A série de posts sobre o vinagre está sendo um sucesso e hoje teremos dicas até de beleza usando o vinagre branco. Acho que por essa você não esperava!

SandraOlá, queridas! Como promessa é dívida, hoje vamos à última parte das dicas usando o vinagre branco. Para fechar essa série com chave de ouro, as dicas são variadas: beleza, cuidados da casa, das plantas, saúde e muito mais! Preparadas?

Lustrar os móveis: Faça uma solução de vinagre, terebintina e óleo de linhaça em partes iguais. Passe com pano macio em toda a superfície. Além de proteger os móveis de madeira, evita o mofo, lustra e elimina riscos superficiais devolvendo o brilho natural.

Eliminar mofo dos armários e guarda-roupas: Passe um pano umedecido com vinagre branco em todo interior dos armários, estantes ou guarda-roupas. Lave o pano, repita a operação e deixe secar bem antes de guardar as coisas novamente.

Enxaguar tênis: Muitas vezes os tênis brancos ficam amarelados, certo? Para evitar, faça o último enxague da lavagem com água e vinagre.

Limpar e renovar as escovas de cabelo: Faça uma mistura de água e vinagre em partes iguais e coloque as escovas de molho por 1 hora, enxague bem e ficarão limpinhas.

Conservar flores: Coloque na água do vaso 2 colheres (sopa) de vinagre e 2 colheres (sopa) de açúcar, elas ficarão frescas por mais tempo.

Higienizar os colchões: Faça uma solução com vinagre, água, álcool e lisoforme e coloque em um borrifador. Borrife o colchão e os travesseiros pela manhã, sem umedecê-los demais. Deixe agir por 20 minutos, coloque-os no sol ou perto de janelas para arejar. À noite volte a forrar o colchão e os travesseiros. Minimiza alergias provocadas por ácaros.

Desentupir ferro a vapor: encha o ferro com uma mistura de 2 partes de vinagre e 1 de água. Ligue-o e deixe sair o vapor. Passe o ferro em um pano macio de limpeza até terminar a água. Repita a operação dessa vez usando água pura e passe no pano de limpeza para sair todo o resíduo da solução anterior.

Aliviar coceiras: Picadas de insetos são nada agradáveis, mas você pode aliviar a coceira e o ardor passando um algodão embebido em vinagre diluído em água (partes iguais).

Cortes e arranhões: use o vinagre branco como anti-séptico.

Eliminar o mau hálito: Escovar os dentes e fazer gargarejos, com vinagre branco de 2 a 3 vezes por semana pode ajudar no problema.

Caspa e cabelos oleosos: Depois de lavar os cabelos como de costume, use vinagre branco e água (quantidades iguais) como o último enxague. Elimina a caspa com o uso frequente e diminui a oleosidade da raiz.

SapatosConservar sapatos: Passe um pano macio embebido em vinagre por dentro e por fora dos sapatos. Depois de seco, lustre normalmente. Evita o mofo e o mau cheiro. Faça o mesmo em sandálias e sapatilhas.

Hematomas: Faça compressas de vinagre gelado sobre os locais afetados por pancadas (desde que sejam sem machucados ou cortes). Desinflama a área e evita os hematomas.

Remover células mortas: Passe um algodão embebido em 2 partes de vinagre branco para 1 parte de água, em todo o rosto e enxague bem com água fria. Também ajuda a controlar a oleosidade.

Meninas, viram quantas utilidades para o vinagre? Com essas dicas, sei que economizarão muito tempo e dinheiro, de verdade! Não esqueçam de deixar os comentários com suas experiências!

Beijocas!

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • Gracias sra. Linda por la informacio, q Dios la bendiga, saludos a su familia.

  • Não tinha conhecimento de como o vinagre pode ser utilizado além da comida. Obrigada pelas dicas! 🙂

  • Obrigado pelas dicas,são muito interessantes mesmo! Eu já usei a solução com vinagre branco para higienizar o colchão e é verdade,minimiza a alergia(tenho rinite),agora vou testar as outras hehe.Beijos

  • Bom dia, Sandra.

    Eu já amo o vinagre pelo sabor e estou gostando mais ainda depois de todas as suas dicas! 🙂
    Obrigada por compartilhá-las.

    Beijos,

    Mari Diniz

    • Olá Poliana, sim, sempre é melhor o branco para não correr o risco de manchar nada! Beijos

  • Nossa não sabia que o vinagre servia pra tantas coisas. Amei as dicas

  • Olá Sandra, estou surpresa com as utilidades do vinagre!
    Gostaria de saber se o vinagre branco citado é especificamente o vinagre de vinho branco, ou pode ser o vinagre de álcool.
    Obrigada! Abraços! 🙂

  • FIQUEI ENCANTADA POR VOCE !QUERER ENSINAR TODAS ESSAS DICAS A NOS MULHERES , ANOTEI TODAS , E SEMPRE FAÇO, ESTOU AMANDO ELES SEMPRE DÁ CERTO E MUITO ECONOMICO BEIJOS DEUS ABENÇOE

    • Obrigada querida por compartilhar conosco que as dicas dão certo! Beijos

  • Bom, já conhecia algumas dicas do vinagre mais essas são muito boas….bjo…..d.Sandra..

  • Adorei as dicas…sou fã do vinagre….gosto de usa-lo para clarear os rejuntes branco do azulejo. É só aplicar ele puro e deixar de um dia para o outro, às vezes, é necessário repetir por dois dias, mas depois o resultado é incrível….

  • Oieee Sandra
    poxa…e como vi quantas utilidades para o vinagre e com toda certeza com essas dicas vamos economizar muito tempo e dinheiro!!!
    Bom… minhas experiências, uma delas foi usar a dica na minha pia que estava com manchas ao redor do ralinho e ficou muito bom!
    A outra foi limpar os buraquinhos do chuveiro!
    funcionou!!!…. eu ameeeeeeei !!!!!
    Suas dicas são sempre maravilhosas e sempre aplico no meu dia a dia!!!
    Estou gostando muito do aprendizado
    Deus a abençoe grandemente!

  • Muitoooo legal as dicas que por sinal fica excelente ja fiz nos colchoes….

  • Sandra, seria legal você montar umas dicas sobre como economizar em aniversário de criança. Todo mundo gasta dinheiro demais com isso. Não sei se a maioria das visitantes desse blog tem filhos, mas mesmo assim, quase todo mundo tem criança na família, podem passar as dicas adiante. Desde já agradeço. Abraços!

  • Suas dicas são incríveis!
    Só não se torna uma boa dona de casa quem não quiser!
    Muito obrigada!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *