Tempo é algo que só acaba e que parece cada vez estar mais escasso. Como gerenciar melhor o seu tempo é o nosso desafio de hoje!

Tempo, como usar bem

No nosso terceiro dia sem redes sociais você pode ter percebido uma sobra de tempo no seu dia e isso é ótimo!

Muitas vezes não percebemos que checar as redes por “um minutinho” pode virar meia hora e que essa meia hora pode nos fazer muita falta.

Pode ser que você tenha compensado o tempo que perdia nas redes em outra atividade improdutiva, como ficar mais tempo na frente da TV ou algo assim.

Por isso, o desafio de hoje é trocar o tempo improdutivo por tempo produtivo.

Para realizar essa tarefa é preciso ter uma estratégia!

Quando você não sabe ou não define o que vai fazer com o seu tempo, vai vê-lo passar à toa ou vai perceber que outras pessoas vão definir por você.

Por esta razão muita gente é improdutiva no trabalho, pois ao não definir suas tarefas, acaba atendendo os outros nas deles e fica atrasada.

Você deve ser dona do seu tempo e precisa aprender a gerenciá-lo.

Muitas vezes, gerenciar o seu tempo é dizer não para terceiros e saber que não se pode agradar a todo mundo.

Aprenda a dizer não

Se você é daquelas que se acha incapaz de dizer não e acha que isso é uma qualidade, saiba que não é.

Não saber dizer não é um defeito e, como tal, precisa ser corrigido.

Quando você diz sim para tudo, desvaloriza o seu trabalho, o seu tempo e atrasa a sua vida.

E a pergunta é: qual qualidade há nisso? Nenhuma!

Pode ser que você culpe as pessoas por estarem sempre desperdiçando o seu tempo, mas pense:

Elas não fariam isso se você não permitisse!

Eu não permito que as pessoas gastem meu tempo à toa, pois se eu fizesse isso, a culpa seria minha e não delas.

Minha dica para você é que prepare o seu dia com antecedência e determine o que você vai fazer.

Defina as atividades e cumpra a sua agenda, assim, você se torna dona do seu tempo e tira os seus projetos do papel.

E, falando em tirar projetos do papel, este será um dos temas do nosso Desafio Detox.

Se você tem algum projeto que não consegue tirar do papel e quer dividir conosco, deixe o seu comentário.

Não precisa especificar o que é, mas coloque o que tem te atrapalhado para que possamos ajudar.

Para ver os desafios anteriores:

Desafio 1 – Limpe sua mente

Desafio 2 – Ser discreta não é defeito

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Patrícia!! Tenho que terminar minha carteira de habilitação,reprovei 2 vezes é muito ruim se sentir incapaz,isso que tenho que tirar do papel! 😘

    • Oi, Mirian. Ser reprovada realmente nos deixa inseguras, mas o que vc deve fazer na próxima tentativa é esquecer o que passou e não se cobrar demais. Vá com calma e com a cabeça fria que vc passa sim! Beijos

  • Oi Patricia,

    projetos que não saem do papel não é o que falta… penso que o meu problema é começar muito e não terminar a maioria.
    Procuro arrumar tempo para encontrar novos clientes, enquanto ainda não sei bem administrar o meu tempo, entre o meu trabalho salariado, e os várias actividades por conta própria. E claro, problema de não saber priorisar ou dizer não, como por exemplo, uma aluna de português que pede aulas de 30h por skype ( 1 vez por semana) às 20 h horas ( no único dia em que eu tenho o final da tarde livre para outra coisa), que na última hora diz que só vai dar para fazer às 21 h e que me contacta às 21h20 dizendo “tou pronta” mas meu Skype não funciona…. :\!!! e não é a primeira nem a segunda nem a terceira vez…. você tem razão… a culpa é minha!
    Este ano eu vou ter que aprender a ter disciplina comigo mesmo, e é um dos projetos que não tem saído do papel… mas eu chego lá! Obrigado pelos seus desafios e pelo que compartilha connosco . Beijos de Paris

    • Oi, Bia! É a tal história: se nós não respeitamos o nosso tempo (e deixamos as pessoas fazerem o que quiserem com ele), elas tb não respeitarão. Vc chega lá sim!!

  • Prezada Patrícia, bom dia!
    Esse desafio é sem dúvida o que preciso praticar urgente.
    Recentemente estive de férias, programei várias coisas, mas realizei poucas, pois cometi o erro de avisar pra amigos e parentes que estaria de férias. Infelizmente surgiram situações inevitáveis que precisei dar um apoio e uma palavra amiga, porém ouvi muito as frases: “Você está de férias?? Vem me ver!! Vou te ver!!!. Não conseguia dizer não, preciso aprender.
    Essa semana estava pensando justamente em relação a dizer não. Conheço muitas pessoas e isso as vezes atrapalha um pouco, comprometo grande parte da minha renda com presentes; sempre nasce alguém, alguém casa, alguém faz aniversário, sou chamada para ser madrinha….
    Preciso mudar isso, preciso aprender a dizer não.

    • Essa questão de presentes leva o orçamento de muitas pessoas para o buraco. Devemos ser generosas, claro, mas tudo dentro do que nos é possível. Programe-se e, não podendo ser madrinha (o que requer um presente mais substancial), decline o convite. É preciso saber dizer não 🙂

  • Boa tarde Patrícia.

    Estou no seu desafio é tem sido de muito bom. Hoje eu notei que gasto o meu tempo sempre querendo agradar os outros e por saber dizer não. E no final vivo correndo para terminar o meu.

    Tenho um projeto que quero a sua ajuda. Sempre quis ser empreendedora.

    Mas tenho sempre o medo será dará certo.
    O que eu posso fazer?

    Dizer que adoraria ler o seu último livro, mas aqui em Moçambique (África) não tem. Gostaria de saber se não tem no formato ebook.

    • Oi, Eunisse! Empreender é sempre um risco, mas se vc não começar nunca vai saber, não é mesmo? 🙂 Tem e-book sim, mas vc teria que ver nos sites de livros virtuais (como Amazon) para saber se está disponível no seu país. Espero que esteja, beijos!!

  • Realmente Patrícia, reparei isso ontem, consegui fazer tanta coisa após chegar do trabalho que fiquei surpresa rsrsrs. Esse detox ajuda e muito na nossa vida em todos os sentidos!

  • O que me atrapalha é a procrastinação, falta de organização, falta da ação. Inclusive alguns anos atrás de perguntei por que comigo não estava dando certo os seus ensinamentos, bem objetiva, você respondeu que não estava pondo em prática. Um tapa verdadeiro, mas até hoje eu não entendo por que não consigo colocar em prática se sei o que fazer.

    • Vc precisa decidir colocar em prática. Enquanto vc não decidir os anos vão continuar passando e vc vai continuar se perguntando porque não faz o que sabe que deve fazer. Decisão é uma ideia firme que te move a fazer o que deve, tendo vontade ou não. Beijos!

  • Morro de vergonha de dizer não, parece que estou dando um grande fora na pessoa. E a pessoa sempre fica olhando na cara da gente esperando a explicação, e às vezes não tenho uma; muitas vezes o motivo é simplesmente o não mesmo; não estou a fim, não quero, não e ponto. Às vezes tem explicação mas não dá para dizer: não porque não gosto da sua companhia, não porque não sou boba e vc está querendo me passar pra trás , kkkkkkkkkkkkkkkk, e muitas outras situações né Paty?!
    E quando não quero ir a algum lugar ou fazer algo que não tem nenhuma maldade, que não vai me prejudicar , mas mesmo assim não quero? É falar não e a pessoa ficar olhando na cara como se a conversa ainda não tivesse terminado, esperando o complemento, o motivo… Se não falo nada, a pessoa pergunta o porquê. Se falar porque não, ah pronto, ai como vc é desanimada, meu Deus, que chata, tá nova ainda, e quando ficar velha então, vamos sim, fulano vai, beltrano vai, vc vai ficar fazendo o quê em casa, vou ficar chateada, vc não gosta de nada e blá blá blá.
    Tem casos que é relativamente fácil de resolver, é só ser chata mesmo (porque é assim que as pessoas enxergam quem diz não à elas). E se disserem: vc é chata. É só dizer: ãham ( positivo rsrsrsrsrsrsrs). Mas e quando a pessoa é muito querida, ou um superior, ou vc admira muito a pessoa?

    • Oi, Dani! Eu creio que a vida não é só fazer o que a gente quer. Há momentos em que devemos dizer não, principalmente quando se trata de alguma coisa que nos prejudique. Mas há momentos em que devemos ceder, fazer a vontade de alguém querido ainda que seja um sacrifício. Isso tb é saber ser amiga. Tudo com equilíbrio! Bjs

  • Olá Patrícia preciso sim reorganizar meu tempo, tem projetos que preciso sair da mente e do papel. Vou te que toma atitude e agir sem medo,este post me deu mais um alerta.

  • Oi Paty, aprendi muito disso depois de acompanhar seu blog. Compro uma agenda todo ano e tenho minhas atividades definidas, me ajudou muuuito! Mas você tocou em um ponto importante. Vi muitas das minhas tarefas programadas se atrasarem por não saber dizer não 🙁 Mas tenho aprendido, e mudado isso. É um processo, mas tenho conseguido!

  • Estou amando esses detox. …e colocando em prática claro😀

  • Bom dia, Patricia! Tudo bem? Uma dificuldade maior é a organização.. Vivo perdendo e esquecendo as coisas, isso com cartões de banco, material de aula e horários. Faço terapia e um dos motivos é a desorganização e também me sentir perdida quanto a solução para esse falta de comprometimento comigo. Se poder dar dicas te agradeço, beijos.

    • Vc já deu a resposta, Josiane! É a falta de comprometimento que faz com que isso continue sendo um problema. O dia que vc se comprometer de verdade a organizar suas coisas, guardá-las sempre no mesmo lugar, ter um check list antes de sair de casa etc., aí sim vc vai vencer isso. As estratégias só funcionam quando a pessoa decide implementá-las. Beijos!

  • Olá, Patrícia, bom dia!
    Tem sido um desafio “daqueles” gerenciar meu tempo…. porque parece mesmo que são tantas atividades que não cabem mais no relógio!
    Mas estou trabalhando com excelência, pode crer!!
    Ontem lembrei de uma máxima sua (ou é da dona Maura?): “ninguém bate em árvore que não dá fruto e nem chuta cachorro morto”! Então é isso: quanto mais faço, mais responsabilidade me é dada
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *