WhatsApp no trabalho pode dar justa causa

Já há antecedentes, por isso, todo cuidado é pouco. Usar esse aplicativo (além de outros) no horário de trabalho pode terminar em demissão com justa causa. Confira o post.

neymar_coletiva_mowa_95No ano passado o site jusbrasil.com.br, em texto assinado pelo advogado e jornalista Thiago Jácomo, destacou o caso da enfermeira que foi demitida com justa causa ao publicar um vídeo do jogador Neymar chegando (de maca) ao hospital em que ela trabalhava, em Fortaleza. Na ocasião, ela filmou com o celular e mandou o vídeo apenas para alguns amigos pelo WhatsApp. O problema é que não dá para ter controle sobre o que cai na rede…

Aqueles poucos segundos de vídeo custaram caro à enfermeira, pois a filmagem foi parar rapidamente em outros grupos, bem como no Facebook e YouTube. Quando a administração do hospital soube que a privacidade de um paciente fora violada, demitiu a funcionária com justa causa. Este é só um caso, portanto, ainda que você não tenha acesso a nenhuma celebridade, poderá colocar seu emprego em jogo se quebrar as regras. E quais são elas?

huge.0.599aCitaremos alguns casos em que a justa causa pode ser aplicada, mas aproveitamos para destacar que neste blog falamos sobre finanças e carreira profissional, e que não temos pessoas habilitadas para responder casos particulares. Se você tiver alguma dúvida pessoal, consulte um advogado trabalhista.

Veja algumas atitudes que podem terminar em demissão com justa causa:

15_capit9Desídia – significa “ausência de atenção ou cuidado; negligência; desleixo do desenvolvimento de uma determinada função”. Se aplica também a um funcionário que perde tempo e/ou deixa de produzir no seu horário de trabalho usando o WhatsApp (ou qualquer outro aplicativo) ou redes sociais. Se você já foi alertado sobre isso, mas continua usando indiscriminadamente essas tecnologias, poderá ser demitido com justa causa.

faceboodislike390Ato lesivo à honra e à boa fama – publicar qualquer coisa que possa difamar o empregador, dependendo do caso, pode culminar em justa causa. Portanto, se você gosta de chamar seu chefe de ignorante, estressadinho ou a ofensa que for nas redes (ou mesmo entre amigos no WhatsApp), saiba que pode estar cavando um buraco fundo para jogar sua carreira…

Insubordinação – se a empresa determinar a proibição do WhatsApp ou qualquer outro aplicativo, programa ou rede social durante a jornada de trabalho, mas o funcionário não acatar, dependendo da forma que o fato acontecer, poderá terminar em justa causa. Se a sua empresa já deu a ordem, não ignore. Se precisar mesmo usar, peça autorização ao seu superior e procure não fazer isso na frente de outros funcionários.

Violação de segredo – se um funcionário expõe qualquer informação sigilosa da empresa, enviando-a por e-mail, WhatsApp, fotografando, filmando ou algo do tipo, poderá ser enquadrado como violador de segredo da empresa e, a depender da situação, ser demitido com justa causa. Por isso, não faça selfies em áreas restritas da empresa, pois sem que você tenha intenção, pode ser enquadrado nesse item.

annoyingMau procedimento (perturbação do trabalho) – se os demais funcionários se sentirem incomodados e/ou perturbados pelo uso das redes ou de um aplicativo por parte de um colega de trabalho, pode acabar em justa causa. Se você tem alertas irritantes no seu celular ou toques com músicas imorais, por exemplo, cuidado! Você pode ser enquadrado neste item.

Essas leis já existem e, mesmo que as tecnologias sejam novas, acabam se enquadrando em artigos que estão em vigor. Por isso, tenha bom senso e não seja imprudente.

E se você quer saber mais sobre finanças e carreira profissional…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Edilane Xavier diz:

    Serviu pra mim.

  • patricia alvarenga de albuquerque diz:

    Olá, obrigada por estar sempre nos alertando e informando.
    beijos

  • Mãe Consumista diz:

    Conheço algumas pessoas que foram demitidas por causa de vários itens desse. Aquela história, eu avisei… Beijos Patrícia!

  • Jaqueline diz:

    Interessante!!!

  • lucia franco diz:

    Obrigado por avisar me eu nao sei nem usar isto.Mais ficou alerta obrigado mais uma vez Deus te abencoe.

  • rita diz:

    Eu concordo plenamente, tem pessoas que abusam demais,deixa de trabalhar para ficar nesse vicío.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Já compartilhei no Facebook!
    Importante colocar um “freio” para não haver prejuízo para usuários mal informados!
    Obrigada!

  • Gisele Alves diz:

    Muito bom este post! A maioria das pessoas está viciada em whats app. Acho super chato!!!

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: