Mapas mentais – O que são e para que servem?

Vocês pediram e eis aqui o post de introdução ao tema mapas mentais. Saiba como fazer em apenas 3 passos e seja mais produtiva!

mulher_cropAntes de qualquer coisa devo dizer que não sou expert no assunto, mas apenas usuária e simpatizante do método. Tudo o que pode melhorar minha produtividade, criatividade e me fazer uma pessoa e profissional melhor, estou dentro!

imagem.aspxAs informações que vou dividir com vocês estão no livro Mapas Mentais no Trabalho – Como ser o melhor na sua profissão e ainda ter tempo para o lazer”, do mestre no assunto Tony Buzan. Vamos lá?

Geralmente para organizarmos nossas tarefas costumamos fazer listas. Eu amo listas e não vivo sem elas, mas devo dizer que não são a única forma de organização que podemos utilizar.

As listas, por serem compostas de letras e números, ativam o lado esquerdo do nosso cérebro, conhecido como o lado do raciocínio. Nos mapas mentais, além de letras e números, usamos também imagens e cores, o que ativa o lado direito do cérebro, responsável pela criatividade. Dessa forma, ativamos os dois lados de nossa máquina maravilhosa e ampliamos nosso poder criativo. Demais, né?

O bom desse método é que ele é super simples e pode ser usado para organizar desde os compromissos mais corriqueiros até os mais elaborados. Mas para que e quando usá-los?

Muita gente me diz que não sabe que profissão escolher e um mapa mental pode ajudar a encontrar uma direção. Veja este exemplo fictício que preparei de como elaborar um mapa mental em apenas 3 passos:

1) Pegue uma folha avulsa ou um caderno e use na horizontal para ter mais espaço. Escreva no centro do papel a ideia principal que você quer desenvolver. 

Mapa_1

Você pode usar uma imagem em vez de escrever, como no exemplo abaixo:

Mapa_1_desnho

 

2) Desenhe galhos, como de árvores, para ramificar as ideias e desenvolver o tema principal:

Mapa_2

 

3) Desenvolva a ideia colocando mais galhos e informações por escrito…

Mapa_4

…ou com imagens.

Mapa_final_desenho

 

Você pode baixar imagens da internet, imprimir, recortar e colar. Ou se tiver mais habilidade do que eu, pode desenhar! Neste exemplo, a pessoa deve incluir o máximo de habilidades possíveis, vasculhando sua memória e buscando cada coisa que gosta ou não de fazer.

Ao observar o mapa completo, você poderá ter uma ideia melhor de qualquer coisa que queira fazer, memorizar ou desenvolver. Veja esse exemplo bem simples de atividades corriqueiras, mas que, quando não anotamos, podemos simplesmente esquecê-las:

mapa_dia

Esse tipo diferente de anotação pode “ligar” outras partes do seu cérebro e fazê-la lembrar mais facilmente de suas tarefas. Você vai ver que poderá até lembrar em que “galho” anotou cada uma!

E então, o que achou dos mapas mentais? Você já usou alguma vez? Acha que será fácil incorporar ao seu planejamento? Deixe seus comentário, pois quero saber tudinho! 😀

 

CGA_PedidoE não se esqueça de colocar nas suas tarefas o Controle de Gastos Bolsa Blindada! Aproveite o frete grátis para todo Brasil, pois a promoção vai terminar…

Para adquirir, basta clicar aqui.

Lembrando que a venda é exclusiva aqui no blog.

 

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Ligia diz:

    Achei otimo!

  • Juliana Soave diz:

    Paty,
    Obrigada por compartilhar. Eu também amo listas rsrs e o que pode otimizar o meu tempo estou dentro 😉
    Um grande abraço!
    http://www.mulheresescritas.com

  • Edilaine diz:

    Achei muito interessante! Quero tentar, pois os dias estão cada vez mais corridos, e saber administrar com qualidade sabendo separ as coisas vai ser ótimo! Obrigada Patricia bjs.

  • Sula Laiane diz:

    Poxa Paty, isso me ajudou demais. Obrigada!

  • Charlene diz:

    Bom dia Paty…
    Achava esses mapas mentais mega complicados mas agora vejo que poderei usá-los mais do que eu imaginava… Bjs.

  • Débora Máximo diz:

    Sou adepta de Mapas Mentais desde que ingressei na faculdade! Amei ver um post sobre este assunto… Quero deixar uma outra dica aqui, existe um site que possibilita fazer mapas mentais on line e utilizar das mais diversas formas. Busquem no Google FREEMIND… Vocês vão encontrar! Beijo meninas!

    • Patrícia Lages diz:

      Buscando em 3, 2, 1…!

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Olá Queridas,

    Muito mas muito interessante!!!
    Vou mergulhar no assunto … E depois volto.
    Obrigada por esta direção Patty e uma linda tarde.
    Cidalia

  • Mirianne diz:

    Interessante. Eu uso sempre, pois faço lista pra tudo! Uso uma agenda para fazer o meu planejamento e anoto as coisas que me chamam a atenção ou que quero lembrar depois num bloco de notas.

    *fazer notas no celular também é muito bom, pois posso programar um alerta para aquele compromisso no dia e horário agendados.

  • ingrid diz:

    Muito legal a indicação do livto p ler, das dicas e sugestão da leitora acima sobre procurar na net Freemind. Adorei. Obrigada por conpartilhar. Vai ter mais post sobre esse assunto ou é o único? Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Se vcs quiserem continuamos!

  • Sonia diz:

    Interessante. Tenho feito lista como meu auxiliar de memória
    Memória. É primeira vez que oico falar
    disso. Vou exercitar para adquirir o habito.

  • Bianca diz:

    Paty…
    Sinceramente eu sou muito preguiçosa quanto a planilhas ou listas. Como posso fazer para me organizar e ser melhor no meu dia a dia? deixo tudo pra ultima hora.

    Bjusss

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Bianca. Justamente porque vc não se programa, investindo tempo em se organizar é que fica com preguiça e deixa tudo para o último momento. Vc precisa decidir se quer ser organizada e começar, ainda que de início não goste!

  • Denise Angeli diz:

    Que legal! Eu sou a garota das listas. Faço lista pra tudo, pra não deixar nas para trás.
    Mas nunca tinha ouvido falar de mapas mentais.
    Vou experimentar e depois te conto como foi.
    Beijos.

  • Graciela diz:

    Gostei muito do tema, bastante proveitoso.

    Bjos.

    Graciela.

  • Cristina diz:

    Oi patrícia! gosto de mais da maneira objetiva como vc passa seu conhecimento aos seus leitores,já li seu primeiro livro bolsa blindada,e, COMPREI o bolsa blindada 2! gostei muito e recomendo!

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada!!!

  • Dani diz:

    Oi Patrícia, eu estava aguardando para saber sobre esses mapas mentais!! Amei você ter “falado” sobre o assunto, nunca tinha ouvido sobre isso antes. Fala mais um pouco pra gente, em outros posts; para sabermos melhor como utilizá-los e em quê, por favor.
    Parece simples; é mesmo ou eu que não entendi nada?
    Beijos, obrigada.

  • Gisele diz:

    Oi Paty. Muito bacana. Eu sou bem suspeita em dizer, pois gosto muito de exercitar meu cérebro. Tenho aprendido muito com você através de seu excelente trabalho. Recomendo seu blog sempre que possivel. Pois tudo que é bom eu compartilho. Bjs

  • Dani diz:

    Muito boa a dica❗️

  • Patrícia Luiza Ireno diz:

    Eu usei muito este método do mapa mental, durante a minha jornada na faculdade. Ele meu ajudava muito para fazer as apresentações de trabalho. Funciona mesmo!

  • Patricia diz:

    Super legal! tenho outra dica….A gente costuma escrever o que quer fazer, nosso planejamento pro dia.
    Mas li que também pode ser interessante pro cérebro, após o dia ter terminado, escrever o que vc nao fez. Por exemplo, se escreveu que iria na academia aquele dia e nao foi, vale a pena escrever: nao fui a academia hoje. Dormi à tarde. sem julgamentos, apenas escrever os fatos. Foi de um psicólogo aqui da Noruega. Eu comecei a fazer e tem dado resultado. Resumindo, ele explica que o cérebro nao gosta de perder e na próxima vez fará de tudo pra evitar a sabotagem do dia.

  • Gislene - Santos - SP diz:

    Muito legal, nunca tinha visto…sou de anotar tudo que farei no dia, e também alguns compromissos que não posso faltar no dias posteriores.Muitas vezes pra não ficar levando agenda, anoto em uma lista e coloco no bolso rsrsrs.Vou adotar este método.

  • Yasmin Farias da Silva Fernandes diz:

    Eu uso mapas mentais há uns 7 anos mais ou menos. Quando eu estava na metade da faculdade, me sentindo perdida e desorganizada, pesquisei por ferramentas de produtividade e achei essa maravilha! Desde então uso sempre! Adoreiiii! Bjs

  • Joselene Lima diz:

    Adorei!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: