Desafio detox #8 – Começar e não terminar, como mudar isso?

Você começa várias coisas, mas não consegue terminar quase nenhuma? Tem muitas ideias, mas não sabe como fazê-las se tornarem realidade? Então esse post é para você!

projetos inacabados

Como sempre, vou usar fatos reais para exemplificar o assunto, afinal, quem não está cansada de ouvir conselhos bonitinhos, mas impossíveis de serem praticados? Eu estou! Só sou dou ouvidos a coisas factíveis e não a frases de parachoque de caminhão! Rs…rs…

O mês de janeiro para mim foi como ter três meses dentro de um só! Aconteceram tantas coisas que ainda estou digerindo e minha agenda (para o ano todo) já está muito mais cheia do que a de 2017. Imagine isso! São muitos projetos novos – como alguns que mencionei no post de ontem – e outro que surgiu esta manhã (e, por isso, mais um pequeno atraso na postagem do dia!).

Isso me fez pensar por três segundos que, talvez, fosse melhor não dar sequência aos desafios, pois eu não gosto de escrever todos de uma vez e deixá-los programados, mas sim, de escrevê-los no dia ou um dia antes. Os desafios são diferentes das postagens do dia a dia, por isso, gosto de falar também das experiências que estou tendo com eles enquanto também participo.

Porém, tenho um lema: “não começo nenhum projeto que possa atrapalhar os que estão em andamento”, ou seja, não começo um sem terminar (ou que impeça de terminar) os que estão começados.

Mas como fazer isso se o dia continua com 24 horas? Usando algumas estratégias:

  • Otimizar o tempo – no meu exemplo, levo cerca de 30 minutos para preparar cada post (lembre-se que não é só escrever, mas pensar em quê escrever, definir título, chamada, colocar todas as tags e marcações que a programação do blog pede, escolher uma imagem, editá-la no tamanho certo, classificar o tema para ser encontrado no blog posteriormente e colocá-lo também no Facebook, ufa…). Escrever, na verdade, é uma parte pequena desse monte de tarefas que é publicar um post! Com isso, tenho que tirar meia hora de outra coisa, simples assim. Então, hoje vou trabalhar meia hora a mais para escrever o post de amanhã e, no sábado, vou usar uma hora de descanso para fazer os posts de segunda e terça. É matemática, não tem jeito!
  • Acelerar os processos – significa fazer as coisas mais rapidamente. Sabe quando a gente fala que “para fazer tal coisa eu demoro mesmo”? Então, demorava, do verbo “agora serei mais rápida”! Às vezes a gente se conforma em ser lenta em alguma coisa (como eu para cozinhar), mas se eu me dispuser a ser mais rápida, é claro que vou criar uma maneira de demorar menos para preparar uma refeição. O que a gente não pode é se conformar em perder tempo. Se alguém faz mais rápido, nós também podemos!
  • Cortar o que é desperdício de tempo – aqui se encaixam as mensagens inúteis de WhatsApp, o tempo jogado fora nas redes sociais (olhando a vida dos outros e lendo sobre fofocas de “celebridades”) e as conversas que não levam a lugar nenhum. Já falei algumas vezes, mas vale repetir: quando alguém me coloca em um grupo sem minha permissão (e trata-se de algo que não me interessa) eu saio do grupo. Se eu dou satisfação? Não, não dou. A pessoa não pediu permissão para me colocar, então não tenho porque pedir permissão para sair. Quanto aos grupos que tenho que estar, mas que mandam muitas mensagens sobre coisas “nada a ver”, silencio para não receber notificações. E redes sociais são só para postar coisas interessantes e responder perguntas interessantes. Não entro em discussões e, se alguém me ofende, deleto. Sim, eu deleto. Pode falar mal de mim o quanto quiser, mas não utilizando os meus canais. Meus canais. Mais uma vez: meus canais. Que usem os deles… hahaha…

Com essas estratégias, você vai ver que poderá sim, terminar aqueles projetos engavetados e também vai poder assumir mais compromissos futuramente. Isso é crescer. Se você estaciona por não dar conta do que já tem, não vai poder crescer, concorda?

Nos vemos amanhã com mais um post do detox (que não vai ficar pela metade!)

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

Categoria: Desafio
  • Jéssica Valentim diz:

    Gostei bastante do post de hoje! Realmente tem coisas que demoramos muito para fazer, que com novas estratégias e um esforço a mais, é possível otimizar esse tempo.E consequentemente não parar no meio do caminho. Vou seguir essa dica. rs

    Firme e forte no desafio Detox!

  • PATRICIA INFANTI diz:

    Concordo!! Só precisamos tomar cuidado com uma coisa: que a rapidez não se transforme em ansiedade, que gera stress. Eu tenho esse problema: qdo preciso fazer uma coisa bem rapidamente, eu libero adrenalina!! Olha só que loucura!! rsrsrsrs Só tem uma coisa que sempre fui muito rápida e tive que ir mais devagar: dirigindo!!! Minha mãe me chamava de Ayrton Senna!! rsrsrsrs

    • Patrícia Lages diz:

      hahahaha…

  • geyse diz:

    Oi Patricia gosto muito do seu trabalho. E gostaria de Pedi uma ajuda como voce descobriu o seu amor pela escrita? e como decidiu fazer um blog?

    • Patrícia Lages diz:

      Sempre gostei de escrever, então não foi algo que eu descobri, mas sim, que foi se desenvolvendo naturalmente. Depois foi só uma questão de estudar técnicas, estilo e, claro, gramática! E o blog foi uma decisão para poder ajudar as pessoas que passam dificuldades financeiras como eu passei um dia. Bjs!

  • Josy Gomes diz:

    Vc tá diferente nesse último vídeo rsrs. Apesar de vc ter conta no YouTube nunca te vi como Youtuber, apesar de ter um blog nunca te vi como blogueira. Estranho né?

  • Selma de Carvalho Dourado diz:

     Se você estaciona por não dar conta do que já tem, não vai poder crescer, concorda?

    Concordo piamente. 😱
    Descobri porque muitas coisas em minha vida não se realiza.

    Esses desafios tem me ajudado muito.

  • Paulo Kampus diz:

    Olá, gostei demais do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que sempre estou em busca de conhecimentos, são dicas de grande relevância. Abraços, sucesso sempre…

  • Glaucia Santana diz:

    Boa noite Patricia! Sou sua fã! Amo os seus artigos e vídeos no youtube! Amei este post! Eu me encaixo neste tema, começo muitas coisas e não termino, inclusive começo alguns desafios em postados em blogs e não consigo terminar e isto me traz frustação! Estes desafios Detox eu poderia não terminar como sempre faço, mas depois de ler este post de hoje percebo que devo mudar em relação a isso! E eu irei sim terminar estes desafios e você vai me dar os parabéns ainda 🙂

  • Vilma diz:

    Sou mega acelerada…
    Quero as coisas pra ontem
    Kkkkkkk

    Mas devemos mesmo fazer uma programação pra cada dia
    Se não ficamos com nossa vida tipo:”deixa a vida me levar”.
    E assim não dá.

    Obrigada pelo post
    Um grande beijo😘

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: