Apesar de conhecermos muito bem essa frase, muitas pessoas – mesmo tendo aprendido a dar valor ao dinheiro – continuam desperdiçando tempo. Como mudar isso? Este é o desafio!

71Faltando apenas 71 dias para 2014, está na hora de deixar de lado velhos hábitos. Assim como 2013 nunca mais voltará ao calendário, esses maus costumes também têm que desaparecer do mapa de vez!

Se formos analisar bem a frase “Tempo é dinheiro”, vamos concluir que o tempo é muito mais precioso do que o dinheiro. Afinal, dinheiro você pode guardar, tempo não. Uma quantia que você perde hoje, pode recuperar amanhã, tempo não. Então, o desafio é: você vai virar uma “patrulheira do tempo” e sua função será  colocar os ladrões do seu tempo para correr.

Hoje vou listar alguns ladrões bastante comuns do nosso tempo no trabalho e, de imediato, você deve começar a eliminá-los da sua vida. Além de listar os bandidos, vou dar dicas de como fazê-los verem o sol nascer quadrado!

Atrasos –  se você sabe que tem que estar todos os dias, na mesma hora, no mesmo local, e ainda assim chega atrasada, já deveria saber que precisa sair mais cedo. É claro que imprevistos acontecem, mas chegar atrasada todo dia e ficar dando desculpas está fora de cogitação. Isso também serve para visitas a clientes e reuniões fora.

Conversas – você não precisa ser o “esquisitão da firma”, aquela pessoa que nem olha para os lados, mas tudo tem sua hora. Se você tem o hábito de jogar conversa fora por uns 25 minutos por dia (isso é bem fácil!), no fim do mês vai ter deixado de trabalhar 1 dia inteiro. Como você se sentiria ao receber por uma coisa que não entregou? Então, corte a conversa mole!

Mantenha o foco – já estive em reuniões em que foi falado de tudo, menos no assunto da reunião… E sabe de uma coisa? É muito chato! Aliás, mais do que isso: é uma falta de respeito. Se as pessoas na reunião quiserem realmente saber de algum assunto extra, tudo bem, mas deixe para o final. A prioridade é resolver a questão que originou a reunião. Tenha em mãos uma pauta, ou seja, os assuntos que deverão ser abordados, e mantenha-se neles.

Evite interrupções – houve um tempo em que havia uma cadeira em frente à minha mesa para as pessoas se sentarem enquanto eu as atendia. O “problema” é que a cadeira era muito confortável e eu sempre oferecia chá ou café. Aquilo virava a “hora do recreio” e a pessoa me tomava um tempão. Sabe como acabei com isso? Botei todo mundo pra correr, ops…, nada disso! Tirei a cadeira e cortei o café! Simples assim.

E você? O que tem levado o seu tempo embora? Ou o que você tem feito para o seu tempo render? Deixe seu comentário e divida conosco sua experiência, ela pode ajudar outras pessoas!

combo-livros_crop_bxPara terminar, os recadinhos de hoje:

  • Na quinta-feira, no blog da Cristiane Cardoso, listaremos mais ladrões do tempo, fique ligada!
  • Se você quer concorrer a um kit com os livros Casamento Blindado + Bolsa Blindada (ambos autografados) + camiseta Bolsa Blindada, participe do sorteio no Facebook clicando aqui.

Nos vemos!

 

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia Paty,

    Apesar de muito simpática, não costumo ficar de “papo” no local de trabalho. Mas minha sala fica bastante visível e todos me pedem favores, além disso, acontece muitas coisas no dia a dia além do que foi programado. Assim, pra “render” mais, procuro chegar bem antes do expediente normal ou ficar até depois. Trabalhando as vezes menos no horário comercial e mais nesses períodos, onde consigo produzir bem mais! Pois o telefone não toca tanto, nenhum “vizinho” aparece e não sou “bombardeada” por e-mails URGENTES, rs!
    Vamos mesmo “prender” pra sempre esses ladrões e continuar com nossa #bolsablindada! Obrigada, bjos!

    • Eu tb fiz isso por muito tempo (trabalhar antes e depois do expediente por ficar fazendo tudo pra todo mundo). Mas vc consegue isso por um tempo, depois vai estar tão cansada ou sem nenhuma vida social que vai ver que não vale a pena! Às vezes temos que aprender a dizer não ou deixar os favores por último. Se der tempo, vc ajuda os demais, mas deixar a sua prioridade para atender as prioridades dos outros não é legal. Blinde o seu tempo tb!! 🙂

  • Olá Patricia algo que leva o tempo é a distração com a televisão e redes sociais…um grande beijo e obrigada pelos seus post pois tem me ensinado muitooooo!

  • Bom diia Patrícia, percebo que as redes sociais estão se tornando umas vilãs no trabalho, eu fui vítima, mas depois dos 21 dias de Jejum de Daniel colocando as tarefas em prática, a primeira coisa foi parar de entrar no facebook… E como isso melhorou, passei a ter mais tempo pra outras coisas, pois quando estava na rede social não via o tempo passar e deixava de fazer o que era importante de verdade. Quero agradecer muuuiiiito por você está me ajudando e a tantas outras, você é uma mulher abençoada. Obrigada por tudo!

  • Bom dia Patrícia;

    É bem verdade, eu mesma tenho perdido muito tempo com coisas supérfluas, não digo no trabalho, mas depois dele.
    Mas a partir de hoje vou dar um jeito de eliminar isso e me organizar melhor 🙂 .
    Obrigada pelas dicas Pati. Bjão.
    Dai.

  • Bom dia Paty e meninas,

    Trabalho em consultoria, e por isso fico sempre nas empresas de clientes, não no escritório da empresa sede em que trabalho. Com isso, eu e meus colegas de trabalho, ficamos em uma sala de reunião durante todo o dia…. eles falam, falam, fala, brincam, ficam rindo alto…e eu não conseguia me concentrar nas minhas tarefas. Por isso, usei o querido fone de ouvido..rsrs aproveitei e comprei um CD das canções da IURD. Resultado: Não ouço as besteiras (que na maioria das vezes não falam sobre o trabalho), consigo me concentrar e estou em contato com as coisas de Deus! =)
    Bjos, Carol.

  • Oii! Eu estou no caminho certo.Estou eliminando os ladrões do meu tempo, Deixando mais de assistir,não deixando pra fazer depois ou amanhã, o que eu posso fazer agora, entre outras coisas. Obrogada por tudo!
    Um mega beijooo.

  • O que rouba o tempo das pessoas hoje são as redes sociais e o celular.
    É muito comum encontrarmos casais sentandos em uma mesa, cada um com celular na mão olhando as redes sociais ou trocando SMS com outras pessoas. Estamos com tanta tecnologia ao nosso lado SMS, facebook, Instagran, internet no celular, etc… que com um clique caímos de cabeça em um mundo virtual e esquecemos de tudo (nosso próximo, nossa familia e principalmente de Deus).

  • Estou aqui mais para me violentar minha alma,e expor aqui:
    -Eu creio do Desafio!E vou ser firme,vai acontecer!
    O que mais me toma tempo e estar atrasada,isso tenho lutado constantemente,e vou conseguir!
    Nesta fé!

  • Bom dia!!

    Nossa como precisava enxergar isso!!!
    Gasto muito tempo em coisas desnecessárias. E o pior é que não enxergava isso, ao ler este post foi como se uma escama caísse dos meus olhos e eu passei a analisar em que realmente gasto meu precioso tempo. Começarei hoje uma mudança drástica.

    Super grata d. Patrícia! Que o Espírito Santo continue te espirando e te usando cada vez mais…

    Um forte abraço! 🙂 🙂 🙂

  • Com certeza Paty, tenho que cuidar mais com as conversas, gosto muito de conversar e sempre tenho assunto, isso acaba fazendo todo mundo me procurar para bater papo e meu trabalho se acumula.
    Darei jeito nisso já!
    Beijinhos, valeu a dica!

  • Olá Dona Patrícia!!!
    A senhora como sempre nos ensinando.
    Nem tinha parado para pensar de como o meu é roubado! As vezes perco o dia inteiro do trabalho, vendo fotos de trabalhos em feltro na internet. Trabalhos que me ajudem a ter novas ideias. Mas como são tantas coisas bacanas que aparecem… Meu tempo vai embora e nem termino minhas tarefas da faculdade no estágio. Passo tanto tempo vendo outros trabalhos e esqueço dos meu afazeres!
    Os “ladrões” do meu tempo se preparem! Vou prender todos, rs
    Obrigada pela dica ^^

  • Rede social e televisão, isso tem sido o vilão, já estive pior… mas melhorei muito , agora preciso mudar os hábitos. Antes eu trabalhava com a tv na cozinha, agora não mais , procuro ligar o rádio e ouvir a programação da igreja. Beijos Paty.

  • Uma estratégia que dá muito certo para mim especialmente no trabalho é focar nas prioridades. Tenho mil relatórios para fazer mas é necessário priorizar o que é mais urgente, e o que facilita na agilidade da entrega é se possível adiantar informações que serão necessárias no próximo dia. Parabéns pelo seu trabalho Patricia está esclarecendo e nos mostrando o que precisamos fazer sem rodeios para um 2014 com dinheiro! Abraços Deus lhe abençoe!

  • Oi Paty com certeza o que mais rouba meu tempo e o celular, mas a partir de agora vou ficar mais esperta e me ligar mais em Deus. Estou firme nos desafios e creio que em breve estarei dando meu testemunho, bjos!!

    • Desligar o celular e ligar em Deus, entendi!!! Rs…rs… Beijos

  • Amo Todas As Tarefas,Esses Desafios Tem Mudado Muito a Minha Vida.
    O Interessante é que tenho feito compras e tenho economizado ao mesmo tempo!!!!
    É Legal……Muito Legal. É Ter Exatamente Equilíbrio em Tudo.
    Deus Abençoe Vcs…….e Obrigada Por todas as Dicas.

  • OI, PATRICIA!
    NO INICÍO DA MINHA FÉ, VIVIA DANDO DESCUPAS PARA DEUS, NÃO TENHO TEMPO PARA LER A BIBLÍA TENHO 1 FILHO PEQUENO,ESPOSO E TODA UMA CASA PARA CUIDAR, MAS O ESPIRITO SANTO ME FALOU, TEMPO PARA VER TELEVISÃO VC TEM, FOI MUITO FORTE TODAS REUNIÕES DE BUSCA LÁ ESTAVA EU DANDO MINHAS DESCULPAS ATÉ QUE DEI UM BASTA ANTES DE DORMIR MESMO CANSADA EU PASSEI A LER A PALAVRA DE DEUS, DESDE ENTÃO HOJE POSSO AJUDAR OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO COMEÇANDO NA FÉ.POIS HOJE TENHO UMA VIDA MUITO MAIS CORRIDA TRABALHO FORA ,TRABALHO NA OBRA E FILHO,ESPOSO E CASA A DIFERENÇA É QUEM EU PRIORIZO .

  • boa tarde, eu estou muito satisfeita com o livro bolsa blindada estava passando em frente em uma loja quando o bi fiuei maravilhada e tive que comprar e esta me ajudando muito e compartilho com minhas amigas cada detalhe rs
    estou conseguindo me economizar mas em pequenas areas mas que tem grandes resultados
    Obrigado paty.

  • Olá, Patrícia!
    O que me rouba o tempo é o dia que não organizo minhas tarefas.
    Hoje, por exemplo, me empenhei em assar bolos e limpar a casa – e dá para fazer isso!
    Só que preferi assar bolos e lavar roupa, aproveitando o dia quente e eu moro em apartamento, tudo seca bem mais fácil!
    A casa, se eu tiver coragem, ficará para a noite. Não sei ainda porque minha coluna está doendo e ela sempre me vence, rsrsrs
    Algo que funciona bem comigo é com o tricô ou o crochê. Faço sempre que estou vendo programas na televisão. Nos intervalos é o momento de parar e ir para a cozinha lavar alguma louça, ou tirar uma roupa do varal, ou preparar um café.
    Usar o despertador do celular também é ótimo para cronometrar e me dividir nas tarefas.
    Beijos

  • Bom dia D. Patrícia,
    hoje eu tenho me visto preguiçosa sabe, pois sei que tenho que fazer exercícios físicos e não encontro coragem, e também fico envergonhada, afinal sou uma sra. de apenas 56 aninhos e não tenho lá um grande físico. Como fico parada, fico também sem coragem pra fazer algo pela minha vida financeira.
    Tenho que decidir fazer exatamente o contrário disso, ou seja fazer exercícios, cuidando assim da minha saúde, e também me levantar em relação à minha vida financeira.
    Bjus Deus abençoe a senhora!!!

  • Já cortei a televisão e o facebook da minha vida. Só ligo a tv quando tenho um objetivo( por exemplo treinar a língua que estou aprendendo no meu novo país). Não a ligo para vegetar nos programas, mas com um foco em mente. Embora no momento não esteja trabalhando fora de casa, eu tenho meus afazeres domésticos de uma recém casada. Eu acordo cedo, antes não usava despertador, mas agora optei por usá-lo pra poder acordar todos os dias a mesma hora. Mas a internet no ipad e iphone me roubam tempo… Vídeos do youtube e instagram.. Mas firme e forte eu conseguirei blindar meu tempo e o usarei a meu favor! O pior é que ainda ouço pessoas dizendo ” estou fazendo isso ou aquilo pra poder matar o tempo!” É como ouvir que estão deliberadamente jogando dinheiro vivo na lata do lixo. Tempo é algo precioso demais! Valeu pelas dicas super valiosas. Quem dera todos tivessem a oportunidade de aproveitá-las. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *