O desafio desta semana continuará com a proposta de exercitar nossos músculos cerebrais. Sempre de uma maneira interessante e eficaz. Vamos malhar!

Hoje o desafio é simples, mas muito importante: você vai testar como está a sua interpretação e entendimento de textos. Se você é do tipo que não gosta de ler, saiba que, provavelmente, é porque você não compreende 100% do que lê.

Digo isso baseada em pesquisas alarmantes, que dizem que mais da metade dos brasileiros não compreende o que lê. Desse jeito, é claro que a pessoa não tem como gostar, pois é pura perda de tempo…

Mas blindete que se preza não entra nessa estatística, por isso, nós vamos continuar exercitando nosso cérebro. Esta semana você vai ler. Mas não de qualquer maneira. Você vai ler e fazer seu próprio texto, com suas palavras, sobre o que entendeu.

Como mencionei a semana passada, não pense que isso não tem nada a ver com sua prosperidade, tem sim. Quer ver? Em qualquer profissão que seja, você precisa compreender a escrita. Imagine uma faxineira que não entende o que lê. Como ela vai saber usar um novo produto de limpeza? Como você vai montar uma estante seguindo as instruções? Como vai se virar para enfrentar um teste na seleção para um novo emprego?

Então, mãos a obra, vamos malhar!

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • hhihhihi, eu não gosto muito de ler mesmo.
    Mas esses dias tenho tirado o meu tempo para ler os artigos postados aki nos vossos blogs cada dia mas e aprendo cmo nunca

  • Bom dia, Patricia!!
    Eu gosto de lê mas, a correria é tanta que acabo deixando um pouco de lado pois, não tenho equilibro na leitura(rsrsr) quando estou lendo um livro quero terminar logo, então quero lê-lo a todo momento e aí não dá né? Vou tentar separar uns minutos por semana para lê …
    Um super beijo!

    Leila

  • Boa dica Paty! Treinar a leitura e interpretação é sempre muito importante! Estamos juntas nesse desafio! 🙂

  • Até que enfim, comprei seu livro Patricia. Estou me deliciando com ele. Comprei pela internet porque ainda não lançou aqui, ainda bem que não demorou pra chegar. Lá em casa tem três blindetes. Eu e minhas duas filhas Manu e Helo, que ainda são praticamente bebês. Uma de dois anos e a caçula de um aninho. Não sabem ler ainda, mas vou guardar seu livro pra elas :). O desafio da Manu é usar apenas uma fralda que é a noite, pra dormir. E a Helo apenas duas, uma pro sono da tarde e outra pra dormir a noite. estamos economizando no leite, nas refeições, na água, na energia, nas roupinhas, nos sapatinhos. Estamos aproveitando mais o que temos e anunciei pra vender tudo que está em bom estado que não tem uso, por exemplo: o bebê conforto, usarei o dinheiro pra comprar o que estão precisando no momento. Agradeço a Deus por ter te inspirado, sabe porque?! Porque uma das lições lá de casa vai ser o que não tem na escola: Educação financeira. Vou preparar atividades pra elas, vou cuidar de desenvolver e descobrir os talentos delas, assim como vc tem me ensinado. Um beijo de suas blindetes de Goiânia, Karla, Manu e Helo. Como eu já disse em outro comentário: você é show Paty! :):):)

    • Quanta blindete! Muito bacana, Karla. Vai ser importantíssimo vc educar suas meninas! Bjs

  • Nossa essa semana cometi um erro, estava ate bem, mas acabei fazendo compras. há nossa!
    Mas estou no no foco do meu objetivo, vou consegui.

    • Se vc estava precisando das compras, OK. Mas se comprou à toa… ai, ai, ai… rs..rs..

  • Bom dia Pati;

    Que legal o desfio essa semana, particularmente amoo ler rsrsrs 🙂
    Um bjão guria,
    Ótima semana pra ti <3

    Dai.

    • Leiturinha com chimarrão e puxa-puxa, não tem coisa melhor! Bjs

  • Olá Patrícia,
    Esse ano estou determinada a ler um livro por mês, e estou conseguindo. Gostei muito da dica de escrever o que entender da leitura. Obrigada! Vou praticar, pois afinal de contas, sou uma blindete! Bjim.

  • Ola gostariam de saber se seus desafios São só para mulheres? ou se nos homems podemos participar também.? desde ja agradeço a vossa resposta.

  • Olá Patricia tenho acompanhado e feito os desafios
    gosto de ler e escrever na maioria das vezes não temos tempo mas sempre arrumo um tempinho e leio livros de auto ajuda e de histórias inspiradoras como (nada a perder do Bp Macedo)…Super indico!..falta o bolsa blindada.rsrsr .

    Acredito que a leitura é a base do conhecimento seja em qual area for da nossa vida
    e o conhecimento é algo que ninguém nos tira , independente da nossa classe social , e não teremos conhecimento assistindo novelas , ou vendo programas
    que não agregam em nada em nossa vida .Muito bom este desafio!Tô dentro..Bjimm..!

  • Realmente ler faz bem ao cerebro. Ja me livrei de muitos aperto na hora dos testes na faculdade, pelo motivo de gostar de ler.
    Por causa deste habito de leitura descobre e gostei muito de ler o livro Bolsa Blindada.

  • Muito bom…gosto de ler,mas estava parada num tempo de uns anos pra ca…Peguei firme depois q passei a participar do godllywood. DURANTE 6 MESES LI UNS 5 LIVROS E O BOLSA BLINDADA ESTA INCLUSO. É ELE Q TEM ME DQDO A DIREÇAO DE COMO ME REEDUCAR NAS MINHAS FINANÇAS…só tenho a agradecer. Um grande abraço!

  • Oieeee Patricia,
    eu disse a você em um outro post que não costumava ler e depois que passei a fazer os desafios, comecei a ler cada detalhe que vc posta e analisar, entender o que estava lendo e assim comecei gostar de ler!
    adoreeeeei o desafio desta semana!!!
    E como sou uma blindete de primeira, não quero entrar estatística dos brasileiros não compreende o que lê!!!
    Estou dentro desse desafio também!…. e Vamos malhar!

  • Eu aprecio muito ler, e apesar de hoje o tempo ser mais escasso procuro não perder o hábito :D. Mas não é só ler.. como vc falou Paty, eu tb penso que a diferença está em entender o que lemos. Quantos bons benefícios podemos tirar de uma boa leitura… “destravamos” o cérebro, adquirimos conhecimentos, aprendizados, abrimos a visão, entre tantas coisas boas. Estou nesse desafio, vamos malhar!! 😀

  • Oiii! Gosto muito de ler mas geralmente demoro um pouco para ler um livro devido a falta de tempo mas o seu eu bati meu recorde. Uma semana, kkkk. Lia dentro do ônibus, trem e metrô indo para o trabalho ( é isto mesmo: pego um ônibus, um trem e um metrô todos os dias p/ ir trabalhar. Um dos meus objetivos é comprar um carro. Consegui guardar este mês R$ 50,00 na poupança. Não é nada mas é um começo para quem terminava o mês sempre no vermelho, rs.). E estou lendo novamente e destacando partes que me chamaram a atenção e estou comentando com as evangelistas da minha igreja ( sou líder do grupo). Sorteei um livro neste domingo para elas e elas amaram. Quero ver se consigo fazer isto todos os meses. Pelo menos um livro por mês. Descobri que elas enfrentam problemas semelhantes aos que eu enfrento ou enfrentei. Estou passando o conhecimento adiante. Comprei um para uma amiga que disse que estava precisando muito aprender a administrar suas finanças. Estou aprendendo muito. Você através do seu livro e seu blog entraram na minha vida no momento certo. Sou uma blindete assumida e estou “gerando” outras, kkkk. Quero um dia poder te conhecer pessoalmente e te dar uma grande abraço como forma de agradecimento. Que Jesus continue a te abençoar!!! Beijuuuuus.

    • Parabéns pela poupança, Suely!! Só o fato de ter sobrado é uma grande vitória, além de que, 50 reais por mês são 600 por ano. Bjs!!

  • O desafio pra mim, vai ser moleza, pois desde criança criei o hábito de ler muitOOO. Na escola cheguei a ganhar o apelido de ” Garota da biblioteca”. Ler é ótimo, abre a mente. O povo brasileiro sofre por falta de conhecimento, se criassem o hábito de lerem mais, não sofreriam tanto.

    PS: descobri há algumas semanas porque que me identificava tanto com vc, sou estudante de publicidade, e decobri que vc tbm é uma. A partir de agora você será minha referência. hehehee 🙂

  • Amo ler,ano passado fiz um proposito de ler todos os livros que estavam em casa e nunca tinha lido.Acho que li mais de dez!agora não sou muito de escrever,preciso exercitar mesmo!

  • Amei…
    O que está acontecendo é que nossas crianças estão sendo ou muitas delas foram (nossos adultos de hoje) alfabetizados mas, não letrados…
    Esta dica é exorbitante…
    Amo ler, Beijocas

  • Ler meu ponto fraco kkkk…
    Eu sou totalmente apresada e impaciente para leitura, trabalho respondendo reclamações em sites, redes sociais e e-mail e tenho muita dificuldade na interpretação das mesmas.
    Pensar vai me ajudar e muito…

  • Patrícia,quero te dar as boas novas,acabei de comprar o seu livro e por um preço ótimo aqui na minha cidade.Estou nas primeiras linhas,e já estou amando!Agora vai!

  • FICO MEGA FELIZ DE TE ENCONTRAR. ACHEI SEU LIVRO POR “ACASO” E FOI AMOR A PRIMEIRA PÁGINA LIDA. ESTAVA SEM $ DISPONÍVEL PRA NADAAA, MAS ALGO ME DISSE…ISSO VAI TE AJUDAR COMPRAAA! QDO LI, ME ENCONTREI!!!! QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!! SABE A PARTE DO PENHOR DO RELÓGIO SUÍÇO NO BANCO , SAINDO DO BANCO COM FOME NUM CARRÃO MAS NÃO TER $ PRA UM HOT DOG? PASSEI POR ISSO, EXATAMENTE ASSIM!!!!ANDAR NUM CARRÁO SEM UM REAL NO BOLSO É PIOR Q QQUER COISA!!!! FRUSTA DEMAISS!!! POR PURA IMPRUDÊNCIA, ME DEIXEI LEVAR POR MÁS COMPAHIAS E ME AFUNDEI FINANCEIRAMENTE…MAS LER TEU LIVRO ME DEU UM ÂNIMO QUE SÓ DEUS MESMO. JÁ INDIQUEI PARA TODOS NO FACE, NA FAMÍLIA…VC MOSTROU QUE EDUCAÇÃO FINANCEIRA É ALGO MUITO IMPORTANTE, E MESMOS SE CAIRMOS, COM DETERMINAÇÃO PODEMOS DAR A VOLTA POR CIMA!! MUITO OBRIGADA E UM BJO NO SEU CORAÇÃO….
    DA SUA XARÁ E SUPER BLINDETE: PATRÍCIA

    • Oi, Paty. Que bacana que o livro te deu esse ânimo. Agora é só por em prática e arrasar como blindete!!! Muito beijos 😀

  • Boa Tarde Patrícia! Meu nome é Nadir, gostaria que a senhora me respondesse uma pergunta:
    Aí no seu post, aparece um link que diz novo emprego, quando eu cliquei nele, o assunto que se segue é de como trabalhar em casa pela internet.
    Por favor me diga, a senhora que postou? É seguro? Funciona mesmo?
    Aguardando uma resposta.

    Obrigada, bjs

    • Oi, Nadir. Não postei nada disso não… é furada!! Só que para mim não aparece nada, onde vc viu?? Pode me mandar esse link? Bjs

  • E isso que acontece comigo não costumo lê muito e consequentemente não entendo o que estou lendo .

  • Oi, Paty!
    Estou lendo o BB2 e agora vou parar um pouco por aqui para escrever o meu “Momento Epa!”
    Eu estava lendo na cama, mas o melhor lugar mesmo é na mesa, cercada de papel e canetas de várias cores!
    Só assim eu consigo compreender o que leio! É um método eficaz, pois ao copiar (lendo em voz alta) eu gravo melhor as informações!
    Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *