patrícia Lages diz:

      Do meu está ok…

  • Cinthia Garcia diz:

    Não estou conseguindo entrar na loja. Meu aparelho é da Sony e entro pelo Google Chrome.

    • Patrícia Lages diz:

      Puxa, gente… Que será isso?? Pela home vc consegue entrar??

  • Danielle friash diz:

    Bacana o Post Paty!!

    Ao invez de pedir conselhos por que você não se coloca na Situação que precisa do conselho? Ou seja Se alguém chegasse para eu resolver essa questão, como eu faria? Acredito que assim fica simples, sempre se colocando no lugar do outro, Claro que é sempre bom mas sempre temos que ponderar o que damos e o que recebemos de conselhos. Bjos Master! 🙂

  • Danielle friash diz:

    PS: O texto ficou clarissimo , somente coloquei uma opinião acima… BJos Bjos 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Opinião muito bem vinda!

  • Viviane oliveira silva diz:

    Olá patrícia, será que os pais semore tem razão en todos os conselhos qye dão, principalnente quando se trata no caso de palpites do tipo se vc casar vai sofrer vai ser infeliz ou essa pessoa nao tem onde cair morta .vc tem que ficar sozinha e trabalhar e cuidar do seu filho,ou casar so se o cara tiver uma bia condiçao financeira.quando os mesmos minha mae nao e feluz no casamento porque e o alicerce da casa sustenta a casa e o meu pai vive de bico isso e quando trabalhar na verdade nao faz o papel de um cabeça da familia.meu noivo quer casar. Trabalha é esforçado sempre ta estudando fazendo cursos. Nao e rico mais determinado e meus pais falam pra mim terminar. Da pra entender?

    • Patrícia Lages diz:

      O que eu vejo em casos assim, Viviane, é que os pais não têm noção do mal que fazem ao falar essas coisas. Muitos falam achando que estarão ajudando, ou seja, erram querendo acertar. Mas o que vc deve fazer é exatamente o que está fazendo: analise quem dá palpites e meça as palavras. Quem não tem exemplo não tem como aconselhar…

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: