Boa parte das informações que nos chegam é por meio das redes sociais. Chegou a hora de selecionar esse material e fazer uma bela limpeza!

Desafio Detox 2 – Limpeza digital

Na semana passada recebi a informação de que eu curtia uma página no Facebook que não tinha nada a ver comigo.

Ao contrário, era uma página que ia contra tudo em que acredito e, justamente por estranharem a minha “curtida” é que me avisaram.

Pensei: “não pode ser…”, mas fui verificar e realmente constava como uma das páginas que eu curtia.

Porém, quis entender o que poderia ter acontecido para que eu seguisse uma página nada a ver como aquela e foi aí que fiquei de queixo caído!

O criador da página havia posto inicialmente um nome que parecia muito legal e até postagens legais.

Só que isso foi apenas para angariar seguidores, porque depois, adivinhe: trocaram de nome e começaram a postar absurdos…

Isso é possível de se fazer nas redes, mas a sua curtida continuará lá e o conteúdo vai aparecer na sua timeline.

Por quase não entrar no Facebook (faço as minhas publicações e saio), acabei não percebendo, mas ainda bem que me alertaram e eu pude dar uma limpa geral!

Como fiz minha limpeza digital

Não tenho muito conhecimento de como usar o Facebook, e não sabia como fazer para ver todas as páginas que curtia.

Mas, consultei o Google e encontrei este artigo do Olhar Digital explicando  como descurtir várias páginas de uma forma bem rápida.

Aliás, fica aqui a dica: você não precisa ficar perguntando para os outros como fazer as coisas se adquirir a prática de pesquisar.

Digo isso por 2 motivos:

  1. Você aprende a não depender dos outros para saber as coisas
  2. Você não precisa ficar dando satisfações a ninguém sobre suas decisões.

O primeiro ponto dispensa explicações, mas o segundo vale uma pequena dica.

Na cultura brasileira as pessoas têm o costume de palpitar demais na vida dos outros.

Então, se você perguntasse como deletar contas, eu creio que, em vez de lhe ensinar, a pessoa iria perguntar “por que você quer deixar de seguir?”, “quem você vai deletar?”, “quem falou para você fazer isso?”. É ou não é?

Essas intromissões realmente me chateiam e, por isso, prefiro mil vezes me virar sozinha em diversas coisas (e essa foi uma delas).

Minha conta do Facebook é de 2011 e, de lá para cá, muita coisa mudou.

Não tenho mais a mesma visão sobre diversas questões e não fazia o menor sentido que meu nome aparecesse entre os “curtidores” de mais de 100 páginas.

Veja só: 100 páginas!

A limpeza digital foi grande e, por mais que eu nem visse aquele conteúdo por não usar o Facebook, o maior problema era justamente aparecer publicamente como uma seguidora daquelas contas sem-noção.

Havia pessoas seguindo só porque eu seguia, imagine a confusão!

Enfim, em questão de poucos minutos eu pude deixar de seguir sem nem mesmo ter de entrar no conteúdo de cada conta. Foi ótimo!

Aconselho que você faça o mesmo, mas com um detalhe:

Faça isso sem alardes.

Particularmente acho muito feio a pessoa fazer questão de avisar que está deixando de seguir. Para quê?

A sua melhor atitude é ignorar o que intoxica e não fazer mais parte. Pronto!

E como você está nesses 21 de detox total de tudo o que não presta, seria ótimo nem acessar as redes nesse período, a não ser que seja para mandar algum recado importante, postar algo positivo (sem ficar acompanhando comentários para não perder seu precioso tempo) ou por motivo de trabalho.

Tire essas 3 semanas para realmente se desintoxicar de notícias, fofocas, bate-bocas e tudo o que pode distrair você à toa.

Use esse tempo para fazer coisas úteis e que a façam crescer.

Se desejar, conte nos comentários o que você pretende fazer com esse tempo extra longe das redes. Quem sabe serve de inspiração para outras pessoas?

Desafio anterior

1 – 21 dias de boas notícias

 

Próximo desafio

3 – O que fazer com o tempo livre

Cadastre seu e-mail e não perca nada!

Você receberá uma notificação a cada nova publicação.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Muito interessante esse post.
    Tenho buscado filtrar mais o tempo nas redes e preencher meu tempo com coisas mais importantes.

  • Essa foi sensacional! Eu sou assim também Patrícia, eu odeio alguém se metendo na minha vida e palpitando muito, achei que só acontecia comigo🤣🤣🤣… Gosto de pensar por mim mesma, de descobrir as coisas sozinha, não quer dizer que não aprendo com os demais, mas não sou de ficar dependendo dos outros, aliás muita gente gosta de ser empurrada por outras, isso comigo não funciona. Sou uma pessoa que sempre tive esse espírito de ter iniciativa, as vezes parece que sou do contra, porque não gosto de ser igual e fazer que todo mundo está fazendo. Gosto de ser diferente. Grande abraço

  • Olá, como sempre lá vem vc com dicas brilhantes…. 👋👋Amei essa!! Estou aproveitando os momentos para atualizar as minhas leituras, no quesito espiritual. Principalmente, por estar passando por um período difícil na minha vida, e assim Deus tem me sustentado 🙌🙏

  • Nesses 21 dias quero focar no que realmente importa, o meu interior, entrar no modo silencioso para buscar e ouvir a direção que vem do Alto! Com certeza depois dessas semanas irei fazer “uma limpa” nas minhas redes. Sobre pesquisar, também estou de acordo, tenho uma tia que falava o mesmo pra mim, eu tinha 08/09 anos, e quando não sabia as coisas perguntava dela como fazer, e a resposta era sempre a mesma: primeiro você pesquisa, senão conseguir encontrar, aí sim vou te ajudar! Desse então cresci com essa mentalidade, e hoje sou muito grata a ela por essa atitude.

  • Feito! Vinte páginas descurtidas!!
    Aliás, ontem à noite decidi retomar meus estudos de inglês (prá não enferrujar!)… foi tão proveitoso o tempo que nem lembrei da tv!
    Obrigada!

  • Nossa, eu me surpreendi com tantas contas no instagram e no facebook que eu sigo e nem sei o motivo! Parei de seguir estas páginas e também removi algumas pessoas que me seguem e eu nem sei quem são. Além disso, cancelei a inscrição em canais no Youtube que eu me inscrevi e o conteúdo nem me interessa mais.

  • Boa tarde, estou me aproximando mas de Deus, através da leitura da Bíblia, assistindo mais conteúdo que me ajuda minha vida espiritual. 😊

  • Boa tarde, Paty e a todas !!

    Incrível , porque agora de manhã estava pensando em da uma limpada nas minhas redes sociais, de vez em quando faço isso. Como você mencionou , começamos seguir uma página que parece ser legal, mas com o passar do tempo eles começam a postar assuntos que não tem haver com nossos pensamentos…
    Sobre se virar sozinha , é complicado pedir ajuda as pessoas sempre querem saber demais.. Sempre mim viro só e até bom porque aprendo.
    Nesse período de Detox , vou estudar português . Em um site do MEC . Gratuito e lê um livro …
    Tenho , procurando não desperdiçar meu tempo. Foi até no Clube da Leitura , você falou sobre isso , e eu , abrir meus olhos.. Obrigada, sempre dividindo coisas boas . bjos 💕😘😘

  • Amando esse Detox Patrícia, e sigo o que fala.nao tenho Facebook, Instagram.. só ZAP e curto seus vídeos no YouTube.me sinto uma pessoa vem melhor.vc até me respondeu uma vez.leio todo dia.bjs

  • Nossa vou dar uma geral mesmo ainda mais agora na quarentena que resolvi trabalhar com marketing digital.

  • OI Patrícia,

    Adorei este poste tenho feito vários cursos de finanças para melhorar as minhas finanças.

  • Oi Patricia,

    Me concentrando unicamente no necessário pude trocar o seguro do crédito de casa ( -8000€ a menos Pra pagar!! ) e o seguro de casa , praticamente 40% mais barato, reorganizar a minha planilha e ter muito mais tempo de ouvir e ler conteúdo que me trás paz e sabedoria ( A Bíblia! ) beijos

  • Adorei Paty 👏🏼👏🏼
    Nessas semanas irei me desconectar de tudo que consome meu tempo de forma negativa.
    Tenho protelado algumas leituras há um bom tempo, leituras de livros que irão me edificar e acrescentar na vida cotidiana.

    Beijos
    Patty Costa – Brasília

  • Eu também sou assim. Tento resolver tudo sozinha na maioria das vezes. Não gosto de ficar pedindo as coias. Bem como você disse.
    Sobre o que estou fazendo neste período, além de acompanhar seu blog, tenho procurado fazer coisas que não fazia por causa a tempos. Estou voltando a me dedicar aos estudos, também por causa de um incentivo seu e do pessoal da Doutores do Excel, (da Live de Formatura que você participou que foi excelente!). Além disso, organizar a mente e o espírito com os do lá do Alto.

  • Artigo maravilhoso, aproveitei e já fiz uma limpeza. Deixei apenas as páginas que ainda me geram interesse. Obrigada!

  • Vou tirar essas 3 semanas para me desintoxicar de notícias e fazer uma limpeza nas minhas redes sociais, ou seja, fazer um detox total de tudo o que não presta.

  • Vou pesquisar nas minhas redes , ate email que recebo e nem tenho mais interesses .

  • Paty amei! Já tinha um tempo que eu queria realmente fazer isso, mas estava procrastinando. Bem, vou fazer isso. Limpar a conta dos seguidores e amigos no insta e no Facebook. Amei a parte na qual vc disse que precisamos ser independentes e aprender! Amando esse detox

  • Já sou bem seletiva com redes sociais há um tempo. No Facebook o que me interessa é o Marketplace para vender meus desapegos e no Instagram e YouTube somente pessoas que postam conteúdos que me façam crescer. Não tenho amigos pois não me interessa saber da vida das pessoas e nem que saibam da minha.

  • Gostei do post passei para meu esposo pois ele curtir varias paginas que são todas sem conteudo.

  • Adorei
    Hoje estou iniciando o meu detox das redes sociais
    Principalmente do Instagram onde eu fico vendo mas coisas que não agregam nada em minha vida
    Pelo contrário onde fico perdendo mais tempo

  • Oi Patrícia , estou usando o meu tempo extra para transformar em renda extra. Agora adorei a dica de ir ao Google . bjsss

  • Gostei da dica , começando a por em prática

  • Verdade. Temos visto tantas besteiras nas redes sociais, que é muito importante fazer uma limpeza.

  • Vou começar a fazer o xerox digital.
    Quero aproveitar esse tempo para estudar mais sobre finanças, ler mais livros e cuidar mais da minha casa.

  • Muito bom!! Tem coisas que vamos deixando pra lá, mas que diz muita coisa sobre nós, isso também é cuidar da gente!!!!

  • Olá Patrícia! Gosto muito do seu blog e aprendo muito com ele. Os ensinamentos postados aqui nos ensinam sempre a amadurecer.
    Não fico nas redes sociais, pois é um tempo muito mal investido, e o Jejum de Daniel nos fortalece nisso, em empregar nosso tempo no que realmente importa.
    Por isso invisto meu tempo em aprender aqui no Blog Bolsa Blindada!

  • Patrícia, comecei a ler esses posts do desafio,hoje, e por incrível que pareça, eu decidi passar um tempo longe das redes sociais na segunda-feira. Estamos conectadas! Hahaha

    Vou aproveitar o tempo para ler mais. Inclusive um dos seus livros que comprei: ” O sucesso não cabe na bolsa.” Praticar atividade física, exercitar melhor a espiritualidade, assistir filmes, pensar, escrever etc.

    Bjs

  • Nossa Patrícia não imahinava que essa tarefa seria tão difícil e demorada,pois ao longo do tempo vamos deixando pessoas fazerem parte de nossas mídias sociais e da nossa vida que nem estão aí pra nós,às vezes por comodismo mesmo de fazer essa limpeza.
    Só da minha agenda telefônica descartei mis de 150 contatos inúteis,do insta ainda estou no processo pois esse tem mais de 2.000 que não tem nada haver comigo.
    Falta face,telegram e outros…tarefa árdua..mais estou determinada a concluir 2020 sem os “pesos mortos” que me sugam e não agregam em nada na minha vida.
    Obrigada por sua ajuda preciosa.

  • Ótimo esse desafio Detox 21 dias. .Eu nunca tinha feito nos ajuda muito pois as vezes e por distração perdemos muito do nosso precioso tempo nas redes sociais Obrigada por sua maravilhosa ajuda..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *