Se você acha impossível se vestir bem de forma econômica, está na hora de “desintoxicar” dessa ideia! Veja como não gastar uma fortuna para andar bem vestida.

Screen Shot 2016-01-12 at 16.16.37Hoje o tema do meu quadro no programa Mulheres da TV Gazeta é exatamente esse: Moda econômica. E é claro que isso é possível!

Moda econômica não é comprar roupa de má qualidade, mas sim, saber comprar. Afinal, de que adianta pagar barato numa roupa que estraga na primeira lavagem? Ou comprar uma peça só porque está barata e depois encostar no fundo do guarda-roupa? No fim das contas, acaba sendo dinheiro jogado fora, né?

Nossas roupas dizem muito sobre nós, por isso, não pense que moda é uma coisa fútil e desnecessária. É claro que não me refiro a andar “na última moda” e só viver pensando nisso, mas em ter a moda como sua aliada, passando uma imagem positiva. Nossa imagem fala muito sobre nós, mesmo que estejamos de boca fechada!

desleixadaLembro-me de uma leitora que me escreveu contando que é uma excelente advogada, mas que os clientes não a levavam a sério porque ela andava “de qualquer jeito”. Ela achava que aquela imagem de quem não liga para moda deveria ser interpretada da seguinte forma: “essa advogada é ótima, pois mal tem tempo de se arrumar, ela não é fútil como as outras, vou contratá-la!”

Ela pensava que os clientes iriam olhar para as advogadas bem arrumadas e pensar: “ela não deve ter tempo para cuidar do meu processo, essa aí vive no salão de beleza…”. A ficha dela só caiu quando uma amiga lhe disse: “você anda tão desleixada que dá a impressão de que vai tratar com o mesmo desleixo o processo dos clientes!” Foi aí que ela percebeu que teria que se vestir como alguém competente e não apenas ser competente.

Vejamos o Provérbio do dia, dando sequência ao nosso Desafio Detox:

A mulher exemplar… “não teme por seus familiares quando chega a neve, pois todos eles vestem agasalhos. Faz cobertas para sua cama; veste-se de linho e de púrpura. Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde se senta com as autoridades da sua terra.” – Provérbios 31:21-23

Veja a importância de vestir-se adequadamente e também cuidar das roupas da família. Se o marido da mulher exemplar de Provérbios se vestisse de qualquer jeito, como poderia sentar-se com as autoridades da sua comunidade? Difícil, né?

Desafio da atitude: Invista um pouco de tempo para analisar os seguintes itens:

1) Seu tipo de corpo

Tipos_de_corpos

Veja qual desses 5 tipos se assemelha mais ao seu corpo e pesquise quais roupas favorecem mais a sua silhueta e quais não colaboram em nada. Se você tem o livro Bolsa Blindada 2, consulte a explicação completa de cada um a partir da página 178. Se não tem o livro, pesquise neste link.

Sabendo o que fica bem para o seu tipo de corpo, dificilmente você vai gastar dinheiro comprando algo que depois vai acabar não usando.

2) Seu estilo

Seguindo o mesmo raciocínio, quando você conhece qual é – ou quais são – os seus estilos, também vai estar mais focada em comprar peças que tenham a ver com você. Afinal, quem nunca comprou uma roupa que era linda na loja e, chegando em casa, se perguntou: “onde eu estava com a cabeça quando comprei essa coisa?” rs…rs…

Para saber qual é o seu estilo, clique aqui e faça um teste bem legal desenvolvido pela revista  Molde & Cia. E se você tem o livro Bolsa Blindada 2, faça o “Exercício 2” a partir da página 159.

3) Aonde você vai?

Saber aonde você vai também ajuda a compor um guarda-roupa econômico, veja como: imagine que uma pessoa tem um monte de calças jeans, camisetas e roupas casuais, mas tem poucas peças sociais. Porém, de segunda a sexta ela trabalha em um ambiente formal, que não permite jeans e camiseta. É claro que essa pessoa vai abrir o armário pela manhã e gritar que não tem nada para vestir!

Por isso, faça o teste e veja quais lugares você mais frequenta e que tipo de roupa é mais adequada para esses locais. Se quiser imprimir a tabela abaixo, clique aqui, vá em “Organização” (no final da página) e faça download do arquivo “Com que roupa eu vou” (imagem abaixo). Preencha colocando os lugares que você vai a cada dia e horário. Isso vai ajudar bastante quando for comprar roupas, pois você vai dar preferência ao que precisa e não só ao que acha bonito.

Screen Shot 2016-01-12 at 21.13.13

4) Comprar (e vender) usados pode ser uma boa! 

Particularmente sempre tive os 2 pés atrás quando o assunto era comprar roupa de segunda mão… Porém, uma vez encontrei na internet (em um site de usados) um vestido Marc Jacobs tão incrível que acabei comprando! O vestido era novíssimo (havia sido usado uma vez) e veio até com a etiqueta da lavanderia. Paguei uma fração do preço da peça novo e daí para frente parei com a “frescura”!! Hahahaha…

Hoje não só compro, mas também vendo peças que já não quero mais. Tenho uma lojinha no site Enjoei.com.br (clique aqui para ver!).

Veja alguns sites que você pode comprar e vender (tem usadas e novas):

5) Pesquise referências

Esta semana tenho 3 programas de TV (ontem estive no Tudo Posso, da Rede Família, hoje no Mulheres, na Gazeta e na sexta gravo para a TV Câmara). Uso roupas minhas, então haja criatividade… Nem preciso dizer que NÃO compro roupa toda semana só porque vou para a TV, aliás, não compro roupa nem sequer todo mês! Depois de vários meses sem comprar nada, esta semana comprei 2 calçados na liquida!! 😀

O que eu faço é pesquisar na internet ou em aplicativos looks que estejam de acordo com meu gosto e que eu tenha peças parecidas. Se você está lendo este post antes das 16h, poderá ver vários exemplos do que estou falando, pois vou mostrar ao vivo no Mulheres. Se está lendo depois, não se preocupe, vou compartilhar o vídeo na semana que vem!

Seguem sites e aplicativos onde pesquiso, mas há vários outros que você pode achar na internet e que tenham a ver com o seu estilo:

Amanhã volto com um novo Desafio Detox, pois já estamos na reta final (só faltam 4 dias)! Se você não sabe o que é o desafio e quer informações, clique aqui!

Para receber as novidades do blog…

[newsletter]

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia Paty!
    Exelente este Desafio vou melhorar nisto também. Assistirei o vídeo semana que vem, e vou investir tempo pesquisando sobre tudo isso.
    Amei !!!!

  • Ótimas Dicas Paty! Sempre que vejo roupas lembro do Teorema de Pareto KKK!!! Realmente investir em algo bom e duradouro vale a pena e não sair igual uma maluca comprando tudo! Vestida para Divar! Always! Bjos Master! 🙂
    PS: o programa da pra assistir on line?

    • Ao vivo só na TV, mas assim que eles disponibilizarem o link eu posto aqui! Bjs master!

  • Paty estamos juntas nessa,esse post já faço um pouco de cada.Agora vou aproveitar todas as suas dicas e pesquisar ainda mais o meu estilo.

  • Eu já estava sendo um pouco mais criativa com minhas roupas, mas com essas dicas vou investir mais ainda no que eu já tenho no guarda-roupas. Beijinhos
    Jéssica- Novo Hamburgo

  • Bom dia, quantas dicas 🙂 estou maravilhada, ontem fazia umas pesquisa e descobri que tenho corpo tipo retângulo invertido, e com essas ideias do blog de hoje veio mim acrescenta e muito.Muito obrigada por tudo Paty beijinhos

  • Tudo que eu precisava para esta semana, porque no sábado saio às compras :D. Obrigada Paty :-*

  • Paty agradeço por dividir conosco sabedoria!
    Juntas pra sermos melhores pra Deus!
    Vou assistir hoje! Aliás sempre que possível assisto
    Vc é muito querida aqui!

  • Como assim ‘faltam 4 dias’? Quero mais 21!! Patricia, querida, só agradecimentos a você. Quando terá novos workshops?? Saudade da Shana também. Que tal uma nova parceria com ela?? Fiquem com Deus. Bjss.

  • Amei as dicas Paty!!
    Temos que ter critérios na hora de comprar roupas, vê qual é o nosso estilo.Pois nos dias de hoje, não para comprar coisas que não vamos usar e vão ficar encalhadas no armário ☺

  • Amei o detox de hoje! Paty você pretende escrever/publicar mais um livro este ano? Ah tenho uma curiosidade, você citou neste post que não compra roupa todo mês. Por qual motivo? Por não ver necessidade ou porque faz ” detox de compras”? kkk Eu e uma amiga fizemos um jejum de 30 dias sem comprar roupas, acessórios, esmaltes, batons e calçados…foi sofrido, mas no final recebemos a bênção! 😀 😀

    • Este ano tem livro novo sim! E eu não compro roupa todo mês porque já tenho um guarda-roupa bem montado. Só compro o que encontro com desconto!!

  • Muito bom! Estava mesmo precisando muito saber como identificar meu look e não gastar tanto com isso. Obrigada, Paty! (Achei seu look da foto no programa simplesmente lindo!)

  • Livro novo?!? Obaaaaaa! Ok bjs gosto muito de seus posts e de você! sucesso pra 2016.bjs

  • QUERIA SABER ONDE VC COMPROU AQUELE APLIQUE DE LANTEJOLA,E O BABADO Q VC COLOCOU NA BLUZA.
    UM ABRAÇO

  • Gosto muito desse assunto…o bolsa blindada 2 me deu essa luz, mas nunca é demais. Segui a dica do Pinterest, da Olivia Palermo e um mundo de possibilidades com o meu guarda roupa se abriu diante de mim, principalmente pra definir o meu estilo. Ainda estou na fase de me reeducar financeiramente, então fiquei ainda mais seletiva nas aquisições. Agora antes de comprar tento ver se realmente preciso ou como posso potencializar o uso da peça com o que já tenho em casa. Amei, Patyyyyy! Muito obrigada.

  • Oi Paty querida! Um ótimo 2016! Que esse ano seja o nosso melhor ano! Fiquei muito feliz em ter te conhecido ano passado! E eu não esqueci do workshop, estou pretendendo fazer presencial. (Esse era um comentário pra ser feito no fim do ano passado, mas antes tarde do que nunca!hahahaha)

    Amei as dicas dos sites. Já usava o Pinterest e agora vou passar a usar esses também! Me desfiz de várias roupas e já estou sem comprar há um tempo. Agora estou num momento que preciso montar um bom guarda-roupa com boas peças e seu post veio a calhar pois estou com poucas referências. Bjs!

    • Simmmmmm! Este será o ano da excelência! Vamos organizar com mais tempo o workshop no Rio e aí nos veremos de novo ❤️

      • Eu nem falava sobre fazer no Rio, estava pensando em SP mesmo. Eu provavelmente vou a SP (não tenho datas ainda) e estava torcendo que as datas calhassem. Mas se tiver no Rio melhor ainda!

  • Paty, estou amando o detox…muito bom.
    estava com saudades destes dias fora do ar.
    obrigada pela dicas, agora imprimi uma fita métrica de papel, vou guardar na minha bolsa, super facilita para comprar algo.
    bjos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *