Desafio Detox # 15 – Críticos profissionais

O brasileiro está se tornando um crítico profissional de tudo o que se refere ao Brasil. Nosso país está longe de ser perfeito, mas será que em outros países tudo é cor-de-rosa mesmo?

reclamacao brasilReclamar de tudo já faz parte da vida de muitos brasileiros, o que aliás, é bem chato e altamente intoxicante! Tudo que se refere ao Brasil é mal visto e ridicularizado pelos brasileiros, enquanto tudo o que vem de fora é aplaudido e valorizado (seja lá o que for…).

Prova disso é o vídeo abaixo, que mostra como é feita a limpeza meticulosa do trem bala japonês em apenas 7 minutos. Não achei o vídeo com legendas em português, mas para que você entenda, o trem fica parado na plataforma por apenas 12 minutos, dos quais geralmente 5 são usados para o desembarque dos passageiros, restando apenas 7 minutos para limpar cada vagão.

Muita gente tem compartilhado esse vídeo no Facebook com comentários do tipo: “Primeiro mundo!”, “Isso é que é disciplina!”, “Parabéns aos japoneses!” e por aí vai. Até aí, tudo bem, mas a intoxicação começa quando as pessoas não perdem a oportunidade de acrescentar um: “isso nunca vai acontecer no Brasil!”. Confira o vídeo antes de continuar a leitura.

Minha pergunta é: será que se alguma empresa brasileira exigisse esse nível de limpeza em um curto período de tempo, muita gente não iria “denunciar” a companhia por “explorar” seus funcionários? Não tenho dúvidas de que isso aconteceria! Hoje em dia você chama a atenção de um mal funcionário e ele já sai gritando que foi assediado moralmente… É ou não é?

É fácil aplaudir os japoneses estando sentado na frente do computador, difícil é se colocar no lugar deles! A disciplina que reina por lá não é gratuita, mas sim fruto de muita pressão, cobranças e exigências extremamente rígidas. O que você acha que aconteceria se um vagão fosse pego fora do padrão exigido? O funcionário seria dispensado sem dó nem piedade e ainda sofreria com a enorme discriminação por ter sido demitido. Há parentes que até cortam relações com quem perdeu o emprego por ter trazido vergonha à família, diferentemente daqui, onde o funcionário é demitido e sai rindo, fazendo piadinha.

 

trem_balaNão desmerecendo o esforço japonês (que é mesmo admirável), mas o que esse sistema tem de tão extraordinário para que as pessoas digam que “jamais aconteceria aqui no Brasil?”. É limpeza gente! Só que limpeza com vontade, com foco, com respeito e sem fazer corpo mole. É impossível isso para nós? Por quê?

 

As mudanças não dependem de governo, nem de estar na empresa A ou B, mas sim nas atitudes das pessoas. Você pode ser uma funcionária nota 10 se quiser. SE QUISER. Independentemente do local de trabalho, de quem senta ao seu lado ou se tem meia dúzia de folgados aí.

Quem faz uma empresa, uma comunidade, um estado e um país é o povo e não o governo. Blindete de verdade não fica ridicularizando tudo o que é brasileiro e aplaudindo tudo o que vem de fora (não importando se é bom ou ruim). Nós aplaudimos o que é certo, seja aqui ou onde for, e fazemos a nossa parte sem mimimi.

Por isso, o desafio da semana é: Comece a fazer hoje o que você admira nos outros. E claro, sem desdenhar aquilo que é nosso!

E para finalizar, duas perguntinhas:

1) Estamos no desafio 15 e queremos saber: este propósito tem ajudado? Para ou continua? 😀

2) Quem já adquiriu seu Controle de Gastos Bolsa Blindada? Está ajudando no orçamento? Conte pra gente!

 

IMG_6883_FdoBCO_AbreAproveite a promoção com frente grátis para todo o Brasil!

Clique aqui e encomende o seu (venda exclusiva aqui no blog).selo-gratis

 

 

 

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Carolina diz:

    Claro que continua!

  • Noelia Lima diz:

    A mim tem ajudado bastante.
    Tenho cada desafio anotado e prático sempre.
    Continua! 😉

  • Charlene diz:

    Oi Paty,
    Com certeza continua… ajuda muito!!!

  • Andrea diz:

    Continua!!! Suas postagens são ótimas, sempre uma importante reflexão sobre nossas atitudes! Obrigada!!

  • Paulliane Santos diz:

    Sem duvidas ajuda e muito!!!
    Receber mensagens desse tipo, em um dia que representa o recomeço de tudo (primeiro dia util da semana) é simplesmente motivador.
    Continue por favor!!!!

  • Vanêssa Sotério diz:

    Verdade Patrícia!
    As pessoas só sabem criticar o país e os políticos enquanto quem tem que mudar primeiro são elas mesmas!
    Quanto aos desafios, são ótimos e me ajudam muito!
    Obrigada por nos presentear todos os dias com posts inteligentes falando de coisas úteis e interessantes!
    Beijos!

  • Monica Jesus diz:

    Oi Patrícia, continua com o desafio. Tenho aprendido muito.

  • Karina diz:

    Olá paty!
    Continua com certeza, os desafios tem me ajudado muito a enxergar as coisas de outra maneira, para mim são muito necessários. O seu blog e muito útil, acrescenta muito a vida das pessoas.
    Por falar em outros países, estou pensando em importar produtos pela internet, e vender para aumentar a minha renda, já que o custo e mais baixo. Estou me informando muito sobre o assunto, para fazer tudo certinho e não ter dor de cabeça. Li no seu livro, que em suas viagens, você sempre trazia algo do exterior para vender aqui ás pessoas mais proximas. Você tem algum conselho ou dica para me dar?

    Beijos!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Karina. Naquela época eu não comprava pela internet, então a coisa era bem diferente. O que vc deve ter em mente é que sua compra pode ser taxada, isto é, pode chegar e vc ter que pagar um imposto (que nunca saberá de quanto) para retirar a verdadeira. Tb é bom estar ciente do que pode ser comprado em termos de quantidade para não contrabandear! Informe-se bem e considere todas as alternativas. Bjs

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Verdade Paty .Não basta criticar se não fazemos melhor. Nem basta esperar e aplaudir os outros por aquilo que elles fazem.Tudo é disciplina e a consciencia de cada um que quer fazer a diferença.
    Cada pessoa deve barrer diante a sua porta e sua rua será limpa e por aí vai…
    E dever de cada citadão trabalhar para comer, respeitar as leis e não só querer direitos sem fazer seus deveres e pensar que os outros lhes devem Tudo .
    Por o Mundo inteiro são os citadãos que são a carta postal do pais não o governo.
    Bisoussss

    • Patrícia Lages diz:

      Cada vez escrevendo melhor em português essa blindete francesa!! 😀

  • CLAUDIA OLIVEIRA diz:

    OLÁ BOA TARDE, ESTOU TENTANDO ENVIAR O COMPROVANTE DE DEPÓSITO PARA RECEBER O CONTROLE DE GASTOS BOLSA BLINDADA, MAS O E-MAIL ESTÁ RETORNANDO. TEM MAIS ALGUM E-MAIL QUE EU POSSA ENVIAR O COMPROVANTE DE DEPÓSITO PARA VOCÊS?

    OBRIGADA

    CLAUDIA

    • Patrícia Lages diz:

      Enviamos no seu e-mail, veja se recebeu! Bjs

  • Daniela Santana diz:

    Com certeza,Continua

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Sim, continua, Paty!
    Amanhã me vigiarei para ser mais disciplinada em relação as coisas aqui de casa…. vivo admirando a minha vizinha querida de 76 anos, que é super caprichosa!
    Então agora farei isso aqui em casa!
    Obrigada pela injeção de ânimo, amiga!
    Beijos

  • Gleyd Gomes diz:

    Continua!

  • Larissa diz:

    Tem ajudado sim! Por mim, pode continuar.

  • Sara diz:

    Continua sim!!! Esta excelente esse desafio! Bjos

  • jaqueline baars diz:

    Continua!!!amei a leitura,eu quero melhorar sempre.

  • Nayana diz:

    Oi Paty, é até engraçado isso, mas coincidências ou não, hoje eu estive em uma lanchonete na hora do almoço, de uma rede bem conhecida, por sinal, e lá sempre é lotado nesse horário. O problema é que depois que esvaziou, a lanchonete ficou toda suja, cheia de bandejas com restos de papel e sanduíche nas mesas e as TRÊS funcionárias existentes no lugar permaneceram no balcão adivinha fazendo o que? Atendendo clientes!? 😀 Nããão! Fazendo fofoca da vida alheia enquanto aquele lugar parecia a Alemanha o final da segunda guerra mundial. Gente, na hora eu pensei: “Isso valeria um post para o Blog Bolsa Blindada!” rsrsrs – Seria cômico se não fosse trágico né?! Temos que mudar como brasileiros, mas antes, como seres humanos. Sucesso significa: disciplina, esforço, sacrifício, suor e só no final a conquista.
    Bjs!

    • Patrícia Lages diz:

      Nossa, nem quero imaginar o estado dessa lanchonete! Kkkkk

  • Patricia diz:

    Não poderia concordar mais com sua análise. Excelente!
    E os desafios continuam…. 🙂

  • elizeth da conceicao cossengue diz:

    O mesmo acontece ca em Angola, o povo so reclama. Valorisa mais o que vem do exterior do pais e tudo que e local e aparentemente lixo. mais eh tal povo que mal faz uso de tudo e tem espirito de Vandalismo e DEPOIS VIVE RECLAMANDO. MAIS OREMOS COM FE NA EXPECTATIVA DE VERMOS AS COISAS MUDAR KKKKK.

  • Ligia diz:

    Continua.

  • cristina diz:

    Bom dia
    Sou nova por aí e quero q continue.
    Estou adorando esse site e aprendido muitas coisas.
    Beijokas

  • Vilma diz:

    Olaaa Patrícia…ja tive a oportunidade de morar no Japão e é bem isso ai. Há regras editadas e cumpridas. Meu patrão independente de qq situação iria bater na minha porta qdo eu não ia trabalhar. Tive a infelicidade de saber do falecimento da minha mãe e fiquei dois dias sem ir trabalhar pq não tive condições,ele foi ate minha casa e olhou pra mim e falou:”Vilma Força a vida continua,Vamos trabalhar,trabalhar”. E fui obrigada a ir e reconheci q a vida continua mesmo! Quem morreu foi minha mãe.

    Aqui no Brasil é diferente…os patrões nem sabe onde os funcionários moram…então é outro sistema,não tem jeito! Vamos fazer a nossa parte,pq o Brasil depende da conscientização de cada um de nós. Não de governantes,como estão falando por ai…
    Vamos ser blindetes e tudo anda…esses post tem mudado minha vida!

  • Monalisa Gonçalves diz:

    Claro que continua o desafio uhuulllllllll, ja terminei de ler o bolsa blindada 2 a disputa ta acirrada pra saber qual foi o melhor rsrrsrsrs, vc é tudo, que Deus continue te dando mais sabedoria para nos ajudar mais!!!! bjs Paty adoro vc.

  • Luciana S. da Silva diz:

    Continua

  • Gisele Roberta diz:

    E claro que contia.
    Ainda não comprei meu controle de gastos mais vou comprar logo.

  • Arilene diz:

    Está me ajudando muito. Pode continuar. Bjus

  • Cristina diz:

    Continua sim !!!!! Patrícia tudo o que você falou eu assino embaixo, é exatamente isso. Gostaria de adquirir o Controle de Gastos, mas não estou conseguindo achar a opção boleto bancário. Abraços..

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Cristina. Vc pode optar pelo depósito se o boleto não está aparecendo. Talvez seja mais rápido, bjs!

  • Fernanda Tavares diz:

    Querida Paty, este é o problema, o “mimimi”, enquanto se reclama o que acontece? se perde tempo, e quando se perde tempo, se perde oportunidade; pois bem, isto que tenho procurado fazer, aproveitar o tempo. Tem muita coisa boa fora, sim, mas no Brasil também, um exemplo: nossa comida, uma fartura de frutas e legumes diversos, tenho uma amiga que mora no Uruguai e tem saudades (pasmem) do nosso café e do feijão. Amo o Brasil, o calor que temos e muitas outras coisas; tem coisas ruins sim, mas em outros lugares também tem seu lado ruim.
    O problema é a reclamação, de que adianta criticar o governo que rouba, mas tem gente que nem devolve o troco errado que recebe em uma loja, um real faz diferença sim, no bolso daquele funcionário.
    O famoso “jeitinho” tem dado origem a toda a vergonha que vemos.
    Creio que neste mar de brasileiros, se cada gotinha que somos, cada um de nós, ficar limpa e correta, teremos um oceano límpido, lindo, mais lindo do que o mar do Caribe.

    Quanto ao detox, vamos em frente 🙂 Please!!!
    O livrinho ainda não comprei… mas tenho minha listinha de controle, sou blindete.
    bjos

  • felicia alves diz:

    Eu já adquiri, estou aguardando chegar pelo correio.
    Ansiosa é claro.Comprei um para mim, e um para uma amiga.
    Paty, gostaria de saber o e-mail preciso contar o que mudou na minha
    vida depois que conheci o BOLSA BLINDADA.
    ABRAÇOS…

    • Patrícia Lages diz:

      Pode enviar pelo Contato aqui do blog. Vem direto para mim. Bjs!!

  • Adiusa diz:

    Fala serio !!!! Cada desafio um melhor do o.outro !!! UhuuL vamos parar de Mimi … rsrs …. continua clarooo !!! Bjooo

  • Danielle friash diz:

    Claro que continua!!! Amei o Post!

  • Aline diz:

    Com certeza, continua….

  • Gislene - Santos SP diz:

    Com certeza continua, tem me ajudado muito.

  • Ana Côrte diz:

    Olá Patrícia! A mim o desafio tem me ajudado muito e eu quero que continue! Amei essa frase: “Comece a fazer hoje o que você admira nos outros.”, e vou praticar já na tarefa que farei daqui a 5 minutos. Quando trabalho penso sempre em algo que tu dizes, que é em fazer bem a minha parte. Nunca fico a pensar no dinheiro que vou receber, mas o meu foco é dar o meu melhor naquilo que estou a fazer. E o que realmente acontece é que acabo por trabalhar bem, sinto-me feliz com isso, agrado a Deus e as pessoas à minha volta por ficarem admiradas com a minha atitude, acabam por se dedicar mais também. Quero melhorar, por isso vou continuar. Obrigada, de todo o meu coração!
    Um beijo com carinho*
    (Ana Côrte, Ilha da Madeira, Portugal)

    • Patrícia Lages diz:

      Você está a incentivar outras a serem melhores, parabéns!!! Beijos a todas de portugal que estão sempre aqui connosco!!

  • FRANCIS SANTOS CARVALHO diz:

    Boa noite Patricia!

    Antes eu não estava segura se o que eu pensava tinha fundamento, mas hoje após ler artigos, buscar mais conhecimento estou mais firme no meu modo de agir frente a coisas assim. Sempre fui o tipo de pessoa que mesmo tendo alguém muito amiga, não abro mão de pontuar aquilo que não agrada na “nossa relação” se tratando de favores, parceria em um trabalho, em um projeto, enfim. Por diversas vezes alguma delas ficava com um bico enorme e levava aquilo pro lado pessoal (mesmo falando pra não levar) e já cheguei ao ponto de ficar frustrada não com a pessoa, mas a convivência com aqueles comportamentos que não me dava prazer nem mais de estar junto com ela ainda que fosse pra bater papo. Mas a relação melhorou (felizmente), pois para uma deixei bem claro que não vou mais orienta-la porque sei q no fim de td eu serei a errada, com outras simplesmente evito algumas situações, pois sei que só o tempo vai quem sabe convencer. Outro dia finalmente conclui que nós latinos temos muito disso, não saber separar a situação do caráter dela e se sente atacado toda vez que pontuamos algo. Isso acontece até comigo, mas graças a Deus perdi muito disso ao longo dos anos pq sei o quanto nos prejudica, por isso me sinto mais a vontade com o estilo europeu de lidar com o trabalho, comportamento e tals, mas não abro mão de outras qualidades que eles não tem como o brasileiro.

    • Patrícia Lages diz:

      Se a pessoa não vê uma correção como algo que poderá fazê-la crescer, realmente é melhor não perder tempo. Bola pra frente!

  • Aline Conceição diz:

    Com certeza continua!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: