Dizem que falar é fácil, difícil é fazer. Igualmente ganhar é fácil, difícil é perder. Logo, fica a pergunta: como reagir diante das perdas?

Como reagir diante das perdas

Creio que pelo uso da palavra “perda” no título do post já deve ter gente lendo com um olho só…

Era assim que a minha prima Eloisa, morrendo de medo, assistia aos filmes de terror: cobrindo a cabeça e deixando um olho só para fora!

É provável que, de certa forma, isso lhe dava uma certa coragem, afinal, ela assistia até o fim (haha).

Então, ainda que você leia com um olho só, já está valendo!

 

Nesta época que estamos às voltas com todas as perdas que a pandemia trouxe é necessário falarmos sobre as reações diante disso tudo.

Vemos todos os dias a perda de emprego e renda, a perda do direito a coisas simples como sair de casa, da perda da tranquilidade, da saúde e até mesmo de tantas vidas.

Isso sem falar na perda da esperança de dias melhores.

Porém, é preciso entender que a perda faz parte da vida, desde as coisas mais simples às mais importantes.

E é sobre esse ponto que quero focar hoje: em como reagimos aos diferentes graus de perdas.

Há pessoas que já saem do sério mesmo com as coisas mais simples como perder o ônibus pela manhã.

Lembro-me de estar um dia na TV diante de uma das pessoas mais bem pagas da emissora quando ela percebeu que havia perdido um gloss.

Apesar de que ela precisava sair para um compromisso, não arredou o pé enquanto não reuniu uma porção de gente para ajudá-la a procurar.

“Gente, tem que estar aqui! Nós temos que achar! Você já olhou ali atrás? E lá, perto da porta?”

Ela simplesmente não conseguia ir embora sabendo que havia perdido uma coisa, ainda que fosse algo que ela poderia comprar quantos quisesse.

Não era o valor, mas sim, não saber perder.

 

Não é possível ganhar sempre

Você já jogou qualquer tipo de jogo – mesmo que só por diversão – com alguém que não sabe perder?

É terrível! A pessoa fica nervosa, briga e até xinga… e tudo isso a troco de nada!

Além de estragar o dia dela, consegue chatear todo mundo.

Portanto, ainda que este seja um blog de finanças e empreendedorismo, cujo objetivo é fazer você economizar dinheiro, lucrar e crescer, é preciso saber que sempre haverá algum tipo de perda.

Principalmente em se tratando de empreender.

Às vezes você vai investir em algo que não trará o retorno esperado, vai atender superbem um cliente que não lhe dará o menor valor e até perderá dinheiro em um negócio malfeito.

Pois é, faz parte!

E o que precisamos desenvolver é uma maturidade tal que venhamos ter fé para perder.

Isso mesmo: fé para perder!

Ter fé para ganhar é fácil, mas manter a fé quando se perde, aí é que é difícil.

A sua motivação, a sua esperança e a sua fé não podem existir apenas quando você ganha.

Só os fortes é que mantêm a cabeça erguida e a perseverança mesmo diante das perdas.

Medite sobre isso, pois tenho certeza de que achará muitas respostas para muitas perguntas sobre si mesmo.

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

 

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Verdade Paty. A fé em perder está totalmente relacionado a confiar em Deus, pois fazendo o que é certo, como não seremos aceitos??? Confiar que mesmo diante de perdas, lá am frente Deus nos mostrará o porquê se tudo e ainda, dependendo da situação, aliás acredito que em toda situação, aprendemos lições para a vida. O maia importante é ter certeza se estamos agindo corretamente diante das situações, conforme já nos ensinados nesses desafios!!! Não é fácil, mas olhar sempre com bons olhos já faz toda a diferença!!!

  • Bom dia querida
    É muito difícil saber perder,enquanto ganhar é muito bom; porém, na vida nem sempre ganhamos .Acho que tudo depende do nosso comportamento diante das situações que nos encontramos, ou seja se aceitamos a perda ou não,perseverando sempre de cabeça erguida, venha o que vier.
    ❣️💕❤️

  • Boa tarde Patrícia! Pois é, ganhar é td de bom, mas perder é bem complicado, durante a vida são tantas perdas que ou acostumamo-nos com elas ou estaremos fadados a desistir, eu ñ costumo desistir, portanto vamos que vamos, fé em Deus e força na peruca 🤗

  • Boa tarde querida
    Realmente, perder é muito difícil,ganhar é muito bom;porém a vida sempre existirá perdas.Em situações difíceis ,é sempre bom manter a calma, respirar fundo e procurar ter equilíbrio mental.
    Amo seus posts .
    Pat eu ainda não recebir o código de rastreamento da compra do livro Bolsa Blindada 2
    Espero retorno❣️💕💕

  • Boa tarde querida
    Perder é muito ruim,porém ganhar é muito bom mais na vida nem sempre ganhamos.
    Existem situações adversas e é aí que temos esfriar a cabeça, respirar ifundo e seguir em frente para não desanimar.
    Amo seus posts,me edifica bastante.
    Olha Pat ,ainda não recebir o código de rastreio da compra do livro de seu blog, o Bolsa 2.
    Espero retorno
    ❣️💕

  • Patrícia eu não vou colocar comentários, mas sim uma pergunta: como funciona o mercado pago? Gostaria de saber pq quero ser membro de um canal do YouTube mas eles pedem cartão pra cobrança e como não uso cartão pensei na possibilidade de fazer pelo mercado pago, mas não sei como funciona. Vc poderia me explicar?

    • Até onde sei vc tem que ter um cartão mesmo, mas não tenho muito conhecimento sobre isso.

  • Olá Patrícia, boa noite! Como você disse “faz parte”… Ainda bem que, mesmo que a gente, em algumas situações tenhamos dificuldades para entender os acontecimentos, podemos ao menos tentar entender que, assim como está em Eclesiastes 3,1-2 “1.Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu: 2.tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou.” Como exemplo de que é possível vencer as tribulações, acrescento o que está em João 16:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Para encorajar a seguir em frente, com firmeza e determinação, vale a pena ler e reler por muitas vezes o que está em Josué 1:9 “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”, Abraços!

  • Bom dia, Patrícia!
    Recentemente conheci um casal de empreendedores imobiliários. Ela me contou como conseguiram superar…. admirei a atitude deles… tanto que ao ler o seu texto agora, logo lembrei do que me ensinaram, também!
    Já vou compartilhar!
    Obrigada!

  • Oi Patrícia,
    Jogo tênis e quando comecei, perdia a cabeça e o jogo também, só porque o adversário passou na frente, para mim o jogo já era, metia pancada por conta do desequilíbrio. Demorei muito para aprender que o jogo não era de força e sim de técnica, por isso, se o outro era bom, só um tinha que ganhar, não poderia ganhar os dois. Hoje, consigo observar o desiquilíbrio do meu adversário, porque um dia fui assim, e isso é um ponto ao meu favor para ganhar. O jogo de tênis e a corrida sempre me ensinam a perder e ganha na vida, técnica e força!

    Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *