Começa a semana e com ela a ansiedade de querer fazer tudo o que está atrasado e o medo de não dar conta de tanta coisa. Esse é o tema do post de hoje, confira!

Ansiedade

Ansiedade é o mal dos nossos tempos, sem dúvida nenhuma, mas você já parou para pensar porquê?

Anos atrás, lendo o livro “Mentes Consumistas”, da médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, encontrei algumas respostas. Ela diz que vivemos numa sociedade onde ter se tornou tão importante que as pessoas são classificadas por suas posses e não pelo que são. E ela cita:

“Nesse contexto social, é necessário possuir tudo o que seja capaz de gerar prazer de forma intensa e imediata.”

Mas veja o que essa intensidade e imediatismo tem feito na vida das pessoas:

“Nunca antes, na história da humanidade, os seres humanos tiveram tanto acesso a bens materiais. Nunca também tivemos tantas pessoas insatisfeitas, ansiosas e compulsivas por comida, drogas, compras, jogos, sexo etc.”

Agora veja se você não se encontra ansiosa por coisas que quer ter, muito mais do que anseia por mudar o que é preciso no seu ser!

Em uma conversa de poucos minutos com praticamente qualquer pessoa, você vai ouvi-la falar sobre algo que precisa comprar ou fazer. O mundo gira em torno disso e as pessoas só pensam nisso: comprar, comprar, comprar; fazer, fazer, fazer. Se você não faz mil coisas você está por fora. E se não tem mil coisas também não está de acordo com a sociedade. Tudo isso para que as pessoas se sintam bem agora, já.

Só que depois de fazer mil coisas e não estar satisfeita com nenhuma e de comprarem algo para sentirem-se bem por uma ou duas horas, vem aquele vazio e, com ele, a ansiedade para fazer mais coisas ainda e a vontade de comprar algo novamente para sentirem-se bem por mais uma ou duas horas. E quem não tem o hábito de comprar, devido à sua condição financeira, costuma achar que toda a sua ansiedade acabará quando for igual àquelas pessoas cheias de sacolas andando pelos corredores dos shoppings.

A verdade é que todo mundo tem um vazio dentro de si e muitos passam a vida inteira tentando preenchê-lo em vão. Saiba que nada material e nem mesmo uma pessoa especial vai preencher o vazio que você sente. Esse “buraco” tem um tamanho único e só pode ser preenchido por algo que seja do seu tamanho.

Esse vazio tem exatamente o tamanho de Deus.

Portanto, todas as vezes que você se sentir ansiosa, entregue essa ansiedade a Deus. Todas as vezes que se sentir sobrecarregada, com um milhão de coisas para fazer e sem saber por onde começar, entregue essa carga a Deus. Mas como? Simples: faça uma oração sincera, sem que seja uma repetição mecânica, mas sim, falando do que você sente com as suas próprias palavras. Diga o que está te deixando ansiosa e sobrecarregada peça que Ele a ajude a colocar os pensamento em ordem e tomar as rédeas da sua vida.

Não entre nessa espiral sem fim de tentar se preencher com pessoas, festas, compras, comida, redes sociais etc. Se você ainda não percebeu, isso só a deixa ainda mais ansiosa. Acalme-se, busque um local tranquilo e fale com Deus, mesmo que sejam por 3 minutos. Eles certamente valerão mais do que todas as demais 23 horas e 57 minutos!

Nos vemos amanhã para falarmos sobre peso, o vilão que assombra a vida das mulheres. Não perca!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia! Estava precisando desse desafio de hoje, tenho andado assim mesmo ansiosa, sem saber o que fazer primeiro. Obrigada pelo posto de hoje. Tenha ótima semana.

  • Paty, muito obrigada!!

    Que Deus te abençõe sempre e sempre mais!

  • Esse vazio que vc cita eu conheci muito bem. E, pelo menos para mim, só tem uma coisa que pode preenchê-lo: o amor. Seja por uma pessoa, uma família, um animal de estimação, pelo próximo. Enquanto vivermos nossas vidas pensando apenas em nós, esse vazio não será preenchido.

  • Boa tarde, Patrícia!
    O desafio de hoje representa uma fase de minha vida.
    Namorei um rapaz de 2015 a 2017 e ele era TUDO para mim, até que ele conheceu uma outra mulher e terminou comigo. Passei por noites escuras na alma e foi nesse momento que conheci Deus e só podia contar com Ele. Parabéns pelo seu trabalho.

  • Verdade!Eu mesma tenho sofrido muito,por conta da ansiedade.E o pior é a frustração que ela nos causa,porque parece que por mais que eu faça, conquiste ,realize parece que nunca é o suficiente… Obrigada pela orientação,com certeza vou seguir.
    Bjs!!
    O

  • Ótimos artigos Patrícia! Infelizmente os valores atuais são o ter, e não o ser. Bjs

  • Boa tarde Patricia,

    A ansiedade quer tomar conta logo pela manha, ao levantarmos da cama, ao pensar em tudo o que temos que fazer e conquistar durante o dia.
    Por isso a importância de fazermos essa oração sincera logo pela manha, antes de qualquer coisa, ela surte muito efeito!!

  • Bom dia, Patrícia!! Realmente só podemos preencher o nosso vazio com Deus. Ele nos basta. Obrigada por você compartilhar os seus conhecimentos. Que Deus continue abençoando.

  • As vezes isso acontece até mesmo sem percebermos…e tudo que precisamos é ouvir a Deus e confiar Nele.

  • Perfeito! este vazio que eu tinha só foi preenchido quando eu entreguei tudo nas mãos de Deus.
    Estou amando este Detox.

  • Olá Patrícia! Tão verdade!

    Essa ansiedade consome-nos infinitamente! É uma espiral que nos sufoca e a única solução é sair dela de imediato.

    De início pode custar, mas vai trazer frutos para toda a vida, embora seja uma busca e exercício diários.
    É melhor ser do que ter, mas há que ter coragem em adoptar esse lema, porque de facto não é a realidade do mundo de hoje…

    Muito obrigada por todos os seus conselhos e partilhas.
    Que hora boa aquela em que a descobri.

    Um grande beijinho,
    Rute

  • Toda vez que estou muito ansiosa lembro dessa frase que desde que escutei algum tempo atrás não a esqueci mais,”que esse vazio tem o tamanho de Deus”!
    Quando me pego vazia, oro a Deus e digo pra ele me preencher e tomar para si todos os afazeres e anseios que estavam em mim,e funciona melhor que um remédio ultra rápido.

  • Olá Patricia!

    Gostei muito do seu texto de hoje e fiquei curiosa.

    Você tem uma religião? Se sim qual?

    Desculpe se fui intrometida, mas é que no mundo de hoje, encontrar pessoas que aceitam o poder que Deus tem na nossa vida, está um pouco difícil.

    Bjs

  • Patricia, estou cada vez mais feliz por ter descoberto você. É sempre a sensação de estar batendo papo com uma amiga querida. Obrigada pelas dicas valiosas, estão me ajudando a reestruturar vários pontos na vida.

  • Dica infalível…falar com Deus.
    Sou ansiosa demais e tenho vários tipos de toque e isso afeta minha saúde. Mas,me apego em Deus porque nenhuma compra,passeio…resolve.?

    Deus abençoe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *