Ser discreta é uma qualidade esquecida nos dias de hoje, mas que, quando bem empregada, traz inúmeros benefícios e evita muitas dores de cabeça. Esse é o assunto de hoje!

Ser discreta não é defeito

Para falarmos sobre esse assunto, antes de mais nada precisamos entender o que é ser discreta.

Discrição é o ato de não chamar a atenção para si de forma negativa, só isso.

Ser discreta não significa ficar calada, ser tímida, rir com a mão na boca, viver à sombra dos outros ou se vestir como uma jeca.

Ser discreta significa ser segura de si e não depender da atenção de ninguém para se sentir bem ou se autoafirmar.

Quando você sabe que é boa em alguma coisa, não sente a menor necessidade de alardear isso aos quatro cantos do planeta.

Você sabe e isso lhe basta.

Mas pessoas inseguras precisam chamar a atenção e receber elogios dos outros para se sentirem confiantes.

É preciso saber que há momentos em que devemos mostrar nossas qualidades, como na elaboração do seu currículo profissional ou em uma apresentação de trabalho.

Mas há momentos em que despertar a curiosidade das pessoas para que elas queiram saber a seu respeito é muito mais efetivo do que se autopromover a todo custo.

A exposição cobra caro

Aos 18 anos de idade fui trabalhar na televisão e comecei a entender o lado negativo da exposição.

Os famosos tinham – e têm – suas vidas estampadas nas revistas e jornais e sempre são tema de fofocas e mal entendidos.

Vi de perto o preço da fama e o quanto muitos sofrem com a falta de privacidade, os julgamentos e as mentiras.

Hoje em dia não é preciso estar na TV para expor sua vida, pois as redes sociais cumprem esse papel.

Por isso, mais do que nunca vale a pena ser discreta.

Ontem mencionei que raramente faço publicações pessoais e algumas pessoas estranharam.

Nas minhas redes, você não vai ver tour pela minha casa, os lugares que frequento, fotos do meu marido, o que eu como todos os dias etc.

O que você vai ver é um conteúdo com dicas referentes ao meu trabalho ou a coisas que faço e que podem ajudar quem me acompanha.

Exposição, a gente não vê por aqui!

Minha vida, como eu disse, é particular.

Quando você se expõe, permite que as pessoas julguem, palpitem, comentem, se intrometam.

Sim, você permite. Será que é isso mesmo que você quer?

Vivemos tempos de tanta intolerância, julgamentos sem o mínimo fundamento e uma falta total de empatia.

Diante isso, para quê se expor?

Se você está conosco nesta edição do Desafio Detox, desde ontem não está acessando as redes sociais, certo?

Então, aproveite esse tempo e pense em todos os mal-entendidos, fofocas e bate-bocas que você já teve de enfrentar nas redes por ficar expondo sua vida ou entrando em polêmicas.

Pense nas coisas que compartilhou sem checar a veracidade e até as amizades que perdeu.

Será que valeu a pena? Será que a discrição não teria sido uma saída melhor?

Nos vemos amanhã para o terceiro desafio!

 

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Aprendi pesquisar cada notícia antes de repassar. Bingo: “boato”. Sim, já perdi e desfiz amizades por bobagens na rede social.
    Beijos, Vânia

  • Muito bom Patrícia! Estou nessa de evitar as redes sociais. Somente para trabalho.

  • Excelente Patrícia! Temos que praticar isso. Estou nessa de evitar as redes sociais. Somente para trabalho. Bjs.

  • Nossa Paty, é bem assim mesmo. A mídia praticamente nos obriga a permanecer expostos seja nas redes sociais seja no dia a dia. Isso nos faz tanto mal e nem percebemos. Uma coisa interessante que meu esposo sempre diz é que não devemos ser pedra de tropeço para os outros e quando expomos nossa vida da forma distorcida que ocorre hoje em dia, postando demagogias (a grana tá curta mas fazemos prestação pra comprar um Iphone e postamos como se fosse uma compra de fim de semana, mesmo sabendo que foi um ato inconsequente, por exemplo), inconsistente podemos gerar o sentimento de fracasso em outra pessoa que não pode adquirir aquele bem ou fazer aquela viagem naquele momento, ainda que essa pessoa esteja correta não dando um passo maior do que as pernas permitem. Sem contar a utilização das nossas fotos e dados indevidamente. Desculpe o “testamento” mas acredito que temos prudência é a melhor conselheira. Obrigada por esse espaço! Bjs!

  • Excelente Patrícia! Estou nessa do detox redes sociais. Somente trabalho. Bjs

  • A descrição nos dias de hoje infelizmente está sendo cada dia mais difícil de encontrar. É uma concorrência pra ver quem consegue se expor mais, quem aparece mais, ainda mais nesses tempos de redes sociais!

  • legal eu optei por esse mês ficar sem entrar no face e quero seguir ate dezembro

  • Tudo que a senhora disso é verdade, porém há pessoas que são exceções. Sou uma mulher muito discreta com respeito a minha vida pessoal. No entanto, houve vários episódios que, algumas pessoas, confundiram minha discrição com presunção. Com o passar do tempo, graças à Deus, preceberam a diferença, e hoje são minhas amigas.😊

  • Muito bom esse texto sobre o Detox das redes sociais, eu também resolvir dar um tempo e pra mim ta sendo prazeroso, sinto que ganhei mais tempo para o trabalho, família, ler um bom livro e as materias maravilhosas da Patrícia Lages. A transformaçao faz parte do nosso querer.

  • Ser Discreta, o silencio e ouro Patricia.

    Estou amando aprendendo contigo .

  • Oi Patrícia, esse setor veio em boa hora em minha vida. Estou em meio a uma crise interna com relação às redes sociais. Além de perceber o quanto elas roubam minha atenção é meu tempo, percebi que estava sentindo necessidade de postar “coisas” simplesmente para me sentir parte daquele mundo e muitas coisas que eu via, me faziam questionar minha vida em geral. Cheguei a conclusão que não preciso das redes sociais para nada.

    • Oi, Paty! Realmente vc foi muito corajosa em reconhecer isso, nem todo mundo tem essa visão tão clara e objetiva. Parabéns!

  • Verdade Patrícia!! Também não gosto de expôr minha vida nas redes sociais. Coloco fotos ou algo que possa acrescentar de alguma forma para quem ver , para o bem!! Acho que quando expomos nossas vidas nas redes sociais estamos dando direito de pessoas se envolver nelas … Ótimo seu posto!! 😘

  • gostei da explicação pois sempre achei que por ser timida era discreta, e agora entendi o que realmentte significa

  • estou iniciando os desafios hoje e já estou amando obrigada por tudo que você fez e fará no seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *