Hoje é dia de post da Sandra Lages que traz dicas de economia para arrasar em casa usando uma coisa que você deve ter aí no seu armário. O que será?

 

ImanPrimeira sexta do ano e não vamos parar de economizar, não mesmo! De jeito nenhum! 🙂

Por isso, reuni 12 dicas super legais que ajudarão a economizar tempo e dinheiro usando um produto que você deve ter aí na sua casa: vinagre branco. Você sabia que pode usá-lo em benefício das suas roupas e máquina de lavar? Anote aí!

  1. Tirar manchas de suor ou desodorante: Prepare uma solução com 250 ml (1 xícara) de água morna e 1 colher (sopa) de vinagre branco. Molhe uma esponja limpa na solução e passe sobre a mancha, quando notar que está “amolecendo” lave a peça normalmente.
  2. Amaciar as roupas: Coloque suas roupas na máquina de lavar e despeje 1 xícara de vinagre branco na água, proceda normalmente com o ciclo de lavagem. Isso também evitará que as roupas peguem fiapos. Nas máquinas com abertura frontal coloque na gavetinha de sabão.
  3. Tirar cheiro de mofo: Mudança de estação significa que as roupas de inverno, por exemplo, ficarão guardadas por um bom tempo. Dependendo da sua localidade elas podem ficar com o típico cheirinho de mofo, nada agradável. Coloque-as de molho em água com vinagre por cerca de 1 hora depois lave normalmente e o cheiro desagradável vai embora.
  4. Evitar o desbotamento: As roupas de cor exigem um cuidado extra. Muitas vão desbotando com o tempo e aquela peça preferida vai ficando bem sem graça… Para evitar isso, coloque 1 xícara de vinagre branco na água e lave normalmente.
  5. Mal cheiro nas roupas: Chegar da academia suada e jogar as roupas no cesto para lavar depois poderá deixa-las com um cheiro nada agradável, então coloque na água da lavagem 1 xícara do vinagre branco.
  6. Roupas manchadas: Molhe as manchas usando uma solução com 3 colheres (sopa) de vinagre branco, 2 colheres (sopa) de detergente líquido e 4 xícaras de água. Esfregue bem as partes manchadas e depois lave normalmente.
  7. Lavar lingerie: Lave-as sempre em água com vinagre, isso as torna mais resistentes e duráveis.
  8. Remover manchas de vinho: Molhe a mancha com vinagre puro e esfregue para ir soltando. Depois lave normalmente.
  9. Evitar manchas: Já teve sua bolsa manchada ao usar uma calça jeans nova? Antes de usar, coloque a peça de molho em um concentrado de vinagre branco (3 porções de vinagre para 1 de água). Prepare uma quantidade suficiente para cobrir toda a peça e deixe de molho por 15 minutos. Lave normalmente.
  10. Branquear as roupas: Em uma panela ou caldeirão grande, prepare uma solução de água com vinagre branco (1 xícara de vinagre para 5 de água). Calcule uma quantia para encher o recipiente e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e coloque as roupas brancas de molho por 6 horas (melhor se fizer a noite para lavar de manhã). Lave normalmente.
  11. Peça de lã encolhida: Você poderá recupera-las usando a solução de água e vinagre (1 parte de vinagre para 2 de água). Deixe-as de molho por meia hora, esprema e estique cuidadosamente a roupa para secar.
  12. Limpar o interior da máquina de lavar: Para deixar a máquina limpinha como nova, encha-a de água e ponha 1 xícara de vinagre. Deixe completar o ciclo de lavagem (com a máquina sem roupas) e ela ficará limpinha.

Queridas amigas, espero que tenham gostado das dicas de hoje. Na próxima semana vou trazer mais utilidades do vinagre na limpeza da casa. Fiquem de olho!

Beijos e até a próxima sexta!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia! Excelentes dicas. Descobri tambem que o vinagre e um otimo desinfetante e pode ser passado no chao, muito bom para quem tem animais em casa. Um abraço e obrigada pelas dicas.

  • Eu já usava o vinagre para fazer faxina. Ele é maravilhoso para cortar aquela espuma que se faz quando enxaguamos o chão, ele não diexa o azulejo mnchado e é ótimo para ajudar na limpeza dos vidros, mas desconhecia essas outras utilidades!
    No começo eu estranhava o cheio pois é forte quando não estamos acostumados mas após tanto tempo de uso acho ele até cheirosinho rsrsrs… Sempre que tenho oportunidade ensino para as minhas amigas e provo o que ensino elas reclamam do cheiro mas logo vêem que evapor e depois podemos perfumar o amiente com o cheireinnho que queremos.
    Não vejo a hora de aprender mas! Amei as dicas, ficarei ligadinha no blog com vcs!
    Bjinhos

    Rê do Rio

  • Amei as dicas, gosto muito de dicas para a casa, o vinagre tira manchas de bolor tb? Bjokas, Taty

    • Oi Tati, tira sim, fique de olho nas dicas da próxima semana! Beijos

  • Legal essa dicas todas com vinagre, fácil e econômico mesmo. Arrebentou!

  • Amei essas dicas,já estava pesquisando o que fazer para tirar os fiapos das roupas que fica na maquina,agora vc mim deu a dica obg …

  • Senhora Sandra,bom dia! Geralmente o vinagre tem um cheirinho desagradável.. Como faço para não deixar que o cheiro fique? Beijinhos.

    • Olá Klissia, você pode fazer a limpeza com o vinagre e depois colocar um aromatizante de ambiente, ou um difusor para o ambiente ficar perfumado. O cheiro de vinagre não fica por muito tempo, pois o vinagre também é usado para neutralizar odores. Logo some! beijos.

  • Olá dona Sandra e Paty, feliz 2014, amei as dicas e vou fazer.
    Eu nunca tinha ouvido falar que vinagre branco servia para tantas coisas, principalmente para aquelas manchas que fica debaixo do braço das camisas. Muito obrigado mais uma vez.

  • Oiii, adorei as dicas, mas gostaria de saber, as roupas nao ficam com o cheiro do vinagre??

    • Oi Milena, as roupas ficam macias também com o vinagre, mas você pode usar o amaciante no enxágüe final para que as roupas fiquem perfumadas! Bjs.

  • Amei as dicas…eu o uso o vinagre sempre para limpar rejuntes do piso, é ótimo o rejunte fica branquinho!

  • Que legal!!! Quantas dicas importantes… e nem precisa comprar Vanisssssssssh… OPA! Não pode falar! rsrsrsr

    Mas chamou minha atenção o título: estou percebendo que economizar (ou fazer bom uso do) tempo é tão importante quanto saber administrar o dinheiro.

    Obrigada Sandra!
    Ah, Patrícia, Estou AMANDO o livro!

    Chegou ontem e Comecei a ler. Fique até 2h da manhã com os olhos pregados nele… é muito interessante e gostoso de ler.
    Me pego rindo alto várias vezes e estou conseguindo organizar melhor meu planejamento e meus pensamentos rs… E pensar que acabei aprendendo a fazer o orçamento para ter aquela visão geral somente quando perdi o controle… que falta de noção total em administrar as finanças. Como você falou é cultural e a gente acaba fazendo o que vê em casa.

    Bom, assim que eu terminar, mando um e-mail -> Dá vontade de conversar com você durante a leitura, é muito interessante isso! =D

    • hahahahaha… eu “confiei no rosa”, mas não funcionou!!!
      Sem dúvida que economizar tempo faz parte de economizar dinheiro e pouca gente percebe isso.
      Quando a conversar comigo, feel free, eu tb faço isso com alguns autores e até brigo com eles: “Você não devia ter tido essa ideia, EU é que deveria”…kkkkkkk!!

      • KKkkk…. é muito engraçado, porque a gente se identifica tanto, que parece que éramos amigonas antes de você escrever… estou rindo sozinha mesmo…

        Gente, e o episódio do suco?! Morri de rir…. vamos fazer uns driques… que engraçado… Estou amando as metáforas, a simplicidade e a sua narrativa super agradável. Você deveria começar a pensar no Bolsa Blindada II, “De Volta para o Futuro” ou “Duro de Matar” ou coisa assim, mas que continue a saga… estou amando!

        • Uma saga tipo “Tubarão 35” ou “O bisneto de Rocky Balboa”? hahahahaha… Ano que vem tem novidade!! ; D

          • Dona Patricia Lages e Ana Augusta, parem de tricotar nos comentários do post da Sandra kkkk, brincadeirinha, A Paty é isso, parece que a conhecemos de longa data rs rs, também me acabo de rir com ela, quando eu estava lendo o livro eu sempre falava par ao meu marido, cadê Patricia? Preciso falar com ela rs rs, precisava de ver as caretas dele, achando que eu estava ficando doida.

          • Pois é Gis, você viu que invasão? kkkkk… Mas foi uma invasão muito boa, conversa gostosa entre amigas! kkkk…bjs

  • Nunca imaginei que poderíamos ter tantas opções de limpeza com o vinagre. Gostei demais e vou colocar em prática. A coisa mais legal que existe no mundo é dividir nossos ensinamentos. Valeu mesmo.

    • É verdade Maria, quanto mais compartilhamos o que sabemos com as pessoas, mais enriquecemos nosso conhecimento! Beijos 🙂

  • Oieeee Sandra
    …E como etamos gostando das suas dicas!!!!
    Eu não sabia de como é útil o vinagre!
    Gostaria de saber se nessas dicas só pode ser usado o branco?
    ameeeeei a de evitar os fiapos nas roupas … pois algumas camisas sempre depois da lavagem ficam com fiapos!
    e também a de tirar o típico cheirinho de mofo, nada agradável.
    Como sempre digo suas dicas são excelentes!!! …cada semana fico maravilhado com tantas coisas boas que vocês nos proporcionam!
    como sempre digo este Blog é um tesouro!!
    E não digo isto só para agradá-la não viu…
    hoje mesmo, estava eu tentando consertar uma peça na porta do meu carro e na hora de fechar o forro da porta, colocando um parafuso ví que ele estava frouxo e não dava aperto!
    Então… me veio na cabeça…ahhh…a dica da Sandra… colocar um papel alumínio… e então… Funcionou!!!!
    Só tenho que lhe agradecer por tudo que nos tem ajudado!
    Continue sempre aqui no nosso Bolsa Blindada!
    Deus a abençoe Grandemente.

    • Obrigada Luiz por estar sempre visitando o blog e aplicando no seu dia a dia as dicas, semana que vem tem mais! 🙂

  • Adoreeeiii as dicas!!! Beijooos
    Patrícia Lages e Sandra Lages 😉

  • Bom diaaa eu amei as dicas muito interessante…algumas eu já conhecia mas as vezes até me esqueço de usa-lo, agora não vou deixar de usar, tenho certeza que eu irei economizar e muito…um forte abraço e obrigada pelas dicas maravilhosas….

  • Oi Dona Sandra! Que legal essas dicas. Para mim que quase não tenho tempo elas são super importantes. Vou ficar ligada nas próximas. Abraços…

  • Amei! Amei! Nem imaginava que vinagre deixava a roupa macia. Obrigada pelas dicas! Vou ficar aqui de olho nas próximas D Sandra. Bjs

  • Oie Sandrinha! Que tudo, amei amei., menina nunca imaginei que o vinagre era tudo de bom.

  • Obrigada de dividir connosco tantas coisas boas para o nosso dia a dia.O vinagre branco também tira o calcário das torneiras e as deixa brilhantes como novinhas!Beijinho

  • Olá Sandra, ótimas dicas que você nos deu. O bicarbonato de sódio aliado ao vinagre também é uma ótima opção para limpar rejuntes ..

    Aguardo novas dicas

    bjss

  • Gostei da dica, mas o vinagre tira a mancha de suco de uva em roupas brancas??

    • Essa só testando, Carina… Não fizemos essa experiência 🙁

  • Muito legal, minha mãe usava vinagre pela casa toda!!!! 😀
    Dicas valiosas, obrigada d. Sandra. Bjs

  • Muito bom o post super dicas!Outra dica e usar o vinagre branco para tirar o encardido de reajunte claro da cerâmica, fica novo e clarinho!

  • Uau! Já usava vinagre para lavar o chão….agora será a casa Toda! A-do-rei!

  • Oi Sandra, posso chama-lá assim??? Eu so fiquei com uma duvida típica de quem eh nova dona de casa: tem que ser vinagre de álcool ou vinagre de vinho branco, ou nao faz diferença?

    Obrigada pela atenção.

    Deus abencoe!!!!

  • Bom dia Sandra, comprei vinagre branco para tirar o suor e as manchas de desodorante das camisa do meu esposo, segui tudo certinho, mas não funcionou; Amornei a água, coloquei o vinagre, apliquei no local desejado e nem seque amoleceu… Beijinhos…

    • Oi Lara, pode ser que o suor esteja empregando já a muito tempo, então deixe a roupa de molho em água, vinagre e sabão em pó. De vez em quando pegue a peça e esfregue com a solução de água, vinagre e sabão, bem no local da mancha e volte a deixar de molho. Com isso a mancha de suor deve amolecer. Beijos

  • Ok, vou fazer isso hj mesmo e depois retorno para contar como me sai, bjinhos e obrigada pela atenção.

  • Gostei de saber que amacia a roupa, mas será que não fica com cheiro de vinagre? Obrigada pelas dicas, beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *