Desafio Detox #11 – Seja adaptável

Não é à toa que temos primavera, verão outono e inverno, dia e noite, quente e frio, escuro e claro. Devemos aprender a ser pessoas adaptáveis e não apenas reclamar do que não gostamos. Esse é o tema de hoje no blog!

8552589.0Quando começa o frio começam as reclamações daqueles que detestam frio e os ataques a quem gosta:

  • “Espero que o seu chuveiro queime!”
  • “E quanto aos moradores de rua que morrem nas esquinas?”
  • “Espero que você pegue um ônibus com as janelas abertas!”

A mesma coisa quando chega o calor:

  • “Espero que sua maquiagem derreta na hora da foto!”
  • “Espero que você pegue um metrô lotado com o ar condicionado quebrado!”
  • “Espero que você volte da praia cheia de bolhas!”

beachbag

Perguntei a um amigo brasileiro que vive em Nova York o que ele mais gosta na cidade e a resposta foi:

“Por que Nova York se renova a cada estação. O verão às vezes é muito quente e incômodo, mas a gente aproveita porque sabe que ele vai acabar. Tomamos sorvete, vestimos roupas leves e fazemos coisas típicas do verão. No inverno aproveitamos o frio e usamos roupas pesadas, botas, tomamos chocolate quente, andamos na rua para sentir o nariz gelado e ficar com o rosto vermelho! Curtimos as flores da primavera e as cores do outono. Gente que não sabe curtir não se adapta a lugar nenhum porque para ela nada está bom!”

Na verdade gostemos ou não, sempre vai existir frio e calor, noite e dia, salgado e doce, branco e preto, e isso não é por acaso, mas sim, para aprendermos a ser pessoas adaptáveis.

 

Eu detestava o calor. Quando a primavera ia terminando já me dava aquela angústia de saber que viriam dias super quentes e incômodos. Me recusava até a comprar roupas de verão só porque queria que a estação passasse voando (o que não acontece no Brasil, nem mesmo em São Paulo!).

No momento em que aprendi a curtir as coisas simples do verão, como usar roupas leves, tomar sorvete e ser dia claro até as 7 da noite (com a mudança de horário) ficou mais fácil passar pelos meses de verão.

E a questão aqui não passa apenas pelas estações do ano, mas em tudo na nossa vida. Precisamos aprender a apreciar as coisas e viver o presente da melhor maneira possível. Viver o inverno torcendo a cada dia para que ele acabe não vai fazer o frio passar mais rápido. Ir trabalhar todos os dias maldizendo seu emprego e torcendo para arrumar outro logo não vai fazer o seu dia mais produtivo, muito pelo contrário!

Aprenda a apreciar aquilo que você não gosta e sua vida será muito mais leve. Nós somos seres adaptáveis e podemos aprender a gostar, basta darmos uma chance. Experimente e nos conte depois!

Amanhã voltamos com o Desafio #12 e para não perder nada…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Karen diz:

    Bom dia, Paty

    Incrível como a gente aprende a cada dia!!
    Deus te abençoe e abençoe á todos que trabalham contigo, pois o trabalho de vocês edifica muito a nós, do outro lado da “telinha”.

    beijos

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Mônica Lima diz:

    Bom dia
    Me adapto bem a quase todas essas situações, mas justamente agora andei percebendo que tenho uma tendência a deprimir no inverno. Parece historinha mas não é. Como não estou trabalhando estou me observando melhor, e realmente, nos outros anos aconteceu a mesma coisa. Agora eh tentar passar por isso da melhor maneira possível.

  • Marta Ribeiro - Porto (Portugal) diz:

    Querida Patrícia,
    Estou AMAR cada dedafio…
    OBRIGADO pelo investimento…
    Beijinhos

  • Fernanda diz:

    Oi Paty, estou amando os desafios, obrigada pela série, gostei muito desta foto das quatro estações, retrata bem que tudo tem um tempo, as plantas precisam deste ciclo para nos trazer o alimento, observando bem a foto percebe-se as cores e mudanças, acho que na nossa vida também é assim, é preciso mesmo apreciar; as vezes fazer isso não é muito fácil, mas se parando de reclamar se percebe que faz parte de um ciclo necessário.
    Estamos no dia 11, só hoje comentei. Não tenho esta habilidade de escrever, mas quero que saiba que estou acompanhando tudo.
    bjos e “nos vemos” rsrs

    • Patrícia Lages diz:

      Tem habilidade sim!! 😀

  • Josefa diz:

    Eu não gosto do frio, mas, me adapto com ele, é tanto que tenho bastante roupas de frio. Pois se não me organizar, vou sentir frio e odeio sentir frio. E com o trabalho, e as pessoas também. Bjs Paty.

  • Vanessa Aparecida do Santos Souza diz:

    Nossa que dica incrível, nunca pensei por esse lado…
    Esses dias estava reclamando do frio… Vou rever este conceito, não só esse mais outros na minha vida.Obrigada Patrícia. Beijos.

  • Juliana Maria diz:

    Simplesmente o melhor desafio que já aceitei..

    Muito obrigada Patricia.

  • Marina diz:

    Estou amando cada desafio!! Cada dia aprendo mais ☺️

  • Ndundila Lourenço diz:

    Eu por acaso amo e apriveito todas as estaçoes tenho dificuldades de aproveitar a chuva mas é mais um desafio valioso bora entrar nesta na fé.
    Agradeço a dica bjoquinhas???

  • Rita de Cássia diz:

    Uau! Nunca tinha parado para pensar dessa maneira. Obrigada por esse artigo.

  • May/SP diz:

    Nunca tinha pensado por esse ponto de vista. Reflexivo.
    Obrigada!

  • Sonia diz:

    Aceito e curto muito bem todas as estações do ano mais tenho reparando que nos últimos três anos de inverno tenho tendência a alergias talvez o meu organismo não aceite muito bem o inverno.

  • Maria antonia diz:

    Paty muito obrigada por faser de nois mulheres cada dia melhores ?????????????

  • Patricia (Noruega) diz:

    Eu que o diga. O choque ao me mudar pra Noruega foi grande. Mas eu sei bem o que seu amigo esta dizendo. Aprendi a curtir cada temperatura, clima. Os invernos aqui sao rigorosos e escuros. Aproveito assim pra me internalizar, ficar mais em casa lendo, meditando, estudando etc. Na primavera/ verao a gente curti os dias claros que duram praticamente 24 horas. Ai é como se florescêssemos juntos com as flores. 🙂

  • Marieli diz:

    Quando aprendemos a apreciar oque temos em nossa vida e colocamos esse aprendizado em prática,realmente tudo se torna muito melhor muito,mais belo aos nossos olhos. 🙂

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: