10 sacadas para quem quer trabalhar em casa

Se você quer se organizar para trabalhar em casa ou já está trabalhando, mas não está sendo produtiva, siga estas dicas simples e aproveite para fazer o que gosta no melhor lugar do mundo!

 

home_office_crop

Trabalhar em casa é algo muito bom, desde que o profissional siga algumas regrinhas para não misturar o trabalho em si com a vida doméstica. Já tive duas experiências trabalhando em casa: a primeira foi quase 20 anos atrás e não foi nada legal. Eu não rendia, vivia atrasada e meu trabalho não era visto como trabalho pela família, o que deixava tudo ainda mais complicado.

Já a segunda tem sido maravilhosa, pois venho trabalhando em casa nos últimos quatro anos e meu rendimento só cresce. Para que isso fosse possível, tive que colocar em prática algumas regrinhas que podem parecer difíceis no começo, mas não são. Confira!

  1. Ter horário como se estivesse fora de casa – se você acordar a hora que quiser, tomar um longo café da manhã e se colocar na frente da TV certamente terá um dia improdutivo. Pense que você já pode ter um tempinho a mais de sono por não precisar enfrentar o deslocamento de casa para o trabalho e defina um horário para começar a trabalhar, um tempo certo para o café e vá à luta!
  2. Tenha um local reservado só para o trabalho – trabalhar na mesa da cozinha não vai ser legal porque, ou sua família vai ter que comer na sala ou você vai ter que tirar suas coisas de lá duas vezes por dia. Separe um local, mesmo que seja pequeno, pois assim você estabelecerá seu “terreno” e poderá manter as coisas em ordem.
  3. Evitar a tentação de trabalhar de pijama ou com “roupa de casa” – já fiz isso muitas vezes e houve dias que nem chegou a ser um problema, mas por outro lado, quando a campainha tocou foi uma correria! Também já tive problema em ter que sair às pressas e não estar pronta, atrasando o compromisso. Estar a postos sempre é a melhor opção!
  4. Evitar as distrações como TV, visitas inesperadas etc. – você precisa se educar e educar sua família e amigos em relação ao trabalho em casa. Não é porque a TV está logo ali que você pode ligá-la a qualquer hora, afinal, você não faria isso no escritório de uma empresa. E não é porque você está em casa que vizinhos e amigos podem aparecer a qualquer momento. Você deve entender e fazer as pessoas entenderem que você está trabalhando.
  5. Cuidado com móveis improvisados – mesas e cadeiras improvisadas podem causar problemas de saúde. Procure informações sobre ergonomia e adapte seus móveis da melhor maneira possível. Se tiver condições, compre móveis apropriados para a sua necessidade;
  6. Não misture os gastos de trabalho com os de casa – manter suas contas pessoais separadas das contas da empresa é imprescindível para a boa saúde financeira do seu empreendimento, seja ele qual for. Coloque parte dos gastos de casa como água, luz e telefone como sendo da empresa, afinal, você está utilizando para trabalhar.
  7. Procure não se isolar do mundo – sair de vez em quando é fundamental para que você não vire um ermitão! Marque algumas reuniões e compromissos fora do seu home office e aproveite para mudar a paisagem e a dinâmica do seu dia. Fazer isso de vez em quando é ótimo para dar aquela renovada!
  8. Alimente-se bem – tenha um cardápio organizado semanalmente (veja uma sugestão clicando aqui) ou um plano B de fácil acesso e que seja saudável. Estar em casa não significa que você vai ter tempo de preparar o almoço ou jantar todos os dias, por isso, organize-se como se trabalhasse fora, assim você não fica sem se alimentar.
  9. Faça pausas programadas para organizar as coisas em casa – trabalhar em casa exige que o ambiente seja organizado, afinal, você precisa ser produtiva, além do que, pode receber pessoas a qualquer momento. Um local desorganizado causa stress e faz mal tanto a você quanto à sua produtividade.
  10. Não use a palavra “casa” quando estiver no seu escritório – diante de clientes e até amigos e familiares, tenha o costume de falar “escritório” quando estiver trabalhando e não “casa”. Se você diz “estou em casa” parece que não está trabalhando ou que está de folga. Pode parecer bobo, mas faz muita diferença!

Screen Shot 2016-04-05 at 09.48.21Espero que com estas dicas você possa usufruir do seu local de trabalho assim como eu tenho feito com o meu. E se você quer mais dicas e sacadas para dar uma virada na sua carreira profissional e vida financeira peça agora mesmo o livro Virada Financeira.

Pedindo aqui pelo blog você recebe em casa, autografado e com dedicatória e ainda leva o marca-página exclusivo da Diva de presente. Para fazer sua encomenda, clique aqui.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Adriana Augusto diz:

    Bom dia! Gostei muito Patricia, cada dia gosto mais das suas postagens, pois tem me ajudado. Obrigada!

  • Flávia Duarte diz:

    Adorei as dicas Patrícia! Estou começando um trabalho novo como secretária home office e tudo que diz respeito me interessa muito. Obrigada!!!

  • Vanessa Ribeiro diz:

    Paty sempre gosto muito dos seus posts. Eu gostaria de dar uma sugestãozinha, para falar um pouco como uma pessoa que estuda em casa deve se organizar, pois faço faculdade em casa e gostaria de sugestões sobre o assunto. Obrigada Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Anotado!

  • Ivana diz:

    Este post me encantó! Me sirve mucho porque trabajo desde casa y cada consejo es muy valioso! A poner en práctica 🙂

  • Adriana diz:

    Patricia,
    Super bacana suas dicas, é preciso se educar que está no trabalho, e então as pessoas a volta verão isso.
    Estou amando o livro Virada Finaceira! 🙂

  • Bianca Candido diz:

    Muito bacana ótima ideia para começar um negócio em casa arrebento.

  • Chloé diz:

    A dica número dez era tudo que eu precisava!!!! Que inteligente!
    Beijinhos e muito obrigada!

  • Jucimar diz:

    Muito boa dica trabalho em casa a 20 anos com bordados manuais….adorooo

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: