10 dicas para ser produtiva trabalhando em casa

Trabalha ou está pensando em trabalhar em casa? Eu trabalho a maior parte do tempo em casa e é ótimo! Veja minhas dicas para desenvolver um trabalho produtivo no aconchego do seu lar! 

 

16144905_1205565339496683_1277229715_o

Na maior parte do tempo trabalho em casa a simplesmente amooooooooo! Poder fazer meus horários e não ter que pegar aquele trânsito de São Paulo todos os dias já vale muito a pena. Mas há várias outras vantagens em se trabalhar em casa, como:

  • fazer refeições mais saudáveis
  • cuidar mais de perto do andamento da casa
  • poder cuidar dos filhos
  • evitar o pagamento de aluguel de um escritório ou oficina
  • evitar gastos com transporte
  • evitar despesas extras de água, luz, internet, limpeza etc.

16145350_1205565822829968_1966177326_o

Neste post vou dar dicas para que você se organize para desenvolver um trabalho produtivo sem transformar a sua casa em uma bagunça total, nem deixar toda a sua família maluquinha!

Trabalhar em casa: há um jeito certo de fazer isso! 

  1. Trabalhar em casa é trabalhar – o conceito de que trabalhar em casa não é trabalhar ainda existe, então tenha cuidado para que seus familiares não entrem nessa. O fato de você estar em casa não significa que pode ir toda hora ao mercado ou ficar com os filhos da vizinha quando ela tem que sair. Tenha regras e cumpra-as;
  2. Tenha um local fixo para trabalhar – trabalhar em casa não significa que a casa inteira sua área de trabalho! Tenha um local fixo e organizado. Não use a mesa da cozinha, por exemplo, pois você teria de “desmontar” sua empresa a cada refeição (ou fazer a família comer na sala!).  Mesmo quem mora sozinho deve delimitar uma área para se condicionar a “ir para o trabalho”, bem como a “sair dele”.
  3. Tenha horário para começar e parar de trabalhar – se você não tiver uma rotina disciplinada, será muito complicado trabalhar em casa, pois há várias distrações o tempo todo (a cama quentinha, o sofá, a cozinha, a TV). Mantenha um ritmo de trabalho para que sua vida não vire uma montanha-russa, onde um dia você começa às sete horas da manhã e para às quatro da tarde e no outro começa ao meio-dia e vai até meia-noite.
  4. Eduque seus clientes, familiares e amigos – as pessoas saberão que você está em casa, então podem começar a “embolar o meio de campo”. Seus amigos e familiares podem ligar à toa durante o horário de trabalho ou seus clientes entrarem em contato fora do horário comercial. Nada disso é bom para quem trabalha em casa. Condicione seus amigos e familiares a ligarem fora do horário de trabalho e os clientes a ligarem dentro do horário comercial.
  5. Programe suas refeições – você tem a possibilidade de se alimentar muito melhor dentro de casa do que fora, mas se não mantiver uma programação, vai acabar passando o dia sem comer! Tenha um dia na semana para ir ao mercado e não deixe as coisas faltarem. Deixe pré-pronto tudo o que seja possível e use e abuse do congelamento para facilitar a vida sempre que for possível.
  6. Tenha um local para atender os clientes – se na sua casa não é possível receber clientes, procure ter um local para fazer isso. Você pode alugar salas de reunião por hora ou mesmo uma mesa em um espaço de coworking. Não é preciso dar desculpas do tipo “eu trabalho em casa e lá é um caos tão grande que não posso receber ninguém”! Apenas marque o local e faça as coisas funcionarem.
  7. Não descuide do atendimento –  se possível, tenha um telefone exclusivo para o trabalho. Isso evitará que sua família ocupe a linha enquanto um cliente tenta se comunicar com você ou que alguém na sua casa atenda um cliente seu de forma amadora. Faça tudo para que seu cliente não tenha, em momento algum, a impressão de estar contratando um trabalho menos profissional.
  8. Mantenha a coerência – não é porque você trabalha em casa que pode ficar de pijama o dia todo, sem maquiagem e com os cabelos em pé. Quando você se arruma pela manhã e mantém uma rotina como se trabalhasse fora, se sente muito melhor e mais disposta para o trabalho. Além disso, se alguém aparecer na sua casa não vai tomar um susto!
  9. Cuidado com os afazeres da casa – não permita que as tarefas de casa a deixem sem tempo para trabalhar. As roupas, a limpeza, as plantas, o cachorro e todas as coisas que nós, donas de casa, precisamos fazer a refazer eternamente, podem consumir todo o nosso tempo (e energias). Portanto, tenha horários para fazer as tarefas e mantenha-se na disciplina.
  10. Envolva seus filhos sempre que possível – envolver os filhos não significa fazê-los trabalhar (se bem que, dependendo do que você faz, uma ajuda deles pode ser muito bem-vinda e eles podem gostar muito de colaborar). Envolver significa fazê-los entender o que você faz e aprenderem a amar o que você faz. Assim eles se sentirão parte do trabalho e lhe darão mais sossego. Dica de ouro para que isso funcione: não reclame do seu trabalho! Há pessoas que reclamam tanto que deixam não só os filhos, mas a família toda com bronca da sua atividade. Faça com amor e será mais fácil ter a colaboração de todos.

Amanhã vou postar o vídeo com o quadro de hoje do programa Mulheres onde vou dar dicas dos tipos de trabalhos que podem ser feitos em casa. Para não perder, cadastre-se aqui no blog

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

FullSizeRender

E se você quer aproveitar para pedir um dos meus livros (ou todos!) ainda na promoção de abril, clique aqui e faça seu pedido. Você recebe em casa autografado e com um brinde fofo! 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Edilaine Rocatelli da Rocha diz:

    Bom dia Paty!
    Excelente post, veio na hora certa!
    Trabalho em casa com artesanato e minha maior dificuldade é fazer com que as pessoas entendam isso,muita das vezes os familiares não acreditam​. Mas vou me empenhar para por suas dicas em prática.
    Obrigada pelo carinho.
    PS: Estou amando seu novo livro.

  • Regiane diz:

    Trabalho em casa há 5 anos e sei bem como é ter que separar a casa do trabalho. Trabalhar em casa ainda é um tabu, que tem que ser quebrado em primeiro lugar por quem faz o trabalho. Eu mesma, no começo, achava que trabalhar em casa não era “trabalho”, aprendi a me respeitar como profissional que trabalha em casa e hoje a minha família também respeita isso. Amei as dicas! Obrigada 🙂

  • Francis Santos Carvalho diz:

    Bom dia Patricia! Muito bacana! Algumas dicas estou seguindo até no meu trabalho fora porque há pouco tempo mudei de horário pegando num expediente quase bancário rsrs então não almoço mais em casa daí fim de semana recebo pagamento e vou fazer refeições ja separadas e congelá-las eu já estou fazendo isso com o lanche. Economizei bem e estou em alimentando melhor!

  • Isabel Lima diz:

    Oi Patricia, amei as dicas de hoje, trabalho em casa e realmente, se não houver disciplina acabamos sabotando nosso trabalho, perdendo tempo e sendo improdutiva, amo seus livros, Deus te abençoe!

  • Laraína Souza diz:

    Nossa Patrícia,, obrigada pelas dicas! Vejo que existem algumas coisas que preciso ajustar para melhorar o rendimento e terminar o dia menos cansada, principalmente mentalmente, pois é estressante quando não consigo fazer as coisas planejadas, e acumulo trabalho para o dia seguinte.Beijos, você é uma querida, e inspiradora!

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada! 😀

  • Taise Bispo diz:

    Excelente texto! Estou mudando de vida agora, começando um negocio em casa e esse poste confirmou todas as minhas idéias quanto a ter um local, organização e horário para trabalho!
    Parabéns Patricia! Seja cada vez mais abençoada!!

  • Bruna diz:

    Eu adoro trabalhar em casa! Tenho tempo para deixar a casa organizada e ficar com meus pets.
    Eu e meu marido temos uma escolinha de idiomas e reforço. Reformamos um espaço da casa para as aulas e preparamos todas elas nós mesmos.
    O único problema é que ficamos quase sem tempo para sair de casa, só saímos quando damos aula na casa do aluno. Nossos amigos e familiares acabam reclamando que não fazemos muitas visitas, nós trabalhamos todos os dias.
    Quando há alguma ocasião especial até conseguimos remarcar as aulas de alguns alunos, mas tem aqueles que só podem vir no domingo, então fica bem corrido! Mas eu adoro!

  • Dani diz:

    Paty, amei essas dicas, sonho em trabalhar de casa, mas ainda não encontrei meu ramo. Sobre o item 10, lembrei de uma palestra de Waldez Ludwig , que ele conta que o pai chega em casa com “aquela” cara e “aquela” postura corporal que o filho pergunta: Nooossa, pai, de onde o senhor vem? E o pai responde: Do inferno!!
    Detalhe: ele chegava do trabalho rsrsrsrs. Isso realmente vacina os filhos contra o trabalho , é péssimo para o desenvolvimento deles, para a vida profissional e financeira.
    Amo suas dicas, muito obrigada, beijossss.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: