Na semana passada a Sandra prometeu trazer dicas sobre as tarefas domésticas para crianças, indicadas por idade. Já prepararam a lousa ou as cartolinas? Mãos à obra!

 

CleaningSe você não acompanhou o primeiro post para iniciar a divisão de tarefas com as crianças, clique aqui. Se já está em dia com a leitura, vamos em frente!

Primeiro você mamãe, precisa entender que obter a ajuda de seus filhos pode ser um pouco complicado no começo, mas persista. Atitude positiva e perseverança são fundamentais, e ter em mente algumas regrinhas também!

  1. Ensine uma tarefa de cada vez, para que as crianças não fiquem confusas. Seja especifica ao dar a tarefa, por exemplo: coloque seus brinquedos na caixa, pegue um a um e coloque-os arrumadinhos até caber tudo e a tampa fechar.
  2. Elogie seus filhos ao término de cada tarefa. Uma dica é colocar ao lado do nome deles uma estrelinha como prêmio após cada tarefa realizada, isso servirá como um incentivo.
  3. Aplique consequências lógicas se seus filhos se recusarem a fazer ou esquecerem das tarefas, por exemplo: não usar o computador nesse dia ou até que realize a tarefa.
  4. Não faça a tarefa dele, se você fizer ele entenderá que pode falhar quando desejar e não respeitará sua autoridade.

babyAs tarefas devem ser apropriadas para cada idade.

  • Crianças de 2 a 3 anos: Já podem guardar os brinquedos, colocar roupas sujas no cesto e limpar o pó das estantes mais baixas.
  • Crianças de 4 a 5 anos: Varrer o quarto, arrumar a cama, tirar o lixo, regar as plantas e lavar, enxugar e guardar utensílios de plástico.
  • Crianças de 6 a 7 anos: Varrer ou aspirar, tirar o pó dos móveis, manter o quarto sempre arrumado, ajudar na preparação do almoço.
  • Crianças de 8 a 9 anos: Colocar ou tirar a mesa, lavar louça, colocar as roupas na máquina, guardar mantimentos, ajudar a fazer o jantar, dobrar e guardar roupa, passar pano no chão.
  • Crianças de ou acima dos 10 anos: Lavar, secar e guardar louça, arrumar os armários, o guarda-roupas, limpar banheiros, ajudar a lavar o carro, preparar refeições simples com a supervisão de um adulto (como fazer seu próprio lanche), usar a secadora de roupas, trocar a roupa de cama.

Serenity Heist with mother Michelle doing chores.IMPORTANTE: não faça comparações! Não é porque o filho de sua amiga que também tem 6 anos sabe varrer o quarto que o seu deve saber também. Cada criança tem sua própria habilidade e interesse. Você deve fazer com que seu filho se sinta bem por estar ajudando e todos devem estar em sintonia, trabalhando juntos para manter o lar agradável, limpo e arrumado!

Sempre leve em consideração o estilo diferente de cada criança e as habilidades. A lista acima é apenas um exemplo para lhe ajudar a entender o que cada idade pode realizar. Não force seu filho, não o sobrecarregue e ele entenderá gradativamente que as tarefas domésticas podem ser agradáveis. Com essas atitudes você estará preparando seus filhos para serem adultos responsáveis e independentes.

Na próxima sexta-feira, falaremos das recompensas. Fiquem atentas!

Beijinhos,

Sandra Lages

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Hahahaha que tudo, ótima idéia para eu fazer com meu filho de 6 anos.
    Ele só bagunça e não quer saber de arrumar!! Não vou comparar e sim elogiar!!! ADOREI O POST!

    • Que bom Jussi, seja perseverante se no começo ele relutar, não desista! Beijos.

  • Gostei muito dona Sandra, isso faz com que a criança cresça com responsabilidade. Parabéns.

  • Amei as dicas D Sandra! Já estava colocando em prática umas tarefinhas com minha filha de 5 anos e até minha 2a. filhinha de 1 e meio ajuda a arrumar os brinquedinhos na caixa :D. Mas vou começar outras tarefas aos poucos. A ideia das estrelinhas como forma de premiação é muito boa!
    Beijos 🙂

  • As dicas são maravilhosas! Já as pratico com meus 3 filhos(7,9,14) eles me ajudam e muito pois trabalho fora e quando chego em casa está tudo organizado e temos tempo para ficarmos mais juntinhos e curtimos a família. Grande Beijo Natália Deus abençoe você e sua família.

  • Oieeee Sandra
    Muito bacana suas dicas!!!
    Como sempre arrasando nas postagens dando super dicas maravilhosas!
    continue sempre com esse belo trabalho!
    Lhe desejo um Feliz Natal e que o sr. Jesus possa abençoa-la de uma forma grandiosa!
    Fica com Deus.

  • Puxa, estou “degustando” cada dica, dona Sandra!
    Repassarei tudo para as mamães!
    Beijos

  • Olá Patricia querida, nao sou mãe, mas tenho 2 lindos sobrinhos e muitas amigas que tem filhos, então compartilhei esse link no Face tenho certeza que as mamães vão amar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *