O que nos diferencia dos demais animais é a nossa capacidade de pensar. Mas, ainda que seja impossível parar de pensar, há muitas pessoas que não têm usado corretamente essa capacidade única dos seres humanos. Vamos refletir sobre o assunto?

mulher_pensandoEsta é nossa 10ª semana no “Desafio 2014 com Dinheiro” e nossa 2ª semana no Jejum de Daniel, para aquelas que estão participando (se você não está, ainda há tempo!). E hoje, quero destacar algo para levarmos para o resto da vida e que, até 2014, teremos ainda 92 dias para praticar e ficarmos craques!

Em primeiro lugar, não veja como uma crítica, mas sim, como algo que vai ajuda-la a mudar de hábitos (se for o seu caso) e a fazê-la crescer hoje e no futuro. Vamos lá?

Muitas pessoas me escrevem como nos exemplos abaixo:

 

  • Estou com um problema sério, me ajude!
  • Aqui onde eu moro tem como encontrar seu livro?
  • Quero começar um novo negócio, o que você acha de seguir no meu ramo mesmo?

 

Simplesmente é impossível responder a perguntas desse tipo…

 

  • Como vou ajudar a resolver um problema sem saber qual é?
  • Como vou saber onde encontrar o livro se não sei onde você mora?
  • Como vou opinar no seu negócio se não tenho ideia do que seja?

 

E por aí vai… Isso sem contar quando a pessoa não termina de ler o post, mas já pede ajuda. Por exemplo: na série de 3 posts “Passei da conta, e agora?” estou dando dicas de como sair das dívidas, mas a pessoa não lê o post e me pergunta como ela faz pra sair das dívidas!

O que acontece com essas pessoas? Simples: elas não estão raciocinando. Elas não estão pensando no que estão fazendo. Elas agem e pronto! E mesmo que você nunca tenha enviado comentários desse tipo, analise se você não tem feito isso no seu dia a dia. Veja exemplos muito comuns, que acontecem a todo momento:

 

  • Você telefona e a pessoa atende dizendo: “Clínica Silva e Souza, bom dia!”, mas você imediatamente pergunta “não é do salão do Jorge?” O que dá vontade de responder é: “sim, é do salão do Jorge, mas a gente atende dessa forma pra espantar as clientes!”
  • Você vai numa loja e vê um produto a R$ 100, só que na loja da frente, o mesmo produto está por R$ 90. Aí você pergunta para a vendedora: “por que na loja em frente está mais barato?” O que você espera que a vendedora diga? Algo como: “olha, eu sei tudo a respeito da loja da frente, inclusive eu trabalho aqui e lá ao mesmo tempo!”
  • Ou você vai a um restaurante e pergunta ao garçom: “será que eu vou gostar desse camarão? Não vai me fazer mal, né?” Mas o que você acharia se o garçom respondesse: “você vai odiar e, saindo daqui, vai direto pro hospital!”

 

telefone_pergunta_bestaGente, pode parecer engraçado, mas isso é mais comum do que se imagina. Vejo isso a todo instante e me dá muita vontade de chamar a pessoa de lado e dizer: “você está ouvindo o que está dizendo? É isso mesmo que você quer falar?” Mas se fizesse isso, certamente teria menos dentes na boca! rs….rs….

 

Então, se você quer ser bem-sucedida em tudo na vida, PENSE! Pense antes de falar, antes de investir, antes de gastar seu dinheiro, antes de agir, PENSE ANTES DE QUALQUER COISA. Não faça nada no automático, mas pense! Este é o desafio da semana e do resto da nossa vida, OK?

Nos vemos!

 

 

 

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Isso eu aprendi na fé. Pensar enriquece. Enriquece a mente e o bolso rs. Afinal, quando se muda a visão muda-se a condição, mas pra mudar a visão temos que pensar e pensar bastante. Deus a abençoe.

    • Isso mesmo! É a nossa visão, baseada em pensamentos racionais que irá mudar nossa condição. Arrasou! 🙂

  • kkkkkk…kkkkkk…Eu tive que rir com esse seu post. Pois é exatamente o que mais vivo no meu dia-a-dia.
    Não Consigo imaginar como o ser humano é de uma inteligência tão grande que Deus Deu e Vive fazendo
    umas perguntas incoerentes,sem sentido e quando abro minha boca pra falar alguma coisa ainda sou chamada de
    IGNORANTE. Sou Muito Radical Nas Minhas Decisões,nas minhas perguntas e nas minhas escolhas. Gostaria as vezes
    de querer entender o ser humano,mas,é algo constrangedor. Pois acho que o que plantamos é o que colhemos…só isso!
    Será tão difícil alguém entender isso? Sou Muito Crítica em tudo que faço,ouço e vejo…E Por Isso Fica a Dica: “PENSE”!
    Pensar é De Graça. É Simples Assim…

    • Também já fui muito crítica e radical, Vilma. Mas a gente sofre muito sendo assim, então hoje, procuro ser mais light!! 🙂

      • Eu Sofro Muito Com isso…Tento Me Controlar,Porque o Espírito Santo Trabalha Dentro De Mim,
        Porque Se Fosse o Meu eu Prevalecer, explodia diariamente com as pessoas do meu Convívio .
        Eu Juro que tento ser light…mas,confesso que é m Grande duelo pra mim. O Meu Senhor e Vcs
        Mulheres de Deus Tem Me Ajudado Muito a Trabalhar isso Dentro de mim,em relação a muitas coisas.
        Obrigada…Deus Abençoe!

        • Quando buscamos a mudança em Deus, as transformações acontecem naturalmente. Medite nisso!

  • Tudo em exagero não é bom, temos que pensar, mas jamais criticar de forma amarga as pessoas que cometem erros que já aprendemos, devemos usar o nosso conhecimento para ajudar e não constranger as pessoas. Você é muito simpática Patrícia, fala a verdade com sabedoria, por isso te respeitamos. Beijos

    • Eu era super crítica e não ligava se a pessoa iria se sentir constrangida, mas Deus nos molda quando permitimos!! Bjs e obrigada!!

  • Patrícia estou maravilhada com o que vem acontecendo na minha vida, recentemente quitei minha dívida com o meu banco e tinha um limite de crédito que estava bloqueado então fui em minha agência para saber se poderia libera-lo para uso e obtive uma resposta negativa então fiquei chateada, mas Deus sabia naquele momento que eu não poderia mesmo usar pois iria me afogar em mais dividas ainda, então quando foi nessa sexta feira agora eu na minha infinita inquietude fui ver se meu limite estava disponível, usei o cartão para comprar mantimentos para minha casa e passou, eu fiquei tão mais tão feliz porque esse mês eu precisava dele para coisa importantes realmente então agradeci a Deus e já passei por diversas situações onde quis usa-lo com roupas, sapatos e diversão mais pensei milhões de vezes antes de usa-lo entrei em lojas e sai ilesa rs uffa fui firme e fiel ao meu propósito de entrar 2014 sem dividas e com dinheiro, então vi o dia de melhor compra, e me organizei estou esperando o melhor dia para poder usa-lo mais com moderação. Nossas vontades as vezes fogem do que é a nossa realidade isso nos acarreta muitos problemas mas quando realmente usamos a cabeça e pensamo: Não ! Realmente isso é necessário?! ou Vou deixar para comprar mais pra frente quando eu tiver condições realmente. Isso faz toda a diferença só eu e Deus sabemos o que tenho passado em querer comprar e não poder mais estou sendo firme e vai ser assim até o fim. Muito obrigada esse mês eu estou sendo a pessoa mais abençoada na face da terra através do jejum de Daniel muita coisa mudou não só espiritual mais material, físico, mental e seu blog e seu desafio foram um dos principais. Deus te abençoe,

  • Boa Tarde!!!

    Já fiz muito isso rsrsrs
    Vou pensar antes de fazer tudo!!

  • Não foi muito simples para mim,entender que eu precisava pensar,que precisa ler,que precisava deixar de ser preguiçosa,e investir em mim.
    E foi me esforçando a ler,que comecei a pensar mais,começou a minha mente abrir .
    Embora eu não tomasse decisões no primeiro momento,mas muitas vezes não agia para evitar de estudar mais a questão.
    Hoje invisto muito nesta área .Bjnhos..Obrigada pelas dicas!

  • isso é 10!!

    faço isso várias vezes e nem percebo ,nunca imaginava que isso me atrapalhava,Ufa Aprendi

  • Nossa! Isso é o que mais acontece. Confesso que sou um pouco impaciente com isso. Já fui muito mais radical. Quando via uma situação dessas ficava irritada, mas hoje me limito a dizer: Deus me dê paciência, rsrs.

  • Boa tarde Paty, sentiu minha falta? rsrs, olha eu aqui. Bom amei o seu post e já fiz muito isso kkkk, O desafio 10 está muito bom, vamos em frente rumo a 2014 com a bolsa blindada. Eu estou também na fé do jejum de Daniel e tenho limpado minha mente das coisas deste mundo. Muito obrigada por compartilhar conosco suas experiências de vida, e nos dando também a chance de post nossos comentários. bjs. Ah preciso confessar que andei encomendando coisas que não preciso por agora… vou cancelar e comprar só o necessário amiga. Por alguns instante me esqueci que estou em um desafio. Uffa lembrei a tempo kkkkkk. Ou melhor Pensei a tempo.

    • Senti sua falta sim, a senhora não suma mais, viu!! kkkkkkk…. Beijos

  • Huummm… que vontade de colar a sua postagem na parede do elevador…
    E dá vontade também de copiar as boas respostas para o meu dia a dia… ah,ah,ah…
    Aliás, algumas pessoas ficam irritadas quando as minhas respostas contrariam numa boa as suas reclamações: “que chuvarada horrível!”… “Que bom, precisamos respirar um pouco, né?”; “Que frio! Esse tempo não se decide!”…. “Ah, mas olhe o lado bom da coisa: posso tecer um cachecol lindo prá você!”
    Beijinhos

    • hahahahaha… realmente, as pessoas querem que a gente concorde com as reclamações e quando não é assim, ficam até sem graça! Mas continue espalhando o seu bom humor para contagiar os mal humorados!! 😀

    • Eu por aqui de novo!
      Acabei de ouvir o áudio do Bispo Renato Cardoso. Já enviei e-mail da tabelinha do primeiro dia para o meu e-mail e amanhã imprimirei a tabela para fazer a checagem.
      Tenho apenas uma pergunta: mesmo entrando hoje no Jejum de Daniel, posso cumprir um dia por vez e terminar depois ou devo cumprir vários dias de uma só vez para alcançar o dia certo do período?
      Tenho certeza que esta é a melhor escolha!
      Obrigada!

      • Oi, querida. Creio que vc vai tirar mais proveito fazendo um dia por vez e terminando depois. O que importa é o aprendizado!

  • É verdade agir sem pensar é uma coisa terrivel, lembro-me de uma vez que fui ver um curso profissionalizante supostamente de 10,00 ao mês por conta de um “sorteio” que raiva tudo mentira, sa[ de lá inscrita em um de 190,00 e pior sem nenhum centavo para pagar por isso, conclusão tive que pagar para rescindir o contrato eu nem acreditava que fui facilmente convencida a isso , que loucura , a minha vontade foi escrever “BURRA”na minha própria testa, graças a Deus e a este blog tenho aprendido muito , principalmente a não agir pelas emoções , obrigada fique com Deus.

    • Esse pessoal é profissional em fazer esses trambiques, mas agora vc não vai cair mais e ainda está ajudando outras pessoas a abrirem os olhos! Bjs

  • Boa noite, Patricia! Muito forte e instrutivo o post de hoje. Já tomei muitas decisões na minha vida sem pensar ou ao menos raciocinar o que me trouxe consequências ruins. Mais agora antes de fazer qualquer coisa penso primeiro. Muitos bjs ♡♡♡♡

    • Ninguém está livre de fazer bobagens, mas de agora em diante, vamos nos policiar!! 🙂

  • Nossa! gostei as vezes as pessoas fazem cada pergunta que só tendo muita paciência para responder.

  • Quando nao estou centrada no que estou fazendo ou seja ,tentando fazer mil coisas ao mesmo tempo ,ou destraida nos meus pensamentos,acabo fazendo perguntas ou falando na hora errada,…vou mudar ,…pensar e concluur cada pensamento ,sem misturar tudo de uma vez em minha cabeca,…rs…

    • Às vezes queremos fazer tudo, mas não focamos em nada, mas vamos mudar e manter o foco! 🙂

  • Dna. Paty, Esse post é mto bacana!!! E uma pura verdade …. temos que pensar !! Usar a fé inteligente!
    Abraços!

  • rsrrs, Realmente, eu que trabalhava em comércio vivia muito isso, clientes perguntando: “Nossa! porque aqui é tão caro?” e outras coisas piores, mas enfim, ultimamente tenho pensado muito em como aproveitar melhor meu dinheiro, estou esperando uma benção que esta para acontecer e meu objetivo sempre foi comprar uma casa, só que o dinheiro não vai dar para grandes coisas, seria uma casa simples, mas já penso se não seria melhor investir em um negócio ou em algo que me trouxesse um lucro todos mês, do que comprar a casa e continuar vivendo com o pouco salário.

    Ps: Gostaria que um dia você nos desse dicas de qual a melhor maneira de investir. BJINHOS!

    • Oi, Cristiane. Um imóvel sempre é um ótimo investimento, pois além de valorizar mês a mês, vc evita o gasto com o aluguel. Creio que vc deveria sim investir na sua casa e, para abrir seu negócio, existem linhas de crédito ao empreendedor muito boas nos bancos (principalmente os públicos). Busque ajuda no Sebrae e converse com os gerentes dos bancos para se informar melhor. Beijinhos!

  • Olá Patrícia. Amei o post. Estou firme no Desafio 2014 com dinheiro, mas ao ler o post vi que não estava “pensando” o suficiente. Vou corrigir o rumo e seguir em frente. Serei vitoriosa. obrigada pelas palavras.

  • Como vc é incrível menina !!!! É abençoada…
    Eu a-do-rei este post…rsrsrs !!!
    Bjs fica com Deus

  • Boa tarde Patrícia;

    Bah muito legal mesmo o post dessa semana, eu vejo isso todos os dias no meu trabalho, então tu pode imaginar né Patrícia, eu respiro fundo, boto um sorriso no rosto e sigo em frente hehehehe :). Vou fazer isso mesmo, pensar bem antes de fazer qualquer coisa bjnhs.

  • Olá Patrícia agora que conheço o seu blog sempre estarei visitando e fazendo os desafios. Quando vi o titulo de seu livro bolsa blindada, me chamou muota atenção, espero encontra-.ló o mais rápido possível. Acho muito interessante sobre esse assunto afinal vivemos em uma sociedade consumista e que ‘pega pesado’ para o público feminino. Apesar de ter 20 anos sempre priorisei muito em como devemos poupar o nosso dinheiro gastar com o necessário. Que Deus a abençoe cada dia mais,um abraço.

    • Por isso temos que blindar a bolsa, ela está sob ataque!! Seja bem-vinda ao blog! 🙂

  • Olá Patricia, o pior e que são estas atitudes que faz a pessoa não vencer, agir sem pensar e complicado por que depois além de não conseguir alcança seus objetivos a pessoa ainda vai procura um culpado pelo seu fracasso. Exemplo a pessoa se precipita e sai comprando tudo o que vê pela frente depois não consegue pagar e ai pergunta eu não sei porque minha vida não vai pra frente. Compra e não tem condição de pagar e quem vendeu quando vai comprar sai como ruim, e essa pessoa que compra se torna tão egoísta que não percebe que se a outra esta vendendo e por que precisa de uma renda extra. Na vida realmente e fundamental se pensar em tudo para não se prejudicar e não prejudicar as pessoas ao seu redor, pois tudo o que o homem planta isso também ele colher. Conheço pessoas que já era para estar lá na frente e só não vencem por que agem sem pensar, essa foi uma grande lição que realmente irei levar por toda a vida. Fica com Deus… Bjo

  • Vou mudar essa minha atitude, pois eu sou assim! A maioria das pessoas levam como piada… Vou mudar!

  • A Senhora esta certa ha dois meses atras comprei com uma senhora um caxicou para pagar depois meu esposo reclamou pois não uso estas coisas mas comprei,eu dize para ele que era para ajudar a ela .detalhe ele tinha entrado de verias e não tive como pagar naquele mes fiquei muito mal,pois sabia o tempo todo que ele estava certo e não quiz dar o braço a torcer………………………irei fazer o desafio pois será muito bom para mim.pensar antes de agir é a melhor coisa.

  • Boa tarde Dna. Patricia.Depois de ler seu post com essa dica maravilhosa decidi participar do desafio.Começo hoje com a certeza da Vitória! Bjs!!!

  • Olá Dona eu era assim fala tudo sem pensar,por imaturidade,levava cada patada e comecei a pensar mais e pedir a direção de Deus,pedir sabedoria no falar ,agora vou fazer mais ainda pelo resto da minha vida como a senhora disse rsrsrs.
    obrigado bjs que DEUS a abençoe 🙂

  • boa tarde meu nome e Adriana . quero fala que gostei muito desse desafio 10 quero falar que ja errei muito
    por nao pensa antes de agi mas na verdade e que todo na vina e a sim temos que deixa o mendo de lado
    e agi e todo que for fazer o segredo para o suseso e pensa

  • Olá, eu preciso urgentemente tratar deste defeito “não pensar antes de falar”, comecei por ler a biblia, livros, sabes que meu primeiro livro que li todo foi o do bispo Macedo? fiquei muito contente por ter chegado ate o fim. Estou desejosa de ler o bolsa blindada, mas em portugal ainda não foi lançado que eu saiba.
    Tenho muito dificuldade em concluir tudo o que começo, podes ajudar-me com algumas dicas. Logo que lançaste o desafio eu comecei, dps já não dei seguimento e tenho a certeza que será muito ultil para mim pois tenho muitas dividas. Hoje estou decepcionada pois lutei ate ao fim por um projeto fui em um processo de seleção e tinham me dito que sim tudo bem vais começar a formação na proxima segunda e agora sem qualquer motivo aparente já não vou participar do projeto. Deus tem uma porta muito maior para mim eu creio. E não vou desistir de lutar, apenas estou um pouco tonta pois tudo que tento fazer nada da certo, mas não desisto de tentar.

    • Oi, Mary. Nós temos o livro em versão e-book pela Amazon.com e pode ser feito o download de qualquer parte do mundo.
      Quanto aos seus projetos inacabados, a dica é: não desista! Pelo que me parece, a luta será contra vc mesma, contra o negativismo e contra as dúvidas. Faça como o rei Davi, que perseguiu os seus inimigos e só voltou para casa depois de ter vencido todos eles. Conhece a música? “Eu vou perseguir meus inimigos e só voltar com a vitória nas mãos!”. Sem ela, vc não pode parar! 🙂

  • Oi Patricia gostei muito do seu post sobre pensar…sou bastante compulsiva ainda..mas chego lá os desafios vem para crescermos estou no jejum tenho 6 meses apenas de Universal tenho aprendido muito gostaria de comprar seu livro, moro no RS cidade NH sabes onde posso encontrar? Quero ajudar meu esposo, quero arrebentar !!!! trabalho area vendas quero um produto novo.Vamos [email protected]@@ Abraços

    • Vc vive em Novo Hamburgo? Não saberia dizer exatamente onde vc pode encontrar, mas há como pedir pela internet ou , se fica perto de Porto Alegre (já fui, mas não me lembro), vc acha nas grandes redes e em algumas livrarias evangélicas. Bjs

  • Bom, quero agradecer em primeiro lugar ao nosso Deus, que nos ama tanto que cuida de cada um com muito zelo e detalhes quando paramos para ouvir a sua voz. A Senhora D. Patricia que tem dedicado seu precioso tempo para nos ajudar,estou tendo uma experiência maravilhosa nesse JEJUM DE DANIEL.
    Com a correria do dia a dia e as preocupações,temos deixado de lado o que realmente nos guia porque queremos tudo solucionado de uma só vez, sem trabalho e esforço nenhum.por este motivo estou entrando neste proposito agora com toda força pois agora sei quem esta no controle.

  • uhuuuu consegui ler mais um post para por em pratica!!!! vamos ver se consigo colocar em dias os atrasados rsrsrrs

  • kkkkkkkk…. amei o post! É engraçado mesmo como nós nos aproveitamos da correria que se tornou nosso dia a dia para não pensar em nada e somente agir! É cada pergunta que dá nos nervos mesmo!!! Costumo dizer que além de pensar, penso certo, porque existem mulheres que ao chegar diante de uma vitrine com um vestido maravilhoso, mas super caro, elas dizem: “Nossa! É caro, mas é tão bonito!!!” e compram, eu já digo: “Nossa! É bonito, mas é tão caro!!!” e não compro!!! kkkkk
    Beijos Pati!

  • Ahhh
    e vários exemplos de pessoas que falam sem pensar…
    * ligam pra mim muitas vezes a perguntar por algum do sexo oposto ao meu! mais é algo tão óbvio porque ele(a) está ouvindo uma voz feminine e mesmo assim pergunta: João é você???
    * batem a porta e quando eis a pergunta: fulano está? e eu – não, ele (a) não está!
    ainda assim geralmente perguntam – mais ele (a) saiu?, rsrsrs…
    Na fé!!!

  • Bom dia D. Patrícia,
    às vezes a pessoa faz uma pergunta e nem pensa no que falou, isso acontece também quando se está distraído e se responde sem pensar, uma pergunta que alguém fez. Faz-se isso automaticamente e sem pensar. É a mesma coisa que a pessoa está no último andar de um prédio esperando o elevador e quando ele chega a pessoa pergunta: SOBE? Dá vontade de responder: SOBE, O ELEVADOR TEM ASAS E VAMOS VOAR. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr Pensar no que se diz é muito importante, até na Palavra de Deus é imprescindível pensar e meditar no que se está lendo.
    Deus abençoe a senhora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *