Muitas vezes acreditamos que compensa querer fazer tudo por conta própria para economizar. Mas será que vale a pena?

Compensa querer fazer tudo?

Várias pessoas têm me perguntado sobre como preencher a declaração de imposto de renda, então, este post é sobre isso.

Certamente é um assunto que gera muitas dúvidas, até porque, várias coisas mudam todos os anos e as explicações não são muito claras.

Porém, o que respondo sempre a quem me pergunta é: quantas declarações você pretende fazer?

 

Salvo uma ou outra exceção, a resposta é quase sempre: só a minha mesmo.

E aí é que entra a pergunta que dá título a este post: será que compensa querer fazer tudo?

Sempre que preciso fazer alguma coisa importante, mas que não domino, me pergunto se realmente vale a pena empregar meu tempo naquilo.

Principalmente se é algo que não vou fazer frequentemente, que é o caso da declaração de IR.

O tempo que eu teria que empregar em preparar apenas a minha declaração e a do meu marido não vale a pouca economia que faríamos.

Além disso, por não ter experiência, provavelmente cometeria algum erro que poderia nos trazer várias dores de cabeça mais tarde.

Especificamente no caso da declaração, as pessoas só percebem o quão importante ela é, quando caem na malha fina ou têm algum outro problema.

Conheço pessoas que, por falta de conhecimento, deixaram de declarar vários itens e, depois, ficaram anos pagando parcelas do imposto devido.

Por essas razões, acredito que esse tipo de coisa se enquadra na chama “economia burra”.

 

Faça as contas

Um critério que sempre uso é fazer as contas para ver se o valor economizado vale o tempo investido.

O cálculo é bem simples: encontre o valor da sua hora trabalhada.

Se você é funcionário CLT, divida o seu salário por 220 e você vai encontrar o valor que recebe por hora.

E se empreende, já deveria ter esse valor na ponta da língua!

Se não tem, faça as contas para saber (divida o seu ganho médio pela média de horas trabalhadas).

Mas não é só isso: sempre coloque nessa conta os problemas que podem ser causados caso você não se saia bem naquela tarefa.

Já cometi o erro de querer economizar e acabei perdendo tempo e dinheiro. Até gravei o vídeo abaixo sobre isso. Confira!

 

 

 

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Boa tarde Patrícia! Eu sempre digo que o dinheiro tem que girar, têm certas economias que são burras mesmo. Eu mesma só lavo meu cabelo no salão, para mim Ñ compensa economizar esse dinheiro, pois eu odeio lavar meu cabelo em casa, posso até economizar em outra coisa, mas nesse item, ñ abro mão 🤗🤗

  • Boa tarde Patricia!

    Todos os anos procuro sempre uma contabilista para fazer a minha declaração.

  • Boa tarde Pati
    Eu tb já fiz várias economias burras e com isso perdir tempos e dinheiro.
    Atualmente ,penso bem antes de realizar alguma coisa que me proporcione tempo e prazo para delegar tarefas.
    Amo seus posts , vídeos e livros.
    🍟💕❤️

  • Boa tarde, Paty!
    Já fiz sim, várias bobagens neste sentido, mas faz parte do.aprendizado na vida!
    Beijos

  • Olá Patrícia, boa noite! Xiii… tenho que admitir que, certa vez me “empolguei” com uma “onda de qualidade de vida” e não tive sossego enquanto não achei um espaço que tivesse as atividades e os mais variados horários para cumprir o tal programa “vida feliz com atividade física” e olha que tinha até sessão de sauna como brinde, música ambiente bastante animada e uma vista maravilhosa para o mar. Era o “espaço da moda” que todo mundo chamava de “the best one gym for physical activity” (rs…rs..). É claro, que fiz um belo pacote de academia, aliás eu e meu marido, para desfrutar durante seis meses e… o que na realidade ocorreu, passamos por um período bastante conturbado no nosso trabalho e não frequentamos a academia sequer por três meses, nem mesmo para a sessão relaxante de sauna! Então, o que seria um “investimento em qualidade de vida” na verdade se transformou em gastos desnecessários, da forma apressada como foi feita a nossa opção pelo “pacote Master”. Nunca é uma palavra muito forte mas, foi exatamente o que aconteceu, “nunca mais” fizemos pacotes de academia. De qualquer modo, agora é até divertido lembrar daquela “compra burra” de serviços não utilizados. Abraços!

  • Oi Patrícia, bom dia!
    Eu sou Contadora e sei muito bem o que acontece com essas economias burras no imposto de renda! Sofro com clientes desesperados depois de terem feito a declaração sem conhecimento e aí pedem socorro pra tentar consertar!
    Tem tantos detalhes na declaração, que até pra quem só trabalha com isso é complicado, imagina pra um leigo!
    Eu acabei de respostar sua publicação no meu facebook, pra ver se o povo entende que este tipo de economia é desnecessária e faz um mal terrível!

    • Oi, Luciana
      Eu falo isso todos os anos, mas o que vejo não é nem a questão de querer economizar, mas sim, de achar que se trata de um documento qualquer, sem importância, e que pode ser feito “de qualquer jeito”. O brasileiro ainda está engatinhando quando o assunto é responsabilidade jurídica, mas vamos continuar o trabalho de tentar esclarecer esses mitos!

  • O BARATO SAI CARO, JA FUI VITIMA DA MALHA FINA POR DESCUIDO DO MEU ESPOSO COM DATAS, —– 7 ANOS PAGANDO A DIVIDA

  • Oi Patrícia,
    Fiquei foi com um montante de dívida para pagar no meu CNPJ, depois disso, deixei tudo com a contadora, não vale a pena certas economias. A maioria do mais barato é prejuízo, tem coisa que realmente precisamos de alguém para ter lucro, a ajuda de um profissional qualificado é essencial, enquanto ele cuida do que não sei fazer, eu cuido do que sei fazer, para que o mais barato não sai mais caro.

    Grande abraço.

  • Verdade Paty, o barato sai muito mais caro. Pensar antes de tomar alguma atitude, e se dominamos o assunto vale a pena, se não, acaba sendo até um investimento, no seu tempo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *