Filhos pequenos X férias. O que fazer com eles para não deixá-los entediados, mas sem gastar uma fortuna? A Sandra vem com ideias para você aproveitar as férias sem dores de cabeça!

 

lousaOlá, mamães! Hoje, quero ajudar vocês que ainda têm filhos pequenos e que, muitas vezes, não sabem o que fazer para contribuir de forma positiva no desenvolvimento e educação deles (como eu na época em que o meu era pequeno).

Lembro muito bem que, por diversas vezes, não sabia como agir. Devia poupa-lo das tarefas domésticas por que era só uma criança? Ou devia dar tarefas para que aprendesse a viver com regras e disciplina? Claro que hoje sei muito bem o que deveria ter feito, mas naquela época, como marinheira de primeira viagem e imatura, tive muitas dúvidas.

Fazendo uma análise das minhas próprias experiências, (muitas vezes não muito boas), quero dar às queridas mamães, leitoras deste blog, algumas dicas que sei que ajudarão bastante.

Tarefas domésticas para as crianças é uma das melhores técnicas de educação infantil, pois a criança aprende a desenvolver a competitividade e o cooperativismo.

Essas tarefas são importantes para estabelecer hábitos úteis, lealdade, responsabilidade e compromisso com o trabalho, itens fundamentais para que sejam adultos bem-sucedidos.

No início você poderá sofrer certa resistência por parte dos baixinhos, pois eles não vão ficar nada contentes ao perceberem que terão de sair de sua “zona de conforto”, mas seja firme e siga em frente.

pincelAproveite o início do novo ano para fazer uma reunião familiar. Não deixe de convocar o papai, pois é muito importante a participação e o apoio dele nesta jornada. Nessa reunião você vai explicar que tem novos projetos para todos em 2014 e, usando uma lousa ou uma cartolina, comece a expor suas ideias. Você vai perceber que eles ficarão atentos e curiosos com o que virá.

Escreva na lousa (ou cartolina) os nomes de cada membro da família, incluindo você e seu marido. Ao lado de cada nome, você colocará a tarefa que cada um irá realizar. Faça isso discutindo entre todos até entrarem em um acordo sobre o que cada um fará, por exemplo:

  • Maria: Varrer o quarto
  • Pedro: Levar o lixo para fora
  • Mamãe: Aspirar a casa
  • Papai: Colocar os pratos na pia

Mas… vou deixa-las um pouco curiosas também! Na próxima semana darei dicas sobre quais tarefas são apropriadas para cada idade. Enquanto isso, preparem lousa e giz ou cartolinas e canetas (tipo pincel atômico seria ótimo) e vá anotando as ideias de cada um sobre suas próprias tarefas.

Um beijo e até semana que vem!

Sandra Lages

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Amei D. Sandra, muito bom descobrir novas técnicas de educar a criançada :). Não é uma tarefa fácil mas é muito bacana envolver toda família nas tarefas do nosso dia-a-dia, eu tenho tentando disciplinar minha filha de 5 aninhos a me ajudar na arrumação do quartinho dela e de seus brinquedos, e é impressionante como antes de começar ela já tem uma rápida resposta na ponta da língua: “Mãe eu estou muito cansada”… (rsrs) cansada de pular e brincar imagino eu (rsrs). Já estou na expectativa para saber as próximas dicas 🙂
    Bjs… até mais.

    • Oi Vanessa, o importante é perseverar! Fique atenta para a próxima sexta. Um beijo.

  • Bom Dia
    D.Sandra

    Com certeza, veio em boa hora essa dica. Deus te abençoe. Eu estava a pensar o que fazer? por onde começar? muitas coisas para colocar em ordem? Mas esta dica me abriu os olhos, sempre pedir ajuda ao meu esposo, mas sem exito.. Mas o meu ilho de 5 anos sempre esteve comigo na cozinha, na arrumação do quarto. etc. Mas quando ele começou a perceber que o pai não dava tanta importância, começou a ficar com preguiça, mamãe estou cansadinho…ó mãe! Então tudo sobre mim.E tem sido muito cansativo isso não tenho tempo para nada, me arrumar, unhas cabelos, estudo em fim… trabalho a semana toda e no final era só arrumar( o único momento que não abro mão é domingo pela manha primícia para o MEU SENHOR, mas ao chegar em casa trabalho, trabalho, trabalho….

    Mas vou colocar em pratica essa dica.

    Beijos..

  • hum bem interessante nunca pensei por esse angulo , tenho dois pequenos um de 5 e um de 3
    , mas eles me ajudam , tudo que peço pra eles pegar eles pegam , e fora que o de 5 ja arruma a cama e seca louça e o de 3 ja guarda os sapatos e os brinquedos , bem fofinhos rs

    • Olá Priscila, que bom que você tem seus ajudantes em casa, com certeza eles saberão muito bem o que fazer quando cresçam! Parabéns!!

  • Verdade D. Sandra é importante dar tarefas as crianças tenho um filho de 11 anos e uma menina de 9 , dou tarefas a eles , o menino já me ajuda lavando o banheiro e a louça e a menina com as camas, pondo o lixo pra fora , varrendo o chão , no ínício há resistência sim , mais com o tempo eles acostumam, é importante para saberem q cada um tem uma função importante dentro da família, um beijo até o próximo post na sexta

  • Bom dia, dona Sandra!
    Amei as suas dicas. Mesmo não sendo mamãe, compartilharei com as amigas.
    E agora, no início de um relacionamento com uma família que veio prontinha “no pacote”, o meu namorado é vovô do pequeno Pedro – repassar sua orientações para ajudar na educação do pequeno, certamente alegrará a vida da jovem mamãe!
    Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *