Quando o lema de alguém é “venha a nós”, ou seja, receber tudo de mão beijada de todos que a cercam, sempre estará a espera de mais e mais. O que fazer?

Venha a nós, venha a nós, venha a nós…

Esse é o único trecho do “Pai Nosso” que muita gente sabe de cor. Mas apenas esse, o restante não.

Talvez você já tenha sentido na pele o quanto é chato alguém só querer receber de você sem nunca oferecer retorno algum.

E, pior do que isso, ainda criticar o que você faz como se estivesse pagando uma fortuna por tudo o que recebe de graça.

Como você se sentiu, caso isso já tenha acontecido com você?

Bem, infelizmente é isso que tem acontecido comigo de uns tempos para cá.

Basicamente por duas razões: uma delas é quando comecei a publicar algumas opiniões políticas de coisas que influenciam a vida de todos nós.

Quer gostemos quer não, a política determina inúmeras coisas na nossa vida, incluindo as finanças e o trabalho.

E eu seria alienada demais se não trouxesse neste espaço alguns assuntos que considero relevantes.

Diante disso, comecei a receber comentários do tipo:

“Fale só de finanças, esse é o seu assunto!”

“Te sigo há muito tempo e melhorei muito minhas finanças. Paguei dívidas e estou bem. Mas você começou a se meter em política e estou deixando o seu blog. Tchau!” 

“Credo…. volta pro assunto de dinheiro, filha. Afffff…..”

É curioso ver como as pessoas estão mimadas ultimamente.

Minha vontade é perguntar de onde elas tiraram a ideia de que têm autoridade para ditar o que outra pessoa diz…

É como se elas realmente acreditassem que os outros existem apenas para satisfazer suas vontades.

Se isso já é feio em crianças, quanto mais em adultos?

E a segunda razão foi ter aberto áreas do blog para publicidade.

Muitas vezes ignoro os comentários desaforados, mas nem sempre dá…

Para quem não sabe, este blog existe desde maio de 2012, portanto, acaba de completar 8 anos.

No mês de março foram abertos banners para anúncios e esta semana, trouxe uma dica de renda extra de um parceiro de negócio.

Essas parcerias me trazem uma renda que me permite, apesar de todos os compromissos que tenho hoje, continuar postando aqui sem cobrar nada de ninguém.

São quase 1.800 textos publicados e UM deles foi patrocinado. UM, nada mais que UM.

Mas isso já foi suficiente para alguns se acharem no direito de me criticar.

Eu ouço (e leio) críticas desde que ingressei na internet, pois o ambiente é propício para que as pessoas digam (e teclem) o que quiserem escondidas atrás de seus computadores.

Já ouvi que sou mercenária por não doar os meus livros e que eu não deveria cobrar palestras e nem cursos, afinal, quem quer saber de finanças é porque não tem dinheiro.

Enfim, é muita ignorância aliada a uma falta de educação ímpar.

E agora chegam críticas pelo meu esforço para poder continuar com o blog que sempre teve (e continua tendo) muito conteúdo gratuito.

Para quem acha que um blog é de graça, pela primeira vez vou mencionar o que já foi investido aqui.

A cifra chega a quase 6 dígitos, ou seja, bem perto de 100 mil reais ao longo de 8 anos.

E a minha pergunta para você é:

Será que você investiria toda essa soma para DOAR o seu conhecimento para os outros?

Não sei qual é a sua resposta, mas sei que foi o que eu fiz.

Porém, em retribuição a todo esse trabalho e investimento, busco ter aqui pessoas que pensam, que queiram aprender e que saibam apreciar o que tenho a oferecer.

Não se trata de querer receber  agradecimentos ou comentários elogiosos, mas sim, de poder trocar experiências como sempre aconteceu.

Sempre houve leitoras me avisando sobre erros, que mandam sugestões, fazem perguntas pertinentes e até enviam críticas que me ajudam a refletir.

Uma das críticas mais severas que recebi aqui é de uma leitora que passou a ser amiga.

Ou seja, não tenho problema com críticas, mas não estou tolerando comentários malcriados de pessoas mimadas que acham que estou aqui para serví-las da forma que querem ser servidas.

Não, eu não estou aqui para servir quem é do time do “venha a nós”…

Considero que depois de tudo, tenho algum direito de expressar o que acredito, mesmo sabendo que nem todos concordam.

E considero que trazer anunciantes idôneos, com todo o cuidado que sempre tive com o conteúdo apresentado aqui, também é um direito que me cabe.

Por isso, gostaria de informar a quem permanecer neste barquinho, que continuaremos com os anunciantes parceiros que aparecem nos banners e que também traremos posts patrocinados sempre que possam somar alguma coisa não só a mim, mas a quem me acompanha por aqui.

E um pedido final:

Valorize as pessoas que buscam levar conteúdo de qualidade. Coloque-se no lugar delas e pense o quanto elas investem quer seja de tempo, de energia e de dinheiro.

Seja grato, pois a ingratidão não é um sentimento nada nobre.

Nos vemos!

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Essa sua reclamação é tão recorrente. Acompanho um youtuber de uma corretora que divulga a carteira de ações recomendada todo 1° dia útil do mês. Para o mês de junho ele avisou que só a divulgaria no final da tarde…. pois a galera chiou um monte…. então ele perguntou quantas pessoas investiam na carteira recomendada na corretora dele….. SILÊNCIO GERAL…. ele perguntou: “galera, como vcs acham que eu sou remunerado? Como eu paguei meu mestrado e doutorado pra desenvolver as análises aqui? E vcs querem que seja de graça? Pelamor de Deus…”
    Infelizmente as pessoas querem de graça, na hora que desejam e com as coisas do jeito delas senão dão “piti”….
    Vc é maior que isso…. Os cães ladram e a caravana passa…. bjs

    • É verdade, esse tipo de coisa é geral e incomoda praticamente todo mundo que trabalha seriamente na internet. Mas nós vamos em frente porque não será isso que vai nos parar!

  • Bom dia Patricia!!!
    Sou a Denise do interior de São Paulo…. Lamento muito por essas pessoas terem feito comentários chatos sobre você…. elas deveriam desaparecer do mapa…
    O que tenho a te dizer é que vc é uma diva, ou melhor, somos divas!!! Acabei de aprender isso pois estou lendo seu livro Virada Finaceira, então muitas pessoas morrem de inveja de você e não sabem lidar com a situações que pra elas são “problemas” mas para aqueles que te acompanham vêem a “oportunidade” de aprender com seu exemplo!!!!
    Não dê ouvidos a essas coisas negativas, veja até onde vc chegou… foram muitos degraus… não olhe lá para baixo… Vc é uma diva esqueceu? Vamos para o próximo desafio ( rs)

    Fique bem e continue o seu objetivo!!!

    Beijinhos de alguém que te admira muito!!!

  • Oi Patrícia
    Não ligue pra essas pessoas que não valorizam um bom trabalho e acham que as pessoas têm que dá as coisas de graça
    Quem quer melhorar na vida faz todo o esforço pra isso e sabe que pra isso tem que haver um gasto financeiro
    Essas pessoas que querem as coisas de graça nunca vão mudar sua situação pois é mais fácil crítica do que mudar suas atitudes e reconhecer que podemo sempre
    Te conhecer e ler os seus livros foi muito bom pra mim te admiro muito e amo todas as suas matérias
    Pra sermos mulheres de sucesso precisamos saber de tudo o que acontece em nosso mundo e política e importante sim pois se queremos um país melhor é nossa responsabilidade colocar alguém que queira isso é Ficar de olho em tudo que está sendo feito
    O curso que vc está dando e maravilhoso
    Agora vou adquirir o curso completo pra aprender muito mais
    Vc é uma mulher abençoada por Deus e faz um trabalho lindo agradeço por conhecer seu conteúdo e poder aprender com eles
    Um grande beijo

  • Patrícia, infelizmente esses tipo de pessoas, são aquelas que não tem a capacidade de pensar e nem no próximo, são próprios sanguessugas, quando “a fonte já não é suficiente ” ou quer somente pra elas, agem dessa maneira. Todavia, quando destacamos o nosso trabalho, mesmo sendo atingidas pelas pedras, nós conseguimos fazer delas um castelo. Continue assim, a sua recompensa virá do Alto

  • Olá Patrícia!
    Muito pertinente sua colocação. Lhe acompanho há bastante tempo e assim continuarei porque gosto de seu conteúdo. Posso não concordar com todas as suas posições, mas leio/ouço e respeito.

  • Continue Dona Patrícia lhe acompanho dês do início la no Blog da Dona Cristiane!! Sou policial em uma cidade pequena e as pessoas nunca estão satisfeita são sempre “inocentes”, que vão e fermentam a muitos com textão no face. Ao invés de estar arrumando encrenca e reclamando, deviam é fazer umas aulas de português.

  • Oi Patrícia
    Boa tarde
    Acho q as pessoas que não dão valor ao trabalho dos outros’ é porque não querem nada e não tem responsabilidade .
    Por isso nào ligue para esse tipo de gente.Seu trabalho é maravilhoso Pat.
    Amo seu blog’seus vídeos do YouTube e adora ler e reler seus livros.
    Tenho aprendido bastante e me policiado financeiramente.
    Q Deus te abenčoe sempre .
    Beijos!!!!

  • Olá Patricia, Já conheço seu trabalho e livros há muito tempo. Acho excelentes o seu conhecimento, aprendizado constante e disponibilidade em compartilhar. Como você mesma disse, disponibilizar, estimular o outro, ensinar, tudo faz de nós mesmos, um ser melhor e com certeza caminhamos mais ligeiros. Tenho participado desta série de 9 capitulos e me deparado com tantas novidades, embora já tenha muitas vezes estudado o tema, aplicado essa ou outra teoria. Parabéns pela sua metodologia, organização e disciplinas. Parabéns por nos doar conteúdo tão rico, atual para aplicação num momento tão crítico que estamos passando. Você deve saber que pessoas com tantos “mi mi mi” estão infelizes com elas mesmas e não conseguem transpor barreiras e nem ver oportunidades em nada. Infelizmente. Para eles, ainda o tempo demorará. Para outros, que bom, caminham, testam, criticam, aprendem, aplicam, experienciam e transformam. Felicidades Patricia e continue com tanta luz. Agradeço esta oportunidade. Abraço Forte, Francine

  • Sabe o que eu vejo Patricia?

    Esta havendo uma grande separação.

    Essas pessoas que deixaram de acompanhar o seu blog, simplesmente não gostam de ouvir a verdade.

    Pois eu vejo isso no seu trabalho: Transparência e veracidade

    E os posts referente a política é a mais pura realidade e claro se elas começaram a não gostar é porque a verdade começou a lhes machucar.

    E você é uma pessoa que fala o que precisamos ouvir e não o que queremos ouvir, e nem todas pessoas estão disposta a ouvir a verdade.

    Grande abraço e que Deus te abençoe de uma forma grandiosa!!!

    Ah só mais uma coisa: escreve bastante livros que a gente compra com todo prazer!!!

  • As pessoas ultimamente so querem ouvir o que agrada todos tem que pensar igual a ela.
    E isso mesmo que esperamos de você continue nos inspirando e sua opinião é sempre bem vida.
    Ps: sua loja nao tem mais o seu commonplace book. Bjs

    • O commonplace book esgotou!! Vamos ver a possibilidade de voltarmos com esse produto. Bjs

  • Quer dizer que estão cancelando você, Paty?!
    Pode ver que é a mesma turma que pergunta nas lives do Karnal ou do Pondé se o mundo vai mudar depois da pandemia.
    Engraçado, tanta gente querendo que o mundo mude mas incapazes de mudar a elas mesmas.
    Continuo por aqui.

  • Boa noite Patricia, eu só queria te agradecer pelo conteúdo que você disponibiliza aqui e no seu canal do YouTube, acompanho sempre e dá pra perceber o quanto você se dedica pra trazer conteúdo de qualidade, não ligue pra quem quer tudo de mão beija ou não percebe o valor de tudo que você ensina de graça.

  • Patricia você é maravilhosa, por favor continue a fazer esse seu trabalho tão esclarecedor por nós que te acompanhamos e aprendemos tanto, te acompanho a pouco tempo e fico ansiosa para ler seus textos que são verdadeiras aulas de finanças, e também assisto o seus videos maravilhosos. Parabéns pelo seu lindo trabalho e não ligue para quem não quer aprender. Abraços te admiro muito.

  • Eu estou nesse barquinho desde de que você começou a postar, e daqui não saio de jeito nenhum ❤️ sempre me ajudou muito e ainda ajuda. Fico sempre imaginando quais foram suas lutas para alcançar suas conquistas, e sempre me inspiro em você como mulher empreendedora. Tô sempre usando dicas que você dá e me lembro de coisas que você ensinou quando não sei o que fazer. Triste saber que existem pessoas que não sabem apreciar e nem agradecer, só exigir. Obrigada. Beijos 🙂

  • Patrícia, acompanho seu trabalho desde o início do blog.
    Suas dicas fizeram parte de uma verdadeira revolução financeira que provoquei em minha vida à partir de 2011.
    Os primeiros anos foram muito difíceis, mais venci.
    Com você, pude aprender de modo simplificado, que dava para sair do vermelho e passar a ser investidora, dentro outras coisas, adquirindo conhecimento financeiro gratuitamente através do seu trabalho.
    Faço parte do Mais Ilustres e qual não foi a minha alegria no dia em que você passou a fazer parte das reuniões.
    Você está no caminho certo e não tenho dúvidas de que tudo o que já conquistou ainda não é nada, perto do que ainda está por vir.
    Críticos sempre vão existir e o cenário que você relatou tem sido mais comum a cada dia, nos mais variados segmentos.
    Enquanto o egoísmo perdurar, a pessoa não consegue enxergar o valor e a qualidade do outro.
    Deus te abençoe ainda mais! 🌷

  • Pois é Patrícia, acho que acima de tudo é uma falta de respeito com você e o seu precioso blog que tanto nos ajuda.
    Aproveito para parabenizar sua atuação no Jornal da Record, está uma gracinha e muito profissional. Que o Senhor Jesus continue te abençoando. Um bj meu e da minha família.
    ]

  • Parabéns pelo seu trabalho, tem ajudado muitas pessoas. Vá em frente, Deus é contigo.

  • Oi Paty! Mesmo atrasada para assistir seus vídeos ou ler seus blogs, continuo te acompanhando firme e forte, não importando se temos ou não pontos de vista diferentes sobre algum assunto. Isso pq a sua contribuição foi e tem sido importante para que eu mantenha minha vida financeira regularizada. Toda vez que tomo decisões, o seu nome vem à cabeça, assim como seus conselhos. Adoro a forma como vc ensina. Tudo o que vc faz tem qualidade! E eu tb acho que tem muitas pessoas nessa linha do “venha a nós”. Xá pra lá! Foca e lembra apenas da maioria, que são aqueles que tem feito seu esforço/auxílio valerem à pena. Como diz o Mario Sérgio Cortella, temos que viver uma vida que não seja pequena, fútil, inútil. É o que vc está fazendo. Consciência tranquila traz paz de espírito. Fica com Deus! Bjs!

  • Ai Paty, como tem gente sem noção, não sabe aproveitar coisas boas e detalhe de graça….
    Há um tempo atrás a Thais do Vida Organizada também fez um desabafo como seu e o que eu escrevi para ela , quero expressar nestas linhas pra você:
    Imagino que não seja fácil, mas não liga pra esta gente sem cabeça, olha pra nós que te acompanhamos, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, tenho todos os seus livros, e só tenho a agradecer pelos conselhos, força!
    E mais você está brilhando no jornal R7, coerente e maravilhosa como sempre.
    Um abraço carinhoso e Deus te abençoe.
    Ah…já aproveitando aqui….amei ver o detalhe da estante….também tinha curiosidade nos livros:)

  • Bom dia, Patrícia!
    Sempre que a ocasião permite, divulgo você como “minha amiga que tem o blog ‘Bolsa Blindada'” , desde o tempo que seguia o blog da Cristiane Cardoso! As pessoas ficam super animadas e até me elogiam por eu conhecer alguém disponível e preparada para ajudar na caminhada da vida!
    De fato, “há gentes” que sempre atrapalharão a sua vida, a minha vida também, mas elas servem apenas de “reforço” para nos tornar melhores!
    Pessoas que se destacam sempre foram, são e serão criticadas; você é bem aventurada! E próspera: esta é a matemática que só os fortes entendem! Dividir conhecimento é multiplicar para si com o bônus divino!
    Deixo meu abraço!

  • Bom dia Patricia,
    Sou portuguesa e estou no Brasil vai fazer, no fim deste ano, 9 anos. Acho impressionante o umbiguismo de algumas pessoas contudo tive o privilégio de conhecer e achar maravilhoso o empenho e vontade de ajudar por parte de outras!
    Assim deixo de lado esses umbiguistas (cresçam como pessoas e depois apareçam) e aproveito para lhe elogiar. Da minha parte, ao assistir a vários videos no youtube no seu canal, no qual me inscrevi, acho uma honra poder ter acesso a suas opiniões sobre os mais variados aspectos da nossa sociedade e também a alguma publicidade selecionada por você! Ter acesso a opiniões de pessoas inteligentes, que é como considero você, ajuda a desenvolver o nosso raciocínio, nossa critica, e nossas próprias opiniões. Agradeço e sinto-me honrada por ter acesso ao conteúdo que disponibiliza.
    Continuarei presente.

  • Oi Paty, acompanho seu conteúdo aqui do blog e também do Portal R7, sempre coerentes e sensatos. Parabéns!

  • Amo seu blog, aprendi muito mas muito mesmo e aprendo todos os dias, sou sincera nao acompanho muita coisa paga sua ( e acho que é assim que tem que ser vc faz um publi e acompanha quem quer ou acha interessante), não concordo com apoio ao bolsonaro, porem não tenho que debater afinal visao politica e de cada um e acredita quem quiser mesmo que as pessoas que tem influencia expressa o que pensa,e assim sem briga, se vc nao concorda com algo não tem que debater apenas ler e pronto eu sei que aprendo muitas coisas com voce, e no diverge do que penso não opino afinal nao me interessa, e assim caminhamos e aprendemos simples assim, continue seu trabalho maravilhosamente como faz

    • A questão é essa, Andreia: quem disse que eu sou apoiadora do Bolsonaro??
      As pessoas estão polarizando demais e classificando os outros como branco ou preto, não existem outras cores ou nuances. Há coisas que o Bolsonaro faz que eu não apoio e outras que sim, mas isso não me faz anti ou pró Bolsonaro. O problema é que se a gente não fala mal o tempo todo significa que é idólatra da pessoa e é esse desequilíbrio que me incomoda bastante hoje em dia.
      Eu critiquei aqui a posição do governador e do prefeito de SP porque estão fazendo um péssimo trabalho nesta pandemia. Antes até que estavam indo bem em algumas coisas eu elogiei.
      Com o governo federal faço o mesmo: há acertos que a gente elogia e erros que a gente aponta. Eu não tenho ídolos na política e nem bandidos de estimação, mas mesmo assim há quem me chame de “bolsomínion”, “fascista” e até “assassina” porque não sou a favor da quarentena horizontal (e nem a OMS é). Mas vamos em frente porque jamais agradaremos a todos! rs…rs…

  • Oi Patrícia, alegre-se você entrou para o rol de pessoas como: Jesus, Sócrates, Gandhi, todos perseguidos. Deus te proteja do pior. Não tema e siga em frente, você nos inspira.

  • Que fique aqui somente aqueles de coração nobre. 😍 Estamos com você!.

  • Ei,

    Paty, nesta quarentena estou trabalhando mais que antes, e por isso quase nunca comento, entretanto hoje em especial preciso deixar meu comentário. De coração você é maravilhosa sigo nas redes sociais e me inspira sempre, inclusive esse post de hoje veio muito a calhar.

    Minha musa inspiradora 🙂 bjsss

  • Parabéns seu blog é exemplar…sempre indico e agora feliz pois minha filha passou a lhe admirar já leu os livros e está acompanhando seus ensinamentos.

  • Olá Patricia, sou homem e acompanho seu blog há alguns anos. É muito construtivo, mas algumas pessoas não entendem a chamada liberdade individual de cada um, ou seja, cada um é livre para escolher aquilo que escolher e pronto ( te apoio!). Mas nem o Senhor Jesus agradou a todos, não vai ser outro que conseguirá … rsrs.

  • Bom dia
    Quando fazemos coisas diferentes das demais incomodamos os acomodados, é isso que vc tem feito diferente que traz a diferença na mente e no bolso de quem quiser, críticos sempre vai existir, que essas críticas de alguma forma sirva como degraus; vamos subir por eles.

  • Vou te criticar todos os dias para você se tornar minha amiga também! kkkkk

    Estou acompanhando seu curso gratuito pelo YouTuber. Não em tempo real, infelizemente. Mas já estou caminhando para a 6º aula e a cada uma delas eu penso: ” Como essa mulher é maravilhosa! Não é todo mundo que dedica seu tempo para compartilhar conhecimento.”Embora eu não esteja comentando as aulas, é exatamente assim que penso. Eu só sinto de não conseguir te acompanhar em tudo: Blog, YouTuber, Instagam, R7, participação no jornal…Eu fico doida querendo acompanhar tudo, mas nem sempre consigo, justamente por você doar até demais! rsrs. É MUITA COISA BOA!

    OBRIGADA!

    Obs* Sobre o curso no Youtuber, eu também tinha ficado curiosa para saber o que você tinha feito com o rapaz da motocicleta na fila do posto de gasolina! AInda bem que outra pessoa fez a pergunta e matou minha curiosidade! hahaha

    Bjs

  • Você é Maravilhosaaaaa
    Ninguém atira pedra em árvore que não da fruto. Super beijo

  • Infelizmente são pessoas ingratas ,que se acham no direito de falarem bobeiras a torta e a direita ,vejo isso diariamente ,já ouvi cada aberração ,referente ao meu trabalho. Estou na linha de frente trabalho em uma farmácia ,já ouvi que meu patrão e um mercenário e que a farmácia deveria estar fechada e que estamos correndo risco ,quando escolhi a área da saúde já sabia de todos os riscos ,mais dai a parar de atender ,sendo que muitas pessoas precisam de um atendimento e orientação sobre medicamentos e muita loucura .Essas mesmas pessoas estão andando para todos os lados ,em sua grande maioria ,ficam falando de abrir o salão de beleza e pedem para fechar supermercado e farmácia , E cada delírio que temos que ter uma paciência de que as vezes não existe. Desculpe pelo desabafo que ficou muito grande kkkk

  • Boa noite, Patrícia !!
    Eu só tenho a agradecer. GRATIDÃO … Essa é a palavra. Te conheci no blog da Cristiane . E logo que começou o seu blog . Comecei a te seguir ,foi a melhor coisa que eu fiz . Aprendi muito com você … Leio seus livros, vejo os vídeos do YouTube indico sempre seu blog e compartilho sempre com amigas .
    Nem sempre faço comentários , mas toda semana estou aqui lendo seus posts ainda que não seja no mesmo dia que foi postado . Mas não fico sem acompanhar …
    Eu mesma amei quando estava falando de política, pois acredito que ela determina e muito na nossa vida financeira, profissional .. E o que foi postado de política aqui na quarentena foi de grande aprendizado em minha vida. Sobre o assunto do anúncio achei muito interessante e é bom, pois podemos ver coisas novas.
    Realmente , a ingratidão dói. Mas isso vem de pessoas mesquinhas, que só gosta de receber, nunca dá. Só venha a nós, pessoas assim é difícil de se lidar .
    Estarei no barco … E amo muito esse espaço!!💞💞

  • Olá Patrícia, descobri o seu blog e canal do YouTube há cerca de mês e meio. Tenho visto e lido muito conteúdo, o qual agradeço. Sou portuguesa e resido em Portugal, mas como por cá há muito poucas pessoas a falarem de finanças pessoais, sigo muitos canais/blogs americanos e brasileiros. As realidades são completamente diferentes mas há dicas e informações que são universais. Entretanto já percebi que falar de política é um assunto complicado por aí. Já vi isso acontecer com outros criadores de conteúdo. Faz-me imensa confusão, porque economia, finanças e política são assuntos 100% relacionados e num país democrático uma pessoa pode expressar livremente (com respeito e educação) as suas opiniões. Em Portugal promove-se muito esse debate político e ainda bem, porque quase todas as orientações políticas, sejam à esquerda ou à direita, têm coisas boas e coisas más e por isso as escolhas políticas que fazemos e as que os políticos que elegemos fazem devem ser bem informadas e criticadas quando necessário, porque vão mexer na nossa bolsa, concerteza. Por isso é tão importante, ainda que uma pessoa tente ser neutra, avaliar e criticar se for caso, as decisões políticas e infelizmente haters vão existir sempre e esquecem-se que só podem destilar o seu ódio e (quase sempre) a sua ignorância, porque vivem em democracia e por isso podem expressar-se livremente, assim como todos os outros. Muitos parabéns pelo seu excelente trabalho e muito obrigada pela generosidade na partilha de conhecimentos.

  • Bom dia. Conheci vc recentemente através de um colega que compartilhou justamente textos de política. Fiquei fã. Achei inicialmente até que só escrevia sobre isso. Seus textos são totalmente coerentes e precisos. Meus parabéns. Continue em frente. Quem é da turma do mi-mi-mi que deixe de te acompanhar. Não farão falta. Mais uma vez, parabéns.

  • Patrícia, acompanho seu blog há tempão, mas quase nunca comento…
    Amo seu canal do YouTube e sou grata por nós presentear com seu conhecimento.
    Na minha opinião o seu jeito honesto de falar sobre o bom uso do dinheiro te faz a melhor blogueira de finanças.
    Com você aprendi que uma coisa pode custar muito dinheiro, mas ter um retorno excelente.
    Confesso que amo suas dicas de cuidados com a casa e o vídeo de arrumar a geladeira é um dos meus favoritos.
    😘

  • Infelizmente são situações que sempre haverão. Nessas horas me vem a palavra de Jesus:

    “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Jo 16,33

    Pelo pouco tempo que eu te acompanho (menos de 1 ano) já deu para perceber que você sempre dá seu melhor, é uma pessoa muito dedicada e comprometida. Além de sempre pensar no próximo. Mas tudo isso precisa ser sustentável e as pessoas não entendem o que significa isso.

    Continue sua missão com coragem pois Deus é contigo.

  • Amo seu blog, continue assim agradeço por pessoas como vc que doa seu conhecimento por simplesmente querer fazer o bem todos seus assuntos são inteligentes e interessante parabéns pelo seu trabalho que Deus abençoe vc ainda mais

  • Excelente postagen. Admiro suas idéias práticas e
    criativas, onde todos podem aprender, de alguma forma, alguma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *