Muitas vezes fazemos um detox do que vem de fora, evitando as notícias e as redes sociais, mas nos esquecemos de limpar os nossos próprios pensamentos.

Detox da mente: livre-se de maus pensamentos

Sabe quando você está ao lado de uma pessoa extremamente negativa?

Qual é o seu desejo naquele momento?

  • A) Continuar a conversa porque você se odeia
  • B) Concordar com tudo e ainda jogar mais lenha na fogueira porque você realmente se odeia
  • C) Sair de perto o mais rápido possível, antes que sua mente seja contaminada por maus pensamentos.

Eu creio (pelo menos, espero) que você vá de alternativa C!

Porém, sair de perto de alguém que só traz negatividade é relativamente fácil.

Difícil mesmo é quando a negatividade e os maus pensamentos estão na sua cabeça, afinal, como fugir de si mesmo?

Por isso, mais importante até do que vigiar o que você ouve, vê ou lê, é vigiar o que se passa com os seus próprios pensamentos.

Avalie o que você pensa sobre si mesma, se acha-se incapaz, “azarada”, inferior aos demais ou se vive se fazendo de vítima.

E não só isso, mas também aqueles pensamentos que você nutre, mas nem tem coragem de falar em voz alta.

Se você não pode falar em voz alta aquilo que pensa, por que será?

Não seria porque se trata de algo totalmente inadequado?

E se é inadequado, por que está na sua cabeça?

Eu creio que a vigilância com os nossos pensamentos é algo que precisa ser feito não só o tempo todo, mas como a vida toda.

Eis um trabalho que não vai acabar nunca!

 

Pássaros pousam, mas não devem fazer ninho

Martinho Lutero definiu muito bem essa questão dos pensamentos em uma frase bastante conhecida:

Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas.

Ou seja, os pensamentos maus vêm para todos nós, mas a diferença está entre os que deixam que eles se instalem e criem raízes e os que não os aceitam.

Quem não vigia os próprios pensamentos vai acabar permitindo que conceitos errados acabem se infiltrando e fazendo seus estragos.

Afinal de contas, nós somos o que pensamos.

Então, se pensamos coisas ruins impuras e que não têm nada de bom, nossas atitudes serão igualmente assim.

Veja o que diz a passagem de Jó 14-4:

Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!

Portanto, se o pensamento não é puro, não deve estar na sua cabeça.

Nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Boa tarde querida! Tem hora que tenho que balançar minha cabeça e falar alto: “show pensamentos ruins” e muitas vezes vem do nada, incrível. 😍😍

  • Pois é, Paty, mas quando a família é negativa, não tem como escapar.
    Perdi uma prima semana passada, vítima da covid. Fazia 4 dias que ela tinha tido sua bebê prematura pois houve complicações nesta reta final da gravidez. Contraiu covid no hospital.
    Parentada não soube lidar com a situação e foi um festival de “não era pra ter engravidado”, “não era pra ter ido pro hospital”, “era pra ter feito consulta online”, “esperasse o fim da pandemia pra engravidar”. Putz, minha outra prima, irmã da que morreu, fez um textão pra família pra explicar nos mínimos detalhes a situação e o desenrolar da situação.
    Minha tia, em luto, ligou pra família, pra consolar (!!!!) pessoas que estavam mais desesperadas do que ela que estava perdendo a própria filha. A minha família consegue despertar o meu pior, infelizmente. Vou parar por aqui por que o caso é cheio de detalhes e houve negligência do hospital. Não adianta fechar praia, bares e restaurantes e não limpar direito o hospital ou o mesmo profissional da saúde que atende covid ir dar um passeio na ala das grávidas. Deu nisso.

    • Entendo 100% o que você está dizendo. As pessoas estão com o “nível de negatividade” mais alto do que nunca e quando se trata da família não tem muito o que fazer a não ser não deixar “os urubus” pousarem. Colocar a culpa da morte no próprio morto é o cúmulo, mas é o que mais se vê. Isso só nos mostra como as pessoas estão desestabilizadas e com os pensamentos intoxicados. Vamos nos blindar disso o quanto pudermos, pois vale o sacrifício. Sinto muito pela sua prima e por ter de lidar com essa questão extra, digamos assim. Amanhã teremos um post que pode ajudar nessa questão. Acabei de redigir e agendar. Beijos!

  • Olá Patrícia! Por hoje vou apenas acrescentar o que está no Salmo 139,23-24: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Abraços!

  • Patrícia, querida, boa tarde,
    Que tal você fazer um vídeo da postagem acima?
    Ficou tão nota 10!!! Creio que facilitaria prá gente poder ajudar as queridas que andam deixando os passarinhos fazerem ninho em suas cabeças!
    Beijos
    Vânia

    • Isso não tinha “pousado” na minha cabeça, mas foi um passarinho do bem!! Obrigada 🙂

  • Boa noite! “”!Portanto, se o pensamento não é puro, não deve estar na sua cabeça.””
    verdade….

  • Em momentos de pensamentos ruins eu busco por coisas boas. Leio a bíblia, busco aprender coisas novas combatendo aquele pensamento. E se as pessoas são negativas fujo mesmo. Pois as vezes as pessoas jogam pensamentos que nunca pensaríamos. Jogam lixo como já falado em outro post. Evito que meu coração passe por sentimentos desnecessários. Há pessoas que focam tanto em seus maus pensamentos que acabam afligindo seu coração com sentimentos ruins até ficarem com depressão.

    Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

    Provérbios 4:23

  • Está lindo o Planner Fianceiro. Vi agora no Clube da Leitura. Dá para ver o capricho e o carinho.

  • Oi Patrícia!
    Massa esse texto sobre nossos pensamentos, eu sempre comparo com o fantástico mundo de Bobby (desenho animado, onde a mãe do garoto dizia uma coisa e ele imaginava outra), oh mente fértil a nossa e se agente vai deixando cria ninho mesmo. Precisamos estar o tempo todo nos policiando pois conhecemos a Deus, sabemos o quando ele é fiel com aqueles que lhe obedecem e ainda assim deixamos nossa mente criar coisas que não faz parte dos ensinamentos que Jesus nos deixou, basta chegar os momentos de dificuldade e a mente vai embora por caminhos que leva ao fracasso.
    Sem contar que quando nosso EU, descobrimos que agente critica os outros e muitas vezes somos iguais em pensamento, o que há dentro de nós é o que determina quem nós somos.

    Grande abraço.

  • Oi Patrícia bom dia, é verdade, temos que nos livrar de maus pensamentos, esse é um tema muito importante a ser abordado. Vivemos em uma época de muitas informações, muitos lixos que vemos nas redes sociais, na mídia, enfim, em todo lugar que vamos e estamos, então é por isso que temos que ser vigilantes em relação aos nossos pensamentos. Também vou citar esse versículo de Provérbio 23.7, Porque, como imagina em sua alma, assim é… pois sei que ele é apropriado para esta leitura. É importante que pensemos adequadamente. Os pensamentos são poderosos e, de acordo com o escritor do livro de Provérbios, possuem uma habilidade criativa, e se os nossos pensamentos podem influenciar no que nos tornaremos, então deve ser prioridade nossa mente ter pensamentos corretos. A Bíblia fala muito sobre nossos pensamentos. Na verdade, a maioria das instruções de Jesus e de Paulo não se concentraram nas aparências externas ou nas coisas que as pessoas fizeram, mas nos pensamentos de sua mente e nas atitudes de seus corações.

    Até mais!

    • Oi, Tassia
      Tem coisas que a gente não tem que tentar resolver porque cabe à própria pessoa tomar uma atitude. A nós cabe apenas não entrar na dela e seguir em frente.

  • Bom dia: Esses artigos nos coloca fora da zona de conforto e faz todos nós refletir. Parabéns por compartilhar.

  • Ah que post maravilhoso! Me fez lembrar do Yoda em Star Wars, quando ele fala que o medo leva ao lado ruim da força. E lembro também de Jesus que nos motiva a sempre ter coragem. No fim das contas é bem isso, né? Pensamentos negativos nos levam a ter medo, e o medo a atitudes ruins sobre coisas que nem sequer podem acontecer. Precisamos ser cuidadosos mas não podemos deixar pensamentos virarem paranoias. Excelente tópico e muito necessário atualmente. Beijos Patrícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *