Desafio Detox #6 – Seu peso te incomoda?

Hoje vamos falar sobre aquela arqui-inimiga chamada balança! É possível fazer as pazes com ela de uma vez por todas? É sim, confira!

churros

Você que é leitora aqui do blog sabe que não sou nutricionista e nem trabalho nas áreas de saúde e alimentação. Porém, algumas atitudes simples do meu dia a dia ajudam para que eu mantenha o mesmo peso há muitos anos e é sobre elas que vou falar.

Outro dia estava eu na casa de uma pessoa quando chega alguém e coloca em cima da mesa uma travessa cheia de mini-churros e muito doce de leite! Comi um e fiquei tranquila, enquanto observei que a pessoa que estava comigo comeu dois praticamente ao mesmo tempo, pois estando com o primeiro ainda na boca, já tinha mordido metade do segundo!

Ela repetiu esse esquema “dois em um” mais três vezes, ou seja, comeu outros 6 mini-churros, fora os 2 primeiros que foram só “para começar”. Sim, eu tenho mania de contar tudo: degraus de escada, quantas pessoas estão num local, quantas rodelas de tomate tem na salada etc. E, por isso, acabo contando também as quantidades de comida… Hahaha!

Dali a pouco ela vira e diz: “Affff… acho que já comi uns 4, vou comer só mais um e chega!” Esse um também foi duplo, então foram 10, mas depois, enquanto ela levava a travessa para longe, comeu mais um na ida e outro na volta… Total geral do placar: uma dúzia de mini-churros!

No dia seguinte, ela reclama que “por culpa dos churros” a mesma calça de ontem não está fechando e pergunta se o mesmo aconteceu comigo. Eu disse que não e ela arrematou: “Não sei porque isso acontece comigo… Eu como ‘uns 3 docinhos’ e já parece que comi um boi… Devo estar com algum problema!”

Com esse exemplo – e com alguns outros similares – notei que as pessoas comem sem perceber, por isso não entendem porque engordam. Veja que ela havia comido 4 vezes mais o que pensava e achou que estava engordando por algum problema de saúde.

diário

Por isso, a tarefa do detox é passar a fazer um diário alimentar. E isso não serve só para quem quer perder peso, mas sim, para quem quer sair do automático e pensar melhor nas escolhas do que comer.

Isso é muito simples: basta anotar tudo o que você come no dia. Faça isso em um caderninho ou no bloco de notas do celular, mas não esqueça de anotar nada, inclusive os cafezinhos! Você poderá perceber que está comendo e/ou bebendo mais do que pensa e, só aí, já vai achar a causa dos quilinhos a mais.

Faça isso e siga também essas dicas de ouro:

  • Refrigerante – se você ainda toma refrigerante, corte de uma vez da sua vida. Não caia nessa de “diminuir para depois parar”. Pare de uma vez, pois você sabe que isso não faz bem, é uma bomba de calorias vazias e vicia o seu paladar. Detox que é detox é radical em cortar o que não presta!
  • Troque doces por frutas – no começo você pode achar sem graça, mas com o tempo, você vai notar que tudo melhora! Não precisa cortar radicalmente, mas inclua uma substituição ao dia, pelo menos.
  • Tome água – você sabe que precisa, então, facilite deixando água por perto e carregando uma garrafinha por onde quer que vá.
  • Cuidado com as quantidades – eu como de tudo, mas como pouco e creio que é aí que está o segredo de manter o peso. Nunca como além do que é necessário para ficar satisfeita (e satisfeita não é cheia a ponto de ter de abrir o botão da calça!). Mesmo em festas não saio do meu normal porque o estômago é uma espécie de sanfona e, portanto, pode aumentar, e eu quero que o meu continue como está!
  • Consulte um nutricionista – se o seu plano de saúde tem, não há desculpas para não marcar uma consulta “ontem”! E se você tem que pagar particular, programe-se para isso. Será um dinheiro muito bem investido, posso garantir. Mas não vá com o intuito de pedir uma dieta momentânea para perder peso já, mas sim, para fazer uma reeducação alimentar para a vida toda. Eu fiz isso oito anos atrás e ainda mantenho o que aprendi. Resultado: tenho roupas com 7, 8 anos no guarda-roupa que servem perfeitamente!

Cuide-se para viver bem. Em vez de eliminar a balança da sua vida, elimine os hábitos ruins e as quantidades desnecessárias! 🙂

Nos vemos!

 

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

Categoria: Desafio
  • Adimara Renesto diz:

    Perfeito Patrícia! Só lembrando também da pratica de atividade física, fundamental para manter o peso. Bjs Adimara

    • Patrícia Lages diz:

      Verdade!

  • PATRICIA INFANTI diz:

    Patricia, eu consegui perder 12 kilos sem sofrimento. Utilizei um aplicativo chamado “Myfitnesspal”, que te ajuda a contar calorias e fazer com que vc fique dentro de um plano para perder peso. Depois de alguns meses (por opção, decidi perder peso bem devagar), eu já nem precisava dele. Hoje, tenho como hábito observar tudo o que como e a quantidade tb. Além de manter o que perdi, continuo perdendo, gradativamente, sem pressa. E sem passar fome! E tb como de tudo, até doce, pizza… Até meu estômago melhorou com essa mudança de regime alimentar.

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou na dica! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • Cenira Tavares diz:

    Quando comecei a fazer uma reeducação alimentar, em 2015, fiz um diário alimentar e, em menos de 1 mês, descobri que comia mais do que o necessário. Basicamente cumpri com todas essas suas dicas, além de acrescentar uma atividade física. Desde então, mantenho meu peso. Assim, blindetes da Paty, sigam essas dicas que funcionam!

    • Patrícia Lages diz:

      A atividade física é realmente um dos pilares da vida saudável. Eu tive que parar o pilates, mas estou me programando para voltar!

  • Monica Mattos diz:

    Está nas minhas resoluções p 2018, cuidar da alimentação e atividade física regular, que já comecei semana passada. Nem sempre consigo chegar a tempo p aulas de Muay Thai na academia, geralmente por causa do trabalho. Então, optei pelas caminhadas no próprio trabalho, após expediente. E ainda vou economizar na academia. E ainda pretendo arrastar umas colegas de trabalho p ficar mais divertido. Obrigada por sempre trazer temas interessantes p gente. E vc tocou em plano de saúde, daria para vc fazer uma matéria aprofundada do mesmo? O que não se pode esquecer de avaliar na hora de contratar um, etc.

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns pela iniciativa e obrigada pela sugestão! Bjs

  • BETHANIA diz:

    Excelente observação, isso acontece demais! O tempo todo! E o pior é que as pessoas nem enxergam isso…

  • Evie Mauricio diz:

    Olá, Patricia!

    Esse detox realmente é de suma importância para a nossa saúde. Tenho 42 anos, sempre fui magra, mas de uns tempos para cá não como mais tudo que comia antes. Tive problemas de refluxo e precisei fazer uma reeducação alimentar e as primeiras coisas que os profissionais que me auxiliaram no tratamento cortaram foram refrigerante, comidas gordurosas (incluindo frituras), embutidos, café e chocolate. Com exceção do café e do chocolate, eu não consumia muito os demais alimentos, mas em festas e outros eventos era certo… Bem, posso dizer que foi a melhor coisa que aconteceu para mim. Dificilmente tenho dores estomacais, azias e refluxo. Precisamos sim, evitarmos o máximo esses tipos de alimentos para termos uma vida mais saudável, porque essa mudança traz benefícios em tudo para nós.
    Parabéns pelo seu trabalho de ajudar o próximo a viver melhor!

    Beijos!

    Evie

  • Elis diz:

    Depois de ganhar minha filha o meu problema é perde peso com facilidade, realmente eu como de tudo pra ganhar uns kilinhos rs..mas confesso que preciso cuidar da minha alalimentaçã.obrigada Patrícia pelas dicas..vou anotar tudinho 😊😘 ah uma vez fiz até exames para saber o que tinha,na verdade é meu metabolismo. Que é acelerado 😒

  • Morgana Silva da Cruz diz:

    Tudo isso é correto Patricia, equilíbrio para tudo.

  • Vilma diz:

    Tenho meu metabolismo acelerado por isso não tenho problema de engordar e nem tenho tendência, Mas,uma Boa alimentação muda tudo na nossa vida.

    Tomo até hoje água saborizada por conta de um post seu e que sempre me ajuda muito…
    Obrigada pelas dicas. E essa garrafinha sempre está ao meu lado também, porque sou péssima em tomar água…😆

    Valeu
    Até mais😘

  • Amelia diz:

    Boas dicas! Patrícia, nesses desafios pode acrescentar algum para lidar com as pessoas sabe tudo, rsrsrs? Conheço algumas que move céus e terras pra dar notícias que ñ lhe desesrespeitam. Ex: noticias q eram pra serem passadas pelo professor, quem passa é o aluno. Talvez não seja culpa dela não é.
    ?

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: