Creio que não exista nenhuma pessoa no mundo que nunca tenha feito essa pergunta. Pior que isso, só o fato de que a maioria continua sem resposta. Vamos refletir sobre o assunto?

que_fazerTenho recebido inúmeras mensagens e sempre com muito prazer procuro responder a todas. Como faço isso pessoalmente e uma a uma, às vezes demoro um pouquinho, mas até agora, tenho conseguido dar conta.

O que não consigo dar conta é quando a pessoa está tão perdida que me escreve algo assim: “Estou desesperada, o que eu faço?” Não são apenas 2 ou 3 pessoas que escrevem dessa forma, mas muitas. E como responder a isso? Não tenho ideia do que está desesperando essas pessoas, então, como posso dizer o que elas devem fazer?

Mas a verdade é que não posso deixá-las sem resposta, mesmo sabendo que não tenho condição de responder… Bem, eu não tenho condições, mas Deus tem. Por isso, foi em Sua Palavra que achei a resposta:

Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer.” Provérbios 2:9

Eis aí o que todas nós devemos fazer para saber o que devemos fazer! Muitas vezes estamos naquele beco sem saída e, no fundo, sabemos que não há ninguém no mundo que possa nos ajudar. Em partes você pode estar certa, pois nem sempre podemos ter ajuda das pessoas. Mas, por outro lado, Deus está sempre à nossa disposição, e Ele pode nos ajudar. Melhor ainda: Ele pode e Ele quer nos ajudar.

Por isso, o desafio desta semana tem 3 passos:

1) Ouvir/ler a Palavra de Deus. Quem não estiver em nenhum outro propósito de leitura, convido a ler Provérbios;

2) Entender o que é direito, justo e honesto. No livro de Provérbios você verá que Deus nos ensina como ter sabedoria, pois ninguém nasce sabendo.

3) Saber o que fazer. Você não vai terminar esta sétima semana sem saber o que fazer em relação aos seus problemas. Ore, jejue, busque em Deus a sua resposta e Ele lhe mostrará o que fazer.

Na quinta-feira, no blog da Cris, vou colocar um áudio muito bacana que vai ajudá-la na sua luta. Enquanto isso, já comece a se aplicar em buscar a sabedoria. Ela está à sua disposição!

E medite também no sonho de Albert Einstein:

Eu quero conhecer os pensamentos de Deus, o resto são detalhes.”

E, para finalizar, o livro Bolsa Blindada já está disponível em versão e-book para baixar no seu computador, tablet ou celular. Escolha uma das lojas virtuais e baixe de qualquer parte do mundo.

Amazon USA

Amazon Brasil

Saraiva

Cultura

IBA

Nos vemos!

Screen Shot 2013-09-10 at 10.44.13 AM

Screen Shot 2013-09-10 at 10.43.54 AM

Screen Shot 2013-09-10 at 10.44.37 AMScreen Shot 2013-09-10 at 10.44.02 AMScreen Shot 2013-09-10 at 10.44.21 AM

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • É MUITO FORTE AS COISAS DE DEUS,ESTOU NO DESAFIO POIS MINHA VIDA FINANCEIRA ESTÁ MAL.FAÇO A CORRENTE DE SEGUNDA E ONTEM O PASTOR FALOU PRA GENTE ORAR ESTA SEMANA E PEDIR UMA DIREÇÃO A DEUS,UMA IDÉIA PARA SAIRMOS DESTA SITUAÇÃO DE DERROTA E OLHA AÍ O DESAFIO CONFIRMANDO A DIREÇÃO DE DEUS E EU SEI QUE DEUS ME MOSTRARÁ O QUE FAZER PARA SAIR DESTA SITUAÇÃO.CREIO NA PALAVRA DELE E ESTOU USANDO A FÉ..OBRIGADA POR ESTE PROPÓSITO,UM ABRAÇO…..

  • Querida Patricia, Deus tem falado muito através de seu blog, tenho o grande desejo de obter seu livro, entrei no site da saraiva e fiz meu cadastro para ler livros digitais, gostaria de saber se tenho que pagar? Num condigo acessar a aréa…

    • Oi, Viviane. Os livros em versão e-book são pagos sim, mas geralmente são mais baratos que a versão em papel. Vc tem que se cadastrar e fazer o download. Em todas as lojas está R$ 20,40 e baixa na hora. Obrigada! 🙂

  • Oi, Patrícia.

    Comprei seu livro e estou me deliciando a cada página…Parabéns pela iniciativa! Obrigada por compartilhar suas experiências conosco!
    Beijos,
    Mari Diniz.

  • Era o que eu precisa ouvir, estou passando
    por muitas lutas em relação a vida financeira
    Mas sei que Deus vai me abençoar, se eu também
    colaborar para o bem , ler a palavra, jejuar e orar.
    Que Deus abençoe a senhora abundantemente.

  • Olá Patricia, arrebentou esse post, só não estou fazendo o desafio ainda por estar em um outro propósito, mas tenho lido todos que você tem publicado, e não vejo a hora de comprar o seu livro, um grande beijo…que Deus te abençoe abundantemente ha quero agradecer a Deus pela igreja Universal pois o Espírito Santo tem suprido todas as nossas necessidades através de mulheres de Deus como vocês que tem nos ajudado em todas a áreas de nossa vida, eu fico tão maravilhada como Deus cuida da gente, ele é perfeito eu o Amo a cada dia mais e mais, pois o Senhor Jesus é tudo em minha vida….bjinhos.

  • Olá Paty! Tudo bem? É a mais pura verdade… Deus está sempre a nossa disposição. Com Ele podemos contar sempre, em todo momento e em qualquer lugar. Ele nos mostra que em meio as tempestades da vida, o sol voltará sempre a brilhar 🙂
    Começarei a meditar em Provérbios 🙂
    Beijinhos,

  • É exatamente isso que devemos saber e fazer! Tem jeito pra tudo,quando colocamos Deus a frente mesmo não merecendo Ele se dispõe a nos ajudar dando a direção certa,aí cabe a cada um de nós ouvi-Lo.

  • eh disso que eu estava precisando estou vivendo um inferno, dividas, separação, preciso de sabedoria, preciso de um proposito na minha vida pra não desistir de tudo!

    • Vai dar tudo certo, Ieda. Basta vc se aplicar e ter fé. Tudo se acerta! Bjs

  • Boa tarde Patrícia;

    Que legal o desafio essa semana 🙂 na Bíblia encontramos respostas para tudo em nossas vidas!
    Vou aproveitar e começar hoje mesmo a ler Provérbios, realmente é um livro cheio de sabedoria, e aproveitando para orar, jejuar e pedir a direção D’Ele.
    Abraços. Dai.

    • Vamos nessa fé! e se quiser vir aqui e deixar as suas experiências com a leitura, fique a vontade! Bjs

  • Minha querida amiga!!!!!!
    Gostaria de dizer uma coisa:
    -Porque fica sorrindo na capa do livro ,quando eu fecho e fico com cara de quem acabou de receber uma bomba atômica !!rs
    Espera,eu acho bem que sei,depois de falar tudo tão duro,nos dá as dicas para transformação,e isso dá alegria,aí vem aquele sorriso!rs
    Sobre a meditação,estarei nesta fé!Pois a cada dia que tenho meditado ,nos versículos dado na quinta passada,tem falado muito comigo.
    Muito obrigada !!!Bjnhos!!

  • É Impressionante Como Os post Desse Seu Blog Nos Ajuda…
    Abrimos a Mente,Reconhecemos Que Há Uma Força Divina Dentro De Nós
    Muito Grande,e As Vezes Nos Deixamos Nos Abater Por Coisas
    Tão Banal. Creio Que Minha Vida Vai Mudar Com Esses Desafios.
    Agradeço a Deus Por Tudo e Vcs “MULHERS DE DEUS”Que Estão
    Sempre Nos Ajudando Com Uma Palavra Amiga.

    • Todas temos essa força, é só não esquecer e partir pra cima!

  • Bom dia, Paty.
    Tenho seguido as orientações do blog e lido o livro e aprendido muito. Não estou sufocada financeiramente, mais usando as dicas para vencer dia após dia e me tornar uma pessoa bem sucedida em tudo.
    Todos os posts são fortissimos, mais este me tocou de uma forma diferente, estarei meditando e aplicando a Sabedoria concedida por Deus.
    Que Deus te ilumine mais e mais…
    Muitos bjs.

  • Patrícia,
    Que desafio!!!
    Acredito que a maior dificuldade que temos é a escolha, decidir o que fazer.
    Para mim tudo começa com “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” PV1.7a

    Beijos,
    Leane R.

    • Verdade, sem o conhecimento das coisas de Deus, tudo fica sem sentido. Esse é o princípio de tudo. Bjs

  • DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO! ÓTIMAS DICAS, MAIS É UMA PENA QUE VIDEOS EU NÃO CONSEGUIREI VER!!!!!!!!
    SERIA BOM CONTINUAR SÓ TEXTOS!

  • Oi Patricia! Estou no desafio e isso tem m ajudado muito, porém perdi um post em que tem uma planilha. Desejo se possível me reenvie o ppost que tem a planilha.
    Ficarei muito agradecida.

    • Oi, Eunice. Eu não cheguei a publicar uma planilha, mas farei isso no desafio da próxima semana, OK? Beijos!

  • Olha Dona Paty, Este post seu, veio como a solução para todos os meus problemas financeiros e na vida Espiritual também. Obrigada pelas dicas, ore por mim e Deus abençoe!!!

  • Olá Patrícia,
    Já estou no proposito de oração devido a corrente dos Vencedores na segunda, e creio que essa direção veio para confirmar ainda mais que se eu buscar a direção do Senhor, Ele vai me orientar e me ajudar.

    Deus te abençoe sempre!

    Abs.

  • É inacreditável, Patrícia, mas há dois dias soube que o INSS concedeu o auxílio doença até dezembro. Hoje soube que terei que ir ao posto pedir esclarecimentos sobre o benefício porque a carta está com informações conflitantes – ou seja, além de estar escrito que o benefício foi concedido, no parágrafo seguinte diz que o mesmo foi cessado em julho.
    Hoje amanheci com crise depressiva (tudo isso por causa do mal da coluna ser crônico), dormi o dia todo, dores no pescoço… à tarde quando abri meus e-mails vi a informação que me deixou abalada.
    Falei com meu irmão (graças a Deus alguém racional) e ele me acalmou. Amanhã, de cabeça fria, irei novamente ao posto do INSS verificar o que está acontecendo.
    Até ontem eu estava tão animada, com tudo acontecendo conforme os propósitos, os desafios… e de repente já não sei mais.
    Desculpe o desabafo, mas hoje está sendo um daqueles dias!
    Um beijo

    • Há dias bons e dias maus e, infelizmente, sempre será assim. Mas sabendo disso é que Deus nos alerta para sermos fortes no dia da angústia (ele não disse que não teríamos angústias, mas para sermos fortes!). Então, querida, reuna forças e parta pra cima. Não se deixe abalar por essas coisas, pois vc vai vencer. E se vc crer, esse problema de coluna deixará de ser um problema logo, logo. Deus fez a sua coluna, porque ele não poderia consertá-la, não é verdade?? 🙂

      • Você está certa, Patrícia!
        Agora mesmo estou ouvindo o Áudio do Bispo Renato Cardoso.
        É nisso que eu creio! Já estou me fortalecendo novamente.
        Foi uma luta, mas não o meu nocaute.
        Beijos!

  • OIIII Patricia!!!! Tenho uma duvida em relação ao dizimo, vou tentar explicar: Ganhei um presente da minha mãe em dinheiro para comprar um objeto( exemplo, R$ 100) só que minha mãe quer que eu preste conta a ela, e nem quer sonhar que eu tirei o dizimo pois ela n concorda…. o valor do objeto me saiu R$ 70, ficando R$30 , creio que ela não vá me pedir o troco de volta, como faço para tirar o dizimo?

    • Oi, Maria
      Vc deve separar, antes de comprar qualquer coisa, os 10% equivalentes ao dízimo e, depois comprar o presente. No seu lugar, eu diria à minha mãe que vou tirar o dízimo sim, pois é minha fidelidade a Deus e isso está acima de qualquer coisa. Vc não deve se indispor com ela, mas tb não deve “dar escondido”, seja franca e Deus vai honrá-la. Bjs

  • Dona Patricia, gostaria de compartilhar com a senhora o que vem acontecendo desde que eu iniciei o Desafio.
    Pode parecer pouco, por enquanto, mas já vejo como uma vitória e como resposta de Deus ao meu sacrificio.

    Eu fiz a lista das coisas que eu tenho no guarda-roupas e confesso que me impressionei pois quando ia me vestir sempre falava que não tinha o que usar. E decidi não comprar mais nada do que eu já tenho até o fim do ano, como a senhora recomenda no desafio. Que guerra! Não está sendo nada fácil, mas estou perseverando.
    Bom, eu tenho o nome restrito devido a algumas dívidas que adquiri quando trabalhei no shopping (era uma tentação todos os dias e não resistia) e quando comecei o desafio liguei em duas empresas para fazer acordo, devo para quatro empresas mas vou fazer por partes para não me enrolar. Fiquei muito feliz porque eles reduziram as dívidas pela metade e ainda facilitaram a forma de pagamento 😀 Uma eu já terminei de pagar esse mês e a outra eu termino em dezembro. No mês passado eu fui cancelar o meu inglês pois estava muito apertada e queria ajudar em casa só que não sobrava 1,00 do meu salário, mas a multa para cancelar era 4x o valor que eu pago por mês, então não compensava. Sai de lá chorando, chorando de revolta.
    Em um dos desafios a senhora pede para nos organizar para sempre ofertar e fazia sei lá quanto tempo que eu não ofertava sequer 2,00 pois eu nunca tinha. Mas com esse desafio comecei a rever as minhas prioridades e a oferta faz parte delas mesmo que eu não tenha, agora faço um esforço extra para não deixar de ofertar. Logo em seguida veio a campanha da justiça e também fazia muito tempo que eu não fazia um propósito de fé pois me limitava ao valor, achava que por ser o valor pequeno Deus não iria me honrar, mas aprendi que não importa o valor financeiro e sim o sacrificio então resolvi participar. Dona, nesse sabado (14/09) minha patroa chegou em mim, de repente, sem eu nunca ter pedido, e disse que vai pagar o meu curso de inglês. Poxa, eu fiquei tão, tão, tão feliz porque eu enxerguei como Deus me honrando, mesmo que pareça pequeno mas para mim já é um passo rumo a minha vitória total. Com o dinheiro que vai sobrar do curso, vou conseguir ajudar em casa e pagar mais uma dívida. Agora eu consigo ver uma solução onde eu não via, porque eu não tomava nenhuma atitude. Mas isso tudo eu só enxerguei devido a esse desafio! Muuuuuito obrigada por dedicar o seu tempo a nos ajudar! Se não fosse esse blog, com certeza eu estaria muito mais enrolada e endividada agora, e o pior de tudo, estaria envergonhando mais a Deus. E olha que eu ainda nem tenho o livro da senhora, imagine quando tiver. Não vejo a hora de ler, meu aniversário está chegando e vou pedir de presente 😀 Deus abençoe a senhora a cada dia mais! Beeeijos.. (Desculpa pelo texto longo, eu tentei resumir rsrsrs…)

    • Oi, Jessica. Fiquei muito feliz com o seu comentário! E se ver livre das dívidas não é pouca coisa não!! Arrebentou! E isso é só o começo!! Bjs

    • Já vivi experiências assim, de verdade! É muito, muito bom!
      Quando é o aniversário da Jéssica?
      Beijos

      • Só de estar ficando livre das dívidas já me sinto mais leve! 😀
        Vânia, meu aniversário é dia 29 de Outubro mas estou fazendo os pedidos antecipados! hahaha.. 😉
        Beijos

        • Jéssica, gostaria de lhe presentear com o livro Bolsa Blindada.
          O que acha de nos encontrarmos na Fnac na Av. Paulista em dia e hora marcados?
          Beijos

          • Vânia, eu ficaria muuuuito feliz com o presente mas infelizmente eu não sou de São Paulo. Moro no interior, em Ribeirão Preto. Mas obrigada mesmo assim! Beijos.

          • Jéssica, se você não se importar em esperar alguns dias, posso enviar para você pelo correio.
            Meu e-mail pessoal é [email protected] para você enviar seu endereço.
            Ou então, se você preferir ler por via eletrônica apenas escreva qual é o seu e-mail pessoal que daremos um jeito.
            Beijos

  • Boa Tarde!
    D. Patricia preciso de uma orientação.
    Meu esposo e eu temos nosso proprio negocio, só que moramos no mesmo lugar que trabalhamos, então
    acaba sendo tudo junto, aluguel, agua, luz, telefone, etc… gostaria de saber como faço para dividir o que é do trabalho e o que é
    para casa vejo que falta esta organização, até mesmo em questão de horario e de afazeres de casa.
    Por favor me ajude.
    Obrigada!

    • Oi, Selma
      Se as contas são as mesmas vc não terá como saber o que é o que, mas quanto aos horários, vc realmente deve ser bem disciplinada. Pense que vc trabalha em um lugar normal e estabeleça horários para começar a trabalhar, horário de almoço e de fim de expediente. Tenha uma agenda muito bem organizada com seus afazeres do dia e não encerre o expediente sem antes preparar a agenda do dia seguinte. Isso facilitará bastante a sua rotina. Bjs

  • Engraçado como penso no que fazer quanto as minhas duvidas e tantos questionamentos, não tenho por varias vezes a menor ideia de com posso resolve-los sei que Deus esta no controle de tudo e apenas admiro pessoas como você que permite ser usa por pelo Senhor para ajudar a quem tem tanto a perguntar.
    bjs ……………..valeu

  • Olá Patrícia. Quero dizer que AMEI, A_M_E_I seu livro. No primeiro dia que comecei a folhear, li mais de 100 paginas, acho, depois no segundo quase terminei, fiquei enrolando pra nao ler tudo e sobrar pra depois rsrs e depois li td, em 3 dias ele se foi, ahhh isso pq no terceiro dia eu voltei e li a parte do seu testemunho mais duas vezes acho. EU AMEI.. Queria ler de novo, quero os detalhes, os detalhes e saber como vc chegou na igreja. Eu me projetei no livro, vou ter que ler sempre agora. Quando vc vai escrever o 2? Quero ler o 2. Poderia escrever mais de vc em forma de testemunho porque assim vc evengeliza as pessoas. O que vc escreveu, Deus usou pra falar comigo, é muito forte!
    Fico feliz porque é muito forte, fiquei falando pras meninas do força jovem (de Ribeirao Preto, SP) domngo, “gente, quem diria que alguem que se afundou na vida financeira, que quase se matou, q emagreceu porque passou fome, Deus usar JUSTAMENTE para evangelizar as pessoas através da vida financeira? É muito forte o que Deus faz, nossa. Um dia, assim como vc (não sei se vc ´esposa de pastor ou obreira, por isso falo “vc”)) e a dona Cris, fora as outras que mal conheço, eu possa ser o proprio testemunho, a UNIVERSAl e contar, alias, para as pessoas verem, é meu sonho, Beijo obrigada (:

    • Que bom que vc gostou e te ajudou de alguma forma, fico feliz! Vamos ver o que virá no futuro! 🙂

  • Tantas pessoas postando, acreditando que podem desenvolver talentos, crendo que Deus pode sim cuidar dos detalhes e abençoar toda ousadia na busca por uma vida melhor!
    A sua vida, Patrícia, é preciosa para nós!
    Beijos

  • Eu comecei a fazer o desafio, tinha me programado para pagar as dividas e em três meses terminaria tudo em dezembro, mas não resiste e comprei muitas outras coisas e pior no cartão de crédito rs , agora no dito popular perdi o fio da meada, então decidi não mas acompanhar o desafio por causa do sentimento de culpa, mas hoje resolvi ler este post e o espirito santo me tocou entendi que não adianta as pessoas ao nosso redor nos dar/mostrar o caminho se dentro de cada um não nascer o desejo de mudança, de fazer novo de ser novo, sempre me sentia mal por que a Paty sempre diz Desafio é pro fortes, vou ler desde o primeiro e fazer diferente, mas agora convencida pelo espirito santo afinal sermos organizadas também é a vontade de Deus!
    Obrigado por esta palavra é muito boa.

    • Sara, o Desafio é pras fortes e as fortes são as capazes de reconhecer seus erros e recomeçar. Então, o desafio é pra vc!!!!

  • Bem, eu já sei o que fazer: ” Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas. ”
    Essa semana meditando na palavra, e com as aulas ” pré-rush ” percebi o quanto estava focando nas coisas materiais. Entendi o que fazer, preciso buscar sim o meu crescimento financeiro, porém isso não pode ( e não deve ) ser o cento da minha vida, e sim como diz o versículo acima, preciso priorizar a Deus e a crescer com Ele. Obg D. Paty, esse desafio me ajudou muito!

  • Estou cheia de contas para pagar por ser uma compradora compulsiva. Mas após ter comprado uma pregação do Pastor Josué Gonçalves, sobre economia domestica, tenho conseguido estar firme! Só mesmo com Deus!! E agora este desafio. Que benção!!!

  • Estou adorando esses desafios, em breve estarei dando o meu testemunho. 🙂
    Orem por mim!

  • Amém Patricia tenho certeza que vai haver sim uma resposta para todas as minhas perguntas, já estou no propósito de João com o Bp.Renato Cardoso nesse jejum de Daniel mas vou ler essa passagem de provérbios a palavra de Deus nunca é demais. beijos.

  • Estava lendo o livro de Provérbios estava no capítulo 28, mas com o início da Fogueira, o pastor mandou lermos o livro de Josué, mas depois voltarei a ler, porque ensina muita coisa boa.

  • É muito bom o livro de Provérbios. Já li todo mas vou começar de novo.
    Deus abençoe a senhora.

  • Querida Patricia,
    Não comecei o desafio na mesma época que você, mas criei um caderno chamado “Desafio da Prosperidade”, onde escrevo diariamente as tarefas de cada desafio que leio aqui há uma semana.
    Eu me considero organizada e próspera. Não comecei a ler e fazer os desafios por necessidade de sair do vermelho, graças a Deus rs. Mas porque te admiro e é sempre bom aprender cada vez mais. Beijos e que Deus a abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *