Muita gente culpa a falta de tempo por não conseguir fazer o que precisa ser feito, porém, quanto mais a pessoa faz, mais consegue fazer. Por quê?

 

Quanto mais você faz, mais consegue fazer

É provável que a maioria das pessoas não acredite no título deste post, mesmo assim, ele é real!

Ao contrário do que parece, as pessoas que mais reclamam da falta de tempo são as que têm menos tarefas.

Digo isso por experiência própria, mas também por observar o que acontece com as pessoas mais ocupadas que conheço.

Como já relatei aqui em outras ocasiões, jamais pensei que poderia dar conta de mais coisas do que fazia quando me casei porque eu já tinha muitas tarefas.

Menciono a cronologia a partir do casamento, pois nessa época minha vida mudou bastante.

 

Em resumo, eu havia retornado de Londres, morado onze meses no Rio de Janeiro e estava me mudando para São Paulo por conta do casamento.

Eu sou paulistana e meu marido, apesar de não ter nascido aqui, praticamente morou em SP a vida inteira.

Foi um retorno à minha cidade, mas para um bairro novo, um apartamento novo, um trabalho novo, enfim tudo diferente!

Além do meu trabalho, assumi toda a coordenação da estúdio fotográfico dele.

Sem dúvida, o início foi a parte mais difícil, mas passando o período de adaptação, tudo começou a se encaixar.

Aliás, ter trabalhado e morado em lugares diferentes me deu jogo de cintura e os desafios foram ficando cada vez mais fáceis.

Em pouco tempo, percebi que o tempo que faltava no início começou a se equilibrar e, mais tarde, a sobrar!

E nessa sobra de tempo, comecei a assumir outras tarefas e depois outras e, mais adianta mais outras…

 

Seres humanos são altamente adaptáveis

Nós nos adaptamos a tudo, inclusive à moleza!

Se você acostuma seu corpo a uma rotina lenta, desorganizada e se demora para fazer qualquer coisa, cada vez mais conseguirá fazer cada vez menos.

Mas o contrário também funciona: se você mantiver uma disciplina de agilizar o tempo e se organizar para fazer as coisas de maneiras mais eficientes, quanto mais você fizer, mais conseguirá fazer.

Esta semana, conversando com uma amiga, fiquei até tonta só de saber quanta coisa ela faz com as mesmas 24 horas que qualquer um de nós tem!

É sempre muito bom conversar com pessoas que têm algo bom para nos transmitir, mas sobre isso, falaremos amanhã!

 

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Nossa, Patrícia, também me dei conta disso há uns anos e foi porque outras pessoas chegavam e perguntavam “como você consegue”? 😅 A gente se habitua a planejar, organizar e agir e quando se dá conta o tempo se “multiplicou”.

    Desejo uma semana abençoada!

  • Bom dia Patrícia! Eu sempre trabalhei muito e meu tempo sempre deu p fazer tudo, cuidar de filho de marido de casa, passear, me exercitar, cuidar da minha saúde etc..mas conheço pessoas que dizem ñ ter tempo p nada, e as vezes nem trabalham fora, só em casa e nem têm filhos. 😍😘

  • Patrícia acredita que eu pensei nisso há poucos segundos antes de abrir o post? Uma delas – A mais importante – colocar em dia o plano de leitura bíblica estacionado há alguns dias com a desculpa do famoso “Estou sem tempo!”
    Obrigada, querida!

  • Esse post foi pra mim, vivo correndo, sempre atrasada e nunca consigo fazer tudo que preciso. Sou casada e nem filho tenho. Tiro o chapéu para as mulheres que sao mães, trabalham fora e dão conta do recado. Acho que seria muito interessante um post com dicas para superarmos isso (talvez ate ja tenha). Preciso evoluir. Bjao

  • A seguinte frase se encaixa nesse post: “Quanto mais você faz, mais vontade você tem de fazer” e o inverso também funciona “Quanto menos você faz, menos vontade você tem de fazer”. E isso se aplica em tudo na vida!

  • Patrícia, respondendo sua pergunta , seria a opressão financeira por parte da própria família . Não consegui continuar na outra matéria por isso responde por aqui.

  • Boa tarde Paty, houve um tempo q essa era frase da minha rotina “não tenho tempo”, “não dá tempo”; porém ví q havia algo errado com a administração dessa escassez e comecei fazer tempo para o que é importante. A disciplina é o caminho. Bjs e obrigada.

  • Olá Patrícia! Estava mesmo “precisando” de um incentivo como este do post de hoje, para dar uma “animada na minha visão” quanto a quantidade da minha lista de intermináveis coisas para fazer e, que tenho que “me encontrar” no meio delas, priorizar o que realmente importa, etc (rs…rs…) Abraços!

  • Que post maravilhoso como tudo que vc faz Patrícia! Certa vez ouvi um amigo dizer: “quer que uma atividade seja feita, chame uma pessoa bem ocupada, ela dará um jeito de fazer.” Com o tempo aprendi na prática que é a pura verdade. Se a pessoa é muito ocupada e dá conta é porque se organiza, tem seus métodos e aproveita bem seu tempo… Um grande abraço! Que Deus abençoe sua vida!

  • Boa tarde
    A disciplina e o equilíbrio são primordial para nosso controle em todas as situações.
    Amo seus posts, vídeos, e livros.💋❤️💮😄💐

  • Boa tarde, eu admiro muito pessoas como você, que não perde tempo, e consegue dar conta de muitas coisas, num único dia. Sou muito devagar, muitas vezes nem sei por onde começar. Por muitas vezes até começo, demoro muito pra terminar e fica muito por fazer. Tenho procurado fazer como você tem passado, sobre se organizar, passo para papel o que fazer durante a semana, mas na prática acabo fazendo tudo ao contrário, aí me perco, me atraso. Mas… Não desisto, um dia chego lá.😁

  • Aqui em casa, já percebo que estou ganhando tempo na cozinha. Como? Simplesmente, prestando atenção em como cozinho e buscando formas mais simples de cozinhar na próxima vez.

    • Em tudo o que colocamos raciocínio e disciplina somos bem-sucedidos!

  • Boa noite, Patrícia!
    Eu sempre fui assim, resolvia tudo meu e da minha família.
    Quando casei, meu marido perguntou: Vai continuar resolvendo as coisas da sua família? E os seus irmãos?
    Obedeci a fala do meu marido e passei a bola para eles, pois tinha toda a minha casa para administrar, trabalhava fora, tinha 1 fiho, não tinhamos carro e fralda descartável só para passear e ir ao médico.
    Tenho notado que essa pandemia tem me deixado mais preguiçosa, porque nem ao mercado tenho ido.
    Sobra tempo, mas falta motivação.
    Sei que é fase, mas é assustador.
    Beijos querida!
    P. S. : O Clube da leitura arrasou.

  • quando nos organizamos, as 24h do dia, parecem 48h
    mas se deixamos a vida nos levar, 24h viram 12h….

  • Nossa mente comanda tudo… quando afirmamos que somos refém do relógio, assim será…
    Mas na real… tudo é organização, q começa dentro… e reflete fora.

  • Olá!
    Lendo o livro A tríade do tempo (indicado por você) para melhorar minha produtividade, não consigo fazer nada pela manhã, quando dá 16 a 17h começo a todo pique e tenho ótimos resultados, mesmo que faço tudo que tenho para o dia, gostaria de aproveitar a manhã também, em breve vou casar e ter filho e pretendo ser a mulher de provérbios 31, já estou me planejando para ser essa mulher linda.

    Grande abraço.

  • Concordo plenamente, sou muito assim de se programar um dia antes e realizar as tarefas do dia e quanto mais faço mais pique tenho e mais desejo de realizar para continuar sempre em ativa …. e vejo as pessoas falarem como que eu consigo fazer tantas coisas em um único dia, fico a pensar, e simplesmente respondo que tudo se resume em se programar e começar, ver o horário em qual se sente mais ativa e começar, fácil nâo é, mas, se começar aos poucos e criar um ritual por mais pequeno que seja e comemorar pelo feito realizado não terá erro.

    Obrigada por mais um texto incrível \o/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *