Como memorizar a leitura

Existem técnicas e truques que podem ajudar a memorizar e a lembrar do que se lê. Confira algumas dicas e deixe sua leitura muito mais produtiva!

Screen Shot 2017-09-17 at 21.00.33

Uma das coisas que fazem com que muita gente não se anime a ler mais é o fato de que basta fechar o livro para esquecer metade do que foi lido! Então, aqui seguem algumas dicas que eu uso há muitos anos e que me ajuda não só a memorizar, mas a me lembrar do que li. Sim, são duas coisas diferentes, veja:

  • Memorizar é armazenar uma informação na sua mente
  • Lembrar é evocar a memória armazenada

Vale até um trava-língua: sabe quando você sabe que sabe de algo, mas não sabe como lembrar daquilo que sabe? Então, é isso! Haha!

Anote aí as minhas dicas para memorizar o que leio, principalmente se trata-se de um livro, que é um material mais longo, com mais quantidade de informação:

  1. Concentração – se eu não atingir um certo nível de concentração já sei que não vou memorizar nada. Um ambiente barulhento, com muitas interrupções e distrações não é o melhor local para se ler. É bem verdade que, com o passar do tempo, a gente aprende a se “desligar” do mundo, mas para quem está começando a adquirir o hábito da leitura, o melhor é buscar um cantinho mais tranquilo;
  2. Compreensão – só é possível memorizar algo que realmente compreendemos. Quando “passamos por cima” de um trecho que não entendemos, provavelmente o texto vai começar a não fazer sentido para nós. Por isso, é melhor voltar e reler do que seguir em frente só para terminar logo;
  3. Destaques de texto – o marca-texto é um grande aliado na hora de destacar partes importantes do texto para consultar depois. Eu vou um pouco além, pois além de marcar, eu também anoto no próprio livro, alguma ideia que tive ou o motivo que me fez destacar aquela frase ou trecho. Para mim, livro é para ser usado e abusado!
  4. Resumo e/ou anotações por escrito – escrever é, por si só, um ato de memorização. A concentração exigida para podermos escrever nos ajuda a armazenar a informação. Comigo (e com várias pessoas com quem já conversei) acontece uma coisa curiosa: posso lembrar em que parte do caderno anotei, se escrevi com letra de forma ou cursiva, a cor da caneta etc. É como se eu pudesse reler o texto ao lembrar da minha anotação. E se você está lendo algum livro para um concurso ou prova, faça um resumo. Ajuda muito a memorizar;
  5. Explique para alguém (ou para si mesma) – coitada da minha mãe quando eu voltava para casa com matéria nova! Lá ia eu explicar para ela o que era a psicologia do consumidor, organização e controle de estoque, estatística etc. etc.! Hoje, quando crio alguma analogia para explicar algo, logo procuro uma “cobaia” para testar se a explicação ficou clara. Não tendo ninguém, vá para a frente do espelho, pois falar em voz alta também ajuda a memorizar. Faz a louca mesmo, pois o que importa é aprender!

Recadinho…. 😀

TEREMOS NOVOS CURSOS PRESENCIAIS EM BREVE!

Se você é de alguma das cidades abaixo, fique ligada porque teremos curso presencial em breve para quem empreende ou quer empreender. Postaremos mais detalhes na próxima semana, prepare-se!

  • São Paulo – SP
  • Porto Alegre – RS
  • Lajeado – RS
  • Gramado – RS
  • Caxias do Sul – RS

FullSizeRender

Aproveite e também peça os meus livros, pois todos estão em promoção! É só clicar neste link e conferir!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Comportamento, Livros
  • Alice diz:

    Estou amando suas dicas…embora seja medrosa ,cada vez que leio seus artigos estou tomando coragem para fazer a diferença!!obrigado!!ansiosa por seu curso em BH!! 😄😄

    • Patrícia Lages diz:

      Todas temos medo de algo, mas não se rotule como medrosa, pois isso só reafirma o medo. Reafirme a coragem e vá em frente! Bjs

  • Paulliane Santos diz:

    Amei as dicas Paty!!!! Estou sonhando com um curso presencial aqui na Bahia!!!!!

  • Mariza Magna Ribeiro de Souza diz:

    Quando vai ser uma palestra sua aqui em Brasília hein?com certeza não vou perder.

  • Lis Leithold diz:

    Oi Patricia, quando você vem dar curso em Curitiba?

    • Patrícia Lages diz:

      2018!! 😀

  • Luciana diz:

    Sempre arrasando nos posts Pat!! Parabéns! 😘

  • Poliana vera diz:

    Oi Patrícia muito bom amei as dicas. Tem previsão de ministração do curso em São Luís MA?

    • Patrícia Lages diz:

      Ainda não, mas quem sabe? 😀

  • Giselli Belli diz:

    Ótimas dicas.
    Fiz a louca (rs) na semana de apresentação do meu Tcc. Coloquei os slides na TV e apresentei para as minhas gatinhas que estavam no sofá kkkkk

    • Patrícia Lages diz:

      Agora faz chamada oral para ver se elas aprenderam! 😂😂😂😂

  • Aquila Santana Silva diz:

    Adorei o texto, pois faço exatamente assim. Desde o ensino fundamental tinha o hábito ler para minha mãe as novas matérias que aprendia ou simplesmente recontar algum assunto de algum livro que estivesse lendo e achasse interessante (Ela detestava kkkkk). E quanto aos livros, todos os meus são marcados e cheios de anotações. Concordo totalmente que livros são para serem usados e abusados. E quanto mais deles, melhor!!!

  • Vilma diz:

    Ótimo POST 😍
    Preciso fazer essas anotações…ler e abusar dos livros que leio. Tenho essa dificuldade de ler e não saber passar adiante pra alguém.
    Obrigada…vou começar a rabiscar meus livros, é o jeito!
    Rsrs

  • Morgana Silva da cruz diz:

    Oii, tens algum curso previsto para Santa Catarina?
    Quero muito ir.
    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Para o ano que vem teremos sim. Bjs

  • Vanderleia A Augusto diz:

    Patricia você é ótima aprendi muito com suas dicas.Beijos.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: