De que servem as conquistas e liderar multidões se a pessoa não consegue controlar a si mesma? Autocontrole é um poder muito maior!

Autocontrole: a característica do verdadeiro herói

Vamos começar com o provérbio que inspirou o post de hoje?

Então, anote aí:

Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.

Provérbios 16:32

A passagem fala por si só e podíamos até parar o post por aqui mesmo, mas vou dividir o que tenho refletido sobre isso.

Inúmeras vezes me dei mal na vida simplesmente por não conseguir controlar a mim mesma.

Falei e fiz coisas que não devia nas hora mais impróprias simplesmente não consegui me controlar.

Quem nunca? Mas a verdade é que paguei bem caro quando fiz esse tipo de coisa.

 

Houve situações em que, embora eu tivesse “certeza” de que iria me controlar, na hora H, lá estava eu atrapalhando a mim mesma!

Enquanto eu não entendi o quão difícil é o autocontrole, não me empenhei suficientemente para desenvolvê-lo.

Aliás, é importantíssimo dizer que esse é um exercício diário e que atingir uma boa dose de autocontrole é para os fortes!

 

Como começar?

Acredito piamente que tudo começa no pensamento, então, se você nutre pensamentos ruins, vai ficar muito mais difícil.

Por exemplo: você não quer explodir com o seu marido, mas passa o dia pensando coisas horríveis a respeito dele.

Certamente em algum momento você vai acabar perdendo o controle e fazendo exatamente o que não queria.

Não tem como pensar uma coisa e fazer outra, simples assim.

Se cada vez que você pensa no seu trabalho só imagina o lado negativo e não vê nada de bom, cedo ou tarde vai descontar tudo no seu superior, falando ou fazendo o que não convém.

Portanto, procure ser grata com as coisas que tem e buscar o lado bom das pessoas e do que acontece à sua volta.

Não é ser “Poliana” ou viver na base da fantasia, mas reconhecer que, inegavelmente, tudo tem o seu lado bom.

Foque nisso e você vai ter mais chances de ser bem-sucedido no desenvolvimento do autocontrole.

 

Nos vemos!

Confira o post anterior clicando aqui.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • ola ….bom dia Patricia…….adoroooooootudo que vc escreve….concordo em 95% em tudo que vc fala…..acredito que Poliana me atrapalhou um bom tanto em minha vida…..li os dois livros…..Poliana e Poliana moça…….somente depois de ter feito terapia consegui separar ser boa e ser boazinha……anos depois, ser grata tb…….um beijo grande…saiba que vc nos ajuda muito com suas palavras

  • Bom dia Patrícia! Ixe já fui muito pavil curto, hj ñ mais, com o passar dos anos aprendemos a controlar nossos impulsos e o pavil fica longo rsrsr.. e que a paciência é libertadora e te ajuda muito nos relacionamentos . 😍😍

  • Aprendi isso com a maturidade mesmo, e depois de ter tido tantos momentos difíceis.

  • Olá Patrícia bom dia,

    Confesso que também já cometi muita burrada por assim dizer, não tendo autocontrole sobre situações que estiveram diante de mim.
    Esse post de hoje me leva a uma reflexão, que preciso trabalhar urgentemente nisso para mudar. Já melhorei bastante em relação ao autocontrole, mas preciso de mudança.
    Obrigada por compartilhar suas experiências e nos orientar a Luz da Palavra de Deus.
    A palavra de hoje é GRATIDÂO.

  • A pessoa fica ensaiando diálogos com seu desafeto. Tudo dentro da cabeça. A minha própria experiência me mostra que uma hora isso acaba saindo kkk.

  • Olá Patrícia, bom dia! Tenho boas novas: o Planner chegou!!!!! Agora tenho um para chamar de meu…rs…rs…Muito lindo mesmo e que capricho hein!!! Tudo delicadamente personalizado, embalado em um papel de seda, com uma pequena etiqueta circular e ainda um mini caderno “diário de consumo” como brinde. Ah… veio também um bilhetinho “Cheguei!…” (por motivos de ordem pessoal, neste momento, não estou usando as redes sociais). Bem, quanto ao Planner, é exatamente como você descreveu e exibiu nas lives do Clube da Leitura aos domingos e aqui no blog. Tem um espiral reforçado, na linda cor do “cabelo” da imagem que consta na capa. Aliás, a capa é resistente e macia ao mesmo tempo, parece “aveludada” e muito agradável para manusear. Internamente tem mil coisas para ver, estudar cada página, analisar cada orientação e praticar, é claro!!! Falei até para meu marido que vou ter que segurar a ansiedade para “resistir” não querendo usar e “estragar” o meu Planner, tão lindo (rs…rs…). Então, passando a “tietagem”, para voltar ao post de hoje, acrescento o que está em Tiago 1,19-20 “Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar; 20.porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus.” Obrigada. Abraços!

  • Bom dia!!
    Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.

    Provérbios 16:32
    Bem verdade….. é.

  • O autocontrole tem o poder de nos poupar de varias situações estressantes, se vc respirar fundo e disser a si mesma, nem vou responder. Pronto, o que poderia ficar pior já´é amenizado. Hoje em dia as pessoas fazem tempestade em copo d’agua pra tudo, às vezes por uma coisa que é de facil solução, é o famoso “gostar de causar”. Muito bom o post de hj e vamos praticar o autocontrole!!!

  • Mininaaaaaaa…….. pensa que essa blindete aqui não pregou o olho a noite passada justamente por conta disso?
    Obrigada, viu?
    Vânia

  • Bom dia, e o que mais precisamos nos dias de hoje. As pessoas estão muito sem paciência, pra tudo cria confusão. Não tem respeito. O amor ao próximo cada dia se esfria. Já errei muito, com coisas que depois via que vou desnecessário.

  • Excelente ! Esse duelo interno em “como quero ser x como sou ” é angustiante.
    Mas é como vc disse, estou no começo e com muita esperança e fé na mudança e no autocontrole.
    Por onde começar ?
    1) Bons pensamentos;
    2) Viver em gratidão;
    e perserverar …
    Gratidão pela sua ajuda diária !

  • Muito obrigada pelo posto, sempre temos muito o que aprender. E o auto controle, com certeza, é um dos pilares do sucesso.

  • Olá Patrícia!
    É um desafio ter autocontrole quando estamos na situação, essa semana passei por isso e para controlar a paciência tive que colocar o fone no ouvido e ligar o som bem alto para não escutar, através desse acontecido me veio a ideia de fugir nesses momentos, tipo, contar até 10,20,30 e assim vai, são técnicas que podem ajudar a não perder a paciência. É praticando, praticando que seremos bem-sucedidas, pois, a força de um guerreiro estar na sabedoria.

    Grande abraço.

  • Boa tarde! Mais uma reflexão excelente!

    E sim, tudo começa no pensamento, por isso nos aconselha o Apóstolo Paulo:

    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” Filipenses 4:8

    Do que alimentarmos nossa mente, nossa alma responderá.

    Caminhemos na disciplina do pensar!

  • Boa tarde querida
    Eu tb já me dei mal por não conseguir me controlar.
    Já fui muito impulsiva, mais atualmente tenho me policiado e aprendido a ter autocontrole e TB paciência , principalmente em situações difíceis e complicadas.
    Acho que o tempo e a maturidade tem sido um bom aprendizado para mim.
    Seus ensinamentos são maravilhosos.
    🌺🌼💕💮💋

  • “Houve situações em que, embora eu tivesse “certeza” de que iria me controlar, na hora H, lá estava eu atrapalhando a mim mesma!”

    Verdade Paty, comigo também. Todos os dias falo que não vou me descontrolar com minha filha de 4 anos e todos os dias cá estou eu explodindo. Depois fico pensando pra que, porque não resolve nada, a não ser, deixá-la mais irritada e repetir meu comportamento de impaciência.

  • Bom dia Patrícia!
    Retirei este trecho que é onde eu me enquadro:
    “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
    A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tiago 1.26-27)
    Geralmente quando oro para dormir me sinto obrigada a pedir perdão a Deus todos os santos dias, pois o que falta mesmo é humildade, pois nutro pensamentos ruins durante o dia e no menor dissabor vem a explosão e é nítido no meu tom de voz.
    Sabe aquela dica do fale baixo: para mim é a mais difícil.
    Em todo o caso, sei que o fato de reconhecer o erro, já ajuda a ir tentando me policiar.
    Beijos.

    • O reconhecimento do erro é o primeiro (e mais difícil) passo para a mudança!

  • Até salvei o e-mail para revisitar o post de hoje sempre que necessário. Autocontrole, lá vamos nós!!!

  • Bom dia, Paty !
    “Não tem como pensar uma coisa e fazer outra, simples assim.” Essa frase lembra o texto de Mt 12:34, no qual Jesus diz: “Porque a boca fala do que está cheio o coração.”
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *