A nossa vontade costuma jogar contra nós mesmos, por isso, ter disciplina significa fazer o que precisa ser feito, sentindo vontade ou não.

Sentindo vontade ou não

A introdução do post de hoje foi tão direta ao ponto que mesmo que eu não escrevesse mais nada, sei que você já entendeu a ideia geral.

A questão é que nem tudo o que se entende se pratica e é aí que está a maior diferença entre quem tem disciplina e quem não tem.

É comum que as pessoas me digam que gostaria de ter a minha “força de vontade”, mas não têm.

Elas acham que faço as coisas que faço porque a minha vontade me impulsiona.

Porém, se você pensa dessa forma, está redondamente enganado!

Neste momento em que escrevo, faltam 2 minutos para a meia-noite (já é sábado, o segundo dia do ano) e eu pausei uma série que estava assistindo para poder escrever este post.

 

Quando liguei o computador não sabia ainda sobre o que escreveria.

A única certeza que eu tinha era que levaria tempo porque eu jamais escreveria qualquer coisa só para não dizer que não escrevi nada.

Eu preferia estar assistindo a série porque tinha certeza de que, ao pausa-la, meu marido iria dormir e eu teria que assistir sozinha mais tarde.

Dito e feito! Ele já dormiu e eu vou ter de continuar sozinha porque agora perdi o sono!

Não foi a minha vontade de escrever que me fez parar tudo, mas sim, a disciplina de cumprir o que me propus a fazer.

 

Cumpra suas próprias promessas

Uma vez li no livro “O Essencial” da Costanza Pascolato uma frase mais ou menos assim:

“Preciso cumprir as promessas que faço a mim mesma.”

Nunca mais me esqueci, afinal de contas, se eu não cumprir as promessas que faço a mim mesma, como vou acreditar em mim?

O livro é de 1999 e, passados mais de 20 anos, ainda me lembro e pratico.

Se eu digo que vou fazer algo, eu vou fazer algo.

Essa é uma das coisas que são fáceis de falar, mas dificílimas de fazer.

Mesmo depois de 20 anos, a coisa não fica mais fácil, ela fica apenas um pouco menos difícil.

E o pulo do gato para que você comece a cumprir as promessas que faz a si mesma, mesmo que não tenha a mínima vontade é não viver na base da emoção.

Ou seja, não prometa as coisas com base em sentimentos, mas sim, com base na razão.

Nos vemos amanhã, quando falaremos mais sobre isso.

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Oi Patrícia!
    Cheguei a sorrir no começo do texto e pensei, já sei do que ela vai falar: que nem sempre tem vontade…
    Ultimamente tenho utilizado um truque comigo mesma.
    Prometo para o cliente que vou entregar algo tal data.
    Tem dado certo, pois não me saboto e o cliente fica contente.
    Dia 31 meu marido entrou no quarto as 22h00 e perguntou porque eu ainda não estava pronta para a ceia, para dois (eu era responsável pela salada, pelas frutas e pela decoração da mesa).
    Resposta : prometi para uma futura cliente que analizaria os documentos dela para hoje e no Brasil ainda é 18h00.
    Hoje (ontem) o celular despertou na sala as 19h00.
    Ele veio me trazer e perguntou? Vc está trabalhando? Hoje?
    Resposta: só um pouquinho. rsrs
    No celular estava escrito: Ler.
    Por pura falta de disciplina tenho que colocar o despertador para tudo ou quase tudo.
    Beijos querida!

  • Olá Patrícia!
    Eu não perdi o sono como você, tinha acabado o devocional e deitei, quando peguei o celular vi a notificação do texto e pensei… oxe essa hora, será que ela deixa programado? Vou ler logo amanhã eu respondo, aí veio a disciplina, o combinado que fiz é ler o texto e responder e porque vou deixar para amanhã? Se o próprio texto fala sobre cumprir o combinado? Respondi logo, trato é traito rsrs

    Grande abraço.

  • Nunca fui bom em fazer oq eu precisava fazer por colocar as minhas vontades em primeiro lugar e cumpri algumas promessas. Esses posts seus me ajudam muito obg de coração

  • Só de olhar a foto já me identifiquei com ela.🙈 Esses próximos 88 dias será de grande aprendizado. Levantando agora 3,2,1… Bom dia!

  • Bom dia querida! No momento estou lendo seu livro “Lugar de mulher é onde ela quiser”, estou amando.Pois é, quando prometemos algo p nós mesmas temos que cumprir, com vontade ou sem vontade. 😍😍

  • Bom Dia!!! “”Sentindo vontade ou não””” verdade….tenho que fazer, o que tem que ser feito.

  • Disciplina não é emoção; é compromisso que resultará numa vida mais leve!

  • Pati ontem quando me deitei falei para o meu esposo: A disciplina dói!
    E ele responde: a falta dela dói ainda mais!
    E eu disse: verdade.

    E disse isso porque eu tinha que escovar os dentes a noite e estava super frio, e bateu aquela preguiça de sair da sala e ter que mexer com água fria, eu não queria ir, sinceramente, mas eu lembrei da palavra disciplina e fui.

    Estava fazendo minha higiene bucal com pressa e com muita má vontade de estar ali, e lembrei que precisava passar o fio dental ainda… uiii só de lembrar doeu!!!

    E quando eu percebi que doeu, eu falei pra mim mesma com muita revolta: “pois agora você vai passar o fio dental só pra matar essa preguiça maldita”!

    E deu aquela sensação de missão cumprida e fui para o quarto.

    É como você relatou: temos que fazer o que é preciso mesmo sem sentir vontade.

    Eu tenho a minha lista do que preciso fazer, e realmente se for esperar ter vontade de fazer, não farei nunca, mas eu me comprometi comigo mesma, por isso farei mesmo sem vontade.

    Grande abraço pra você e excelente fim de semana!!!

  • Olá Patrícia! Exatamente assim que me sinto, querendo fazer ou não, procuro me esforçar para não deixar de fazer as coisas que decidi fazer e reconheço a importância de cumprir as promessas feitas por mim. Até posso dizer que por diversas vezes, tenho que me esforçar bastante para não desistir. Busco inspiração em uma passagem da bíblia ou em uma música. Vale acrescentar o que está em Lucas 1,37: “porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.” e, também cito um trecho da música Água da Vida (Eliana Ribeiro): “ Não me deixe desistir / Não me deixe desanimar / Não me deixe voltar atrás / Senhor”. Abraços!

  • Amei esse post! Muito proveitoso. Estou acompanhando 2/90… Gostei muito do vídeo do post anterior. Abriu meus olhos! Obrigada Patrícia. Até amanhã

  • Bom dia, Patrícia

    Pura realidade, cumprir o que prometemos para nós mesmas e sem emoção e sim com a razão. Temos que ser Sim Sim, Não Não!!!.. E assim deixar de procrastinar. Ótimo 2021. Muitas bençãos para vc!! BJ

  • É a luta diária contra si mesmo. Vence o que fala mais forte dentro de si: a razão ou emoção, aquele que ganhar mais espaço.
    Vamos pra cima! Eiaaaa!

  • Essa reflexão é muito forte! Esse desafio da disciplina é para mim. Vou fazer mesmo sem vontade rsrs. Vai me ajudar muito, pois preciso ter atitudes diferentes, para ter resultados diferentes! Obrigada Patricia. Que Deus te abençoe sempre! Bjos

  • Verdade. Se não fizermos o que precisamos fazer, nunca faremos nada. Estou gostando dos desafios sobre a disciplina. Eu estava precisando! 😄

  • Seguiremos com esse pensamento! Ótimo 2021! Obrigada por ontem! bjo!

  • Gostando ou não, querendo ou não , eu tenho que realizar minhas tarefas diárias, as vezes não estou disposta, porém peço a Deus que me conceda saúde e disposição.
    O posto é muito proveitoso.
    Abraços🙅😄

  • Tenho dificuldade com a disciplina, começo bem mais ao decorrer do percurso algo acontece e eu desisto.Quero e vou mudar

  • Boa tarde, isso e o que eu quero mudar em mim, faço muito pelo que sinto vontade.

  • Valeu…vou repetir “Preciso cumprir as promessas que faço a mim mesma” (Constanza Pascolato)

  • Boa tarde!

    Bem assim! Há pouco disse para mim: Não estou com a minima vontade de fazer isto, mais não é por vontade e sim disciplina. Levantei e fiz.

    Agora sento aqui e leio este post! Fantástico!

    Caminhemos em disciplina!

  • Deixar de viver pela emoção já é um grande passo. Realmente muitas pessoas deixam de acreditar em si mesmas pois não cumprem com suas promessas…
    E quando começamos a fazer algo que não tínhamos vontade de fazer, logo a vontade aparece e a gente vai em frente…
    O segredo é pelo menos levantar, ir e começar..

  • a disciplina é a base de tudo, com ela as coisas fluem o dia rende, nos tornamos produtivos, a falta dela custa caro, o ano passado me fez ter mais disciplina, mas ainda tem mto caminho pela frente!
    mas estou firme nesse proposito, pq se desistir aí é que nunca que vou conseguir mesmo.

  • Disciplina é um compromisso com nós mesmos e com o que tem que ser feito.

  • Ótimo texto!
    Hoje mesmo iniciei um propósito de jejuar pelo menos 3 vezes por semana. Algo que eu não fazia a muito tempo por conta da gravidez e amamentação (e um pouco de falta de vontade mesmo 🙁 ). Não gosto e nem tenho vontade mas faz parte da disciplina espiritual. E, por conta da pandemia, tenho feito exercícios físicos em casa. Hoje eu não estava com vontade fazer. Mas … fiz sem vontade mesmo!
    Obrigada pelos seus conteúdos!

  • A disciplina ainda que inicialmente não é algo agradável, só traz benefícios a nós mesmas. Vou me empenhar a cumprir mais as promessas que faço a mim mesma neste ano de 2021.

  • Hahahaha, sou dessas que necessita marcar tudo na agenda de papel o que farei no dia seguinte…. um dia meu marido me falou, não acredito que você está passando roupa agora ?! Simmm, marquei na agenda que faria isso, só estou cumprindo com o meu combinado e isso me motiva a sempre deixar tudo em ordem e cumprir com o meu combinado! =))).

  • Boa tarde

    Realmente eu não o habito da disciplina e ainda esqueço de tudo e por isso tenho que fazer uma planilha da minha rotina diária e vou seguindo os itens e so assim consigo cumprir .

  • Estava precisando desse incentivo! Praticar a disciplina é algo extremamente desafiador, é o meu EU contra mim mesmo, o tempo todo, rs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *