Creio que você respondeu SIM. Então, observe os cuidados na hora de usar o fogão a gás. Veja estas dicas que servem tanto para quem usa o botijão ou para quem tem gás encanado, vamos diminuir o consumo e ajudar na economia doméstica:

1 – Quando for usar o forno, aproveite para assar mais de um item, de preferencia que levem o mesmo tempo para o cozimento. Procure não abrir a porta do forno enquanto a chama estiver acesa, para evitar que saia o calor e gaste mais gás. Você ainda pode aproveitar o calor do forno desligado para torrar fatias finas de pão.

2 – Durante o cozimento mantenha as panelas tampadas. Pois dessa forma, concentra o calor dentro da panela e o tempo de cozimento reduz pela metade.

3 – Mantenha a panela no centro da chama para que esquente por igual. É recomendável também trocar as panelas velhas com a base amassada, pois sem um apoio regular, o cozimento demora mais tempo.

4 – Deixe, por exemplo: feijão, lentilha, grão de bico, ervilhas secas, de molho durante a noite, dessa maneira o tempo de cozimento será menor. Se usar panela de pressão, deixe-a agir por 10 minutos (quando começar sair a pressão), desligue o fogo e deixe a panela no lugar de 10 a 15 minutos, (de acordo com o grão a ser cozido) estará cozido da mesma maneira e você economiza muito gás.

5 – Para cozinhar macarrão, coloque sal e um fio de óleo na água, quando ferver, adicione o macarrão seco, mexa bem, espere levantar a fervura novamente e desligue o fogo com a panela tampada. Espere de 5 a 10 minutos (vá observando), o macarrão estará cozido.

6 – Quando cozinhar arroz, aproveite o vapor da panela para preparar legumes. Coloque em cima da panela do arroz, um escorredor metálico que se encaixe bem, coloque os legumes picados dentro e tampe. Seus legumes irão cozinhar no vapor do cozimento do arroz e você economiza mais gás.

Captura de pantalla 2014-02-28 a la(s) 10.01.44

7 – É importante manter seu fogão sempre regulado, com os orifícios desobstruídos. Se a chama estiver amarela ou manchando o fundo das panelas, é sinal que os queimadores não estão funcionando adequadamente. Isso pode ser perigoso, além de gastar mais gás. A cor certa da chama é azulada.

8 – Mantenha seu fogão longe das correntes de ar que fazem gastar mais gás. Deixe-o sempre limpo para que não acumule sujeira nos queimadores dificultando a saída de gás e um cozimento mais rápido. Observe sempre a mangueira para verificar se não há orifícios ou se as abraçadeiras que a conectam não estão frouxas fazendo seu gás escapar.

 

Coloque estas dicas fáceis em pratica e comprove a economia, sua conta de gás encanado diminuirá. Seu botijão de gás durará muito mais tempo.

Não deixe de contar-nos!

Beijos e até sexta que vem.

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • Boa tarde dna, já utilizo algums, mas é sempre bom saber mais…gostei.
    bjos.

  • Adorei a dica!!!
    Se meu gás já dura 6 meses, vai durar 8 meses. Eu sempre abaixo o suporte da mangueira que sai o gás, e fazendo sempre procedimento me sinto mais segura e o gás não vaza. Desta forma economizo.

    bjos

  • Tenho fogão a chapa gás sabe me dizer em torno de quanto dura um gás nele uso de manhã e no fim dá tarde diariamente dizem que gasta muito gás mas não achei além de ser prático e não sujar as paredes com fumaça do normal a lenha????

    • Olá, Sonia. Não tenho como saber isso…. Se vc acha que é prático e não gasta muito, então está ótimo!

  • meu fogao tem as bocas presas ele e do de duas bocas e elas nao saem como faço para limpa las?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *