Computador: assistente competente – Desafio 2 de 25
11/07/2022
Se você aprender a tirar o melhor do seu computador, vai ver que ele pode ser um assistente muito competente….
Se você aprender a tirar o melhor do seu computador, vai ver que ele pode ser um assistente muito competente.
Como fazer dos seus equipamentos assistentes competentes
Para começo de desafio seu computador é um assistente que não pensa.
Ele pode facilmente ser transformado em um assistente bastante competente, mas mesmo assim, vai continuar não pensando.
Um computador, por mais moderno que seja, não se organiza sozinho, não age por si só e não faz absolutamente nada sem que seja programado.
Seu computador pode ajudá-la em tudo, mas se você for bagunçada e desorganizada, ele será igualzinho.
Para tirar o melhor do seu computador, siga alguns passos simples:
Área de trabalho limpa e organização de arquivos
Você deve manter poucas pastas e/ou arquivos na área de trabalho (ou desktop) do seu computador.
Ter um desktop lotado vai poluir sua visão e pode até causar estresse.
É como se você mantivesse montanhas de papéis em cima da sua mesa de trabalho e, na hora de achar algo, vai ser um caos total, sem mencionar a perda de tempo.
A solução para a mesa bagunçada seria organizar cada grupo de papéis em pastas e arquivar essas pastas nas gavetas de um armário.
E essa é exatamente a mesma solução para um computador bagunçado, veja a figura abaixo, considerando que:
O gaveteiro é o seu computador, a gaveta é seu desktop, as pastas suspensas são as pastas do computador (ou folders) e os documentos são seus arquivos:
Para ficar fácil de achar, pense com cuidado no nome que vai usar para salvar cada arquivo e em que pasta vai arquivá-lo.
Só isso já vai ajudar muito a encontrar rapidamente seus arquivos no computador e não haverá mais estresse quando precisar achar algo.
Organize suas pesquisas
Sabe quando você encontra coisas legais pesquisando no Google ou nas redes sociais, mas depois não sabe onde viu e nunca mais acha? Chato, né?
Mas uma maneira bem simples de manter suas pesquisas organizadas é criar arquivos onde salve esses links úteis por temas.
Vou sugerir a maneira mais fácil de todas, considerando as leitoras que não tenham muitas habilidades com o computador e não usem muitos programas.
Você pode simplesmente criar um arquivo no Word e nomeá-lo com o tema da pesquisa, por exemplo: “decoração de quarto”.
Depois, é só copiar e colar nesse word os links com as ideias que quer salvar. Quando precisar acessá-los, é só abrir o arquivo e clicar nos links.
Isso serve para tudo o que você queira guardar por um determinado período. Dá para fazer o mesmo usando o Bloco de Notas do seu celular.
Assim, aquela história de “não sei onde eu vi” ou de ficar perdendo tempo em buscar o histórico de navegação ficarão no passado.
Pulo do gato da organização
O mais importante é que você mesma crie mecanismos para se organizar.
Se há algo que realmente funciona para você e economiza o seu tempo, ainda que pareça arcaico ou sem sentido para os outros, coloque em prática.
Para terminar, tenho duas dicas: uma super promoção e um vídeo sobre produtividade.
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Técnica Pomodoro
Para organizar o seu tempo, assista este vídeo onde ensino a usar a Técnica Pomodoro de produtividade. É só clicar aqui.
Para ler o Desafio #01, clique aqui.
Nos vemos no próximo desafio!
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Eu não consegui ficar esperta no computador, me viro com um smartphone, estou me organizando para uma mudança de Estado, onde vou deixar apt mobiliado e aluguei uma casa onde vou precisar mobiliar, as coisas que gosto salvo no WhatsApp que meu marido criou no meu smartphone, como se fosse um grupo, não tenho muita paciência p tecnologia?
Diva, organizei o meu como você ensina no livro e no curso, ficou show!
beijinhos
Eu consigo fazer bom uso do computador como assistente para organizar arquivos! Quanto a Técnica Pomodoro, eu já havia esquecido, valeu o lembrete!
Manter a organização nos arquivos realmente ajuda muito. Área de trabalho limpa dá uma sensação de alívio tão grande, eu procuro sempre ao final do dia organizar rapidamente para não acumular bagunça e gerar um trabalho imenso depois.
Boa tarde, Patricia.
Como fui secretária muitos anos e utilizo a tecnologia desde sempre, tenho facilidade em me organizar no computador, mas
se descuidar um pouco começa a desorganização. Igual o guarda-roupas e as gavetas.
Ultimamente estou sem paciência de colocar papel em ordem, mas já separei a pasta sanfonada de A a Z para organizar isso, senão!…
Quanto a Técnica Pomodoro eu aprendi com você, incrível mesmo. A Alexa que o diga, pois falo com ela o dia inteiro, esta tbem foi a forma que encontrei de
beber água, pois são nestes intervalos que faço isso.
Beijos e obrigada por mais um texto tao bem escrito.
Pode parecer “trabalho” organizar a área de trabalho, mas depois que as pastas estão devidamente identificadas vemos o tempo que ganhamos com tarefas simples como fazer essa organização. Obrigada pelo texto.