Preços subindo nos supermercados, mas não dá para cortar mais nada da lista. O jeito é conferir as dicas de hoje e economizar para não estourar o orçamento!

 

 

Anote aí nossas dicas simples para economizar no supermercado e levar para casa tudo o que é preciso:

supermercado

1) Não vá ao mercado sem uma lista!

Há listas completas por categoria de produtos que você pode baixar e imprimir, clicando aqui.

Esse link dá acesso a vários materiais (outras planilhas e calendários), então fique atenta para a indicação das listas de supermercado, ok?). Veja mais abaixo como usar as listas de uma forma bem produtiva!

 

2) Defina quanto gastar e use uma calculadora

Tem gente que morre de vergonha de somar as compras por pensar que os outros vão ficar reparando e achando que você está sem dinheiro! Se esse é o seu caso, use o celular e ninguém vai perceber… rs…rs… Somar as compras ajuda a ficar dentro do orçamento e também serve para mostrar se você pode se dar algum luxo naquele mês ou não. Se ficar abaixo do valor definido, compre um agradinho para você mesma! Se este mês não deu, tente economizar no próximo.

 

3) Preço X Quantidade

Fique esperta: uma lata de ervilhas de 200g de R$ 2,00, não é mais barata que uma lata de 400g que custa R$ 3,40. Uma tem o dobro do peso da outra, mas não custa o dobro. Compare sempre o preço e a quantidade. Leva mais tempo? Leva! Mas a economia que você poderá fazer valerá a pena.

 

4) Será que é oferta mesmo?

Você já deve ter caído naquelas ofertas “só que não”, né? Como evitar? Saber o preço real dos produtos vai ajudá-la a reconhecer ofertas de mentirinha, por isso, anote o preço de cada produto na lista e leve-a no mês seguinte ao mercado. Assim você vai saber quanto pagou e vai acabar decorando os preços dos seus produtos preferidos. É claro que tudo pode subir, mas sabendo mais ou menos os valores você não cai em ofertas furadas!

 

5) Produtos em oferta que não estão na lista, o que fazer?

Você avistou um produto que está de verdade em oferta, mas ele não está na sua lista de compras. Veja o que você pode fazer para aproveitar (ou não!):

  • Se é um produto perecível e vai vencer antes de consumir, melhor deixar passar. É preferível não comprar do que comprar e jogar fora.
  • Se é um produto que pode ser estocado e você tem dinheiro sobrando, compre.
  • Se está com pouco dinheiro, melhor focar no que está na lista. Lembre-se: mesmo em oferta, qualquer produto a mais vai fazer sua conta aumentar.
  • Se a oferta é mesmo boa, substitua por algum produto que está na lista, cujo preço não está tão bom assim. É sempre bom estar aberta a mudanças!

Como usar as listas de compras Bolsa Blindada:

1) Baixe todas as listas – são 4 listas com produtos em ordem alfabética e divididas em categorias:

  • Despensa/Geladeira/Freezer
  • Hortifruti
  • Açougue/Peixaria
  • Higiene/Limpeza

Você pode baixar todas, mas imprima apenas as categorias que vai necessitar, assim você não gasta tinta e papel à toa!

 

geladeira2 – Analise o que vai comprar

Dê uma busca na sua casa e verifique o que está faltando. Aproveite para checar as datas de validade dos produtos e o que está “encalhado”. Caso esteja comprando coisas que não estão sendo usadas, não compre mais, assim você evita gastos desnecessários.

 

arroz3 – Quantidades

Anote as quantidades que vai comprar na primeira coluna da lista. Mas não chute, analise antes de anotar! Leve em conta se tem sobrado muito de algum item e diminua a quantidade, por exemplo: o último pacote de 5 quilos de arroz que você comprou já está até rançoso, pois você quase nunca faz arroz. O melhor então é comprar o de 2 quilos. É claro que o de 5 quilos acaba saindo mais barato por quilo, mas se você compra para jogar fora, melhor o de 2 que custa menos, certo? Aplique esse raciocínio em todos os itens possíveis, assim você otimiza sua lista.

 

abre saude4 – Cuidado com os perecíveis

Comprar muitas frutas, legumes e verduras pode não ser uma boa. Esse é o tipo de produto qua não dá para estocar, então prefira ir mais vezes ao supermercado para repor do que comprar um montão e depois jogar fora.

 

 

 

best-quality-youtube-logo-download-png-formatInscreva-se no meu canal do YouTube e aprenda finanças de um jeito divertido e prático!

Clique aqui e faça parte do meu canal! 😀

 

 

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Muito bom as listadas já fazem parte da nossa vida… Facilita muito.
    Beijos mari

  • Gostei das listas. Facilita na hora de comprar assim não levo o que não ou utilizar.

  • oi Patricia obrigada pelas dicas tem me ajudado muito. Sobre o assunto supermercado, assisto na tv por assinatura um programa chamado CUPOM MANIA, onde pessoas juntam muitos cupons e suas compras no supermercado acabam saindo de graças ou pagam muito pouco. Isso existe no Brasil? Ou algo parecido? Desde já obrigada.

    • Oi, Daiana. Já assisti esse programa, mas não creio que haja algo parecido aqui. Sei que existem alguns sites de descontos (embora não tenha usado ainda, então nem tenho como indicar), mas não é nada comparado à febre americana por cupons!

  • Tenho verificado uma regra: os produtos mais economicos, nunca estão ao nivel dos olhos. Procure na prateleira de baixo ou na de cima, vai encontrar preços bem convidativos.
    O meu segredo é também, antes de ir, pegar no folheto da publicidade do supercado, fazer uma ementa variada, para cada dia da semana, usando o máximo de artigos em promoção. Coloco na minha lista e vou.
    Ha também muita coisa que se pode aproveitar em casa: pão ralado, compotas, iogurtes….

  • Amei este blog, ainda não tinha dado muita atenção a parte financeira e amei as dicas vou me dedicar mais e me organizar. Obrigado

  • Olá Paty
    Minha Cunhada e eu arrumamos uma maneira bacana de economizar: comprar kits de produtos de limpeza na internet e fazer os produtos em casa (detergente, amaciante, sabão líquido). Fica em torno de 60% mais barato e se comprar o kit certinho fica igualzinho as melhores marcas que encontramos no supermercado. Nossa conta de supermercado caiu bastante.Suas dicas sempre nos ajudam muito. Obrigada e que Deus continue abençoando…

  • Otimas dicas, já baixei as listas de compras proxima vez que for ao supermercado, vou utilizar todas, obrigada Paty pro dividir tudo isso conosco. bjs

  • Ótimas dicas! Vou passar para minha mãe e usar quando tiver minha própria casa.

    • Ou, Priscila. Sobre criança eu dou a diva de levar SIM! Acho que é um momento ótimo para educar a criança e ajudá-la a entender a diferença entre preço e valor, o que pode e o que não pode, porque não pode, quando pode etc. vou escrever novamente sobre isso! Bjs

  • Olá Patty
    Estou de volta rsss
    Aqui em França também temos os cupoms de desconto , é ótimo para os produtos que utilizamos regularmente,
    Beijinhos

      • Rsss SIM Querida, depois da travessia do mar , a preparação da minha tenda no novo acampamento tem tomado muito do meu tempo…. rsss .
        Mas tudo está entrando em ordem graças ao Senhor..
        Beijinho

        • Que ótimo! Essas fases de armar a tenda e se adaptar novamente são muito boas. Vida nova, tudo novo! Beijos

  • Adorei as dicas, Pati! Com mais organização e planejamento, conseguimos conduzir de forma excelente nossa vida financeira… Estou adorando ler os posts do seu blog! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *