Hoje em dia parece obrigatório emitir opinião sobre tudo, mas até para isso é preciso ter discernimento e disciplina. Acompanhe!

A sua opinião é apenas a sua opinião

Primeiramente quero dizer que temos aqui um espaço privilegiado!

Isso porque a grande maioria dos leitores tem inteligência e disposição para raciocinar sobre os assuntos abordados.

Além disso, não fazem parte da turma do “mimimi”.

Por esta razão, posso dizer que este é um espaço realmente livre.

 

 

 

Aqui não temos a chatice do “não diga tal palavra porque 0,0000001% da população do sul da Malásia podem, talvez provavelmente, entender como uma ofensa”. Bahhhh!

Sendo assim, posso repetir abertamente o que diz o título do post de hoje:

A sua opinião é apenas a sua opinião.

E mais: você não TEM que ter opinião sobre tudo que existe no mundo.

Hoje em dia parece que opinar se tornou obrigatório e, ainda por cima, expor a opinião a todo momento.

Para isso, aprendi duas regras muito claras:

  1. Só dê sua opinião quando for solicitada;
  2. Só dê sua opinião quando você tiver uma.

Simples, direto e todos podem praticar

Apesar de as regrinhas serem muito simples de entender, para praticá-las é necessário ter uma boa dose de autodisciplina.

É preciso ter domínio próprio quando você quer opinar, mas ninguém lhe perguntou nada.

Também é preciso ser muito seguro de si para dizer que não tem o que opinar sobre algo que lhe tenha sido perguntado.

Há coisas que só aprendemos quando amadurecemos, mas há outras que deveríamos aprender desde crianças e, com certeza, esse conjunto de regrinhas é uma delas.

Mas, ao contrário disso, desde cedo as crianças têm sido incentivadas a darem opiniões e até publicarem em perfis que elas nem deveriam ter nas redes sociais.

E, como muitos adultos são apenas crianças grandes, continuam fazendo o mesmo e trazendo vergonha sobre si mesmos.

Pense a respeito desse assunto e guarde essas duas regrinhas, pois estou segura de que você vai evitar muita dor de cabeça ao praticá-las.

 

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Adorei!!!
    “…Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do q ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”
    E bradá-la aos 4 ventos…
    Há a hora de calar, mas hj em dia as pessoas acham q têm q se manifestar sobre tudo todo o tempo… cansativo isso.

  • Acabei de assistir a meditação 49 (Gênesis) do Univer e fala muito sobre esse assunto. De uns meses pra cá já vinha praticando isso, e realmente estou bem mais feliz do que opinar…

  • Olá Patrícia! Este post de hoje está D+++++++. É ótimo saber que aqui é um espaço privilegiado, no qual uma opinião é apenas uma opinião. Gosto muito do conteúdo do blog e a forma como você aborda os temas. Obrigada pela oportunidade de aprendizagem quanto aos conhecimentos partilhados. Parabéns pelo seu trabalho. Abraços!

  • Bom dia!
    Na maioria das vezes, mesmo tendo uma opinião a respeito, prefiro me preservar para não ter problemas. Só falo, mesmo, se eu estiver envolvida diretamente no assunto, caso contrário, bico calado.

  • se as pessoas guardassem as opiniões delas pra si próprias, metade dos ‘mimimi’ não existiriam, é muita gente falando o que pensa, como se fosse uma verdade absoluta, sendo que não é assim…

  • Realmente é verdade essas frases ,porque se conseguir cuidar da nossa vida .já e uma grande Vitória. Ninguém conhece o fundamento da questão do outro para opinar e nesse momento temos que escutar e dar refletir sem opinar e apenas observar o contexto.

  • Olá Patrícia!
    Que bom ser cobrada hoje nesse texto, preciso melhorar isso em mim, não consigo escutar certas coisas e ficar calada. Ontem me meti onde não era chamada e para amenizar a situação coloquei o fone de ouvido e liguei o som, porque senão eu iria me meter novamente. Estou me policiando muito para conseguir obter essa autodisciplina, só falar quando for chamada, acho horrível gente que se mete na conversa dos outros e faço o mesmo, vai entender o ser humano aff!

    Grande abraço.

  • Também acho errado esse livre acesso das crianças as redes sociais. Se mesmo adultos tem dificuldades pra lidar , quanto mais crianças.
    Lugar de criança é na rua , brincando e não enfiada numa tela virtual.

  • Boa tarde!

    Excelente abordagem. E nessa onda, muita bobagem, sem conteúdo e sem proveito se vai dissipando. Discernimento para falar e para calar nos momentos adequados, importante desenvolvimento de disciplina

    “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.” Prov. 13.3.

  • Pois é… e o tal do “você tem que se posicionar!” Foco no TEM. As redes sociais estão intensificando isso. Eu ia voltar pras redes mas não vou mais.

  • Muito bom esse post de hj, eu preciso me policiar tbm, as vezes atropelo assuntos interrompo quem esta falando, isso é pessimo. E não sou só eu, percebo isso nas outra pessoas tbm. É muito mais sensato opinar qdo lhe derem a deixa. Adoro seus posts Patricia e os comentarios tbm. Cada um tem uma visão diferente. Aprendendo muito por aqui. Obrigada a todos!!!

  • Realmente só devemos opinar quando temos a certeza de que nào estamos atrapalhando a conversa dos outras pessoas e portanto , o certo é ficarmos calados.e saber a hora certa de falar ou calar.
    Amei esse post e tenho aprendido bastante com todos os seus ensinamentos Pat.
    Que Deus te abençoe sempre🙏🙏

  • Nunca me esqueci quando meu patrão uma vez me falou: “Bruna se você não sabe tal coisa diga que não sabe e pronto” Simples assim, muitas vezes por medo, vergonha ou ser “excluida” queremos falar daquilo que não sabemos kkkk e como as redes sociais estão cheio de pessoas assim, procuro falar somente daquilo que tenho conhecimento, caso contrário prefiro apenas ouvir.

  • É verdade Pati! As vezes por saber que a pessoa que está falando é contra a minha opinião só escuto o que ela tem a dizer e digo Ah é? rs assim todo mundo fica feliz kkkk Tudo para evitar a fadiga de uma discussão desnecessária! rs

  • Boa noite querida! Adoro!! Você é top! Tipo “ninguém pediu sua opinião, guarde-a para se”. Simples assim! Curtindo minha netinha na Bahia! 😍😍😘

  • Quando descobri que não sou obrigada a nada, muito menos a ficar com mimimi sobre assuntos tão cansativos, tão sem nexo e que as pessoas quase se “matam” por ficar trocando ofensas que ao meu ver é sem pé e sem cabeça … sou tão mais leve, tão mais eu =)))) …. ter a liberdade de simplesmente escrever algo ou apenas parabenizar as pessoas que tem conteúdo e que trabalham em passar informações que possibilita o crescimento, é simplesmente transformador, só que, nem sempre é o que ocorre, enfim!!!!

    Agradeço por tantos conteúdos grandiosos que faz.
    .\o/ \o/ \o/ \o/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *