Desafio Detox #10 – “Desentralhe”!

Com o passar do tempo vamos acumulando coisas e deixando nossa casa cheia de tralhas inúteis que só tomam espaço e sugam nossas energias. Chegou a hora do “desentralhe”! 

Qual sensação a imagem abaixo transmite para você?antes-armario-desarrumado

E esta abaixo?

depois-armario-arrumado

E quanto ao antes e depois deste armário: qual dos dois você prefere?

screen-shot-2011-01-08-at-6_57_36-pm

Sem percebermos, a bagunça irrita, estressa e nos faz ter cada vez menos vontade de organizar e limpar. É comum que, na correria do dia a dia, as pessoas vão acumulando coisas e entulhando suas casas até deixarem de se sentir bem nelas. A impressão é que a casa ficou inadequada e que necessitamos de um espaço maior, mas essa não é a saída. Um espaço maior só vai proporcionar mais área para colocar mais tralhas!

De tempos em tempos devemos fazer um detox em casa e “desentralhar” as coisas que já não precisamos mais. Muita coisa que está guardada na sua casa não faz mais sentido para você, mas em vez de se desfazer delas você vai acumulando até que não haja mais como manter a organização.

Organizar não é fazer caber tudo em um determinado lugar, mas sim, manter em um local aquilo que é possível ser armazenado de maneira funcional. Se você não consegue acessar algo porque está atrás de uma coisa que está por baixo de outra, é porque está sobrando coisa aí! Só vai ser possível organizar se antes você “desentralhar”.

Dicas para o “desentralhe” do guarda-roupa

  • Tire tudo do guarda-roupa para ir guardando somente aquilo que vai ficar;
  • Se você não usa uma roupa ou calçado há mais de 1 ano, provavelmente não vai usar nunca (a não ser que sejam peças específicas para viagem. Tenho uma calça térmica para usar na neve e não uso há 3 anos, mas não vou me desfazer dela, pois vou precisar quando viajar novamente!);
  • Se uma peça está precisando de conserto (encurtar a barra, apertar a cintura, fazer um ajuste etc.) separe para levar a uma costureira e fazer um orçamento;
  • Se a blusa está velha e feia não a deixe no guarda-roupa para “usar por baixo” ou dormir. Se você tirar a blusa de cima vai mostrar a blusa feia e roupa velha não é roupa de dormir;
  • Ter roupas de vários tamanhos para usar quando engorda ou emagrece não é legal, pois você está se permitindo a viver em efeito sanfona. Tenha roupas do tamanho certo e quando começarem a ficar a apertadas vigie a alimentação;
  •  Coloque em gavetas as coisas que você usa mais e deixe à vista, nas prateleiras, coisas que você quase nunca usa por não lembrar que estão no fundo da gaveta.

Dicas para um “desentralhe” geral

Se você tem CDs, mas já não ouve mais música dessa forma, por que não digitalizar as músicas e colocá-los à venda? Há pessoas que amam CDs, então não é muito complicado vende-los se o preço estiver bom. Na queira recuperar o que pagou, mas sim, obter um retorno – ainda que pequeno – e abrir espaço para guardar coisas que você realmente vai usar.

Há livros que são “de cabeceira” e que de tempos em tempos vale reler. Mas há outros que só ocupam espaço e são fortes candidatos ao “desentralhe”. Eu tenho muitos livros, mas há espaço em casa para eles. O que faço é emprestar ou doar para alguém que sei que vai gostar, mas você também pode colocá-los à venda.

Dê uma geral na cozinha e veja se você realmente usa tudo o que tem. Aquelas coisas que ficam só tomando lugar e nunca são usadas merecem um novo lar, você não acha? Itens que você usa só de vez em quando (para uma festa ou data especial do ano) podem ser guardadas nos lugares mais altos e as de uso cotidiano devem ficar mais à mão. Panelas amassadas, sem cabo, sem tampa e que estão lá não se sabe porque passaram da hora de abrirem espaço!

O que fazer com as “tralhas”

Separe em 3 categorias:

  1. Vender
  2. Doar
  3. Jogar fora

Importante: não doe roupas rasgadas, manchadas ou em um estado que não dê para usar dignamente. Se uma camisa está faltando um botão, procure repor antes de doar, afinal, a pessoa que receber pode não ter condições de fazer isso. Se realmente queremos ajudar, vamos dar o nosso melhor! 😀

Como vender

Hoje em dia o comércio de itens usados está em alta, pois além de você desentralhar a casa, estará colocando no mercado algo que pode interessar a outra pessoa por um preço baixo e ainda vai levantar um dinheirinho!

Seguem alguns sites de venda e o que comercializam:

  • Enjoeiwww.enjoei.com.br – vende de tudo: roupas, calçados, acessórios, decoração, livros, cdd, dvds, eletroeletrônicos, móveis e até carros! Eu tenho uma lojinha lá, para ver, clique aqui 😀
  • Desapegowww.desapego.com.br – roupas, calçados e acessórios;
  • Mercado Livrewww.mercadolivre.com – vende de tudo e mais um pouco!
  • Peguei Bodewww.pegueibode.com.br – roupas, calçados e acessórios de luxo.
  • Que barato!www.quebarato.com.br – um site de classificados de tudo, até imóveis, empregos, eventos e serviços.
  • UzLetwww.uzlet.com.br – celulares usados. Uma boa para você que trocou de aparelho e não sabe o que fazer com o anterior.
  • Estante Virtualwww.estantevirutal.com.br – livros.
  • Remobilewww.remobile.com.br – móveis e objetos de decoração usados. Tem até celebridades vendendo seus móveis usados!
  • Ficou Pequeno www.ficoupequeno.com – roupas de criança usadas e novas (que nem chegaram a ser usadas). Uma boa para aquela fase que as crianças perdem as roupas super rápido.
  • Descola Aíwww.descolaai.com – site colaborativo para fazer trocas, comprar e vender.

B3

E já que estamos falando em compra e venda, que tal adquirir livros que a ajudarão a se organizar financeiramente e crescer na sua vida profissional? Faça uma visita à nossa lojinha virtual e peça o seu.

Os livros vão autografados e com dedicatória, além do marca-página da Diva de presente! 😀

Nos vemos amanhã para o Desafio Detox #11!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Rebeca Beserra diz:

    Adoro desentralhar, Paty. Dá uma sensação de ronovo super gostosa. Bjos ;*

  • ANA MARIA MORAES DE ALBUQUERQUE LIMA diz:

    Gostei bastante do seu post. Aproveitar que estou mudando para uma casa nova para tirar as tralhas da minha vida e viver só com o essencial. Obrigada pelas dicas dos sites.
    Abraços,
    Ana Maria.

  • Katharine diz:

    Bom dia Paty!
    Fiz isso esses dias, rsrs
    Minhas roupas ficavam mal colocadas no guarda-roupa. Comprei uns cabides de madeira para que tudo ficasse padronizado e arrumei tudo! Ficou tão lindo, rsrs
    Agora vejo minhas roupas com total facilidade.
    Mas creio que ainda posso dar mais uma vasculhada e jogar alguma coisa fora.
    Na verdade, tem muitas coisas na minha casa que passaram da hora de ir para o lixo. Mas meus pais são apegados a coisas velhas!
    Minha mãe tem umas panelas que olha… Toda vez que eu falo pra gente jogar fora ela briga comigo.
    Diz que eu tenho espírito de rico. Que tudo meu é jogar fora.
    Até remendar uma vasilha de plástico com durepox ela já vez! Acredita?
    E não é por não poder comprar…
    É como os acumuladores, aquela situação não é normal. E sabemos o que há por trás daquelas atitudes.
    Ainda não posso desentralhar tudo que queria em casa. Mas no meu território – quarto – rsrs, eu posso 😉
    Ótimo post Paty, como sempre 🙂
    Beijos

  • Cristina diz:

    Adorei o post!Detesto bagunça!Vc bem que poderia fazer um post dando idéias de como “ensinar”o marido a não fazer bagunça rsrs ajudaria muito!

  • Ana Carla Saud diz:

    Bom dia. Realmente seus artigos e dicas são excelentes, Patrícia Lages. Como você tem bom senso e é realista. Aqui em Passo Fundo (RS) criei uma empresa que oferece serviços de apoio em organização para as pessoas: Denomina-se SAS (Serviço de Apoio a Senhoras). Somos especialistas em organizar cozinhas, despensas, banheiros, estoques domésticos, guarda-roupas, coleções e, principalmente, documentos. Também contamos com o setor de acompanhamento em consultas e exames e o setor de orientação jurídica. Se interessar publicar esse comentário e se permitir, informo o telefone do SAS, que é (54) 33 12 05 06. Atendemos a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Nós temos vários métodos para organizar objetos, conforme as necessidades das pessoas que nos contratam. Desde já agradeço a oportunidade de poder ler seus “posts”, são geniais.

    • Patrícia Lages diz:

      Aproveita pessoal de Passo Fundo!! 😀

  • Jarlenys Dias diz:

    Olá, Paty!
    Tem uma coisa que mais me irrita, me desanima é o quarto. Afff.
    Não gosto de organizar roupas por ser muitas e que fazem que eu demore muito tempo para engomar, dobrar e guardar. Gasto dois dias a arrumar o quarto. Confesso que quero ter um quarto só para mim e assim não terei chatices de ver o mesmo desorganizado por quem compartilho.
    Embora que eu goste de arrumar a casa, o problema é que perco imenso tempo a organizar a casa. Já gastei muitas horas desde de manhã até a tarde na arrumação da cozinha. Até faltei imensas reuniões do fju por conta disso. Daí, eu acumulo as desorganizações no quarto. Fico muito desanimada por ser lenta que demora um século para terminar tarefas domésticaas.

  • Ndundila Lourenço diz:

    God sempre que abro o email recebo uma dadiva detesto tralhas em casa mas por acaso esta na hora de dar uma vista de olhos valeu a lembrança muito obrigada. Bjinhos para nós.???

  • Juliana Maria diz:

    Sempre presente. Amando esse desafio. Obrigada Patricia.

  • Tatiane diz:

    Olá!!! 🙂

    Que organização de Detox hoje hein!!! rs 😉

    Isso faz bem!

    A bagunça destabiliza, viva a ordem!! Comecei essa organização em minha vida (literalmente)e é claro com a ajuda de Deus e da Paty.

    Para minha família sou como uma Personal Organizer rsrs (amei saber sobre o que eles fazem e como fazem, até pensei em ser)

    Patyy meu niver hoje!!!!!!!!!!!!! super feliz 🙂 fazendo o Detox!! 🙂

    Obrigadaa!

    • Patrícia Lages diz:

      Parabénssss!!!!

  • Fernanda diz:

    Estou amando os desafios, mas esse em especial. Eu sou estudante e tive que ir morar em outra cidade pra fazer o curso que queria, logo sair daquela zona de conforto de minha mãe arrumar minhas coisas. Não estava acostumada a arrumar minhas coisas, limpar casa, raramente ajudava nisso. Até hoje é complicado eu me disciplinar a deixar minhas coisas arrumadas, e percebi que é super verdade o que você fala, quando estamos num lugar bagunçado, nos sentimos mal, estressadas. Já percebi inclusive que meus estudos rendem bem mais quando estou com a casa arrumada, tudo em ordem, do que quando está tudo revirado.
    Já tinha decidido inclusive que nessas férias iria desentralhar as coisas. Roupas que não uso mais, apostilas dos primeiros semestres que sei que não vou ler mais, livros que posso vender, enfim..deixar o ambiente mais leve. Muito obrigada Paty 🙂

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Boa tarde Patty ,

    Verdade ,para fazer espaço para coisas novas temos que nos separar de tudo o que não nos convém mais..

    Mas hoje ainda tenho aqui comigo na Tunisia o primeiro nounours do meu filho ( tem 39 anos rsss)
    Também me recordo que minha mãe tinha um tacho a arroz doce comprado quando chegamos a França e até ela falecer nunca quiz outro !!! Não te falo do estado do tacho com mais de 40 anos ??

    Falando sério , este post de detox do nosso nininho só completa todos os outros e só nos faz bem !!
    Obrigada
    Beijinho- Cidalia

  • Suze Kate Dias Silva almeida diz:

    Que interessante este assunto.gostraria de tirar Mas dúvidas

  • Helena diz:

    Olá Patricia!Bom dia.

    Muito legal essa dica, faço isso sempre, acabo sem saber o que fazer com roupas boas semi novas que gostaria de vender, pois estou sem trabalhar. Como eu faço pra criar uma lojinha virtual e se paga por isso.
    obrigada!

    Helena

    • Patrícia Lages diz:

      Você não precisa criar uma loja, o melhor é usar sites especializados em venda porque eles já têm muitas pessoas cadastradas e aceitam cartão. Será muito mais vantajoso para vc! Bjs

  • Sueli diz:

    Paty,

    Simplesmente AMEI as dicas!
    Muito obrigada.
    Beijuuuus

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: