Há quem se envergonhe de começar pequeno, seja um negócio, um projeto ou mesmo a carreira profissional. Mas essa é a melhor maneira e não sou eu quem diz!

Começar pequeno é a melhor forma de começar

Costumo dizer que o começo das coisas, geralmente, é a parte mais difícil.

Você ainda não sabe exatamente o que fazer, como fazer ou, mesmo que saiba, muitas vezes falta dinheiro, estrutura ou algo para facilitar o processo.

Além disso, tem a questão de que, enquanto as pessoas não veem algo substancial, não acreditam que daquele mato vai sair algum coelho!

Resumindo: muitas coisas jogam contra e bem poucas a favor.

Porém, ainda que haja todas essas dificuldades – e tantas outras que não caberiam em um único texto – começar pequeno é a melhor maneira de começar.

Veja, por exemplo, os problemas sérios que vários artistas tiveram por estourarem na mídia e, da noite para o dia, passarem de completos desconhecidos a celebridades perseguidas pelas ruas.

Da mesma forma já testemunhamos influenciadores digitais que, do nada, viralizam na internet e depois não sabem lidar com a fama, com o dinheiro e com as críticas.

Como resultado, alguns deles chegaram ao extremo de tirar a própria vida.

Não é à toa que qualquer árvore se origina de uma semente que, embora seja pequena, pode gerar uma árvore imensa.

E igualmente não é à toa que o processo de crescimento leva tempo.

 

 

 

 

Importa o fim e não exatamente o começo

Veja o que diz essa passagem interessantíssima do livro de Jó 8-7:

O seu começo parecerá modesto, mas o seu futuro será de grande prosperidade.

Assim é a Bíblia: um livro completo, com resposta para todas as nossas inquietações e mais atual do que o jornal de amanhã!

E acima de tudo: você sempre vai encontrar aquilo que precisa, na hora que precisa. Basta estar com a mente aberta.

Portanto, não se importe se você é pequeno, se todo mundo ridiculariza o que você faz ou pretende fazer.

Apenas faça e, mais tarde, as mesmas pessoas que não acreditaram em você vão vir lhe dar os parabéns.

Não que você vá se basear nisso, mas é o que geralmente acontece.

Então, vá em frente e nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Oii Patrícia! Bom dia!
    Estou acompanhando essa série desde do comecinho. Tem aberto muito minha mente e esse posto caiu como uma luva. Estava nesse exato momento pensando em como posso achar soluções para os problemas no trabalho. Estamos com bastante demanda e pouca mão de obra, enfim, você já deve imaginar a “organização”. Estava aqui perguntando “Meu Deus, me mostra o que eu posso fazer!” e na hora chegou a notificação de um posto novo no email. Realmente, devemos começa pelas coisas pequenas primeiro para que o fim, assim como Deus diz no versículo citado, seja de prosperidade.

    Muuuuuitooo Obrigada! Deus abençoe! ❤️

  • Olá Patrícia! Que palavras inspiradoras. Foi muito poder ler isso hoje logo pela manhã. Eu tenho um pequeno negócio, um modesto atelie de costura criativa (@blessedattelie) é um projeto de algum tempo, um sonho antigo… Mas é muito difícil prosseguir com ele. Pessoas próximas ofecerem pouco ou nenhum apoio (seguindo ou curtindo as fotos que coloco) mas eu creio que um dia terei bons resultados. Suas palavras foram inspiradoras!

  • Olá Patrícia, bom dia! Que grande incentivo esse post de hoje! A primeira lembrança que me ocorreu, “mal comparando” o texto, trata-se aquele ditado popular “de pequenino é que se torce o pepino”, que se dizia sobre os agricultores que cultivavam os pepinos e para dar uma melhor forma, retiravam os “olhinhos” para que os pepinos se desenvolvessem. A pequena poda tinha que ser feita para evitar que eles criassem uma rama sem valor e esses pepinos adquirissem um sabor desagradável. Quero dizer que o seu estímulo nos leva a refletir que, ao começar, ainda que pequeno, em cada fase de crescimento, vai fortalecendo o propósito que motivou o início. Acrescento o que está em Mateus 17,20: Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês.” Abraços!

  • “Apenas faça e, mais tarde, as mesmas pessoas que não acreditaram em você vão vir lhe dar os parabéns.”

    Por isso, acho importante ao longo da vida ir fazendo amigos, encontrando as pessoas que tem o mesmo propósito que a gente e ir formando nossa rede de amigos. Chegar onde queremos e lidar com as pessoas que, lá atrás, duvidaram, será apenas uma parte da história. Teremos erguido nosso prédio ao longo do percurso.

  • Bom dia querida! Isso mesmo! Temos que começar e se for de coração aberto a tendência é fluir, aconteceu comigo, 14 anos atrás deixei uma profissão por outra totalmente diferente, mas que eu amava, fui contra as opiniões alheias, ñ dei ibope e olha que eu já estava com meus 46 anos. Hj prestes a completar meus 60 estou no neu melhor. Um grande abraço 😍😍

  • Bom Dia!!! ”’começar pequeno é a melhor maneira de começar.”’
    Até porque ninguém constrói uma casa,começando pela lage.

  • Patrícia, boa tarde,
    Conheci você lá no início das suas postagens, há alguns anos, quando não havia livro, não havia canal de TV, não havia blog… mas houve alguém que acreditou em seu potencial e você “pegou a visão”!
    Sem mais demora (plagiando você, rsrsrs) você é uma mulher que, pela fé inteligente, ousou seguir em frente, mesmo quando vinham críticas! Tudo o que você tinha em mãos, foi usado como ferramentas a seu favor!
    A oportunidade que você me dá de comentar os seus textos me faz crescer – eu uso do conhecimento por você compartilhado para ajudar outras mulheres, também!
    Parabéns!
    Vânia

    • Você quis dizer que estava aqui desde que tudo era só mato?? hahahaha…
      É verdade, você está mesmo desde o comecinho, acompanhando cada passo, cada desafio, cada empreitada.
      E eu só tenho a agradecer a sua companhia e cada comentário que deixa aqui que, certamente, incentiva muitas outras leitoras (e leitores tb!). Bjs

  • Realmente é muito importante ter esta visão de começar pequeno. Não dar um passo maior que a perna se arriscando a uma queda. O texto de hoje me lembra muita a palavra “prudência”. Característica muito falada na bíblia.
    Mas também é importante sempre estar evoluindo e não se contentar em ficar pequeno. Aprender e aplicar focando o crescimento.
    Eu gosto muito de ir nos vídeos e post antigos daqui e é muito interessante ver a evolução. Até no clube da leitura podemos ver a diferença do primeiro para os últimos. É muito legal ver que a cada vídeo você está se aperfeiçoando e aplicando as melhorias aprendidas. É algo que eu tenho aprendido. É uma característica de um ótimo profissional.

  • Muitas vezes começamos bem mas desistimos no meio do processo. A persistência é uma atitude que muda nossa vida! Parabéns pelo posto.

  • Oi Patrícia bom dia.
    Esse post foi muito importante para mim.
    Todas as vezes que eu assisti as reuniões de 2f para a vida financeira, eu disse para Deus ” Eu só preciso de uma sala, para começar meu negócio próprio, trabalhando com crianças” mas aí eu perdi quase o ano inteiro achando que eu não estava preparada, que tinha muita coisa que eu precisava fazer. “Afinal não é bom começar e depois se eu cometer erros e as pessoas não quiserem deixar seus filhos comigo?” Pois tudo isso passava na minha cabeça.
    Até que parei com esse lenga lenga e fui. Minha permissão demoraria 12semanas mas em 4semanas obtive a permissão. A sala sequer estava arrumada direito. Havia tanto para fazer, aliás ainda continuo e agora a visão é, sempre haverá mas isso não pode me parar. As vezes vem o pensamento de que não tenho ajuda dos mais próximos, mas obrigada por me lembrar que só preciso de mim e de Deus. Beijinhos e obrigada

  • Oi Patrícia,
    Seu texto me fez lembrar de uma frase que gosto muito, “A jornada de mil milhas começa com o primeiro passo”, muitas vezes chegamos a procrastinar e desistimos de começar algo que sonhamos, temos que dar o primeiro passo mesmo que pareça impossível e ter a coragem de ir em frente mesmo diante de tantas dificuldades.

    Até aqui nos ajudou o Senhor!
    Até aqui você também tem nos ajudado com texto motivacional que nos faz crescer e continuar em frente. Obrigada!

    Grande abraço.

  • Dar o primeiro passo pode ser super difícil, mas depois que é tomada a decisão de dar esse passo, vamos adquirindo experiências e vivências que nos fazem amadurecer até chegarmos onde queremos.
    Isso tudo leva tempo, pois para amadurecermos precisamos passar pelos contratempos.
    Obrigada por cada conselho! Vamos pra cima!

  • Amei essa frase:
    “Não é à toa que qualquer árvore se origina de uma semente que, embora seja pequena, pode gerar uma árvore imensa.”
    Tão simples e que faz toda a diferença!!!
    Obrigada por esse maravilhoso texto.
    Deus te abençoe.

    Abçs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *