Sempre falamos da importância de agirmos em relação ao que queremos, mas há momentos em que a espera é necessária. Veja alguns exemplos.

Você espera ou desiste?

Primeiramente gostaria de fazer uma comparação entre um comportamento comum nos nossos dias e o das gerações passadas.

Antigamente as pessoas sabiam esperar, mas hoje em dia já não sabem mais.

É claro que o mundo tinha um ritmo diferente, porém, por mais que estejamos vivendo em uma época onde tudo acontece muito rápido, nem tudo é imediato.

Muitas pessoas querem tudo tão para “ontem” que, quando não têm, desistem.

Duas coisas que se veem muito hoje em dia:

Se o filho está dando muito trabalho, os pais desistem de educar e o colocam na frente de tudo quanto é tela.

E, falando da vida profissional, há que comece a trabalhar e, em questão de dias, já quer reconhecimento e confiança.

 

“Não estou aguentando mais”

Uma conhecida pediu para conversar comigo sobre seu trabalho usando a frase acima.

Quando nos encontramos, ela relatou vários “problemas” na loja em que trabalhava e disse que estava pensando em pedir demissão, pois a espera pelo reconhecimento de seus esforços estava “demorando muito”.

A dona da loja não para lá e eu tenho que ajudar a vendedora a atender as clientes, mas fui contratada para o e-commerce! Ainda por cima o marido dela sempre aparece e me dá alguma ordem, tipo, eu tive que ajudar a molhar as plantas! E outro dia a vendedora foi almoçar e eu fiquei sozinha por quase meia hora. Só que ninguém reconhece que isso não é função minha. Não aguento mais!

Comecei a fazer algumas perguntas para entender a dinâmica do local e descobri que a dona não parava lá porque estava abrindo uma nova unidade.

Além disso, a plataforma do e-commerce ainda não estava pronta, portanto, se ela não ajudasse em outras tarefas, não teria absolutamente nada para fazer.

E, para fechar, ela estava trabalhando no local havia exatamente 10 dias. Sim, 10 DIAS!

Os donos resolveram contratá-la mesmo sem ter a plataforma de e-commerce pronta justamente para que ela fosse conhecendo os produtos e se ambientando com o negócio.

“Você não acha que ainda é muito cedo para querer reconhecimento?”, perguntei.

Ela arregalou os olhos, mas depois ficou meio sem graça quando eu completei: “Você está lá há menos de duas semanas.”

Disse a ela que eu via grandes oportunidades, afinal, uma vez que a dona estava ampliando os negócios e teria que se dividir entre as duas lojas, ela poderia se tornar seu braço direito e não ser apenas a atendente do e-commerce.

Com o tempo, ela poderia mostrar que é uma pessoa de confiança e que poderia até assumir a gerência da loja.

Porém, conquistar confiança requer espera, e quem desiste é porque não está nem sequer acreditando em si mesma.

Afinal, se você mesma desiste da espera e não confia que pode conquistar algo, por que os outros deveriam confiar?

Quem espera nem sempre alcança, mas quem desiste não alcança nunca

O post de hoje não é ao estilo “quem espera sempre alcança” porque isso não é verdade.

Há quem espere demais e faça de menos e aí, obviamente a coisa não anda.

Porém, há momentos em que devemos esperar, confiar e dar tempo ao tempo.

Lembre-se do Provérbio 19-2:

Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.

Nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Falta aprender a avaliar o cenário como um todo, fazer boas perguntas, analisar a situação.
    Eu comprei um caderno baratinho e estou usando para refletir sobre o que eu realmente quero daqui pra frente, anoto ideias, dúvidas, planos a, b, c, d.

  • Bom dia, Patrícia,
    Que legal a sua conversa com a moça. É sempre bom quando alguém nos ajuda a “colocar os pés no chão”, já que nem sempre conseguimos enxergar o óbvio.
    Ela foi correta em ter procurado a sua ajuda! Provavelmente não tem experiência em molhar plantas e não conseguiu raciocinar que uma simples atividade poderia contar pontos com a patroa!
    Beijos

  • Verdade Patricia, a confiança demora para ser construída…

    Lembra quando partilhei aqui no seu blog a minha experiência do trabalho na rádio?
    Eu entrei lá apenas para trabalhar por 2 meses e para cobrir férias do pessoal e mais nada, mas eu tive que me esforçar, me empenhar, e como você disse ontem no clube da leitura eu tive que colar nos melhores funcionários e aprender com eles, extraí o melhor de cada um e criei a minha forma de trabalhar, em apenas 7 meses eu que cuidava apenas de 4 programas com duração de 2 horas passei a cuidar de toda programação (8 horas de programas todos os dias.

    Também não fiz esperando recompensa ou querendo ser promovida, as coisas aconteceram porque eu dei o melhor de mim, e o reconhecimento veio.

    Lendo o relato dessa pessoa, lembrei do desafio 16 do seu livro ” Virada Financeira” com o tema ” Qualidades raras geram oportunidades”.

    amei esse desafio e é o que temos que fazer e ser:

    * Faça o que ninguém faz
    * Seja o que ninguém é

    Abraço Pati, que Deus te abençoe muito, muito e muito.

    • Eu tb entrei na TV cobrindo uma funcionária que havia saído de licença maternidade. Era para ficar apenas 4 meses, mas fiquei quase 8 anos. Quando damos tempo ao tempo e fazemos o melhor, o reconhecimento vem! Bjs

  • Boa tarde querida! Sou do tipo que espero, porém ñ sentada rsrsr..correndo atrás, um grande abraço! 😍😍

  • Boa tarde, tudo tem seu tempo, seja para esperar ou agir, só temos que saber avaliar o momento. E não desistir.

  • Boa Tarde Pat
    Sou do tipo de pessoa que espero, porém sou um pouco impaciente. kkkk ; como por ex: comprei um caderninho em seu blog e já faz 8 dias,ainda não recebir,inclusive preciso de sua ajuda para me orientar a respeito do desconto no cupom,.tentei preencher , porém pede a senha e não tem campo para colocar , então fiz o pedido mesmo assim sem o desconto.
    Por favor me ajude.
    💋💕

    • Oi, Luzenir! No site não tem desconto, a promoção é que vc vai ganhar um Diário de Consumo. Seu pedido foi liberado dia 30 (sexta), mas como segunda foi feriado, postamos na terça. Já era para vc ter recebido porque o prazo normal são 3 dias. Me avise caso não chegue até esta terça. Bjs

    • Luzenir, olhamos hoje o código de rastreamento que você tb recebeu por e-mail e lá diz que hoje (10/11) o carteiro tentou entregar, mas não havia ninguém em casa para receber. Eles farão mais 2 tentativas, mas se ninguém receber vai voltar para nós. Nesse caso, para vc receber novamente, terá de pagar novo envio. Então, veja se consegue deixar alguém para fazer o recebimento! Bjs

  • Olá Patrícia! Bem, se espero ou desisto?… Xiiiii….depende do contexto (rs…rs…). De qualquer forma, procuro antes lembrar das palavras que constam em Eclesiastes 3,1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Lembrei também da linda música do Erasmo Carlos/Roberto Carlos: É Preciso Saber Viver. Abraços

  • Mais uma ótima reflexão Paty.

    É difícil aguardar o reconhecimento e os resultados, mas vale a pena. Precisamos oferecer nosso melhor primeiro, frutificar os talentos recebidos e dai sim querer colher algo.

    Lembrei da história e características de Daniel que você traz no livro o Sucesso nao cabe na bolsa.

    Grande abraço

  • Como diz minha vó tao querida…. Tem gente que por nao ter paciência, come comida crua. Complicado isso!!!

  • Este caso relatado me lembrou um pouco do vitimismo. Pois há pessoas que tudo é desvio de função. Ela não analisa a oportunidade. Há pessoas que desprezam um estágio por não ser remunerado ou por ser pouco remunerado, mas este estágio iria ensinar muito mais a ela do que toda a faculdade. É como um livro. Quem olha o preço pensa ai que caro. Tem livro de 10 reais por aí. Mas e o valor do livro? Quanto que ele vai me agregar? O que ele vai me ensinar vai me retornar quanto? Eu tenho economizado muito com seus ensinamentos e sem dúvida o valor que eu investi e pretendo investir dará retorno. Há muitas coisas na vida que temos que ter perseverança. Saber esperar e continuar plantando. Fazendo o certo. Eu vi um filme interessante chamado “Estrelas além do seu tempo” que mostra a perseverança trabalhando, lutando e alcançando. Dando o melhor. E tem uma coisa muito interessante que quando você é excelente por mais que queiram te ofuscar é impossível. E este filme é interessante que ele fala sobre extinção de cargo. Onde a maioria das pessoas ficaria tristes e perderiam seus empregos uma das protagonistas correu na frente e desenvolveu uma solução. E todos ao redor delas tiveram que ver o sucesso de suas ideias e reconhecer o trabalho bem feito.

    Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

    Mateus 5:14

    Estou esperando o livro infantil sobre educação financeira para já ir ensinando aqui em casa. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *