Hoje é dia de economia em casa com as dicas da Sandra Lages. Pronta para fazer sua casa brilhar gastando menos tempo e dinheiro? Então vamos lá!

SandraOlá, meninas! Tudo bem? E então, já colocaram em prática as dicas usando o vinagre? Conte pra nós, não nos esconda nada! Quem não leu as dicas anteriores clique aqui e aqui.

Hoje, vamos aprender a usar o vinagre branco na  limpeza da cozinha. Anote as dicas!

Geladeira: Prepare uma solução com vinagre e água em partes iguais e passe uma esponja macia por dentro de toda a geladeira. Se as partes removíveis estiverem manchadas, coloque-as de molho nessa solução, deixe agir por alguns minutos, esfregue um pouco e enxague.

Microondas: Prepare uma solução com vinagre e água em partes iguais e coloque em uma tigela pequena. Leve-a ao microondas em potência alta por 5 minutos. O vapor amolecerá os resíduos de gordura e comida. Depois é só passar um pano ou esponja macia.

_MG_9630Remover manchas das panelas: Panelas de alumínio ficam escuras com o tempo, então coloque a mesma mistura das dicas anteriores na panela e deixe ferver. Espere esfriar e lave.

Remover manchas em xícaras e copos: Xícaras de café ficam manchadas com o tempo, então, de vez em quando, esfregue-as com uma pastinha de vinagre e sal (ou bicarbonato de sódio). Também serve para o interior dos copos e qualquer louça manchada.

Eliminar odores dos potes plásticos: Os potes que usamos para os alimentos podem ficar engordurados e com odores desagradáveis mesmo depois de lavados. Para eliminar o mau cheiro, a gordura e deixa-los como novos, coloque na esponja vinagre branco e umas gotas de detergente e lave normalmente.

Eliminar a gordura dos refratários: Depois de assar algo nos refratários é bem difícil retirar a gordura acumulada. Faça uma mistura de ½ xícara de vinagre, ½ xícara de água quente e 1 colher (sopa) de detergente, jogue dentro do refratário. Deixe a água amornar e esfregue com uma esponja.

_MG_0007Dar brilho e desinfetar os talheres: Em um recipiente com água, coloque 8 gotas de água sanitária ou cloro e ½ xícara de vinagre branco. Deixe os talheres de molho durante toda a noite, no dia seguinte é só enxaguar bem.

Renovar objetos de latão e cobre: Faça uma pasta com sal grosso e vinagre e passe sobre os objetos com uma esponja. Enxague bem e seque com um pano macio.

Renovar tapetes e remover manchas: Aplique vinagre branco com água morna, (em quantidades iguais), diretamente sobre a mancha e esfregue com uma escovinha macia. Depois lave o tapete com essa mistura acrescentando uma colher (sopa) de sabão líquido. Enxague com água limpa e, no final,  jogue o vinagre branco com água e deixe o tapete secar.

Eliminar riscos e limpar CD e DVD: molhe um pano macio em vinagre puro e passe delicadamente várias vezes sobre os riscos.

Limpar objetos de cobre oxidados: ferva uma quantidade de vinagre branco suficiente para cobrir as peças e junte 1 colher (sopa) de sal. Coloque os objetos oxidados de molho nessa solução por 30 minutos e lustre com um pano seco e macio.

Remover etiquetas adesivas e rótulos: Com um pano embebido em vinagre, esfregue as etiquetas ou rótulos a serem removidos, repita a operação até sair todos os resíduos de cola.

Ufa! Realmente são muitas as utilidade do vinagre, mas… tem mais! Na semana que vem, vou dar as últimas dicas de como podem tirar proveito desse produto tão barato e tão eficiente. Vocês ficarão surpresas!

Beijocas 🙂

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • amei as dicas!! Queria saber dicas para tirar manchas de bolor de roupas.

    Parabéns pelas dicas.

    bjokas

    blindete Taty
    =)

    • Oi, Taty. Se for em roupas de couro, o vinagre tira, mas se forem outros tecidos, eu creio que o melhor seja levar numa lavanderia. beijos!

    • Oi Tati, se as manchas de bolor forem claras, o vinagre tira sim, de qualquer tecido. Beijos.

  • Há alguns meses descobri que sou alérgica a alguns produtos químicos. como limpador perfumado, amaciante de roupas, cândida etc…Até descobrir, acordei por 2 vezes inchada e me coçando muito a ponto de ir parar no hospital….Não posso ter contato com estes produtos então, eu e minha mãe passamos a usar o vinagre! Além de não fazer mal para minha saúde, ele realmente é eficaz. Ótimas dicas, além de econômico. 😉

  • Bom dia , Sandra
    Descobri vc onte e fiquei muito feliz por ter pessoas como vc se preocupando com pessoa que vc nei conhecer .
    Estou amando todas as dicas muito obrigada, já estou esperando a próxima .
    Desculpa os erros de português bj até mais.

    • Oi Sulene, é muito bom poder compartilhar o que aprendemos sempre, pois os comentarios de vocês nos incentivam a cada dia! Beijinhos.

  • Ótimas dicas Sandra! Viangre é algo que sempre temos na cozinha, mas não sabia como ele pode ser um poderoso aliado à nossa vida de dona de casa! Amei! 😀

  • Olá Sandra,
    Muito boas as dicas, ainda não experiemntei porque tenho deixado para depois, mas breve vou ter me mudar para o Brasil e então vou ter que entregar o apartamento e como quero deixá-lo bem limpinho vou aproveitar as dicas.
    Vou agrupar tudo num documento, porque assim, deixarei para a minha filha que ainda é bébé as dicas 😉 Se lá cherem rsrs um Beijo Deus abencoe

  • Aproveitei bastante.muito obrigada pelas dicas do vinagre na maquina de lavar beijocas ,Sandra.

  • Oi Patricia estou amando as dicas, confesso que não tenho grandes habilidades com serviços de casa, mas já que é necessário que eu faça o melhor e gastando cada vez menos não é verdade? rsrsrs Gostaria de ver aqui dicas para limpar bolsa de couro, tenho tenho 2 de tons claro mas não sei como limpar.

  • Olá!
    gostaria de saber se vale para qualquer tipo de vinagre, tinto, branco, de vinho….
    bjinho

    • Olá Cris, o melhor é usar o vinagre branco ou o vinagre de maçã que são os mais claros, os de cores fortes como o de vinho, é muito pigmentado e é melhor evitar para que não tinja os objetos ou roupas. Beijos

  • OI Sandra! adorei as dicas!!! Gostaria de saber, o vinagre tambem tem ação desinfetante? beijos!

  • Hola sra. Sandra, ya entiendo mejor el portugues y me sirve mucho sus consejos. Sera ql con el vinagre tambien puedo limpiar mis lentes? Besitos sra.

    • Hola Nelly, que gusto tenerla aquí en el blog con su comentario! Si se puede usar en los lentes diluido en agua y luego enjuagar. Besos y muchos saludos a todos de Querétaro!

  • Oieeee Sandra, tudo bem?
    sim… sim…. e como coloquei em prática as suas dicas usando o vinagre!!!
    Na semana passada usei a dica na minha pia que estava com manchas ao redor do ralinho e ficou muito bom!!! funcionou!… ameeeeeeei !!!!!
    Agora vou fazer a de limpar os buraquinhos do chuveiro!
    Outra dica que me chamou muito a atenção no post de hoje, foi a de eliminar riscos e limpar CD e DVD e também remover etiquetas adesivas!
    No vidro do meu carro tem uns adesivos antigos que não consigo tirar de jeito nenhum!!!… vou experimentar com as sua dica e depois te falo!
    Poxa… Sandra nem sei como agradecer por ter tanto trabalho para nos trazer essas dicas tão preciosas!
    estou gostando muito do aprendizado e continue sempre com essas dicas maravilhosas!
    Deus a abençoe grandemente!

    • Oi Luis, que bom que está fazendo a lição de casa direitinho! Rsrsrs, obrigada por nos contar! 🙂

  • Olá, Sandra!

    Adorei as dicas. Já usei no meu microondas e foi ótimo! Gostaria de saber se o vinagre também é eficiente para limpeza de guarda roupas. E, em caso positivo, qual a proporção a ser usada e como proceder a limpeza?
    Bjs, até as próximas dicas!

    • Oi Ieda, é eficiente sim. Fique de olho na sexta que vem, pois estarei explicando como limpar o guarda roupas e muito mais! Beijos.

  • Dna. Sandra Realmente usar o vinagre nos ajuda muito, fiz na panela de pressão sempre ficava alguns minutos esfregando mas com a solução com vinagre nem precisei …rs…rs.. Muito Ui mesmo! Deus a Abençoe! Forte Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *