Economize dores de cabeça nestas férias! – Parte 2
20/12/2013

Na semana passada a Sandra prometeu trazer dicas sobre as tarefas domésticas para crianças, indicadas por idade. Já prepararam a…
Na semana passada a Sandra prometeu trazer dicas sobre as tarefas domésticas para crianças, indicadas por idade. Já prepararam a lousa ou as cartolinas? Mãos à obra!
Se você não acompanhou o primeiro post para iniciar a divisão de tarefas com as crianças, clique aqui. Se já está em dia com a leitura, vamos em frente!
Primeiro você mamãe, precisa entender que obter a ajuda de seus filhos pode ser um pouco complicado no começo, mas persista. Atitude positiva e perseverança são fundamentais, e ter em mente algumas regrinhas também!
- Ensine uma tarefa de cada vez, para que as crianças não fiquem confusas. Seja especifica ao dar a tarefa, por exemplo: coloque seus brinquedos na caixa, pegue um a um e coloque-os arrumadinhos até caber tudo e a tampa fechar.
- Elogie seus filhos ao término de cada tarefa. Uma dica é colocar ao lado do nome deles uma estrelinha como prêmio após cada tarefa realizada, isso servirá como um incentivo.
- Aplique consequências lógicas se seus filhos se recusarem a fazer ou esquecerem das tarefas, por exemplo: não usar o computador nesse dia ou até que realize a tarefa.
- Não faça a tarefa dele, se você fizer ele entenderá que pode falhar quando desejar e não respeitará sua autoridade.
As tarefas devem ser apropriadas para cada idade.
- Crianças de 2 a 3 anos: Já podem guardar os brinquedos, colocar roupas sujas no cesto e limpar o pó das estantes mais baixas.
- Crianças de 4 a 5 anos: Varrer o quarto, arrumar a cama, tirar o lixo, regar as plantas e lavar, enxugar e guardar utensílios de plástico.
- Crianças de 6 a 7 anos: Varrer ou aspirar, tirar o pó dos móveis, manter o quarto sempre arrumado, ajudar na preparação do almoço.
- Crianças de 8 a 9 anos: Colocar ou tirar a mesa, lavar louça, colocar as roupas na máquina, guardar mantimentos, ajudar a fazer o jantar, dobrar e guardar roupa, passar pano no chão.
- Crianças de ou acima dos 10 anos: Lavar, secar e guardar louça, arrumar os armários, o guarda-roupas, limpar banheiros, ajudar a lavar o carro, preparar refeições simples com a supervisão de um adulto (como fazer seu próprio lanche), usar a secadora de roupas, trocar a roupa de cama.
IMPORTANTE: não faça comparações! Não é porque o filho de sua amiga que também tem 6 anos sabe varrer o quarto que o seu deve saber também. Cada criança tem sua própria habilidade e interesse. Você deve fazer com que seu filho se sinta bem por estar ajudando e todos devem estar em sintonia, trabalhando juntos para manter o lar agradável, limpo e arrumado!
Sempre leve em consideração o estilo diferente de cada criança e as habilidades. A lista acima é apenas um exemplo para lhe ajudar a entender o que cada idade pode realizar. Não force seu filho, não o sobrecarregue e ele entenderá gradativamente que as tarefas domésticas podem ser agradáveis. Com essas atitudes você estará preparando seus filhos para serem adultos responsáveis e independentes.
Na próxima sexta-feira, falaremos das recompensas. Fiquem atentas!
Beijinhos,
Sandra Lages
Show de bola! Vou usar a técnica da estrelinha, fica mais divertido.
Oi Karla, é um grande incentivo! Beijos
Hahahaha que tudo, ótima idéia para eu fazer com meu filho de 6 anos.
Ele só bagunça e não quer saber de arrumar!! Não vou comparar e sim elogiar!!! ADOREI O POST!
Que bom Jussi, seja perseverante se no começo ele relutar, não desista! Beijos.
Gostei muito dona Sandra, isso faz com que a criança cresça com responsabilidade. Parabéns.
Beijinhos Roberta:)
Amei as dicas D Sandra! Já estava colocando em prática umas tarefinhas com minha filha de 5 anos e até minha 2a. filhinha de 1 e meio ajuda a arrumar os brinquedinhos na caixa :D. Mas vou começar outras tarefas aos poucos. A ideia das estrelinhas como forma de premiação é muito boa!
Beijos 🙂
As dicas são maravilhosas! Já as pratico com meus 3 filhos(7,9,14) eles me ajudam e muito pois trabalho fora e quando chego em casa está tudo organizado e temos tempo para ficarmos mais juntinhos e curtimos a família. Grande Beijo Natália Deus abençoe você e sua família.
Oieeee Sandra
Muito bacana suas dicas!!!
Como sempre arrasando nas postagens dando super dicas maravilhosas!
continue sempre com esse belo trabalho!
Lhe desejo um Feliz Natal e que o sr. Jesus possa abençoa-la de uma forma grandiosa!
Fica com Deus.
Puxa, estou “degustando” cada dica, dona Sandra!
Repassarei tudo para as mamães!
Beijos
Olá Patricia querida, nao sou mãe, mas tenho 2 lindos sobrinhos e muitas amigas que tem filhos, então compartilhei esse link no Face tenho certeza que as mamães vão amar!!
Legal!! 🙂