Mais do que nunca, hoje há um sem-fim de distrações que controlam as pessoas. O lema é distrair para controlar.

Distrair para controlar

Certamente o título do post de hoje, por si só, já é uma frase que dá o que pensar.

Afinal de contas, aquilo que distrai você é o que toma o seu tempo e aquilo que toma o seu tempo é o que controla o seu dia.

Recebo muitas mensagens de pessoas dizendo coisas como:

  • Não consigo largar o WhatsApp
  • Entro no Instagram e quando vou ver se passaram horas e eu não fiz nada
  • Se eu não postar tudo o que faço parece que está faltando alguma coisa, mas isso me atrasa muito
  • Sei que tenho muitas coisas para fazer, mas passo o dia na frente da TV

Fico imaginando que, se a minha avó lesse esses comentários, pensaria que foram escritos por crianças pequenas…

 

 

Realmente as pessoas mais antigas não conseguem entender a sociedade moderna, pois os adultos estão agindo como crianças.

E mais: pior do que agir como criança e achar normal agir como criança!

Entretanto, por mais que seja comum esse nível de distração, não é normal e você não deve aceitar.

Ainda que sejam outros tipos de distrações, você deve manter o foco nos seus objetivos, caso contrário, sempre será controlado por algo.

 

Distrair as mulheres para controlar as famílias

Apesar de que todos estamos sendo bombardeados por inúmeras distrações, a mulher tem sido um alvo mais visado.

Enquanto o homem se limita a fazer a barba e se vestir pela manhã (sem gastar muito tempo com isso), a mulher “precisa” se atentar a uma série de coisas:

  • Cabelo (corte, cor, fios brancos, como deixar liso, como enrolar, prender, deixar solto)
  • Unhas (esmaltação comum ou gel, cor, quadradas ou arredondadas, curtas ou longas)
  • Roupas (estilo, cor, caimento, o que está na moda, o que saiu de moda, o que a blogueira disse que se tornou cafona, o que está em alta, o que me emagrece, o que me alonga, o que me faz parecer mais jovem)
  • Pele (quais produtos de skin care estão em alta, quais não devo mais usar, o que saiu na mídia e que está bombando, como hidratar, como reduzir a oleosidade, como fechar os poros)
  • Maquiagem (cores da moda, cores que rejuvenecem, produtos do momento, como fazer durar o dia todo, sombra ou delineador, batom ou gloss, marcar os olhos ou destacar os lábios)
  • Casa (limpeza, decoração, alimentação, compras e aquele eletrodoméstico que “todo mundo tem” menos você)

E, como se tudo isso fosse pouco, ainda tem filhos, exercícios físicos, trabalho e a eterna luta contra o tempo, pois mulheres não têm o direito de envelhecer!

Diante disso, tenha em mente o título deste post: distrair para controlar, e analise:

O que tem controlado você? É a moda, a internet, a busca pela aceitação das pessoas, o querer ter tudo o que “todo mundo tem”?

Pense nisso, pois o que distrai você é o que toma o seu tempo, e o que toma o seu tempo é o que controla o seu dia.

 

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia!
    Ontem resolvi desligar meu celular mais cedo, jantar mais cedo, deitar mais cedo.
    De madrugada levantei para ir ao banheiro e me alegrei que era 2 e pouco e eu já me sentia descansada… e acordei sem dor no braço, nas mãos!
    Muito obrigada!

  • Bom dia querida! Que libertador este post! Concluí que a única coisa que ainda me controla é meu trabalho, que para mim é a coisa mais prazerosa que existe, pois amo o que faço, aliás, eu só faço o que amo 🤗🤗 até cliente chata eu coloco para correr, estou no meu melhor momento🤩🤩.

  • Bom dia Patrícia!
    De tudo o que você escreveu e fazendo uma análise, cheguei a conclusão que, com este desafio, com o livro do Cardoso, o seu livro (ainda estou lendo) e o novo livro que você indicou do Clayton, quem mais me distrai é a Deby.
    O equilibrio é algo espetacular.
    Tenho algumas coisas acumuladas e outras que ainda não comecei, mas meu propósito é ir colocando tudo em ordem com as técnicas aprendidas no clube da leitura, nos livros, nos vídeos e os cursos que estou fazendo. PMC.
    A pandemia tem suas vantagens, pois temos que fazer do limão uma limonada.
    Ultimamente não tenho me permitido dormir depois das 2h00, que no meu caso é uma vitória.
    Beijos e muito obrigada por tudo.

  • Vdd Patricia, quantas coisas que nos distraem e controlam nossas vidas!! Eu reclamo muito de falta de tempo e tenho analisado sobre isso. Mas por mais que me policio, sempre acabo perdendo tempo lendo coisas na internet, vendo videos, até são coisas construtivas, mas no caso acho que tenho que limitar tempo para isso, pq um video leva a outro, e mais outro e as horas vão passando. Qdo o dia acaba vejo que não precisava ter ficado tanto. Em questões de influencias pela mídia quanto à moda, maquiagens, blogueiras, tendências, não me prendo muito a isso, pq nem tudo que tentam nos empurrar combinam com nossa personalidade, ultimamente só compro o que é necessario mesmo. Nesse ponto ja estou melhorando e me controlando mais!! Te seguir e ler sobre educação financeira esta me ajudando muito, te seguir então, nem se fala!!! Só gratidão!!! Bjs

  • As redes sociais mais atrapalham do que ajuda. Instagram e Facebook, quando não são usados para o trabalho, se tornam diários público de vida privada, assim como o status do Whatsapp. Fora que são realidades virtuais, pois nem sempre destacam a realidade em um todo.

  • Boa tarde Patricia!!

    Amando seus posts, você é inspiradora!! Sem enrolação, você consegue passar a mensagem!!
    PARABÉNS!!!!

  • Boa tarde querida
    Esse post é muito esclarecedor.
    Ter controle sobre todas as coisas pra mim é lprimordial; e nessa pandemia então, o tempo fica sempre a meu favor pq faço minhas tarefas diárias, leio bons livros, assisto seus vídeos e ainda escrevo os tópicos mais interessantes das leituras.
    Sim , gosto de ler a Bíblia e refletir nos capítulos e versículos que mais me edifica.
    Tenha uma boa tarde💋❣️💕
    O

  • Olá Patrícia, boa tarde! Puxa, tantas distrações nesse mundo tão moderninho que sinto saudades do tempo daquelas revistas com imagens para descobrir os erros, caça-palavras, palavras cruzadas e até fotonovelas não coloridas (rs…rs…). Então para a realidade atual, acrescento o que está em Jó 34,4 “Tratemos de discernir juntos o que é certo e de aprender o que é bom.” Abraços!

  • Olá Patrícia!
    Estou sempre de olho nos ladrões de tempo, ainda me pego cometendo alguns. Desde que iniciou a pandemia estou na casa da mãe, o projeto de voltar para minha casa é fim deste ano. Por enquanto tenho que lidar com as distrações todos os dias, pois montei meu escritório na casa dela e aqui é bombardeio o tempo todo, as vezes a mãe coloca uma cadeira na minha frente e quer conversar, a família é grande sempre aparece alguém para visita-la. Estou tendo um pouco de dificuldade em saber lidar com as distrações por aqui, um dia consigo, outro não, elaborando estratégias para não perder o foco.

    Grande abraço.

  • Às vezes o que distrai uma pessoa de seus objetivos são seus pensamentos. Tudo começa dentro da pessoa, quer seja a distração quer seja a determinação de alcançar o objetivo.
    Hoje em dia parece que somos ensinados a nos distrair, assim os que detém o monopólio do entretenimento focado no controle, alcançam sempre seus objetivos comerciais.
    Mas, se as pessoas soubessem que vencer a si mesmas faz com que alcancem seus objetivos, não perderiam tempo tentando serem aceitas nas redes sociais, por pessoas que nem conhecem. E ainda por cima teriam condições tanto psicológicas quanto financeiras para ajudar familiares e outras pessoas gerando mais oportunidades, ao invés de depender dos outros e do governo.

  • Patyyyyyy….. iniciei um curso para certificação e não tinha lido este post, li somente hoje doa 04/03. Você acredita que na terça a noite, dia 02/03 Deus falou comigo exatamente isso. Por este motivo deixei por tempo indeterminado as minhas redes sociais para poder ter mais foco e menos distrações, e também deixar de depender, seja daqueles 5, 10 30 minutos olhando o instagram. Muito bom saber e entender que estou me libertando e permitindo todos os dias ser o melhor, com disciplina.

  • perfeito….. foi controlando meu tempo que me matriculei em uma pós de 1 ano e meio…. consegui diminuir o tempo para seis meses, mas entrou a pandemia….
    ao invés de mergulhar na TV, me ative aos estudos e fiz a pós em 3 meses

    fechei todas as disciplinas, já peguei o diploma oficial, já estou com a nova pontuação enquanto amigas próximas estão perdidas e neuróticas com as noticias da TVlixo

  • Boa tarde!
    Percebo que para contornar tudo isso, o grande desafio é controlar a nós mesmos!!
    Obrigada Patrícia, por sempre nos fazer refletir sobre o que é realmente importante em nossas vidas. Sempre com uma linguagem clara, simples e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *