Enquanto a comparação é algo extremamente negativo, a inspiração produz o efeito contrário. Analise as diferenças e faça a sua escolha!

Comparação X inspiração, qual você prefere?

No post de ontem mencionei a conversa com uma amiga que me relatou algumas de suas muitas responsabilidades.

Eu já sabia que ela fazia muitas coisas, mas não tantas assim!

Porém, o que me chamou a atenção nessa conversa foi ter percebido uma mudança em mim mesma e é sobre isso que quero tratar hoje.

Primeiramente, essa amiga comentou sobre suas tarefas por conta do assunto que estávamos discutindo e não porque se gaba de ser quem é.

Esse detalhe é muito importante, pois é preciso que sempre estejamos cercadas de pessoas que realmente tenham boas intenções e, mais do que isso, que sejam pessoas do bem.

 

 

Assim que terminamos nossa reuniãozinha, percebi que, se essa conversa tivesse ocorrido alguns anos atrás, eu teria saído bem chateada.

Mas ao contrário disso, eu estava muito feliz pela minha amiga, pois ela está se saindo muito bem em tudo o que vem fazendo.

E por que eu teria saído chateada uns anos atrás? Porque invariavelmente eu me comparava às demais pessoas.

Certamente, ao ver que alguém faz MUITO mais coisas do que eu, sairia me achando uma incompetente…

Hoje, porém, escolho a boa parte: me inspirar em vez de me comparar.

 

Tudo é uma questão de escolha

A comparação é algo muito peculiar às mulheres, por isso é tão fácil nos sentirmos frustradas.

Mas você tem o poder de mudar isso quando escolhe a boa parte.

A boa notícia é que, acima de tudo, está a sua escolha.

Quando você acha que é obrigada a fazer algo ou a agir de alguma forma, está se esquecendo de algo muito valioso: o seu livre arbítrio.

Ao contrário do que as pessoas dizem quando querem se eximir de responsabilidades, você não é obrigada a nada.

Quer seja por alguém, quer seja pelas circunstâncias. Você sempre tem escolha.

Se o seu chefe manda você mentir, não diga que não tem escolha, pois tem sim.

Quando o caráter está acima de qualquer coisa fica bem fácil escolher a boa parte que, nesse caso, é não mentir.

Desde a estreia da novela Gênesis (no dia 19/01) na Record TV, tenho acompanhado atentamente cada capítulo.

E quando avaliamos como tudo começou, entendemos muito sobre o comportamento humano.

No segundo capítulo vemos Caim, que fez o que era mal, mas em vez de se consertar, se comparou ao irmão e o culpou por seus fracassos.

Na passagem de Gênesis 4:7, Deus ainda lhe deu uma chance e usou o ocorrido para ensiná-lo, dizendo:

Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!”

O próprio Deus não nos obriga a nada, nem mesmo a fazer o que é certo e o que é melhor para nós.

A nossa vontade é soberana, nunca se esqueça disso (ainda mais nesta época em que políticos tiranos querem nos obrigar a uma série de coisas “pelo nosso bem”…).

Escolha a boa parte, sempre valerá a pena.

Nos vemos!

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia Patrícia, nos inspirarmos por coisas boas e que nos fazem bem é o melhor caminho. 😍😘

  • Olá Patrícia, bom dia! Para mim não resta dúvida, prefiro a inspiração. Penso que a comparação pode levar a pessoa para o lado de se sentir superior ou inferior. Ao se sentir “superior”, prevalecerá o orgulho, a soberba. Enquanto ao se sentir “inferior”, surgirá um sentimento de incapacidade, incompetência. Então, através da inspiração, a pessoa pode visualizar uma “luz no fim do túnel”, se sentir com mais força de vontade para vencer os desafios, entender que é possível haver outras possibilidades para resolver questões e até ganhar uma “injeção de ânimo”. Abraços!

  • Bom dia Patricia,
    Inspiração sempre!!!

    Passando para agradecer por vc compartilhar seus conhecimentos e visão de vida que é colocado aqui no blog. Meu planer chegou!!! E será muito usado, o formato e a beleza dele é uma inspiração e motivação pra cuidar dos assuntos necessários que ali estão.
    Sou da época analógica em que o pagamento era recebido dentro do envelope do holerite, o acesso ao banco era para poucos e nas escolas não era ensinado sobre dinheiro e nem politicas públicas, infelizmente ate hj continua assim. Cada um tendo que buscar por conta própria o seu conhecimento de finanças e na maioria das vezes aprendendo com erros dificeis de concertar.
    O planer faz parte do meu “pacote de medidas pessoais” para esse ano, assim como o governo faz o pacote de medidas dele, eu fiz o meu para esse ano e já estou implementando minhas mudanças.
    Muito obrigada, pelo blog, pelo clube da leitura, estou relendo três livros seus que eu comecei comprar quando assisti vc no programa da tv gazeta falando sobre economia doméstica.
    Para esse ano minha disciplina é “colocar o aprendizado em prática e não esperar pelas coisas que somente eu poderei fazer”.
    Bjs. Tenha uma excelente semana.

    • Muito sucesso a você no seu pacote de medidas!! Vai arrebentar!!

  • o peso que tiramos das costas quando paramos de nos comparar as outras pessoas é imenso!!
    deixar a comparação de lado, e ser inspirado, bem melhor!

  • Olá Patrícia,
    Quando nos comparamos a alguém surgem os piores sentimentos, ou nos sentimos para baixo e inferiores, ou então o orgulho e sentimento de superioridade. Porém quando nos inspiramos em alguém é uma motivação extra para nos desafiarmos e melhorarmos.
    Também já me comparei muito, e atualmente quando vem um pensamento do género luto contra ele, procuro escolher a boa parte. Eu quero ser melhor do que fui ontem em vez de ser melhor do que fulano, acredito que só assim evoluímos.

  • Olá Patrícia,
    Temos sempre que ter o cuidado para não nos compararmos com os outros, pois a comparação pode nos levar a inveja, frustração e outros sentimentos nocivos.

    Obrigada por esse Post, Patrícia. Me abençoou muito

  • Bom dia. Realmente a inspiração nos leva a agir. Também já me comparei muito.
    Vc é muito inspiradora.
    Não recebi o rastreamento do meu planer.
    Um beijo.

  • Bom dia, e muito bom nós inspirar em pessoas que tem muito a nós ensinar. Ruim e só quando em alguns casos em fez de procurar aprender para melhor o que somos, nós frustramos por nós comparar com a outra pessoa.
    Patrícia, recebi o rastreamento planner financeiro, fui olhar infelizmente cometi um erro no endereço, então voltou para você. Como faço para concertar o erro?
    Recebi um e-mail do PagSeguro que se houve algum problema entrasse em contato com vendedor, e tinha seu e-mail, envie com endereço certo. Fiz certo?
    Obrigada.

    • A Eloisa já está como seu caso e vai lhe explicar os próximos passos!

  • O plantio é livre…. que seja então com as sementes de boa qualidade!

  • O problema é que olhamos o que o outro faz de melhor e comparamos com o que as vezes temos de “ruim” , a balança fica desequilibrada.Nao e medida justa.

  • Olá!
    Comparo sempre o topo de uma montanha, você olha aquele longo caminho o monte tão alto, mas quando já tem alguém no topo, ou você entende que pode também chegar lá ou é impossível. Sabemos que podemos chegar onde ninguém chegou, mas precisamos muitas vezes nos inspirar em algo ou alguém. Sou seguidora de pessoas que estão aonde eu quero chegar ou são o que eu quero ser.
    E quanto a nossa vontade, até os dias de hoje foi muito fácil, escolher o que queremos ser e ter, mas estamos perto de tomar decisões difíceis na nossa vida, é chegada a hora de “escolher a boa parte”.

    Muito bom o texto de hoje Patrícia, tu é 10 foi além da minha inspiração financeira, me dei de bem hahaha

    Grande abraço

  • Boa noite Pat
    Realmente , nunca devemos nos comparar com outras pessoas , pq depois só vem a frustração e a decepção.
    O importante é qd temos a nossa própria identidade.
    O posto de hoje foi muito bom.
    Sim ; devemos nos inspirar em pessoas que sempre nos incentiva a seguir em frente com nossos planos e projetos.
    Tenha uma boa noite😀❤️❣️🌼🙏

  • Boa noite!

    É uma conquista pessoal muito grande quando aprendemos esse caminho: parar de se comparar e passar a se inspirar nos bons exemplos e ainda mais passar a ser também uma boa inspiração!
    Parabéns pelo post.

  • Boa noite Patrícia estou aprendendo muito com os seus poste tenho dificuldade com a internet leio os comentários e vejo as pessoas falando sobre a seu clube da leitura como faço para participar dele desde de já obrigada ☺️
    Deus abençoe 🙏

  • Bom dia
    Paty

    Estou acompanhando o desafio, embora eu não comente, mas acompanho sempre o canal e o blog. É lindo o seu trabalho e muito inspirador. Parabéns!

  • Verdade Paty. Tenho assistido a novela também e se Caim tivesse se inspirado em ABEL? Entraria muita coisa ai nesse meio. Além de Inspiração, teria humildade, aprender coisas novas, sair da rotina, ter uma nova habilidade, nova disciplina… E A bíblia está ai não para nos compararmos ou sermos julgados, e sim para nos inspirar a fazer o que é certo.

  • A comparação nos faz sofrer e gera muitos sentimentos ruins. Vamos de inspiração!

  • Nos comparando a gente acaba perdendo a referência de pra onde estamos indo. Nosso caminho é único, nossa jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *