Que o Brasil vive uma crise ética na política não é novidade nenhuma, mas o que dizer das “pequenas corrupções” cometidas todos os dias por milhares de pessoas? Esse é o assunto de hoje!
O mundo muda, a tecnologia avança, as pessoas criam novas expectativas, mas ela parece continuar a mesma, firme e forte, vencendo as barreiras do tempo e do espaço. Ela, a corrupção, muda de roupa, de cara, de figura, mas continua reinando soberana Brasil afora.
Mas o que são essas “pequenas corrupções”, tão aceitas e praticadas, que têm levado o país a solidificar, cada dia mais, a imagem de dar “jeitinho” em tudo.
Cito aqui algumas bem antigas e outras mais novas:
- Furar fila
- Fingir que está dormindo no assento dos idosos para não dar lugar no transporte público
- Falsificar carteirinha de estudante para pagar meia entrada
- Pagar propina em auto-escola para passar no exame (ou qualquer outro tipo de “quebra” para facilitar a vida)
- Comprar CD, DVD, bolsa, tênis, roupa e tantos outros artigos pirata (lembrando que pirataria é crime)
- Viver buscando pdf gratuito de livros (e passar para meio mundo pelo WhatsApp)
- Comprar curtidas nas redes sociais (recebo praticamente todo dia “ofertas” para que eu “compre curtidas” e tenha “mais fãs” nas minhas redes e “pareça” mais popular… ridículo!)
- Colar em provas e exames
- Passar nota falsa para frente (e ainda justificar dizendo que “foi outra pessoa que passou mim”)
- Colocar no currículo atividades que não sabe executar ou habilidades que não possui, como “inglês intermediário”, quando na verdade não passa de básico (isso quando não é totalmente inexistente).
Essas são apenas dez coisas que sabemos que acontecem todos os dias em todos os níveis sociais, culturais e econômicos. A corrupção está aí, solta, livre e, pior: aceita por muita gente.
Mas embora essa maldição esteja enraizada no nosso país, a boa notícia é que ela pode acabar HOJE. Sim, hoje! Basta que nós não venhamos agir dessa forma e a corrupção não fará parte da nossa vida. Não vamos “justificar” a corrupção dizendo que “todo mundo faz” ou cobrando que o outro deixe de fazer. Façamos a nossa parte, afinal, se todo mundo varrer sua calçada, a rua inteira ficará limpa.
Nos vemos!
Vânia Maria Gabriel de Souza diz:
Concordo em gênero, número e grau! Muito melhor viver em paz, com o essencial e suficiente, certa de que a minha parte na calçada está limpinha! Beijos
Junia diz:
Simples assim!!!!! parabéns Patricia texto muito coerente.
Rosangela diz:
Gostei muito e concordo. Esse “jeitinho” brasileiro nada mais é que corrupção mesmo. Só não entendi uma coisa, desculpe minha ignorância, como assim comprar curtidas nas redes sociais? Eu trabalho com marketing digital, iniciei recentemente, e tenho minhas fan pages no Facebook, lá o próprio Face oferece para impulsionar a página ou as postagens por um determinado valor. Seria isso ou não?
Patrícia Lages diz:
Isso que vc se refere (e que o Facebook oferece) é fazer publicidade das suas páginas ou impulsionar postagens para que mais pessoas vejam e, se elas quiserem, irão curtir. Isso está totalmente dentro da legalidade e da ética, pois as postagens aparecem como “patrocinadas”, ou seja, a pessoa sabe que vc pagou para publicar e alcançar mais pessoas. Agora, “comprar curtidas” é outra coisa, são pessoas que criam centenas de perfis e páginas fake e cobram para ficar curtindo as páginas e postagens de quem paga pelo seu “serviço”, ou seja, não são curtidas reais. É um submundo para quem quer aparecer a todo custo!
Jaide Maria da Silva Oliveira diz:
Bom dia,Paty.
Maravilhoso esse texto.😄😘
Regiane diz:
É isso mesmo, o que mais me deixa irritada é que muitos te enviam notas do tipo “a fabrica de multas…, os valores aumentaram…”, quem leva multas são infratores; se ela existe é porque muitos acham que tem o direito de desrespeitar as leis que nos protegem, e pior essas notas vem de pessoas que tem conhecimento, formação superior e seus direitos e deveres garantidos, tem privilégios, esse é o absurdo desse país.
Cidalia - France diz:
Boa tarde Patty ,
Obrigada por esta reflexao et como se costuma dizer : ,
” que me importa que todo o mundo faça , se no dia do julgamento final estarei sozinha para prestar contas” !
E mesmo sem ir mais longe , quem quer se parecer com quem faz errado é burro ! rss
Beijinho Querida , linda semana !!
Patrícia Lages diz:
rs…rs…! Beijos, amiga!
Fernanda diz:
Simples assim!!!!
Compartilhando….
bjos
Sónia diz:
Nossa comprar curtidas nas redes sociais…! Nunca vi isso. È a corrupção evoluindo para níveis inimagináveis. Contudo, como disse a Paty ela pode acabar hoje se, tão somente eu e você dizer Não/basta.