As 7 frases do chefe fraco

Se você costuma falar uma dessas frases, risque-as do seu vocabulário. E se o seu chefe costuma usar alguma delas, é hora de repensar se vale a pena permanecer onde está!

O chefe fraco é aquele que não tem segurança em si mesmo, vive amedrontado com a possibilidade de ser substituído (porque sabe que não vai conseguir nada melhor) e sente necessidade de se impor a todo custo. Eis suas 7 frases mais comuns:

1. Desde quando eu pedi sua opinião?

Ninguém pode ter uma ideia melhor do que a do chefe fraco, por isso, ele tem de calar todos aqueles que possam ser uma ameaça. Não importa que a empresa sofra, mas sim, que ele mantenha seu lugar. E, se possível, que mantenha seu lugar sem muito esforço.

gritao2. Aqui mando eu!

Frase típica de quem não tem argumento para manter uma discussão saudável. Na falta do que dizer, o chefe fraco ameaça seus subordinados lembrando-os de que tem poder para prejudica-los. Nem vale a pena discutir…

3. Não está contente? Peça as contas!

Tratamento na base da ameaça novamente. Em sua falta de segurança, o chefe fraco precisa se segurar na autoridade que seu cargo lhe confere, afinal, é tudo o que ele tem…

marionete4. Eu não te pago para pensar e sim para fazer o que eu mando!

Essa é daquelas que pega bem na boca do estômago! Uma das formas mais arcaicas e inseguras de se auto-afirmar. É o mesmo que dizer “eu sou um ser superior e você jamais chegará aos meus pés, nem precisa tentar!” Esse tipo de chefe não busca colaboradores, mas sim, marionetes.

5. Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

Essa é de doer… Se o que o chefe fraco diz que algo é tão bom, por que ele mesmo não faz? Esse tipo de coisa nem criancinha de 4 anos aceita. Liderança vem do exemplo e não de blablablá.

fraco6. Estou aqui há mais tempo que você, não queira saber mais do que eu!

É o mesmo que dizer: “por favor, me ajude a manter minha ilusão! O que vai acontecer se descobrirem que eu não sou tudo o que digo?” Essa frase destrói qualquer tipo de conversa, afinal, é isso que o chefe fraco mais quer: evitar qualquer tipo de conflito que possa por sua cabeça em risco.

pessimo7. Você devia me agradecer por estar aqui, pois é um péssimo profissional!

Quando uma empresa perde o foco de sua essência – realizar uma atividade lucrativa – e age para “ajudar” funcionários não capacitados, suas chances de fracasso são enormes. Se um chefe mantém em sua equipe alguém que não é bom, está demonstrando sua própria falta de capacidade de gerenciamento. No fundo, o que a frase quer dizer é: “eu tenho muito medo de você, fique onde está, não se aproxime de mim!” Boa hora para sair de perto mesmo…

Se você lidera uma equipe e tem usado qualquer uma dessas frases, delete uma a uma do seu vocabulário e mude o foco. Se você costuma ouvir isso do seu chefe e ele está enraizado de tal forma que ninguém o tira de seu posto, que tal repensar suas prioridades e buscar algo melhor?

E falando em buscar algo melhor, que tal inscrever-se na primeira turma do workshop online e ao vivo Gestão Profissional e Financeira?

banner-bolsa-blindada

Pessoas de todo Brasil estão pedindo para levarmos esse workshop às suas cidades, mas como não é possível, desenvolvemos o mesmo curso, com a mesma carga horária e exercício para a versão online. Você participa ao vivo comigo e com a coach Shana Wajntraub e pode interagir o tempo todo.

Veja mais informações clicando aqui e garanta a sua vaga. Apesar de ser online, as vagas são limitadas para podermos dar mais atenção a todos os participantes, OK?

Nos vemos aqui ou no workshop!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Andressa diz:

    Patricia, leio e aprendo muito com tudo que é escrito no seus blog. Que Deus lhe inspire mais e mais, vc e a Sandra. Mesmo que a resposta seja dura, é melhor que se iludir com o errado. Por favor me ajude, sua opinião é muito importante, pois acredito que uma pessoa que teme a Deus e muito sensata.
    Hoje, me deparei com uma situação muito difícil e não soube como sair dela. Não acredito em jogos de azar (loteria) por que sei que Deus é que me dá provisão de tudo e que depende de mim para que eu seja próspera ou não. O dono da empresa em que trabalho me pediu um favor para ver se eu dava sorte para ele. Pediu para que eu tirasse números daquele brinquedo de bingo para ele colocar na cartela de jogo de loteria. Naquele momento fui surpreendida com aquele pedido e não coloquei a minha opinião. Apenas comentei que eu já brinquei em reuniões familiares desse tipo de joguinho. Estava doida para que acabasse logo de rodar a roletinha e tirar as bolinhas com os números. No final ele me disse assim “sorte para nós” ou seja me incluiu no jogo. E eu fiquei toda sem graça e nem sei o que respondi. Foi aí que eu realmente fiquei muito triste comigo, por não ter sido verdadeira e me posicionar sobre o que eu realmente creio. Você acha que devo procura-lo ou devo esperar uma oportunidade caso ele me peça novamente para ajudá-lo? Obs: não trabalho diretamente com ele, as vezes é que tenho contato e nesses ultimo dias estou tendo mais conato por substituir uma funcionária no setor.
    Como é que responde os comentários é por e-mail ou no site?

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, querida. Entendo a sua preocupação e, estando no seu lugar, faria o seguinte: você já participou e agora sabe que não é isso que quer, ou seja, não faria de novo. Não acho necessário que vc busque a pessoa para colocar sua posição, pois agora já foi, mas se lhe pedirem isso de novo, vc poderia dizer que prefere não participar. Pode até mencionar que vc participou em outra ocasião e não se sentiu a vontade, então, prefere passar para outra pessoa. Erros servem para nos fazer enxergar coisas e até aprender, então fique na paz e vá em frente! Bjs

  • Andressa diz:

    Patricia, obrigada pela orientação. Vc é muito especial, um presente de Deus para nos leitoras. Bjs.

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Camila diz:

    Olá Patrícia, muito obrigada pelo teu trabalho e atenção conosco! Parabéns vc é uma excelente profissional. Bom venho aqui para pedir uma ajuda uma orientação, eu sou dona de casa só trabalhei na adolescência até os meus 19 anos cuido da casa e filhos e agora com 30 anos estou perdida e sem rumo sobre o que posso fazer para trabalhar! Não tenho formação nenhuma. Poderia me orientar me ajudar nisto. Muito obrigada.

    • Patrícia Lages diz:

      Vou escrever sobre o assunto, fique de olho aqui no blog! 😀

  • Camila diz:

    Muito obrigada, vou continuar sempre ligado aqui!! Deus te abençõe muito.

  • Regina SORIA diz:

    Patricia buen día : Cuanto aprendo con sus publicaciones y las de la Sra Sandra, son diferentes parece que estoy hablando con una amiga que me conoce. Que Dios las bendiga mucho y las use siempre, cada vez más. No sólo aprendo también pingo en práctica, lo que me falta es leer su libro para que me ayude en la organización de mi economía (soy un desastre). Gracias un beso y un sincero abrazo desde Uruguay

    • Patrícia Lages diz:

      Esperamos ter el libro en español muy pronto! 🙂

  • Andreia diz:

    Amei o seu blog! Vou falar desse no meu e recomendar para as minhas leitoras, vou passar a tarde inteira lendo seus artigos. Parabéns haha.

    • Patrícia Lages diz:

      Vou deixar o seu aqui tb para quem quiser conferir: fast-teen.blogspot.com 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: