Hoje teremos duas dicas: como economizar no supermercado e como ter conta corrente com tarifa zero. Confira e veja sobrar dinheiro no seu orçamento!

A primeira dica está em um vídeo especial que subiu ontem no meu canal do YouTube e também resumida no texto abaixo.

Para assistir, clique aqui.

Como economizar no supermercado

  • 1 – Experimente produtos de marca própria
  • 2 – Participe de programas de fidelidade
  • 3 – Evite alimentos pré-prontos
  • 4 – Cuidado com as promoções
  • 5 – Armazene bem para durar mais

Links para matérias que ajudarão no item 5 (clique na frase para ler a matéria):

Como conservar legumes e verduras sem sacos plásticos

Como conservar frutas e outros alimentos

Aprenda dicas para armazenar alimentos e fazê-los durar mais

 

Dica 2 – Conta bancária sem tarifa

Hoje (17/02/2018) publiquei nos Stories do meu Instagram (que só fica lá por 24h) uma explicação sobre como ter uma conta sem tarifa. Aliás, siga-me no Instagram, pois eu tenho postado dicas de economia lá e o que eu faço no dia a dia para o meu dinheiro valer mais. Clique aqui e me siga!

Segue o passo a passo:

  1. Consulte no site do Banco Central o pacote de serviços gratuitos para ver se são suficientes para o seu uso (clique aqui para ver a tabela);
  2. Veja se no internet bankig há a possibilidade de pedir o cancelamento de tarifa (alguns bancos facilitam a vida de seus correntistas e permitem que eles tenham autonomia para escolher se querem pagar ou não e cancelarem online). Se o seu internet banking não tem essa opção de cancelamento, vá para o passo 3;
  3. Entre em contato com o seu banco (telefone ou vá pessoalmente) e peça o cancelamento da tarifa. O banco NÃO vai querer cancelar e vai inventar uma série de empecilhos ou fazer parecer que você estará “perdendo” um monte de benefícios. Faça-os listar quais são esses benefícios perdidos e você verá que serão bobagens do tipo: seu cartão mudará de cor, você será um “cliente comum”, você deixará de ser X para ser Y. Comigo disseram que meu cartão “passaria a ter uma cor feia”. Ridículo, não? Mas o pior é que convence muita gente a voltar atrás e continuar pagando;
  4. Fique de olho no extrato bancário para ver se realmente eles suspenderam a cobrança da tarifa. Comigo foram necessário 3 meses (sim, 3 meses) até que eles se convencessem de que eu não ia ceder e cortaram a cobrança. Eles cobravam e eu os fazia estornar o valor. Depois de 3 longos meses nessa função, eu venci!

Infelizmente no nosso país é assim: existem leis que nos protegem, mas além de poucas pessoas as conhecerem (porque mal são divulgadas), elas só se cumprem com muita insistência. Soma-se a isso a comodidade do brasileiro em não lutar por seus direitos e a “parte forte” acaba ganhando.

Não tenha preguiça e faça o seu direito valer!

Amanhã teremos o desafio final, mas ele vem com uma proposta e eu quero saber a sua opinião. Não perca!

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Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Pois é, Patrícia, o serviço social que vc faz é de uma importância enorme…. e é de graça…. menina, transferi meu pagamento pra um banco que me dá direito de fazer dois TEDs mensais e eu NÃO PAGO NADA PELA CONTA….. uhuuuu
    No banco anterior (que eu cancelei o pacote de serviços mas não fechei a conta pq algumas clientes me pagam por lá) me cobravam um absurdo e eu tinha que sacar o dinheiro, andar com dinheiro até o outro banco pra de lá transferir pra corretora pra poder aplicar. Além do inconveniente ainda tinha o risco de ser roubada.
    Muito obrigada pelas suas dicas maravilhosas

  • Informações valiosíssimas!! Vou fazer essa tentativa ainda esta semana, com meu banco. A alguns meses resolvi mudar de domicílio bancário e tranferir meu salário para uma cooperativa de crédito, para tanto a instituição em que trabalho exigia q eu pegasse junto ao banco uma declaração que não tinha nenhuma pendência com o mesmo, para assim passar o meu salário para cooperativa. Acreditam que a funcionária me disse um absurdo: que o banco não fazia isso, que eu fosse ao CDL da cidade!!!E desde quando o CDL sabe de dados da minha conta, movimentação financeira etc? Tive que ir direto ao gerente. E olha q eu não estava encerrando a conta, apenas pedindo uma declaração. Tem que ir munida de informação e determinada, caso contrário eles criam mil obstáculos.

  • Bom dia, Paty!
    Depois de ler o desafio, consegui canselar a minha tarifa do cartão! Acredite, mesmo eu usando o serviço de débito e saque, estava pagando R$24,00 mês! Obrigada pela dica, abraço!

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